E cheguei a R$5.6M

 


Olá amigos,

Longo tempo sem postar aqui. Mais uma vez vou me desculpar.

Sinto que o empacamento do negócio tirou um pouco a minha vontade de postar.

Voltamos do covid e o carro ainda está na primeira marcha, muito difícil de sair do lugar.

MAS...

Em termos nominais, 2021 foi o melhor ano financeiro da minha vida, no total de mais de 1.3M em aumento do patrimônio já no IR oficial.

Eu estava esperando declarar o IR para colocar essa cifra aqui certinho.

Mesmo a empresa fechada devido ao vírus chinês ano passado por boa parte do ano, trabalhei muito mais por fora e reinvesti tudo o que ganhei na bolsa, que nem foi mt assim, dei uma diminuída nas viagens, porém o consumo aumentou mt (eletrônicos, dentista, roupas, eletrodomésticos, compras na amazon, gastos com material elétrico, reparos e etc...)

Eu já estou bem mais tranquilo do que estava ano passado, sinto que já venci 80% da corrida em relação à IF.

Minha esposa formou ano passado e agora começou a trabalhar também, além de ajudar nas despesas de casa, tb já começou a investir e estou orientando ela.

Mudei de corretora, saí da Rico onde estava desde 2013 para a CM Capital Markets, levei tudo da minha conta e abri a conta dela lá. Estou gostando mt dessa corretora, por ser menor o atendimento é melhor, a Rico tem tanto cliente que somos apenas um número. 

Estou recebendo 5.5k mensal líquido de aluguel de imóveis físicos, é uma coisa mt bacana mesmo. De repente virei dono de imóveis alugados kkkkkkkk coisa que nunca planejei muito.

Quanto à loja, vou colocar a PJ pra vender esse ano e colocar o prédio para vender ou alugar. Acabou a minha energia para tocar o negócio, sinceramente. Pandemia + funcionários desinteressados + clientes reclamões demais etc etc etc... eu sinto que não preciso mais disso, quero mais paz para a minha vida.

Penso que já está na hora de constituir uma holding e levar os imóveis para lá. Estou estudando o assunto bastante esse mês.

A estratégia de compras pulverizadas está dando muito certo e é muito relaxante, de verdade, na CM capital o fracionário é custo grátis e a ordem à vista é apenas 2 reais.

De um ano pra cá tb tenho me aproximado muito da comunidade bitcoin nos fóruns e acabei aumentando mt o meu aporte, já tenho 0,5 bitcoin.

Outra cripto que gosto muito é a Chainlink. Aportei quase 3 mil dólares nela ainda em 2022 e a vejo com bons olhos pro futuro. O futuro pessoal é daqui a mais de 5 anos, não é mês que vem, não pra essa moeda. Quero chegar em 2000 links e depois paro de comprar. Estou com 600 ainda.

Outra coisa que estou estudando bastante e estou entrando é nos chamados FIPs, FIP-IEs.

Vou deixar essa tabela resumão aqui para vocês:

Minha intenção é comprar pelo menos 10 deles. Esses dados são de 22/06/2022



Agora vem uma novidade mais ou menos bacana.

Estou vendo a possibilidade de entrada numa marca de moda regional, junto com mais dois amigos.
É uma marca em expansão e avaliamos por 1,5M o negócio, sendo que vou comprar 10% por 150k.

Apesar do faturamento e do lucro ser bem baixo ainda, conversamos muito com o dono e criador e temos bons projetos para tocar. Essa marca já saiu na SPFW e revista VOGUE, além de já termos contatos e pedidos para vestir famosos (DJs, influencers, atores e cantores) isso sem pagar nada e ainda ganhar a @, sim, na amizade e na humildade. Enfim, diversificação, cravando em 2022 com mais cripto, fips, e essa agora de Investidor Anjo (altamente arriscado).

Continuo ganhando bem e trabalhando muito. 

