Atualização 2021

 



Olá amigos, tudo bem por aí?

Estamos a duas semanas do fim do ano e finalmente me vejo novamente sem grandes dívidas e com mais cabeça para pensar em escrever e estudar.

2021 foi um ano de muito trabalho (pra variar) e muito planejamento de mudança futura, conforme falei aqui, por isso toda essa virada de chave na minha cabeça.

2022 será muito mais leve e mais tranquilo para mim, com já essas várias dúvidas superadas e sem esses compromissos todos para pagar. Será apenas trabalho normal (ritmo normal), aportes, estudo, viagens e cuidar melhor da saúde física e mental.

O meu patrimônio atual está em 5,8M contando 500 mil da franquia que pode inclusive ir a zero, e eu voltaria para 5,3M, sendo 90% ou mais em imóveis.

A renda passiva atual está em dois aluguéis que me deixam líquido R$5500,00 mensal, praticamente o preço do aluguel do meu ap atual já com condomínio, então empatei os dois aluguéis que recebo para pagar o meu.

A renda ativa na minha profissão melhorou muito esse ano, e também migrei mais um pouco para o setor privado e com isso recebendo em dia (apesar de trabalhar bem mais), hoje em dia eu ganho praticamente 50/50 equilibrando privado com público, antes era 90% do público então era bem difícil e os pagamentos bem oscilantes e caóticos de 100-180 dias para receber. Então essa maior previsibilidade de receber pelo meu trabalho me dá certa paz mental.

A loja está dando renda praticamente zero durante todo 2021, ficamos fechados um tempo ainda por causa da pandemia e pelo jeito é bem capaz de fecharmos novamente ano que vem, mas isso eu já sublimei, sinceramente, eu fui até onde pude, mas não dá pra lutar contra a pandemia e o governo, 1 milhão de empresas fecharam, os clientes sumiram, a inadimplência está nas alturas e ninguém quer renovar nada, saí de 26 funcionários para 10, e está difícil pagar esses 10. O povo está anestesiado e não quer se propor a fazer nada, é como se fosse uma tristeza/indisposição/depressão coletiva, está muito difícil vender, ainda mais no meu setor.

Minha esperança ainda para o primeiro semestre do ano que vem é que a loja se reerga até Abril, se ficar capengando vou tentar repassar a franquia, e alugar ou vender o imóvel. No caso de aluguel eu pediria 13-15k já com as placas solares que geram quase R$ 3000,00 de conta de luz "grátis". Então dá pra instalar uma empresa grande no prédio, ou vender por entre 2,2-2,5M e colocar todo o valor distribuído na minha carteira de fiis, ações, RF e etfs lá fora e continuar aportando com meu trabalho.

Então as três opções estão de bom tamanho para mim, já aceitei a talvez perda dos 500k da franquia (que eu já recuperei com os lucros), então de certa forma, o custo de oportunidade é que foi a minha grande perda, mas agora não dá pra chorar o leite derramado, o jeito é colocar uma pedra em cima e seguir em frente.

Só pra vocês terem uma idéia, esses aluguéis ou a venda do imóvel já me dariam uma renda passiva de quase 20k, isso cobriria o meu custo de vida praticamente, então basicamente eu atingi esse ano o objetivo de juntar um patrimônio que me desse uma renda passiva para viver tranquilo, e eu ainda tenho uns terrenos pra vender e aumentar esse monte para aumentar renda passiva. Só falta eu me mexer, ficar líquido e investir para ganhar essa renda passiva caso seja necessário, mas isso o tempo vai resolver, não tenho pressa.

E ainda devo ficar nessa cidade mais uns 3-4 anos trabalhando e aumentando o aporte, quem sabe eu chegue nuns 8M de patrimônio ao final de 2023-2024 e aí seria a hora de eu voltar para a minha cidade que nasci, já com o ap lá pago inclusive, o que reduziria meu custo de vida a uns 15k. Então tá tudo certo, nunca percam de vista o objetivo do que vocês estão fazendo, por que não importa o caminho, a rentabilidade, se foi com ações, kitinetes, fiis, renda fixa, etfs lá fora, criptomoedas, o objetivo sempre será ter paz e liberdade financeira para viver tranquilo. Acredito que cada ano que eu fique aqui aumente em 5k minha renda passiva, então se eu ficar mais 4 anos, vou aumentar em 20k, totalizando quase 40k de renda passiva daqui a 48 meses, e é isso, o jeito é trabalhar, viver, se cuidar e esperar o tempo passar.

Hoje o aporte pra fechar o ano e marcar minha reentrada na bolsa foi em Eztec, B3 e Qualicorp, Essas três ações sofreram muito esse ano e como eu já as tive na carteira recomprei. Também comprei 2 mil dólares para minha conta da nomade que vão virar criptomoedas semana que vem (bitcoin e chainlink).

Segue a foto da minha carteira de ações BR do Bastter System (total de 135k em ações no Brasil).


Feliz Natal e Feliz 2022 para todos!

Frugal.

Comentários

  1. Boa Frugal. Quando retornar full nos investimentos, estou atualizando o ranking. Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana amigo, a partir de janeiro já estarei aportando todo mês. Vai ser bacana ver a evolução da carteira, rentabilidade e etc. Tudo como nos velhos e bons tempos, vou postando aqui. Abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Voltei pequeno! a partir do próximo ano esse blog melhora kkkk abraço!

      Excluir
  3. Estou ansioso para seu retorno nos fechamentos mensais. Um mestre da Finansfera está voltando!

    Sobre a questão do futuro da loja física, EU hoje tenho a mentalidade de que se estivesse no seu lugar iria preferir alugar o prédio do que vender, pois se for para vender o destino acabaria sendo o mercado de capitais e acho que é sempre bom ter não apenas uma diversificação dentro do mercado de capitais como também em outros mercados.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema de alugar é a depredação, mas sei lá, tem que ver o inquilino, se fosse uma empresa média-grande e confiável seria bacana. Tudo no aluguel vai depender do inquilino. Na venda eu pulverizaria em toda a minha carteira aqui e lá fora, diluindo os riscos em várias classes, fiis, ações, stocks, tesouro direto e por aí vai.

      Excluir
  4. Frugal me tire uma dúvida, se você tivesse oportunidade de fazer um investimento liquido e seguro na vida real que te rendesse 12% a.a sem impostos, ainda assim você investiria no mercado?

    E também se tivesse oportunidade de comprar terras agrícolas com histórico de valorização de 20% a.a, também investiria no mercado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peão desculpe a demora, eu tinha respondido isso e nao sei pq a resposta nao ficou aqui.

      12%aa sem impostos vc estaria a 2% acima do ipca, um ganho real de apenas 2% e ainda seria em R$ que perde força a cada ano frente ao dólar, entenda que nossa moeda é mt fraca. PQ nao colocar num tesouro ipca mais longe, seguro e com ganho real de mais de 5% aa?

      Eu soube que terras agrícolas subiram mt no mercado. Fazendas com 300% de valorização em menos de 4 anos, enfim, histórias, se vc souber monetizar e fazer as contas tudo bem, mas não dependa de venda futura, pq os valores são altos e o comprador novo quer jogar o valor lá embaixo, além do custo de oportunidade vc vai ter despesas, depredação, roubo, invasões, trabalho com peãozada local, é mt coisa, eu já tenho mt trabalho com imóvel urbano e acredito que imóvel rural tb dá mt trabalho e despesa. Agora se for pra vc comprar pra vc plantar, criar gado, ou mesmo arrendar, e monetizar rapidamente, pode ser uma boa sim, mas comprar caro pra ficar parado esperando valorizar é arriscado e tem o custo do carrego.

      Excluir
    2. Então frugal, eu tava analisando sua resposta aqui. Você falou sobre investimento em título com esses retornos, mas mesmo assim voce investe em ações, qual seria seu raciocínio? Oque seria um retorno adequeado das ações juntando dividendo e valorização do papel no longo prazo?

      Excluir
  5. Fala Frugal, por algum motivo seu blog não estava atualizando na lista de blogs, removi e inclui e apareceu a atualização !!! mexeu em algo no blog por esses tempos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Stifler, não mexi não, só deletei uma galera que nao postava mais no blogroll e incluí uma nova. Só isso. Abraço e feliz ano novo!!

      Excluir
  6. Frugal, já deu uma olhada nos FIs de Infra? tipo XPID11, CPTI11, BDIF11...??
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velejador, vc sabe que um dos meus sonhos de vida é comprar um veleiro e dar uma volta ao mundo de uns 5 anos? Já comecei a convencer a mulher, e até já escolhi o barco mentalmente kkkkk

      Olha o que anotei: Estudar IFRA11, KDIF11, BTAL11, BDIV11.

      Vou estudar sim, mas alguns que vi eram apenas para investidor qualificado. Vc já é qualificado?

      Eu tinha entrado no XPOM11. Acho que acharam mt bom, venderam tudo e nos devolveram o dinheiro. Tem que se ligar na governança. Eu não confio muito no BTG, acho uma galera muito mafiosa.

      Excluir
    2. Bom dia! Tb tenho esse sonho, penso em fazer o mesmo em 5 anos haha, só falta a mulher, cachorro já tenho kkk...

      Sim, a maioria deles é para investidor qualificado e alguns estão se tornando para varejo geral. Parece que aqueles para o público em geral apresentam menor volatilidade na cota, vide o CPTI11 e agora o BDIF11. Acho que o XPID11 deve virar em breve. Eu sou qualificado, montei posição nesses 3 que comentei.
      Quando estava pesquisando sobre eles achei o XPOM11 e vi que havia sumido, foram os pioneiros, pena que durou pouco.
      Também tenho o pé atrás com o BTG, mas acho que pode ser preconceito mesmo.. de qualquer forma, a XP parece séria e ativa na gestão desses FIs.

      O que me atraiu nesse produtos é a semelhança com FIIs, previsibilidade de retorno com uma diversificação grande entre os ativos.. claro que tem um risco de crédito elevado, porém, vamos acreditar numa gestão ativa em casos extremos. Eu acho que eles vão bombar bastante, tendo em vista que são bem recentes.

      Excluir
  7. Frugal,

    Admiro muito sua trajetória. É um grande e inspirador exemplo para todos nós.

    Parabéns pelo resultados alcançados!

    A propósito: como você conseguiu colocar o banner retrátil no seu blog? Eu tentei, mas o código que encontrei não funcionou... Se não for pedir muito, poderia me passar por e-mail (ou comentário em meu blog) o código que deu certo para você?

    Desejo boas festas à você. Que 2022 seja um ano de muita alegria, saúde, paz, harmonia e prosperidade.

    Esse ano preparei uma retrospectiva diferente no Simplicidade e Harmonia. Confira no link abaixo:

    Retrospectiva 2021 (Parte 1) - Simplicidade e Harmonia

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana! tudo bem com vc? Olha eu não faço mais idéia de como coloquei isso, faz mts anos, mas nao foi nada de mais, foi só mexer no layout e colar o código do adsense. Será que não é por causa do seu layout? Alguns não permitem. Eu sou mt bobo aqui no blogger e não fiz nada complicado pra fazer isso. Acredito mesmo que tenha sido o seu tipo de layout que está lhe impedindo.

      Excluir
  8. Maravilha amigo, agora acho que é hora de começar a aliviar um pouco e deixar as cryptos trabalharem por você rs, espero que a gente consiga curtir mais 2022 e que sua franquia volte ao ritmo normal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg amigo, 2021 passei muito sufôco, esse ano as coisas melhoram sim, a mulher vai finalmente começar a trabalhar. A franquia estamos apostando também no digital pra ver se melhora alguma coisa, mas olha tá difícil. Se não salvar nesse primeiro semestre não sei que fim vai levar, mas estou bem tranquilo em relação a isso.

      Excluir
  9. Fala Frugal! Parabéns pelas conquistas! Quanto às dificuldades "por causa do bichinho" mas criadas por quem governa de fato não tem muito o que fazer, é lutar e se esgueirar nas brechas. Um abraço e feliz 2022!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Paul.
      Às vezes é mesmo difícil se erguer contra o Leviatã.
      Muitos negócios prosperaram na pandemia e outros caíram, quem se posicionou rápido e mudou, ou se adaptou conseguiu sobreviver, mas alguns setores como o meu foram os mais atingidos, de verdade, a pancada veio em cheio. Difícil demais. Abraço!

      Excluir
  10. Parabéns, Frugal, você certamente continua inspirando muita gente aqui na blogosfera (eu incluso).

    Bora torcer pra termos um 2022 menos dolorido.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2022 já começou com o Omicron panicando todo mundo. Só espero que o número de mortes e internados caia bastante, nosso sistema de saúde e finanças do país já estão bem castigados, a pobreza aumentou muito e pra piorar ainda tem eleição. O povo não tem paz.

      Abraço amigo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda