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terça-feira, 7 de maio de 2019

Como melhorar o seu sono


Tópico bastante importante e esquecido na nossa vida nos dias loucos atuais.

Como é o seu sono?

Você dorme bem? Sente-se descansado ao longo do dia?

Vou falar aqui uma coisa importante

A HIGIENE DO SONO.

Você já ouviu falar sobre isso?

Você tem idéia do quanto o sono pode ter impactos na sua vida, os quais você nem imagina?

Eu sou um péssimo exemplo no quesito sono mas vou melhorar nisso, pois um dia a fatura do sono irregular chega, e dependendo da sua profissão (quem trabalha a noite) é pior ainda. Acredito que já ganhei uns kilos por dormir mal e fico estressado durante o dia.

Primeiramente, se você tem uma profissão que te permite dormir em casa toda noite, sempre, você tem muita sorte e privilégio. Existe uma legião de pessoas que trabalha madrugada adentro em várias áreas (saúde, segurança, suporte on line, telefonia, energia, centrais, vigilância, bombeiros, taxistas, motoristas, pilotos, aeroviários, farmacias, supermercados, postos de gasolina...) enfim são muitos lugares e profissões e eu tenho muita pena do pessoal que trabalha de madrugada porque é extremamente desgastante para a nossa saúde e bem estar.

Trabalhar a noite me motiva a atingir minha IF com maior brevidade do que se eu não trabalhasse, pois eu sei o quanto isso é nocivo para mim e para as pessoas a minha volta. Quando você dorme mal ou não dorme, o outro dia é onírico, uma mistura de realidade, sonho, ficção, visões, esquecimento, mau humor e cansaço, é péssimo.

Quem não dorme direito tem maior probabilidade de engordar, ter doenças mentais (ou aumentar a gravidade das que já tenha), como depressão e transtorno bipolar, problemas cardíacos, pressão alta, diabetes e muito mais, você pode dar um google aí que vai achar muita coisa ruim - a maioria delas verdadeira.

Uma coisa bem latente é a perda de capacidade de raciocínio, mau humor e deterioração das relações pessoais e profissionais. O ser humano foi feito para dormir a noite, isso é natural e compreensível, mas o mundo mudou e obrigou milhões de pessoas a simplesmente não dormir a noite o número de horas suficientes. Lembre-se também dos acidentes de trânsito, domésticos e de trabalho. Quantas pessoas já morreram apenas por não terem dormido bem na noite anterior? Milhares. Eu mesmo já perdi um amigo na estrada, cochilou e bateu de frente num ônibus.

Esse post vem com o intuito de fazer vocês se preocuparem mais com o seu ciclo de sono e não minimizarem isso. Brincar de super homem que não dorme pode lhes custar a vida e a saúde, além das coisas que já citei, talvez até divórcio. O fato é que sua personalidade muda pra pior se você não dorme direito.

Então vamos para as recomendações básicas para a HIGIENE DO SONO, caso você queira saber mais, olha no google que vai achar muita coisa:

Tente dormir sempre na mesma hora.
Evite beber café, chás e outras bebidas com cafeína a partir das 17h.
Evite ficar no PC, tablet ou celular na cama com a luz na sua cara. Esse tipo de luz engana o seu cérebro e o faz pensar que você ainda está no período diurno.
Faça exercícios regularmente (de preferência diários) e evite fazê-los até duas horas antes de dormir.
Não faça refeições pesadas na noite, nada de bebidas com gás, muito gordurosas ou com muita proteína, isso vai dificultar bastante o seu sono.
Retire a TV do seu quarto.
Se seu aparelho de ar condicionado ou ventilador estiverem muito barulhentos, faça uma manutenção neles ou troque por outro modelo.
Mantenha o quarto escuro, sem LEDs aparentes, numa temperatura boa (21-23 graus).
Colchão muito mole ou muito duro atrapalham, prefira os médios.

Antes de dormir evite discussões em casa, deixe-as para o outro dia pela manhã.
Prepare sua mente para dormir, um banho quente, uma leve leitura, uma música leve e baixinha de fundo podem ajudar.

Se essas coisas ajudarem, ótimo.
Se você acha que precisa de ajuda para dormir, procure um médico, um neurologista ou até um otorrinolaringologista especializado em sono podem lhe ajudar.

Quem não dorme bem, não vive bem.

Um abraço,
Frugal.

31 comentários:

  1. Tenho problemas para dormir em algumas noites devido a minha ansiedade. Nos dias que estou muito ansioso, faço uso do medicamento amytril 10mg. Meu médico me passou receita. Funciona pra mim.

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    1. um suquinho de maracujá tb ajuda. kkkkk e as medidas da higiene do sono.
      Abraço!

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  2. Frugal,

    Muito bom o seu post, ainda mais em uma época na qual muitos ainda acreditam que dormir é perda de tempo.

    Gostei das dicas. Muitos não percebem, mas a luz azul dos aparelhos eletrônicos inibe a produção de melatonina, o hormônio que induz ao sono.

    "Quem não dorme bem, não vive bem." - Sua frase final está perfeita.


    Eu também fiz alguns posts sobre esse assunto. Deixo abaixo os links para você e seus leitores.

    A importância do sono - Simplicidade e Harmonia

    Dormir no escuro - essencial para a saúde - Simplicidade e Harmonia

    Ainda bem que ficamos cansados! - Simplicidade e Harmonia

    Por que estamos cansados? - Simplicidade e Harmonia

    Boa semana!

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  3. Muito bom FS. Preciso por em prática esta higiene do sono pois ultimamente só com Zolpiden para dormir. Abcs

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    1. Meu amigo, tá pesado isso aí. Faço votos de melhoras. Abraço!

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    2. vc está tomando outras medidas pra melhorar isso, fora o remedio?

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  4. Bom dia FS. Espero que tenha tido uma boa noite de sono. Você poderia apontar evidência científica de alto nível (randomized clinical trials) para estas recomendações? Me preocupa especialmente esta recomendação sobre a dieta: "Não faça refeições pesadas na noite, nada de bebidas com gás, muito gordurosas ou com muita proteína, isso vai dificultar bastante o seu sono." Isso parece a sabedoria popular que refeição "leve" tem que ser carregada em carboidratos. Desejo sucesso com a loja. Abraço.

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    1. olá InvestIF, bem, muita coisa na vida, não conseguirá nunca chegar num clinic trial randomizado pq é impossível separar as variáveis e controlar um estudo deste tamanho, e essa crítica é bem aceita.

      Já saiu um artigo no Lancet perguntando se páraquedas funciona mesmo, visto que nunca fizeram um trial comparando a sobrevida de quem pula com paraquedas x quem pula sem paraquedas, mas não precisa de um estudo desses pra gente saber que pular de paraquedas aumenta a sobrevida de quem pula.

      Essas conjecturas são baseadas na fisiologia e em pequenos achados: bebidas com gás aumentam refluxo, que gera tosse por exemplo. Refeições pesadas a noite aumentam o peso e causam ronco, síndrome de pickwick, obesidade. Refeicoes com mt proteína são mais difíceis de digerir, e vão fazer o intestino trabalhar a noite toda, dificultando o sono por causa do desvio de circulação do sangue para lá e aumento da atividade metabólica. Falo assim por cima, mas tudo isso tem grandes expllicações, que somadas alteram o sono.

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  5. Muito bom o post! Ele me instigou uma dúvida que já tinha há um tempo: você é médico? Abraços

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    1. oi Aline, tudo bem? Mt gente já me perguntou isso, não sei pq. Eu nunca disse mas trabalho na area da saúde mesmo, apesar de que todo mundo da saúde tá no mesmo barco no tocante ao ritmo de vida, menos dentista que dorme em casa toda noite (exceto quem faz plantao na bucomaxilo). um Abraço!

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    2. Eu te respondo caro frugal, você diz que trabalha muito, trabalha a noite, seus ganhos são altos, e o principal, o jeito que vc fala da sua carga horária da a entender que você tem o controle das horas trabalhadas, o que não é qualquer profissão que permite isso.. juntando tudo isso eu também cheguei a essa conclusão, RS abraços

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  6. O pessoal do mundo fitness compra uma manipulado que se chama GABA e melhora muito a qualidade do sono... Comprei recente estou esperando chegar para fazer o teste.

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  7. Eu tomo melatonina, realmente vale a pena é não tem contra-indicações, mas além da melatonina é bom seguir as dicas, pelo menos evitar celular e tablet 1 hora antes de dormir

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    1. Vc compra ela por onde Stifler?

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    2. compro vindo dos USA, site Iherb, procura aí, geralmente passa de boa e sem taxas de alfandegas e correios

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  8. Melatonina, como o stifler disse, ajuda pacas

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    1. eu tomei algumas vezes, nao senti nada, será que era falisificada? kkkk

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  9. Se tem uma coisa que a IF resolveu em minha vida foi problemas para dormir, depois de décadas sofrendo com esse problema e quase levado à loucura por não conseguir dormir à noite antes de uma jornada de trabalho hoje durmo quando me dá sono e acordo quando não quero dormir mais... sou outra pessoa aos olhos dos parentes e amigos que convivem comigo. Sempre soube que sono era importante, mas não sabia que poderia fazer tanta diferença assim em todos os aspectos da minha vida.

    Sr.IF
    www.srif365.com

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    1. Vc tá em céu de brigadeiro amigo.
      Quando acabar as suas férias da IF, e vc se organizar certinho no seu lugar, dá pra arrumar atividades como esportes, musculação, caminhada, comer bem e no horário correto, aí sim o sono vai ficar mil por cento.

      O sono faz diferença no metabolismo da glicose, diabetes, pressão alta, saúde mental, obesidade e muito mais. Quem dorme pouco engorda, fica diabético, depressivo e hipertenso.

      Abraço!

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  10. Ótimo post! Eu geralmente não tenho problemas para dormir mas quando estou muito ansioso fico acordando a toda hora.. acredito também que eu tenha que dormir mais horas pois atualmente (e isso já vem de anos) durmo certa de 5-6 horas por dia e acredito que quando dormia 7 horas tinha mais disposição durante o dia! Mas estou ansioso (olha a ansiedade aí para atrapalhar meu sono! Rsrsrs) para chegar janeiro e meu FIRE para poder dormir mais e melhor assim como aconteceu com o SrIF!
    Abs!

    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

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    1. EI, essa coisa de empreender tira o sono. O meu que já era ruim, piorou muito. A minha vida no geral piorou, mas esta começando a melhorar aos poucos. Dívidas e atividade da empresa me tiraram o sono de verdade. Abraço!

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  11. Fala Frugal! Dicas de ouro, principalmente para os ansiosos que nem eu! Um abraço, amigo!

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    1. Valeu Paul, vc pode pesquisar mais sobre isso no google, eu só quis dar uma introduzida no tema e uma pincelada, pq isso é desconhecido pra muita gente. Abraço!

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  12. Fala , Frugal. Blz?
    Cara, sempre tive problema com sono, especialmente por ansiedade. Tentei algumas coisas que vc ja tinha dito e talz mas não rolou.. Sempre fui de fazer esportes e tb nada.. O que realmente funcionou pra mim foi começar uma rotina de acordar cedo, tp 5 da manhã. Eu sou muito produtivo de manhã, então acabou que isso me fez dar up nas coisas q tinha que fazer e qd chegava a noite eu já tava esgotado que ai finalmente conseguia dormir de buenas.
    Abraço

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    1. Acordar cedo, fazer exercicios e comer bem ajudam mt. Vc tá no caminho certo.

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  13. Recomendo: https://www.youtube.com/watch?v=pwaWilO_Pig

    e/ou: https://www.youtube.com/watch?v=aXflBZXAucQ e outras palestras desse cara!

    Quanto a acidentes. Sono mata mais que álcool no trânsito!

    Abraço!

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    1. Opa Feila, obrigado pela sugestão. Assistirei!
      Abraço!

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  14. oi Frugal, tudo bem? Gostaria muito de um post novo seu sobre mercado de ações,ou sobre alguma empresa da bolsa, algum comentário mais nesse sentido etc. Sei que distoa um pouco dos últimos posts, mas é pra matar saudade mesmo! abs

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    1. Oi Betta, tudo bem? Lhe entendo perfeitamente. Eu mudei muito o tom do blog após a abertura da loja, mas tenho boas notícias:


      Estou lendo um excelente livro novo sobre bolsa e que está me trazendo muito conhecimento. Eu já tinha lido ele mt superficialmente em pdf mas agora comprei de papel. Agora vou preparar uma série de posts e ir falando muito mais sobre a nossa bolsa e tb no exterior.

      Também com o fim da minha dívida chegando, me sinto bem melhor e mais livre para poder estudar e reinvestir dinheiro na bolsa, o que é um ciclo bom de alimentação.

      Um abraço!

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