Me lembro que quando comecei isso aqui a minha meta era apenas chegar em 2.4M e ganhar 1%am sendo assim 24 mil reais. 

Uma coisa que (ainda) me frustra é que minha renda passiva está bem baixa em relação ao meu patrimônio, mas ao longo desse ano vou dar uma melhorada nisso. Caso eu alugue o prédio comercial da loja, o preço do aluguel será entre 13-15k, somado os outros imóveis dará quase 20k, que se somará à renda dos proventos das ações, fiis, RF e fiips.

Também entrei na RF, via corretora Àgora, comprando LIGs. São um tipo de RF, emitidas pelo bradesco e sem IR, pagando IPCA + 5% em média. Notem que não tem liquidez depois e nem resgate. É tipo debênture, é um casamento, mas por mim tudo bem.

Resumindo:

Stocks, ETFs lá fora, ações Brasil, fiis, LIGs, fips, aluguéis de imóveis físicos, criptos (btc e chainlink), loja (lucro zero), terreno (pagando ainda até fevereiro) e possível entrada na marca (contrato sendo feito) e muito trabalho na minha formação original.

Espero investir mais R$1M pelo menos em 2022 pulverizado em tudo isso e que meu IR do ano que vem venha com algo em torno de 6.5M de patrimônio.

A lição principal que tirei de 2021, e que o Bastter sempre falou: Na crise, trabalhe mais.

Se eu tivesse me encolhido, tivesse ficado com medo, ficasse abalado ano passado, não produziria tanto quanto produzi e não teria aportado tanto (mesmo com a loja sem quase não dar lucro). Ou seja, não preciso dela pra aportar, aumentar o meu patrimônio e ser feliz.

O pessoal tá falando que teremos recessão grande na Europa e EUA nos próximos anos, ou nesse ano. Eu vejo os vídeos do Fernando Ulrich no Youtube principalmente e parece que finalmente ele vai acertar essa. No entanto a bolsa brasileira já está muito barata e estou comprando ações todo mês aqui, não acho que uma crise grande lá fora nos jogaria nos 70k do ibov pq aí sim ficaria quase de graça. Estou comprando ações no BR sem medo de quedas, a margem de segurança está muito boa.

Eu ia viajar pra Europa agora em Julho, mas meus gastos subiram muito esse ano, e a fatura do cartão também, não vai rolar. Preciso pagar ainda muita conta, fatura, compras e etc. Já pedi até um segundo cartão pq o meu limite do parcelado do primeiro já estourou.

Enfim, é melhor dar uma parada agora de gastar do que explodir tudo junto, além do que o aporte na marca será grande e se a gente entrar já tem que comprar mt material e insumos para fazer a coleção do verão, precisará de um bom dinheiro para não perder esse último trimestre do ano que é o melhor.

A blogosfera continua meio parada mas vou ver os blogs dos amigos.

É isso aí pessoal! Boa semana a todos e Viva São João!

Frugal.

Comentários

  1. Frugal,
    Parabéns pelos resultados alcançados! :)
    Gostei da frase: na crise, trabalhe mais.
    Desejo sucesso com seu novo negócio relacionado à moda regional.
    Boa semana!
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
  2. Oi Frugal, bacana te ler novamente! Sigo firme e forte no blog, tentando manter a finansfera viva. Abs!

    ResponderExcluir
  3. Que legal frugal a atualização, em fim está entrando no mundo das criptos.. kkk tem muitas "ALTcoins" que parecem ser muito promissoras...
    Você podia descrever um tópico separado sobre esses anos empreendendo, e lançando um feedback final se você faria novamente ou não...

    ResponderExcluir
  4. Venho sempre aqui pra acompanhar o seu progresso! Desejo muito sucesso a vc e sua esposa ;)!

    ResponderExcluir
  5. Show, Frugal, você continua sendo uma inspiração.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Fala Frugal! Parabéns pelo patrimônio e que bom que vc não se churrascou. Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade