Seis anos de Blog :)


 


Olá amigos, tudo bem com vocês? 

Espero que sim!

Apesar de tudo o que passamos com a pandemia e o Brasil e tudo o mais, 2020 e 2021 foram anos totalmente difíceis para todos nós em todos os sentidos (ainda mais pra quem trabalha na área da saúde). Espero que tenham saído mais fortes e mais resilientes disso tudo, muitos de nós perdemos amigos, parentes, colegas de trabalho e familiares para essa doença avassaladora.

Esse blog foi criado em Dezembro/2015 e ainda continuo aqui com vocês, sem previsão de fechar o blog. É um compromisso que tenho com todos e comigo mesmo, de falar o que sinto, o que aconteceu e o que está acontecendo com minhas escolhas e decisões, sei que estou bastante em falta com vocês pois não posto desde Agosto, mas tudo tem um motivo, inclusive a ausência de postagem já é um sinal de que as coisas estão bem difíceis por aqui.

Não vou dizer que parei de postar por falta de tempo, que estou estou trabalhando muito ou sem saco. Não é isso. A questão é que parei de ler, estudar, me informar, acompanhar o mercado, empresas, tudo, para apenas pagar as prestações da entrada do meu ap que disse que comprei aqui, e como estava muito carregado não fiz aportes em nada. Eu fiquei muito estressado esse semestre devido a esse compromisso, e como vcs sabem eu não gosto de ter conta e compromissos, e esta foi altíssima! Portanto, agora que paguei a última prestação estou bem mais aliviado e animado para reestudar o mercado e fazer alguns aportes, mostrar minha carteira e evolução.

A loja continua naquele zero a zero capengando. Essa volta do covid deixou o setor de serviços bem travado por aqui, a procura espontânea está mínima. Tive que diminuir equipe. O prédio dá muita manutenção (quase 1k mensal ou mais), é frustrante, parte elétrica, telhado, goteiras, portões que param, câmeras pararam de funcionar, piso, tudo aparece para atrapalhar. Está bastante cansativo seguir assim, sem lucro e só dor de cabeça. Já decidi que se até Abril/Maio 2022 a coisa não engrenar vou colocar o prédio para vender/alugar e repassar a franquia. Já passei por todas as fases do luto e estarei totalmente sem dívidas ano que vem, então estou bem tranquilo em relação a isso.

O próximo ano para mim vai ser muito bom, mesmo a loja funcionando ou não, eu não tenho mais grandes dívidas. Todo o dinheiro que recebo por mês vai para pagar despesas mensais e o resto aportar normalmente, e se vender o prédio aí sim será melhor ainda, estou bastante animado. De qualquer forma está bom, é muito chato trabalhar com tantos compromissos a honrar, me senti muito sufocado, e sei que é assim que muita gente vive, mês a mês gastando tudo o que ganha e sem nenhuma perspectiva de melhorar, é bom voltar para essa roda dos ratos para saber exatamente onde nunca mais eu quero estar.

De resto eu tenho feito um bom trabalho gerindo a carteira de investimentos de uns amigos meus, e até melhor do que a minha própria, então estou estudando por mim e por eles. Os resultados estão muito bons, mesmo com bolsa despencando. Lembrem que uma boa alocação de ativos depende de muita coisa e é ela que vai dar o retorno da sua carteira. Eu até reli o ebook do Henrique Carvalho que comprei lá em 2013 por 89 reais, chamado Alocação de Ativos, foi bom voltar para as bases de tudo. Me animei pra ler uns bons 4-5 livros de investimentos e poder compartilhar aqui o aprendizado com vocês.

Comprei um pouco de criptomoedas também, finalmente resolvi me mexer e entrar na alocação com boa parte nisso, acho que vou comprar um pouco todo mês, perder os diversos estouros do bitcoin me ensinou uma dura lição: é um erro ficar fora de cripto. Eu tinha uma conta na Kraken há mt tempo e nunca usei, mas agora estou usando, comprando lá via cartão do Google Pay que cadastrei na conta do app nomade global (recomendo), fechei minha conta no BB Americas e no Chase, muita taxa para pouco uso e me irritei com uma cobrança de 20 dolares do BB americas pq a minha conta ficou negativa em 60 centavos certo mês (sim paga multa se ficar no negativo). O Nomade Global já me mandou até um cartão físico de débito para eu usar quando viajar, então tá tudo certo.

Eu não sou um exímio conhecedor e não li muito sobre criptomoedas, mas comprei bitcoin (de tanto escutar o podcast do Sr IF 365) e também seguindo o exemplo do VR que ainda segue firme na tese de holdar bitcoin. Comprei também solana, ether, cardano e dot, só, e coloquei o que pude no stake lá da kraken, entra umas mixarias toda semana, minha idéia é ficar 80% em bitcoin e 20% divididos aí nesse resto.

Sobre a bolsa brasileira, muita oportunidade agora que tudo desabou, inclusive em fiis. RF tb melhorando, tudo tá legal pra comprar aqui, caro está o dólar e os ativos lá fora.

Só para exemplo educacional, vou postar aqui uma das carteiras que administro para vocês verem o resultado:



Essa carteira começamos o aporte em Abril após um aporte volumoso de quase 3M.




Gráfico de proventos mensais somando fiis + ações




Gráfico de onde vêm os proventos.

Na parte das ações o foco da carteira não é dividendos, é um foco mais como se fosse acompanhar o mercado mesmo, praticamente replicando um ETF como o pibb11 na mão, porém com pesos iguais e empresas selecionadas por mim, então é um pick stock de pesos iguais com muitas ações de empresas boas, simples assim (existe um ETF desse do SP500 e o retorno dele é muito bom).

Onde está escrito "outros" são ativos no exterior e cripto moedas. O principal ativo do exterior que tem por lá é o ETF de BDR bito39 que é o total market dos EUA, bem parecido com o ETF VTI, tb tem ETF de btc e de ether, além de um de Emerging Markets (biem39), Nasdaq (nasd11), Ouro (biau39) e outro da Europa.

Para a parte dos fiis, o raciocínio é parecido, peguei o ifie11, repliquei na mão, e depois adicionei mais uns bons fiis, os maiores, mais líquidos e mais famosos, além de alguns bons de papel. Como a carteira é grande está com 107 ativos. Na parte de RF estou comprando apenas TD 2055 com cupons semestrais. A estratégia para esse portfólio é para que o dono viva dessa renda daqui a uns três anos e vamos chegar a quase 7M de reais nele. O interessante é que será praticamente a mesma coisa que acontecerá comigo caso eu venda o imóvel e a franquia até lá, então só estou fazendo isso pq é um casamento de estratégias muito parecidas e até está me mostrando o quanto eu poderia já estar bastante tranquilo fazendo um buy and hold diversificado dessa forma. O grande aprendizado do ano. Para o mês de Dezembro serão mais de 22 mil reais em proventos de fiis + dividendos de ações.

Aqui está a carteira de fiis e de ações (praticamente igual à minha, mas com menos riscos - a minha está mais growth).


Carteira de ações:



Carteira de fiis:




Serão basicamente esses ativos que também vou aportar ano que vem, os fiis 100% igual, as ações vai mudar alguma coisa mas será 90% parecido, e sobre a RF ainda não pensei mas devo colocar uns 10% assim como uns 10% em cripto.

Acho que até a metade do ano que vem chego em 6M de patrimônio e por isso que vi que seguindo essa estratégia acima eu já ficaria bem tranquilo, por isso estou pensando em não mais empreender com a loja devido a todo o stress e dor de cabeça, não faz sentido algum sofrer tanto para ficar no zero a zero ou no prejuízo se o próprio mercado já dá um retorno bom, mas vamos tentar ainda mais um pouco, e torcer para a economia melhorar um pouco ano que vem para os negócios locais.

Outra coisa que me fez mt bem esse ano foi ter me mudado para um ap maior e melhor, que apesar do custo alto do aluguel, o benefício foi enorme para minha vida, pego menos trânsito também e minha esposa está muito mais feliz também, enfim. Sigo firme aqui com vocês. 

Ano que vem vou postando os gráficos dessa carteira acima e também o da minha para vocês verem ambas as evoluções.

Um abraço a todos, Feliz Natal e Feliz Ano Novo!!

Frugal.


P.S>: Editei o post e vou colocar essa imagem:

Estudo de 5 anos comprando as 10 maiores no ranking da bastter.com
Retorno anualizado de quase 20%.
Quis responder com isso aqui para os comentários dos amigos acima.
Bolsa tem que ter paciência, ser persistente e confiar na passagem do tempo. 
Tem que persistir, comprar mais, esperar e nunca vender nada.
Essa é a parte difícil. Não é escolher as empresas. As boas a gente já sabe quais são.




Comentários

  1. Bom retorno!! Excelente ver um novo post teu. Na expectativa por um post do hevey metal para fechar o ano:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg amigo, o HM já tá com o boi na sombra faz mts anos. kkkk
      Feliz Natal!

      Excluir
  2. Bom dia Frugal! Bom ver um post seu depois de tanto tempo! Empreender no Brasil é algo muito complicado... Parabéns por tentar e gerar empregos com isso. No mais parabéns também pelo quase FIRE!
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg amigo. Vou colocar vc aqui na blogroll.
      Minha vida fire vai começar daqui a uns 48 meses. kkkkkkk

      Abraços!!

      Excluir
  3. A carteira do seu amigo é mais diversificada que a minha, achei que mais de 30 açoes no BR era maluquice minha, mas vejo que nao sou o unico :D. Parabéns pelas conquistas frugal, vai da tudo certo, ano que vem as coisas vao 'descansar' por ai e dinheiro e contas sera a ultima das suas preocupaçoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Marco, pois é, o valor dele é muito alto, por isso aumentamos a diversificação, e como ele pretende chegar em quase 1,5 milhão de dolares vamos manter assim, ainda tem TD ipca 2055 com juros semestrais tb, sendo 20% da carteira.

      Abraços e feliz natal!!

      Excluir
  4. Frugal, muito obrigada!!! Era justamente isso o que eu estava precisando...;) Esta carteira servirá como referencial para mim, vou me aprofundar nisso (bastante) este fim de ano. Estive um pouco alheia da pandemia, mas imagino o quanto deve ter sido difícil para os trabalhadores da saúde. Vocês são herois!!! E pra você com certeza foi mais ainda por também ser empreendedor, mas acho que essa loja foi um grande aprendizado para ti. Ainda bem que passou por isso tão novo. Que a sua vida seja grandemente abençoada! Desejo uma excelente virada de ano!!! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ellen, obrigado pelas palavras.
      Vc pode diversificar um pouco mais com um ETF de BDR tipo o bito39 que pega o total market dos EUA e tb o imab11 que é um ETF de RF aqui do Brasil com títulos do IPCA com prazo médio de 10 anos, fica bem balanceado assim, e tb um pouco de bitcoin se quiser correr mais riscos. Acho que o stress já passou 90% e o covid já cronificou, vamos ter que conviver com isso por mais alguns anos.

      Feliz NAtal!

      Excluir
  5. Olá, FS.

    Parabéns pelos 6 anos de blog.
    Tomara que você consiga vender o prédio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy!

      Vamos ver o que faremos. O primeiro trimestre costuma ser bom, mas com todo esse terrorismo da mídia, o setor de serviços foi dizimado. É triste.
      Abraço!

      Excluir
  6. Tentei investir na bolsa esse ano várias vezes, e todas as vezes foi a mesma história.

    - Meu foco muda do trabalho para o mercado
    - Começo a querer acompanhar tudo sobre economia.
    - Fico pessimista.
    - Trabalho menos e ganho menos dinheiro.

    E eu tentei investir de vários formas, a que mais vi futuro foi a filosofia Bastter. Acredito que para o amador que trabalha em outra coisa, é a melhor maneira de SOBREVIVER no longo prazo.

    Eu gosto de ações, empresas, ler e estudar sobre o assunto, mas como disse, quando boto qualquer 10% do meu capital, minha cabeça vira. Tentei várias vezes. E então quando vendo os ativos, minha Paz volta.

    Por fim, não sei se deveria aguentar essa pressão, oque sei é que tenho um investimento na vida real me dando 1% a.m seguro. Não sei se compensa calibrar meu psicológico financeiro no mercado desde agora.

    Oque você acha Frugal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peão, pq vc não tenta calibrar igual como Bogle ensina? Dá muito certo sim.

      Junta ifie11 (de fiis) + pibb11 (acoes bovespa) + imab11 (RF TD IPCA prazo médio 10 anos) + bito39 (VTI EUA) + biem39 (emerging markets) + bieu39 (Europa).

      Lhe falei 6 ativos aí pra vc comprar e ficar em paz. O que vai trazer dinheiro é trabalho e aporte, não tem jeito, esquece rentabilidade, e também o que traz retorno é alocação de ativos direitinho, vc tb pode colocar bitcoin + o biau39 (ouro) pra fechar isso aí, 8 ativos e paz. Tente por pelo menos um ano, daria 12,5% do aporte em cada. O bitcoin tem o ETF tb, o QBTC se vc nao quiser se estressar em ter a sua própria custódia.

      A filosofia bastter é vencedora, lhe falo por experiência própria. Desde 2013 que a sigo (ou deveria seguir) e os retornos são mt bons.

      Excluir
    2. Então velho, mas você taligado que o Bastter abomina veemente o ETF né? porque segundo ele, o amador não consegue segurar aquele ativo em momentos de baixa, porque não tem fundamentos para ele ver por trás dele. O cara só aguenta quando ele se sente sócio da empresa, veste a camisa..

      Além que ETF tem imposto sobre qualquer lucro, enquanto ações tem isenção até 20k.

      Mas para mim especificamente, o problema não é exatamente esse. Acredito que em qualquer situação (ETF ou Ações) eu perderia a minha paz, no sentido de ficar preocupado demais com a economia ou o desempenho do mercado. Não tem para onde correr. Por isso que falei, tentei várias vezes.

      Os seus relatos de certa forma me motivam, porque você viu o outro lado da moeda do empreendedorismo e investimento em imóveis, além de ter dinheiro grosso no mercado. Então você tem autoridade para falar sobre os dois modelos de investimento.

      Mas eu venho descobrindo que eu teria muito mais paz, tendo imóveis ou titulos do que tendo ações, por mais que eu goste de estudar sobre o assunto.

      Excluir
    3. Nessa parte do ETF o Bastter erra feio, e ele não vai mudar.
      O Warren Buffet recomenda o ETF para o cidadão comum. Essa parte de aguentar segurar na baixa eu tb discordo, na verdade vc tem que ler o buy n hold, estudar, ver gráficos, ler vários livros de vários autores e montar a sua base intelectual. Eu não me deprimi com queda, eu me deprimi com um mercado de lado de 2013-2017 onde meu patrimônio só cresceu com aporte, mas tb eu era iniciante. Com a cabeça que eu tenho hj, teria continuado comprando num mercado de lado ou caindo, isso é até melhor pois o objetivo é mesmo acumular ações.

      Vc pode começar comprando Tesouro Direto então, e um etf grande de mercado tipo o bito39 só pra não ficar de fora, ou o pibb11 aqui. A bolsa brasileira no momento está mt barata, já lhe dá uma boa margem de segurança. Lembre que o que vai lhe dar dinheiro é o seu tempo, aporte e trabalho, não espere grandes retornos do mercado para ficar rico, isso é um erro. Quase tudo que tenho hj veio do trabalho e quase nada do mercado. O trabalho vence.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá Frugal! Depois de anos de experiência vc acredita que uma carteira bem diversificada é a que trará mais tranquilidade para nós pequenos investidores? Vc tem algum limite de porcentagem por ativo? Tô chegando a conclusão que uma carteira com renda fixa, empresas, fiis e ETFs globais é o ideal para mim. Depois de alguns anos já sei um pouco quem é quem no mercado e estou focando mais nos fundamentos dos ativos e na minha paz. A bastter é muito criticado, mas parece muito certo na sua forma de encarar os investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Sax. O que traz a paz é a alocação de ativos e não concentrar tanto numa coisa só, por isso defendo pelo menos uns 25 fiis e umas 25 ações aqui no Brasil, além de Tesouro Direto e tb uns etfs lá fora como os que falei acima no comentário do peão, e pra correr riscos mais elevados, criptos.

      Veja que na carteira do meu amigo, e tb na minha o fii que tem mais, tem 4,70% de alocação, mas são mais de 50 fiis. Em ações como colocamos pesos iguais, cada uma ficou com menos de 1,5%. Se uma empresa dessa for pro espaço não muda nada na sua vida, o segredo tá aí, a carteira é praticamente o etf pibb11 desmembrado. E tb importante comprar coisas lá fora sempre, todo mês, como bitcoin ou SP500 para ficar mais tranquilo em relação ao Brasil.

      O que te torna rico e em paz é aporte, tempo e trabalho. Ficar se estressando com coisa por coisa é ruim demais.

      Excluir
  9. Legal que suas metas de patrimônio estão andando bem! Quanto ao negócio próprio, empreender é duro. A gente acha que franquia vai ser mais molezinha, mas o dia-a-dia é bastante puxado e se a economia macro tá ruim, é difícil fazer dinheiro.
    O imóvel que você tem é um projeto grande pra investidor individual, se me recordo. Se te consola, to encalhado numa ciranda parecida, comendo mais de R$ 1.500 de IPTU/mês.

    Rapaz, tenho dó de quem faz o IRPF dessas carteiras que tu administra... hahahahah

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa AC! beleza? Eu escutei isso no podcast do buteco cripto, eu tb comprei uma casa de leilão, coloquei a venda, gastei 4k pra pintar e ajeitar telhado, gastei mais 6 meses de condominio a 500 reais, não apareceram interessados na compra e acabei alugando ela, tô feliz pq foi por 3k mensal, e ela foi 300k. O inquilino parece ser mt bom, já me pagou até um mês adiantado, caução e foi viajar, voltou bem depois e pagou aluguel antes da data de vencimento.

      Eu que vou fazer o IRPF das carteiras que administro, assim como o meu. kkkkkkkkk abraço! continuem com o podcast!

      Excluir
    2. Tá doooooido, essa taxa de administração tem que estar boa demais pra compensar o tempo desses IRPFs aí, catar informe de rendimentos de cada empresa/gestora... tão gostoso quanto ser síndico de condomínio essa função aí! rs
      Abração

      Excluir
    3. AC, essa parte do IR fica fácil pq é só somar com o do ano anterior e eu uso só o bastter system pra montar, é tranquilo de verdade. kkkkk

      Excluir
  10. Cara empreender no Brasil é muito desgastante depois de 10 anos, mesmo a empresa sendo lucrativa durante este período, desisti pelo bem da minha saúde mental. Gerar emprego é maior falácia que existe as pessoas ao invés de agradecer, so pensam em uma forma de tirar vantagem e as leis favorecem. Alem de infinitas outras dificuldade.
    Te vejo como um verdadeiro guerreiro mesmo com este patrimônio continuar a insistir com a empresa. Eu desisti com patrimônio infinitamente menor que o seu. Abraço

    ResponderExcluir
  11. Frugalzao é pura inspiraçao ! parabéns pela persistencia e resiliencia, cara. Me diz uma coisa: como vc arruma tempo pra trabalhar, tocar um negocio e ainda por cima administrar de forma ativa uma carteira tao diversificada, além da sua propria ?

    ResponderExcluir
  12. Frugal, é muito bom saber que vc vai continuar escrevendo aqui. Seus relatos nos deixam curiosos sobre a evolução de sua história, mas tb nos faz refletir sobre nossa própria história de vida financeira e objetivos futuros. Um abraço e boas festas pra vc!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda