Primeiro mês da nova estratégia, aportes e saldo.



A musa do blog reabriu o instagram dela https://www.instagram.com/honeymoon/

Esse é um post rápido para dizer como as coisas estão andando nos investimentos.

No exterior: U$35k em stocks e ETFs sediados na Irlanda, via corretora Interactive Brokers.
Quase U$ 5k em criptomoedas sendo 80% em btc, o resto tá em solana, ada, link e ether, corretora Kraken (excelente recomendo).

No Brasil quase R$200k em ações, e mais 55k em RF (debêntures CEMIG pagando IPCA + 10% aa).
Um mixaria de 3k em fiis a ser aumentada qnd eu completar a carteira de ações (faltam 35, talvez em dois meses eu complete e aí completarei a de fiis).

Me sinto completamente tranquilo com essa estratégia.
Qnd completar a carteira de ações e fiis, vou aumentar o aporte para o exterior para criptos e tb os etfs, a idéia é aportar 2k dólares mensais lá fora durante todo este ano.
 
Ações compradas agora em Janeiro/2022.

LREN
SEER

BBSE
SOMA
RADL
CRFB
HYPE
DXCO
VIVA
GUAR
SAPR

CAML
CSMG
MOVI
RENT
WEGE
CGRA
EZTC


A maioria foi somente um lote de 100.
Rent foi no fracionário apenas 50.

Eu cadastrei todas as minhas ações e fiis em duas carteiras no site do infomoney e fica lá em ferramentas, assim posso rankear lá e ver quem mais caiu nos últimos 365 dias, e comprar quem ficou mais pra trás, analisando tb junto com o Bastter System, acho que ficou mt bom assim, mas eu tb procuro ver o valuation atual da ação antes de comprar, principalmente o PB (price/books).

No momento o Brasil está mt barato, tanto ações, quanto fiis ou RF está boa também, e com o dólar caro e tudo lá fora muito caro, fico receoso de fazer grandes remessas, mas farei os 2k dólares mesmo assim, a partir do mês que vem.

O total do aporte de Janeiro foi R$35k.
Até o momento, praticamente sem nada de renda passiva dos investimentos, exceto os 5k que recebo de aluguel dos dois imóveis. A loja tá no zero a zero. Foda.

Abraços a todos!

Frugal.

Comentários

  1. Concordo que o BR ta bem barato, meu medo é ficar mais barato ainda kkkk mas sigo aportando e dando uma segurada por hora nos aportes no exterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os gringos não são bestas. Já estamos em quase 11bilhoes positivos no início desse ano na bolsa. Estão comprando o Brasil barato.

      Excluir
  2. Então frugal, oque seria uma rentabilidade satisfatória para você daqui 5 anos? Pergunto isso, porque falei pra você naquele outro post do meu investimento seguro de 12% a.a. Aí observo que a maioria dos blogueiros não bate 8/9% a.a no mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A rentabilidade do ibov nos últimos 50 anos foi inflação + quase 8%aa. Eu escrevi um post sobre isso. Acho que se manter assim já estaria bom para mim.

      Vc tem que pegar uma série longa, e é bem difícil pro pessoal blogueiro calcular isso. O ideal é pegar algum estudo com o ibov mesmo.

      Excluir
  3. Interessante. Também estou indo pela sua estratégia de fazer o meu próprio ETF. Só não tenho o mesmo poder de aporte que o seu hahaha

    Você está preocupado com rentabilidade? Ou está na vibe daquele velhinho aposentado citado no livro O Investidor Inteligente, que disse que "não sei se meus investimentos bateram o mercado, só sei que foram suficientes para me trazer até Boca Raton" - eu sinceramente, estou mais nessa, ou pelo menos penso estar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mago, nao tenho preocupação com rentabilidade pq o que nos deixa rico é aporte, tempo e trabalho, a rentabilidade é só um plus e virá naturalmente com a subida da maré do mercado (the markets always goes up).

      Desde 2013 que estou na bolsa e se tivesse aportado 100% no mercado financeiro eu já estaria com uns 20k de dividendos mensais hj e um patrimônio bem maior do que tenho hj. Basta diversificar em ativos bons e não se preocupar mt com valuation, múltiplos e outras besteiras. Abraços!

      Excluir
  4. Que isso Frugal! Com tanta ação assim é melhor comprar ETF (é o que me falavam e levei anos para aceitar kkk)

    E essa musa hein? Muito linda!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Uó, o problema é que não temos um ETF equal weigth no Brasil. O próprio ibov é quase 40% em 4 empresas, mt concentrado. Do jeito que estou fazendo recebo os dividendos e posso equalizar melhor, e diluo os aportes diluindo assim o risco.

      A Musa é a Lana Del Rey, cantora excelente e mt linda mesmo. Já viu os clipes dela?

      Abraço!

      Excluir
    2. Gosto das músicas dela, aquela "Video Games" tenho no pendrive do carro :)

      Que coisa maravilhosa essa sua debênture IPCA+10% a.a!

      Queria ter toda essa confiança na bolsa, ultimamente eu ando um pouco desanimado, sem saber o que fazer.

      Abs

      Excluir
    3. Bilionário, essa debenture da cemig eu comprei na bacia das almas, crise da Dilma, 2015 por ali, todo mundo dizendo que a cemig ia falir. Nunca vc vai comprar debenture boa com uma empresa voando. A bolsa tá bem barata agora. mt ação boa e barata tipo BBAS3.

      Excluir
  5. Debênture pagando IPCA + 10%? Onde vc achou isso? Nas corretoras q uso nunca vi debênture pagando sequer IPCA + 8%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim hj não encontra. Eu tenho esses debêntures há mais de 4 anos qnd todo mundo tava dizendo que a CEMIG estava falida e estavam vendendo eles a preço de banana.

      Lembra daquela frase de comprar qnd o mundo estiver acabando? Então...

      Excluir
  6. Fala Frugal! Tá violento nos aportes hein? Como é bom ter grana para colocar em vários cestos, no meu caso tenho que escolher o que vou fazer, a gente que raspa o fiofó com a unha é dureza. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Paul, nesse ano de 2022 eles vão aumentar bastante e ainda mais ano que vem. Quero em uns 4 anos ter a possibilidade de já viver da renda passiva, que hj em dia ainda está mt pequena devido à minha concentração atual em imóveis. Mesmo dentro da sua realidade aporte todo mês, temos ótimas empresas a bons preços por aqui ainda. Abraço!!

      Excluir
  7. Pergunta, o pessoal que investe no exterior consegue receber esses dividendos ? Porque no BR cai na minha conta todo mês e eu consigo usar como quiser, mas no exterior como funciona ? Provavelmente sua estratégia não prevê repatriar o dinheiro de volta e sim investir em mais ações porém se você quiser usar o dinheiro consegue ou tem que transferir para uma conta em algum banco internacional ? Eu pergunto porque por muitos anos tive uma conta em dólar no Commonwealth Bank e conseguia usar os meus dividendos com o cartão de débito que eu tinha em compras em sites e físico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Thiago blz? Não é interessante receber dividendos lá fora pois o Tio Sam morde 30% para nós brasileiros. Melhor comprar um ETF de acumulação e qnd vc quiser um pouco de dinheiro vc vende abaixo de 35 mil reais/mês e estará isento do imposto de ganho de capital. Eu estou usando o Nomade Global como banco e a interactive brokers como corretora.

      O BB americas agora abriu a conta digital Easy! que é praticamente a mesma coisa do nomade global.

      Realmente eu não tenho intenção de repatriar o dinheiro nunca. Toda remessa que faço é um alívio.

      Abraço!

      Excluir
  8. Pessoal, desculpem a demora em responder.
    Nos próximos posts serei mais rápido nas respostas.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade