A distopia do vírus chinês



Olá amigos, muito tempo sem postar, mas finalmente tenho energia vital para isso.
O mês de Abril foi extremamente cansativo para mim, trabalhei muito, virei noites, fiquei com privação do sono, muita dor de cabeça, muito tylenol e neosaldina para suportar.

O stress gerado pelo vírus chinês chegou em todos os limites, a morte rondado por perto, muitos parentes de amigos falecendo, muitos amigos adoecendo, e continuo com muita sorte de não ter adoecido e nem ninguém da minha família.

A loja continua fechada, com contratos de trabalhos suspensos e diminuição da carga horária, além de muitos pedidos de pacotes cancelados e perde de clientes em massa. Consegui adiantar alguns pagamentos fazendo pacotes mais baratos pros meses vindouros, mas isso é só um paleativo para o fluxo de caixa. É muito importante para qualquer empresário ter um bom capital de giro e um depósito em RF na conta da empresa porque nunca se sabe o que vai acontecer. No meu caso, a situação está tranquila ainda porque só devo a prestação do terreno e o meu cartão de crédito, além das contas banais da minha casa e do dinheiro que mando pra minha família não há mais nada.

Eu tinha muitos valores para receber na empresa de saúde em que trabalho, e parece que agora o governo lembrou que a gente existe, pagou umas duas competências do passado, diminuindo o longo histórico de atraso e voltando para menos de 90 dias, o que é definido pela lei de licitações (já chegamos facilmente entre 120-150 dias para receber). O setor privado de serviços em saúde minguou. Dentistas com consultórios fechados, clínicas particulares, consultórios médicos e de nutrição, cirurgias e exames, tudo cancelado. Pra quem é de fora não percebe, mas o mercado da saúde parou, todos os esforços são para combater o vírus chinês, leitos de enfermaria e UTIs, PS também, centros cirúrgicos fechados. Muitos colegas na área da saúde simplesmente em casa também, na quarentena (parece um contrassenso, não é? Mas é isso que está acontecendo).

A roubalheira e o despreparo do governo republicano é visível, governadores e prefeitos mais perdidos do que cachorro saído de mudança, gastando muito dinheiro e apagando incêndio aqui e ali. No estado onde moro, leitos de UTI quase todos ocupados com COVID tanto no setor privado quanto no público. Eu me mantive trabalhando, até aumentei a carga horária porque muita gente se afastou, colocou atestado ou deu um golpe faltando sem nem colocar atestado. Grande parte da carga horária caiu pros mais novos mesmo (<40 anos). Os profissionais de saúde mais velhos estão morrendo de medo de trabalhar, o que é justificável, não os julgo. O quadro mental de neuroso e stress está extremamente alto. Para mim, eu sigo tranquilo pois sou jovem, magro e não tenho doença alguma. Eu acho que vou me contaminar em algum momento, mas daí a adoecer e ficar grave eu imagino que não, as estatísticas para pessoas como eu são bem favoráveis, claro que nunca se sabe, mas se eu nunca ganhei nem numa quina, não vai ser agora que vou ficar grave e vou pra UTI ficar intubado. O que mais me incomoda é a neurose dos outros no ambiente de trabalho. 

Eu não quero ficar discutindo ciência de covid, estudos e gráficos porque esse é um assunto que já me toma 24h por dia faz mais de dois meses então estou saturado, tem muito estudo e muito interesse de tudo que é lado, e muita gente ganhando dinheiro e projeção com isso. Apesar dos milhares de mortos no Brasil, e é uma pena cada vida perdida, a coisa ficou muito longe do milhão do mortos que professaram. A coisa está feia, sim, mas não vai ser o fim do mundo e nem do Brasil. A economia vai sofrer muito mais no Ocidente. Pra mim está perdido 2020 na questão de crescimento acelerado. Vai ser um ano de trabalhar, pagar contas, investir muito pouco e esperar passar a tormenta. Próximo ano devagarzinho as coisas irão melhorando, mas com a sombra do vírus chinês à espreita.

Ainda não tive tempo para fazer o o lucro da loja do mês passado, mas só funcionamos 19 dias, vai vir bem baixo e o fluxo de caixa tá bem bagunçado pois tenho muito dinheiro de cancelamento pra devolver, assim como muito dinheiro novo que entrou com vendas de pacotes adiantados com superdescontos, mas como faço por regime de caixa, vai ser o que tiver nos extratos e pronto, simples assim. Pra variar o governo não deu muita folga, veio o boleto do FGTS normal, assim como o simples (o simples veio com vencimento para 15/07 e o normal seria 15/05), ou seja, o governo quer receber o FGTS imediatamente (o que vão fazer com esse dinheiro nesse momento mesmo? Podendo deixar no caixa das empresas.) e o simples que pra mim é uma paulada, não foi perdoado ou minorado, apenas adiado, o que não ajuda em PN. Teve um pequeno alívio na folha mas não sei dimensionar ainda.

Vida pessoal tudo ok, fiz 8 anos oficiais de relacionamento com a minha companheira e estamos muito felizes. Como estou passando mais tempo em casa, estou vendo que ela precisa de alguns reparos, qnd essa quarentena acabar vou ter que gastar um pouco pra dar uma melhorada no nosso conforto. Os demais investimentos físicos e em negócios próprios estão cancelados. Tenho muita pena de quem abriu negócio esse ano, o primeiro ano é o mais difícil e certamente quem abriu um negócio físico em 2020 está sucumbindo. Meu patrimônio financeiro total não sofreu quase nenhum abalo pois estou muito concentrado em imóvel, tenho ativos no exterior, libras esterlinas e dólar (desde 2016).

Sobre a bolsa e os mercados financeiros

Tivemos muitas oportunidades de compra em Abril e acho que em Maio irão continuar, destaco bancos como Brasil, Bradesco, Santander e Itaú. Verdadeiras jóias da bovespa a preços módicos e DY nas alturas, entre 8-11%. Eu não vou mentir que cocei a mão pra fazer super aportes nesses bancos, mas por prudência comprei só um pouco e deixei o resto em caixa (depois faço um post aqui atualizando a minha carteira, mas no momento estou chegando em 500k de patrimônio em ações no BR, principalmente Eztec, Cogna, IRB, Bradesco, Brasil e Cielo). Também comprei Cogna e IRB, devido as quedas monumentais na cotação e por considerar essas empresas boas (fiz um post aqui no blog sobre a IRB antes do IPO, vocês já viram?  https://frugalsimples.blogspot.com/2017/05/irb-vai-abrir-ipo-na-bovespa.html

Esse post acima tem mais de três anos. Eu não gosto muito e não aconselho ninguém a entrar em IPO, sempre fiquei fora de todos (fiquei fora de IRB também pois não tinha dinheiro pra aportar devido à abertura da loja e compra do imóvel) - comprei IRB agora em 2020 por R$10. Se foi um bom negócio só o futuro irá dizer, mas espero um DY de pelo menos uns 8% daqui para a frente, em linha com os bancos. 

Hoje vi notícia de que temos 30 milhoes de desempregados nos EUA. É muita coisa. Quem sabe o SP500 ainda esteja muito alto para o quadro atual de distopia social que os EUA vivem, mas acho que esses empregos se recuperam bem rápido lá, o que é muito diferente do Brasil, que quando estava ensaiando uma melhora da economia foi pego pelo vírus chinês.

É meus amigos, tempos difíceis, mas vamos vencer, vai ficar tudo bem, sejam fortes. 

Outras medidas que tomei devido à peste chinesa: cancelamento de qualquer viagem ao exterior esse ano e talvez também no próximo (com esse câmbio simplesmente não dá). Diminuição das minhas férias esse ano no BR (de 30 dias para apenas 10, vou trabalhar mais, bem mais), viagem dentro do Brasil talvez apenas uma de 10 dias em Novembro ou Dezembro. A única coisa que quero comprar esse ano é uma máquina de lavar louça, pois eu e minha companheira estamos já de saco cheio de lavar louça e realmente pesquisei com meus amigos e é muito útil e prático, além de ser barato ali na faixa de R$1500 acho que pode valer a pena sim. 

Sobre a loja ainda, eu realmente não sei. Estamos de mãos atadas à mercê do destino, mas incrivelmente eu não estou desesperado e nem muito preocupado, já sublimei essa questão, já recuperei todo o dinheiro investido e tenho um imóvel de bom valor comercial onde posso pegar tranquilamente 10k mensal de aluguel, vou levar até onde der, eu tenho minha profissão que ganho bem e minha companheira está para se formar daqui a 4 semestres, então ela vai trabalhar e ajudar nas contas de casa também, e também no meu sossego mental de carregar todo o fardo e preocupação financeira sozinho. Depois que ela formar vou trabalhar menos e cuidar mais de mim, do meu corpo e da minha saúde. Quem sabe vamos mudar pro litoral ou Portugal e eu finalmente realizo o meu sonho de comprar um veleirinho pra ficar velejando nos finais de semana.

Outra coisa que estou fazendo bastante nessa quarentena é tentar me distrair vendo Netflix, lendo livros ou vendo canais de vela no youtube, dentre os quais recomendo: Sailing La Vagabonde, Sailing Around the world, #sal, BORA e Unforgetable Sailing. São legais porque a gente vê muitas paisagens, muitas ilhas, muito mar, muito fundo do mar e aprende curiosidades locais de cidadezinhas no Caribe, Oceania, Mediterrâneo e litoral do Brasil também, é puro entretenimento e coisa pra colocar e relaxar (muito melhor do que ver TV e noticiário, fujam de TV).

Espero que esse mês de Maio passe logo e que a quarentena acabe em Junho e possamos voltar para a normalidade de nossas vidas e todos os aspectos.

Grande abraço a todos e se cuidem!



















Comentários

  1. Ótimo relato Frugal, infelizmente nessas horas o melhor é realmente focar na saúde, ainda mais você que trabalha no ramo e pelo visto está bem exposto. Concordo com você sobre a importância de se ter um caixa na empresa para enfrentar tempos difíceis, e acho q o mesmo raciocínio serve para o pessoal tbm com a famosa reserva de emergência. Por aqui minha franquia está bem considerando tudo.. mas estamos correndo um risco grande de quebradeira pois muitos comércios não-essenciais estão completamente fechados e sabemos que nem todos possuem um bom controle financeiro.
    Desejo tudo de bom aí para você nesses próximos meses! Abs

    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu EI!!
      Vou no seu blog já já lhe fazer perguntas sobre a vida de Fire. kkkkk

      Excluir
  2. Boa Frugal, fica firme meu amigo, vai passar, em nome de Jesus!

    Você tomou boas decisões, que agora estão te fazendo passar por essa crise com menor dano. Como você disse, tem muita gente fechando empresa, sem capital de giro

    Eu mesmo, quando vejo aquela multidão nas filas da Caixa, dou cada vez mais graças a Deus pelo meu emprego

    Força parceiro, fica na paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo.
      Aqui essa fila da caixa começou as 23h e o povo dormiu na rua e ainda choveu.
      Não é mole não.

      Excluir
  3. Disso tudo que vc escreveu a única coisa que não concordo é com a tal lava louças, confesso que ando tão entediado que o ponto alto do meu dia é lavar e secar a louça!rs Fico feliz em ver que vc está com a situação sob controle.

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, fiquei muito triste de vc ter fechado o blog. Espero que vc esteja bem. Passe sempre aqui pra gente conversar. Vai ficar tudo bem, tenha fé!

      Apesar do tempo ruim, os blogs servem pra gente se comunicar e aprender alguma coisa. As pessoas aqui são bem intencionadas.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Muito importante o tópico levantado sobre o impacto no setor de saúde, pessoal está realmente passando por um problema sério no setor, é menos afetado do que os outros setores da economia mas é inegável que a crise não poupa ninguém.

    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito stress mental meu amigo.
      A sobrecarga emocional se junta com a sobrecarda física.
      Tá foda.

      Excluir
  5. Olá, Frugal!

    Pois é, esse vírus chinês realment está causando um estrago que era inimaginável há pouco tempo atrás. Eu trabalho em formato CLT e, apesar de até o momento não ter ocorrido nenhum tipo de corte em jornada ou salário, estou entrando em férias de maneira obrigatória, pois grande parte da operação da empresa está parada. Passei a temer um possível corte de jornada e salário, pois isso comprometeria seriamente meus aportes e eu ainda estou no início da jornada. De qualquer forma, nessas horas vemos de fato a importância da reserva de emergência e de termos a capacidade de ter uma vida frugal que exija pouco de nossa renda.

    Um abraço!

    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fica tranquilo engenheiro. Independente do que aconteça continue sempre investindo em si mesmo, lendo, fazendo cursos e se aperfeiçoando. A crise vai passar e os empregos voltarão. Só em estar aqui na blogosfera você já está na frente de muita gente!

      Um abraço!

      Excluir
  6. Oi Frugal, que bom ter notícias suas, confesso que estava meio preocupada, já que fazia tempo que você não postava. Bom saber que você está bem, que sua vida pessoal está bem, e que está lidando bem com a sua empresa, apesar dos apesares. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yuka, na medida do possível tá tudo bem sim.
      Estamos atravessando a tormenta e velhos problemas ficam para trás.
      Estou em dívida com uma visita no seu blog, adoro seus posts.
      Um abraço!

      Excluir
  7. A melhor coisa que vc pode ter na cozinha é uma lava louça, compre sem medo!! Ninguém merece perder tempo lavando louça, tenho uma da brastemp, paguei esses R$ 1500 ai, se estragar um dia compro de novo sem dó do dinheiro! É engraçado que vc fala com as pessoas e elas tem um pé atrás e fazem bico com lava louças, tipico do brasileiro que só compra o que vê na tv ou o influencer do instagram falando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, eu nao tinha comprado antes pq sei lá, eu simplesmente ignorava isso. Tenho diarista 2x por semana mas nem sempre eu deixo de comer em casa, tem dias que a louça brota rapidamente e ela vai demorar a vir, e a mulher reclama. Com essa quarentena estamos muito mais tempo em casa, daí vimos que seria bom e o preço pelo benefício acredito que valha a pena sim.

      Valeu pelo incentivo. kkkk
      Abraço!

      Excluir
  8. Fala Frugal, beleza?
    Rapaz, estou na mesma busca por uma boa lava louças, coloca o link por aqui da que vc comprar, depois. Estou precisando muito kkkkkk.
    Pago com gosto. Lavar louça é rui demais. Tá doido.
    Grande abraço e vamos superar esse covid logo!!!
    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stark, achei umas por 1500 brastemp no site da magalu, mas tb vende no próprio site da brastemp.

      Se vc mora sozinho uma de 8 serviços já dá. Se tem mt fluxo veja uma de 12 ou 14 serviços, o tamanho delas é praticamente o mesmo. A de 14 serviços lava até panela. Eu acho que vou comprar essa.
      Abraço!!

      Excluir
    2. Faz que nem eu Stark, compra um suporte para celular, gruda na parede da pia, e ouve alguma coisa bacana no Youtube enquanto lava a louça. Garanto que o castigo é menor. Eu odiava lavar louça, depois que comecei a fazer isso, eu e meu marido disputamos quem vai lavar a louça (porque quem não vai lavar a louça tem que fazer o que? Cuidar de 2 crianças enlouquecidas pela quarentena). kkk. Beijos.

      Excluir
  9. Frugal, gostaria apenas de parabenizar o seu blog por toda a experiência que você tem relatado aqui em relação ao empreendedorismo. E apesar da situação adversa, você, com toda a sua boa-vontade e coragem, continua postando e nos informando! Muitos já teriam largado o blog, porque contar histórias boas é fácil, e o mais difícil é permanecer pé para relatar os momentos tempestuosos que certamente vão passar. Isso não se encontra em nenhum livro, em nenhuma lição! É enriquecedor ler tudo isso, as dificuldades, as vitórias, as dúvidas, etc. Aposto que muitos se veem um pouco em você. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Alexandre.
      Esse blog começou em 2015 para eu compartilhar meu conhecimento do mercado, estamos chegando a 300 posts, tá tudo bem, nunca pensei em fechar, queria que alguem salvasse tudo e me mandasse pq tenho medo do blogspot fechar pois o google não investe aqui. Espero que ele sirva para pelo menos ser uma pequena referência a mais para alguém.

      Um dia eu vou pegar esse blog e transformar em um livro físico quem sabe. Esse ano vai ser de algumas mudanças na loja, estou pensando em oferecer sociedade a um amigo meu por aqui, vamos ver.

      Obg por comentar, abraço!

      Excluir
  10. FS, eu tenho fé que você vai sair bem dessa. A loja vai voltar a ativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara meu amigo.
      Nossa receita desabou, mas tb cortei mt coisa, fiz acordos, conta de luz e agua diminuiu, aluguel nao pago... Abraço!!

      Excluir
  11. Frugal, Graças a Deus a situação em minha cidade não é tão calamitosa quanto a que você vive na sua. Mas acredito, assim como você, que iremos sair dessa, e acredito que sairemos mais rápido do que algumas pessoas imaginam. O Segredo está em parar de assistir jornal, ver noticias e melhor sua própria vida, esse é o segredo!

    Vejo que as pessoas que ficam acompanhando noticiários, estão desesperadas e não conseguem nem produzir o básico. Ficam o dia todo atoas. Mas a maioria já vem acordando para a realidade.

    A verdade, que teremos que se adaptar a esse "novo mundo" e só os fortes irão sobreviver. Essa é a realidade nua e crua. Sem politicamente correto.

    Realmente é muito triste quando essa doença acomete um dos nossos, mas se fosse comigo, eu choraria e saberia que não tinha nada que poderia ser feito, simplesmente é a vida.

    Fiquei curioso sobre o seu casamento de 8 anos, não lembro de algum post seu sobre o assunto, acharia interessante que você abordasse mais sobre isso. Relacionamentos sempre foi o meu calcanhar de aquiles. No meu último post, até falei sobre isso, da sua opinião lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa peão, blz?
      Eu não casei há 8 anos.
      Na verdade casei agora em 2019 apenas, o tempo total inclui o namoro e o noivado tb, mas a gente morava junto já faz um tempinho.

      Cara, eh mt dificil falar sobre relacionamentos, cada um tem sua historia.
      Eu tive poucas namoradas sérias, passei mt tempo solteiro e tomando fora, mas tb passei mt tempo solteiro e me dando muito bem, a gente vive várias fases, o principal pra mim foi ter deixado tudo acontecer naturalmente, pq depois de 4-5 anos solteiro e se dando bem, é dificil começar a namorar, e daí a passar pra um noivado é muito difícil também. O casamento está tudo ok pq a gente já morava junto então não mudou nada, o que acho perigoso é namorar apenas, e depois tirar a menina da casa da mãe pra casar, acho que um test drive de pelo menos dois anos morando juntos antes de casar é essencial, é a minha opinião. Os valores tem que bater, ela tem que ser tão dedicada, estudiosa e trabalhadora qnt vc, beleza um dia vai embora e vai muito rápido no caso de mulheres, principalmente se ela não se cuidar muito bem.

      Vou passar lá!
      Abraço!

      Excluir
  12. Olá Frugal!

    Esse vírus realmente está deixando todo mundo louco.

    Concordo com o pessoal que comentou acima pra parar de olhar as notícias, bem no começo eu estava acompanhando de perto as estatísticas em outros países e tinha previsto o fim do Brasil na minha mente hehe, graças a Deus não tem sido tão ruim quanto eu imaginei que seria, pelo menos aqui na minha cidade por enquanto está tudo tranquilo, 2 casos apenas.

    Sobre o setor bancário, eu acho que entendo o que está acontecendo, na verdade, nunca mais os bancos serão tão prósperos como foram nos últimos 20 anos. Finalmente o povo está aprendendo um pouco sobre finanças, os jovens que abrem contas praticamente todos abrem conta digital, mesmo nos bancos grandes. Eu mesmo tenho conta digital desde que inventaram ela, abri no Bradesco e no BB, mas até hoje só usei do BB. Então fazem uns 8 anos que eu não pago nenhuma taxa pra banco, e todos os que pesquisam um pouco e sem importam com suas finanças estão fazendo o mesmo.

    Na visão dos gestores de fundos, percebi que o medo deles é que aconteça com os bancos grandes o mesmo que aconteceu com Cielo, veio a concorrência, caiu as margens, caiu os lucros.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bilionario, blz?

      Os bancos tem muitas fontes de receita e muitos produtos, não é apenas as contas PF que dá receita, tem mt coisa, empréstimos, financiamentos, seguros e etc... as margens no Brasil são altas, mas mesmo nos EUA e com mt concorrência por lá, os bancos ainda são colossos. A atividade bancária é tão antiga quanto a humanidade e dificilmente vai acabar.

      Também os bancos estão sempre se reinventando e comprando as fintechs vez ou outra, veja o caso de Ágora, XP e etc...

      A principal fonte de renda dos bancos é dar o crédito, e sempre vai ter gente querendo crédito no mundo.

      Abraço!

      Excluir
  13. É cara, não vai ser fácil pra ninguém! Força a todos e continuemos a compartilhar nossos aprendizados!

    www.ofisicoinvestidor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Contrate uma Agência de Marketing para alavancar suas vendas!

    AGÊNCIA ROSSONI: Sua Nova Agência de Publicidade e Marketing Digital.
    www.agenciarossoni.com.br

    ResponderExcluir
  15. "realizo o meu sonho de comprar um veleirinho pra ficar velejando nos finais de semana." já tá na hora :)

    abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade