50% em seis anos, 50% em três anos.


50% em seis anos, 50% em três anos.

Olá amigos,

Bem, este post é pra falar sobre essa minha estrada para a IF.

 Já pensei muito sobre a IF, sempre fico imaginando e agora mais ainda, já que sinto a coisa bem mais concreta e perto de mim.


Leio os blogs de quem já é IF, e isso é bem estimulante, de como estão ocupando suas vidas e seu tempo.


Nunca pensei em chegar num título como este do post. Esse título veio da minha experiência empírica e baseado na minha vida real.

Não quero ficar pensando o que irei fazer depois da IF pq isso não dá pra programar, na verdade, eu quero chegar na IF não é pra parar de fazer algo, ou parar de trabalhar, é apenas pq quero ficar confortável com as minhas contas pagas e sem a obrigação de trabalhar pra ganhar dinheiro pra pagar conta, é como se fosse apenas uma tarefa que eu tivesse pra fazer, uma missão, passar dessa fase, fechar uma porta atrás de mim e nunca mais voltar para aquele salão.

A IF não é um conceito de vida, é apenas um conceito financeiro, então fiquem atentos, atingir a IF não tem nada a ver com ser obrigado a parar de trabalhar. Muitas pessoas querem chegar na IF pq ODEIAM o seu trabalho (esse era o caso do pobreta) - Eu não odeio o meu trabalho. Uma coisa que atualmente me incomoda muito é a minha carga horária e não o meu trabalho em si. Se eu trabalhasse no meu mesmo trabalho com metade da carga horária, eu seria bem mais feliz e satisfeito, essa fase posso chegar um dia, quem sabe depois da IF.


Segundo o Bastter, a IF (que ele nem gosta de falar nesse assunto) é atingir duas vezes o valor que gasta por mês na forma de rendimentos passivos, ou seja, se você quer viver com 10k, tem que ganhar 20k e reinvestir 10k. Eu acho meio exagerado isso, mas às vezes nem tanto, acho que viver com 2/3 e reinvestir 1/3 é factível, como se vc quer viver com 14k, tem que ganhar 21k e reinvestir 7k.

Pra falar a verdade, se eu tornasse todo o meu patrimônio hoje, em forma líquida, dando perto de 3,5kk e ganhando 0,65% am como por exemplo, numa carteira de fiis, isso já daria 24,7k, mas como eu teria que pagar aluguel, cairia pra algo em torno de 22,7k de proventos totais mensais, só essa projeção já me anima bastante, pois aí eu teria a renda de 14k livres para gastar mensal, sem precisar trabalhar nada, mas eu não quero ficar parado e acho que minha vida teria muita limitação com esses 14k. É do tipo, "eu não preciso desses 14k agora", me desculpem se estou parecendo pedante, mas estou falando sinceramente.

Estou na melhor fase que já tive na vida, em termos de ganhar dinheiro e rapidamente tenho perspectiva de aumentar meu patrimônio em 50% nos próximos dois anos, e isso me parece muito bom, além do que, assumi uma prestação bem cara de um terreno e não iria poder pagar agora com esses 14k e ainda me sustentar, ou seja, preciso mesmo trabalhar e aumentar meu patrimônio e pagar o terreno (o objetivo desse terreno é vendê-lo mais caro uma parte ou todo, ou empreender num pedaço dele).

De vez em quando eu fico fazendo umas contas de padeiro. Eu sou bem conservador nessas contas, e sou otimista, mas eu não sou o otimista deslumbrado de ficar aumentando os números pra se sentir feliz, eu coloco uns números medianos, faço todo o cálculo e ainda dou um desconto de 15% no final, e chego nos meus números, isso sem ganhos de mais de 0,8% am pq acho mt improvável, se acontecer tudo bem, mas não acho que irá acontecer. Não dá pra prever o retorno dos mercados, então eu coloco na média dos últimos 50 anos pra ter uma média pra trabalhar, e o meu número é ganhar 8%aa acima da inflação, é este número que coloco nos cálculos.

Pois bem, na minha estrada total de nove anos, seis já foram trabalhados num ritmo forte, eu poderia diminuir um pouco, mas não quero, prefiro dar a puxada final nesses próximos três anos e chegar no fim. Parece ser engraçado, mas já me acostumei com minha vida atribulada, meu stress basal, minhas noites de sono atrapalhado ou curto demais, e minha meia dúzia de copos de café por dia, eu me sinto cansaço, mas é um cansaço bom, daquele que você tá cansado mas sabe que é por um bom motivo, vc sabe pelo quê está correndo na maratona da vida.

O título desse post é pra você perceber a importância dos juros compostos na nossa vida. Pelas minhas contas, TUDO que investi na vida, nos últimos seis anos, eu vou investir novamente nos próximos três anos, é como se eu investisse o dobro HOJE do que em relação ao mesmo mês em 2015, e de fato é praticamente isso mesmo, não que meus ganhos dobraram, na verdade eles estão parados desde 2015 e sem correção monetária alguma, eu aumentei um pouco minha carga horária e agora tem a renda da loja pra complementar (que é quase 80% líquido do que ganho na minha profissão), então praticamente agora o aporte está dobrado, e considerando que ele vai ficar assim, esses próximos três anos, o aporte será dobrado também, e além do mais, mesmo que eu não tivesse aberto a loja, eu já estaria recebendo uns 15k mensais de dividendos e proventos de fiis e ainda teria a valorização das cotas e das ações, então ficou bem parecido uma coisa com a outra, financeiramente falando.

Portanto meus amigos, e principalmente, pra quem ainda está no começo da estrada, tudo no começo é mais difícil, trabalhoso e no meio do nevoeiro, mas se você continuar trabalhando, aportando e tendo paciência, as coisas vão clarear, seus investimentos vão render e você vai trabalhar melhor e quem sabe até arrumar mais formas de ganhar dinheiro, dali a cinco anos você estará em outro patamar, e com mais 5 anos, em outro melhor ainda, parece muito dez anos né? Mas não é! Onde vc estava há cinco anos atrás? Precisamente no ano de 2014? Talvez sua vida não tenha mudado tanto assim nesses últimos cinco anos, mas eles passaram!

O blog Frugal Simples abriu em dezembro/2015 se não me engano, daqui a três meses já fará quatro anos! Passou voando! Imagina daqui a 4 anos eu postando só coisa boa da minha IF e finalmente dizendo que foi mais fácil do que eu imaginei? O tempo é bom com quem poupa, tem paciência e investe bem os frutos do seu trabalho.

Em Finanças, o tempo é o seu melhor amigo, pode acreditar. Por isso que não acho que você precisa descobrir a próxima Magazine Luiza ou o próximo Bitcoin pra se aposentar, comprando coisas triviais como PIBB11, IMAB11, IVVB11 e os 10 maiores fiis do mercado você vai chegar muito longe.

Esse tipo de post é pra lhes dizer que nem precisa ser um investidor esperto do mercado, você só precisa trabalhar mais, ganhar mais, poupar mais e ter paciência e disciplina pra vencer nos investimentos, além de ficar longe de coisas arriscadas que na maioria das vezes dá besteira, comprar imóvel caro, financiar carro caro, pegar empréstimos, ficar devendo no cartão de crédito, operar coisas alavancadas e arriscadas na bolsa como opções, minicontratos, Day trade, venda descoberta (nunca faça isso!) e etc… Essas coisas parecem ser um atalho, mas em 99% dos casos são pura jogatina e vão lhe fazer perder dinheiro (exceto se você for o fera-nenén).

Enfim, me sinto no meio da estrada da minha meta financeira, mas esse meio é praticamente o início do fim, já que o tempo agora vai passar de forma acelerada para mim, espero mesmo estar correto nas minhas previsões. Passados esses 36 próximos meses, espero ter aportado quase R$2 milhões de reais, totalizando quase R$ 6 milhões em patrimônio e aí se eu fizer render corretamente, espero ganhar pelo menos uns 30k líquidos na minha fase que vou chamar de IF, onde pretendo gastar algo em torno de 20k e reinvestir mais 10k, isso falando muito teoricamente.

Colocados assim os números talvez melhore a compreensão de vocês. Estou me aproximando do quarto milhão em patrimônio, dos quais 88% estão em imóveis com preço que eu comprei, se tudo der certo eu viro o ano novo e já vou declarar esses 4kks no meu IR do ano que vem, vai ser homérico!

Por hoje é isso pessoal, um grande abraço!
Frugal.


Comentários

  1. Parabens pela sua reflexão!!!! Lembro quando voce resolveu vender grande parte dos seus investimentos para investir no seu próprio negocio. no início foi PUNK pra caralho, mas depois de um tempo voce começou a recolher os frutos.

    Estou nessa luta também buscando outras formas de renda, desenvolvendo novos projetos, etc. Uso meu blog como uma evolução. Comecei a postar no meio de 2016 e quero mto ver a evolução daqui em 10, 15 anos se Deus quiser. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gari, eu comecei procurando trabalho no fds. Ou então noturno. Achei muita coisa, dava pra aumentar 50% da renda. O brasileiro é vagabundo que quer ficar dois dias sem trabalhar e 5 trabalhando pouco. 2 dias é quase a metade de 5. Como o cara quer descansar metade da vida e trabalhar na outra metade? Não dá!

      Sucesso pra vc amigo!

      Excluir
  2. Olá, FS.

    É isso aí. Com garra a maioria das pessoas conseguem o que querem. Parabéns! Bons investimentos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy,
      Espero poder dar sempre boas notícias por aqui!

      Excluir
  3. "prefiro dar a puxada final nesses próximos três anos e chegar no fim."

    Eu sei oque você falou lá no começo do post, sobre não ter interesse de parar nada. Mas no decorrer do texto é essa a impressão que dá, que você quer trabalhar fudidamente agora para daqui 3 anos se "Aposentar" . Sinceramente, depois de ver tantas histórias como essa, principalmente a do Corey aqui na Finansfera, não consigo de forma alguma me encher os olhos imaginando isso. Até porque tenho 2 exemplos próximos na familia, meu pai e meu tio, ambos tinham o mesmo objetivo e depois que alcançaram, "morreram", não tinham oque fazer.

    Penso que o ideal é trabalhar , aportar e viver a vida, nada muito radical. Minha visão de IF é diferente. Na minha visão, eu sempre estaria trabalhando bem e conquistando coisas, acredito essa ser a alegria da vida. Meus objetivos seriam como " Quero ter uma fazenda de 200 alqueires" , " quero ter uma casa na praia" entendeu ? enquanto estou trabalhando em algum negócio meu que ocupe meu tempo. Enfim.. poderia escrever um biblia sobre isso, mas acredito que tenha entendido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou tão religioso assim, mas em uma coisa que acredito é que o ser humano tem que trabalhar 6 dias e descansar 1, tem vários beneficios em se seguir essa métrica. Esse dia descansado se torna muito bom, porque durante 6 dias você trabalhou. Agora quando você inverte as coisas, descansa 6 dias e trabalha 1, tudo parece começar a da errado.

      Excluir
  4. Frugal,

    "O tempo é bom com quem poupa, tem paciência e investe bem os frutos do seu trabalho."
    Você disse tudo. Por isso, em um mundo com tantas distrações, precisamos ter foco no que realmente importa para cada um de nós.

    Abraços,
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amiga, e olha que tem muita coisa pra atrapalhar viu?
      A dieta da informação segue válida.
      Abraço!!

      Excluir
  5. Gostei da reflexão Frugal... vejo muita gente buscando a IF como um “fim”, mas na verdade é um “meio” de se poder viver tranquilo fazendo o que gosta. Por isso sempre falo em equilibro durante a jornada, não adianta ser frugal estremo sem aproveitar o que a vida e o dinheiro nos oferece durante a trajetória, como uma viajem ou um mimo de vez em quando. Eu mesmo estou nos últimos meses da trajetória e quando olho para trás vejo que esses quase 15 anos de jornada passaram voando e que mesmo sendo super controlado financeiramente consegui aproveitar bem a vida.
    Abs!

    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu amigo, vc vai ter o seu descanso merecido.
      É muito legal acompanhar a sua história e ver onde vc chegou, muito bom ver um brasileiro vencendo aqui, lá fora e na vida em geral.
      Continue postando que sempre leio no seu blog!
      Abraço!

      Excluir
  6. Oi Frugal, eu sinto isso que você descreveu no post, eu não tenho grandes ambições da vida, eu só quero ter a liberdade de fazer o que eu quiser, trabalhar ou não trabalhar, trabalhar por 8 horas ou por 4 horas, não importa. Só não quero ter essa obrigação de ter que trabalhar por dinheiro, de trabalhar doente, de trabalhar quando minhas filhas estão doentes precisando de mim.
    Sobre o Bastter, o meu FIRE será fat fire, bem nesse conceito de que se eu preciso de x valor, os rendimentos darão 2x para justamente eu poder reinvestir a metade. Sou da área de humanas, não sou boa de matemática, então não me atenho a detalhes, só coloquei na cabeça de que essa fórmula vai diminuir a minha chance de colocar a saúde financeira da minha família em risco. O legal dos investimentos é justamente o poder dos juros compostos. Lembro que no primeiro ano que eu e meu marido começamos a poupar juntos, poupamos um valor bem considerável. Foi com muito esforço, muito suor, muita economia. E hoje, sempre nos surpreendemos quando percebemos que tem meses em que o valor do rendimento de 1 único mês supera o valor que poupamos por 12 meses.
    Lembro de um post que você falou que deu não só suor para a sua empresa, mas sangue e lágrimas. Se hoje você está prestes a colher os frutos, é porque se esforçou muito. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo também foi assim.
      Se tudo correr bem, esse ano de 2019 eu terei investido quase 3x o mesmo valor que investi em 2013. É isso que eu quero que as pessoas vejam, o poder dos juros compostos. Pra eu ter fat fire eu teria que ter uns 40k passivos, é muita coisa, com 30k passivos me dou por satisfeito e jogo a toalha. Sobre a empresa, ainda falta eu perder uns 10kg que ganhei nesses dois anos estressantes. Vou conseguir! Um abraço!

      Excluir
  7. Muito legal, Frugal! Não se preocupe mesmo com o que fazer na IF, pois, sem a obrigação de vender seu tempo, as coisas acontecem naturalmente!

    Você tem possibilidade de trabalhar meio período no seu emprego? Se positivo, vocÊ já pode ter chegado na sua IF parcial (ser livre para trabalhar APENAS meio período. Já pensou nisso?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa André! Beleza!?
      Tenho essa possibilidade sim amigo, mas por enquanto que estou no norte vou trabalhar mais (até pq não vejo mt lazer por aqui e temos mt falta de opção), mas qnd eu voltar a morar no litoral do nordeste vou diminuir minha carga horária com certeza, e aproveitar mais o mar e as praias, além de fazer outras coisas. Outra coisa é que tenho muito imobilizado em imóveis e minha renda passiva nesse momento depende da renda da loja apenas. Vou usar os próximos 36 meses pra redirecionar minha renda passiva para o mercado mesmo. Não tenho certeza se a loja vai sempre me dar uma renda alta, melhor diversificar no mercado que é muito mais seguro. Então vou ter 3 fontes: mercado, loja, renda do meu trabalho (trabalhando bem menos).

      Abraço!

      Excluir
  8. Existe IF e torna-se Rico rsrs se você está em condições de aumentar esse patrimonio bora lá... assim a sua IF será uma IF melhor e com maior tranquilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é meu amigo.

      Também é preciso comprar dólar e euros todo mês se quiser viajar mais um pouco lá pra fora, esses gastos com viagens não considero despesa corrente e sim luxos. Então tem que trabalhar um pouco pra pagar pelos luxos. kkkk

      Abraços!

      Excluir
  9. FATFire ta chegando. Parabéns pela disciplina!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade