Mais uma pequena grande vitória

 

Uma das últimas postagens com essa musa do Blog.



Olá amigos, agora sim, vamos retomar as postagens com menos tempo entre uma e outra e com mais informações úteis sobre investimentos financeiros.



Pensando aqui em trocar a musa do blog, estou aberto a sugestões. A Lana durou muito, rendeu dezenas de fotos mas agora as fotos boas dela estão todas num passado e quero colocar uma musa atual com fotos atuais.

FINALMENTE consegui negociar o imóvel da loja, todo de uma vez, pena que não foi uma venda, mas como estou com muita despesa por conta do ap novo, acabei alugando ele por 18k, que após impostos e despesas da empresa que abri (holding) vai ficar em 15,7k líquidos mensais. Um gasto a menos para mim.

A dificuldade em negociar esse imóvel estava me deixando muito desmotivado em escrever no blog pq sentia a minha vida muito parada e travada, sem muita graça para escrever.

Renda passiva imobiliária está 15,7k +  3k + 3,2k = 21,9k em imóveis alugados.

Do mercado estou com 1,1 M em ações BR, 100k em reserva de emergencia (ETF LFTS11),  60k em fiis, 170k em RF (ETF B5P211, IMAB11, alguns debêntures, LIGs na corretora Ágora e um CDB do BTG).

Lá fora estou com U$45k na IB e 0,8 btc (corretora Kraken e wallet no cel Muun).

Se for somar esses dividendos das ações, com os juros da RF e a merreca dos fiis dá pra chegar nuns 25k mensais de dividendos já líquidos. Devo entrar em 2024 já com uma renda mensal passiva de uns 30k se os aportes continuarem nesse fluxo. E espero crescer essa renda em uns 6-8k anuais até me mudar daqui. Esse objetivo de começar 2024 já com uma renda de 30k mensal passiva é um bom ponto de partida.

Lembram que láaaaaa no comecinho da minha história o meu objetivo era ter 2,4M de patrimônio para ganhar 24k mensal de dividendos? Pois é consegui, só que com 6,5M de patrimônio. kkkkkkkk

Para vocês verem que as nossas contas nem sempre vão se realizar. Existem muitos tropeços no caminho, no meu foram vários imóveis, um empreendimento e o principal: a pandemia.

Tem muito dinheiro ainda imobilizado em imóvel, não rentabilizando renda mensal, mas um dia irá virar e com uma boa valorização pois comprei a um preço antigo e vou revender mais caro. Tem um terreno que foi adquirido por 1,5M e que hoje creio que vale uns 3M, existe muita esperança nesse terreno específico, pq ele é muito grande (7 mil m2) e numa área de crescimento da cidade, onde dá pra fazer duas torres residenciais e tem poucos terrenos nessa metragem disponível, na verdade só tem terrenos com metade dessa metragem lá por perto, nessa minha não há mais, não que eu saiba.

Agora vamos ser mais específicos em relação as minhas ações aqui.

Como alguns sabem eu sigo a estratégia de Bogle, apesar de ter algumas ações preferidas, pulverizei minha carteira já em quase 100 acões, quero apenas acompanhar o mercado, numa espécie de IBRX 100. O etf PIBB11 segue o IBRX 50.

Tenham em mente uma coisa: O retorno do mercado já é bom. Aprendam essa frase. Você não precisa gastar a sua vida em tentar bater o mercado. Vai ser muito gasto de tempo e energia por uma coisa que você nem ninguém vai ter o controle. Coloque na conta o custo das suas horas lendo livros, vendo vídeos, lendo fóruns, muitos tombos, muita emoção, para nada.

Contente-se com o retorno do mercado (no dia que você absorver isso a sua vida vai mudar para melhor) com um PIBB11 da vida e seja feliz. Eu só comecei a pulverizar pq quero receber os dividendos e também colocar um pouco mais da alocação em algumas ações que gosto mais, sem me estressar.

Eu tinha posições antigas, que cresceram organicamente e hoje são minhas maiores da carteira: BBAS3, CGRA3, VULC3, PETR3, EZTC3, VALE3 são as maiores.

Também, PELA PRIMEIRA VEZ NA VIDA comprei um FIA, o Trigono Flagship Small Caps, que bem como vocês sabem comprar small caps no Brasil é muito difícil e muito arriscado, por isso fui de FIA, não quero perder tempo estudando small caps, e acho que a Trígono é uma boa gestora.

Lá fora, me decidi por aportar mais no ETF iwda mesmo e bitcoin. Não precisa de quase mais nada além disso. O que tenho de outras coisas não vou vender e só compro outro ETF ou até alguma ação lá fora para fazer uma graça (aposta).

Na minha carteira de fiis aqui no Brasil coloquei uns 5 FOFs com alocação mais alta, e tem também alguns fiis bem grandes e líquidos, os maiores multi multi do mercado, e vai ficar por isso mesmo, sem estudar e sem preocupar, aplicando Bogle nos fiis, os maiores em alocação (KFOF11, XPSF11, ITIT11, ITIP11, DVFF11, BBFO11) tb coloquei alguns fii infra (os maiores) e alguns fips (de infraestrutura) para elevar mais o yield recebido (RURA11, KNCA11, BDIV11, KDIF11).

No geral gosto dos fundos da Kinea, acho uma empresa confiável, sejam fofs, fiagro ou fundos de infra. Não dá pra dizer que essa minha estratégia para ações e fiis no Brasil é muito boa ou vai ter muito retorno, ela só é pulverizada e vai acompanhar o mercado e vai me dar um pouco de paz em relação a fazer uma gestão 100% ativa de tudo.

Lá pelo site do CEI tem melhorado muito a questão dos dividendos recebidos para monitorizar. Vou printar e colocar aqui todo mês, assim a gente vê a evolução mensal. No Bastter System, pela frescura do Bastter, não dá pra ver rendimentos dos fofs, nem fiinfra, nem um monte de coisa.

Já passamos da metade do ano pessoal. 
Cumpriram alguma promessa do ano novo?

Eu já perdi 3kg do último post para cá, estou com 78kg.
A meta é chegar em dezembro com 70kg.

Abraços a todos.


Comentários

  1. Respostas
    1. Pesquisei de curioso, que gata, essa ficou/ficará rica postando foto de biquini kkk

      Excluir
    2. Eu vi ela aqui, máquina demais. kkkkkk Agora tem muita máquina no instagram, vou dar uma pesquisada dentre as que eu já sigo também.

      Excluir
  2. Grande Frugal, acho que suas decisões fazem sentido, já está na fase de relaxar um pouco mais, terceirizar a gestão ou partir pra uma estratégia mais passiva me parecem boas opções. Na verdade acho isso válido em todas as etapas, visto que no meu caso, ainda começando a acumular, também penso muitas vezes em ter mais ações e não perder tanto tempo tentando encontrar as melhores... ou até ficar só com ETFs, já que é chato declarar trocentos eventos de centavos de dividendos no imposto de renda. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bilionário, em 10 anos de bolsa e estudando muito, a minha única chance de dar um estouro para cima foi com WEGE3, que eu tinha uma quantia razoável que vendi em 2017, o estouro veio depois , veja só dentre mais de 40 ações só uma estourou de verdade. Eu nem vale tinha, entrei esse ano.

      Qual seria a probabilidade de eu ter muita wege3 e nunca ter vendido e ter ficado realmente rico no mercado?

      Eu acho que é ilusão querer ficar rico no mercado. Meu patrimônio deve ter sido 90% de aportes, e não tenho esperanças de ganhar dinheiro no mercado, só quero proteger e estabilizar a carteira e ganhar um troco nos dividendos e ganhar um prêmio anual acima da inflação. A preocupação agora é não perder mais nada.

      Excluir
    2. É o psicológico é foda! Eu admiro muito o autor do blog viverderenda que acabou parando as publicações, até excluiu as últimas, ou reverteu pra rascunho... mas enfim, o cara segurou BTC durante vários ciclos de alta e de baixa, tem que ser muito sangue frio pra isso! Pra você ter noção, quando eu comprei e subiu 40% em um mês, eu vendi metade da posição porque "subiu demais", acabei até dando sorte porque depois caiu um monte, mas é o tipo de coisa que quem faz dificilmente vai ficar rico. Baster que tem razão nesse ponto, melhor não vender nunca... mas é difícil. Abraços

      Excluir
  3. Fala frugal, não vou dar sugestão de musa pro blog mas sim q vc coloque esse BITCOIN em uma carteira fria, parece que estamos às vésperas de entrar em um novo ciclo maluco de alta e 0,8 BTC é muito pra deixar dando sopa em corretora ou carteira de celular. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande SR IF! Legal ver vc aqui! Ouvi todos os seus podcasts no youtube. Bacana que vc continua a postar. Como está o verão português? Já conheceu Mafra? Poste mais amigo, abraço!!

      Excluir
    2. Pois é, eu confio muito na Kraken, sempre tive conta lá, ainda preciso aprender a passar isso pra carteira fria mas tenho medo de perder. Daqui pro fim do ano quero passar de 1 btc por lá.

      Excluir
  4. Grande Frugal!

    Quando você conseguir liquidar a parte do patrimônio que está imobilizada e ela também passar a gerar renda aí vai ser correr pro abraço.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Frugal,
    Obrigado por trazer o seu relato. Principalmente quando relata que durante o seu tempo de investimento apenas um ativo estourou. Isso reforça a teoria que está descrita no livro a psicologia financeira. Efeitos de calda! Tem muitas empresas ruins, algumas empresas boas, e poucas empresas extraordinárias. Qual a chance de acertarmos essa extraordinárias? Logo, para mim, é melhor ficar em um índice mesmo. Sem contar que elimina o risco da falência.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Boa, Frugal! espero ver você mais frequentemente.
    Acho que valeu um post dedicado o assunto sobre não bater o mercado, é algo que eu já tinha levemente percebido.
    Ao meu ver, quem bate o mercado deveria ser gestor de fundos. Mas parece que nem os gestores conseguem bater o mercado.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Essa frase foi muito boa mesmo! O retorno do mercado já está bom.

    Também pulverizei minha carteira. Ainda não tenho 100 ativos (que dirá 100 ações), mas estou no caminho: 30 ações, 16 FII, e acho que 9 stocks e 9 REITs.

    ResponderExcluir
  8. Para bater a musa Lana somente a Margot Robbie kkkk Se não for pedir muito poderia falar mais sobre BTC, tenho na XP, mas não confio muito, se que ali é somente um "numero na tela". Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assistiu o lobo de wall street? Margot foi demais nesse filme! :D

      Excluir
  9. Fala Frugal! Parabéns por mais essa vitória de se livrar nem que seja um pouco desta carga! A gente carrega muita coisa que não devemos levar nas nossas vidas, ficamos abatidos e cansados todo dia.

    "Lembram que láaaaaa no comecinho da minha história o meu objetivo era ter 2,4M de patrimônio para ganhar 24k mensal de dividendos? Pois é consegui, só que com 6,5M de patrimônio. kkkkkkkk" Isso é pra ver que nosso dinheiro não vale nada, dá uma raiva tem horas.

    Quanto à musa, tem que ser uma que não seja rabiscada nem degenerada pra caramba, o pior é que é complicado, tem as do nível Belle Belinha kkkkkk Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Frugal,

    O que interessa no final das contas é o retorno total. Eu entendo sua surpresa de ter uma necessidade de patrimônio muito maior para entregar sua renda passiva mensal do que o projetado, mas é preciso levar em consideração que parte significativa da sua carteira de investimentos está em ativos que entregam rentabilidade através da valorização (caso do terreno) e não de um fluxo de caixa.

    De qualquer forma parabéns por ter conseguido alugar o imóvel. Poderia contar como foram as negociações para o aluguel? Recebeu muitas propostas? Qual a diferença entre a expectativa de preço e condições dos locatórias em relação ao que você estava propondo?

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  11. Muito bom tem um barracão perto da minha casa que é 600k e o cara quer 3500 de aluguel , pensei em fazer um contrato de locação por uns 2 ou 3 anos com opção de compra . já tem dois barracão de 170m2 pensei em dividir um deles pra sub locar umas 6 ou 8 lojinhas 4x4m² já me pagaria o aluguel, no segundo da pra fazer um mercadinho, tenho experiência no ramo , faturaria fácil uns 30k com ambiente ainda caído.... ai o pulo do gato seria vender o ponto do mercado por uns +-100k e deixar alugado por 2k ou 3k , daria 100k do ponto mais 100k meu que to chegando daria 200k de entrada e entrava num financiamento e pagava a parcela com aluguel ou metia o loco e faria 40x10k , "agora só combinar com os RUSSOS" o que acha muito insana essa idéia ? abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

R$6,5M no Imposto de Renda