Um milhão de dólares.

 


Olá amigos, dessa vez é um post com boas notícias.

É incrível como uma pequena viagem de 10 dias levanta o nosso ânimo! Nada que uma praia, dias de sol, cerveja, acordar tarde sem despertador, passar o dia sem pressa alguma, sem trânsito, sem celular com smartfone (qnd viajo desligo o meu e coloco no fundo da mala). Prometi para mim mesmo que a cada semestre vou viajar 10 dias por puro lazer pelo menos, isso sem contar a viagem do fim do ano e alguns feriadões também. Passei uns dias na minha cidade e depois fui para um lugar muito famoso do nordeste. Melhor coisa no Brasil não há. Tomei açaí no café da manhã e depois uma corona geladaça com limão.

Esse mês atingi a marca que é o Santo Graal da comunidade financeira FIRE global, aos 36 anos de idade, U$1M.

Depois de várias entradas e reentradas nessa marca, agora com o câmbio a R$5,25 já estou um pouquinho acima.

Minha alocação está 90% em imóveis e esse valor representa os valores de compra. Os 10% restantes estão pulverizados em ações no BR, e ações fora do Brasil e ETFs fora. Ainda estou zerado em bitcoin. Continuo aportando no terreno que comprei e assim essa alocação vai subir mais. 

Não sei se falei aqui pq não reli o post anterior ainda, mas comprei um ap na planta na minha cidade natal, e é para ele que vou voltar a morar lá, quando entregarem, do jeito que faz anos que eu sempre quis, de frente para o mar, e num prédio digno, apartamento grande, a melhor moradia que terei na minha vida e depois de passar mais de 10 anos aqui morando na "gaiolinha", terei feito 40 anos ou 41 quando entregarem esse ap, e bate com o meu planejamento com a esposa de ter filho quando chegarmos lá ou até um pouco antes. 

Me lembro muito bem que lá pra 2013 quando comecei a trabalhar pensava: tudo que quero é juntar 2,4M de reais, investir a 1% ao mes e ganhar 24 mil reais limpinhos kkkkkk como eu era bobinho e ingênuo. Não sabia o tanto de desafios mentais, intelectuais e profissionais que teria que enfrentar e o quanto esta quantia estava longe. Realmente demorou bastante essa marca de 2,4M, e ela veio sem juros e sem renda passiva, assim como está até agora.

No mercado a bolsa brasileira está cheia de excelentes oportunidades e não vejo a hora de voltar para ela. Bancões continuam voando e minha carteira tem excelentes empresas, com muito pouca bomba ou decepção olhando todo esse prazo que entrei (pena que saí). Eu poderia estar com uns R$8 milhoes na bolsa caso nunca tivesse saído, tenho plena certeza, eu tinha muita WEG e B3SA, só essas duas teriam me dado um retorno gigantesco.

A casa que comprei num leilão por 300k, estou oferecendo ela por 550k e apareceu um cara querendo dar 450 mil mais um apartamento periférico e num bairro bem violento por 140k, não aceitei. Acho que dá pra pegar pelo menos 500k nessa casa pois o condomínio é muito bom e a casa está bonita sem nada pra fazer, apesar de ser uma casa térrea e sem muito luxo, nem piscina e nem mobília.

De um mês pra cá comecei a me sentir mais grato e satisfeito com a vida pois passei alguns meses bem pilhado de stress, trabalho, boas contas a pagar e a loja meio no limbo sem dar lucro ou prejuízo.

Como estamos num recomeço com a loja, contratei equipe nova e vamos ver o que dá, tá andando bem devagar mas está, como falei acima, ela vai exigir aporte financeiro de capital de giro por pelo menos uns três meses. Eu achava que depois do breakeven essa situação ficaria no passado, mas com a pandemia retrocedemos demais e o jeito é aportar dinheiro novo para o capital de giro ou então fechar a franquia e alugar/vender o imóvel, o que não seria de todo mal, mas eu sou teimoso e otimista e ainda vou dar mais um prazo de uns 8-9 meses para ver se a coisa pega novamente, se não pegar até março aí sim eu vejo se fecho e dou destino ao imóvel.

Sobre a marca atingida, estimo que foi uns 85% de aporte e uns 15% de rendimentos, eu fiz uma péssima alocação, saí da bolsa com tudo, montei o negócio, comprei um imóvel caro, o negócio já se pagou, restou o imóvel e vamos ver o que vai dar.

O que me deixa tranquilo e calmo nesse momento é que se eu liquidar tudo e colocar numa carteira de fiis e ações por aqui mesmo eu já teria uma boa renda, então estou me sentindo com a missão cumprida, e ainda mais vou ficar nessa cidade mais um tempo até voltar para a minha cidade natal e ficar bem de boa trabalhando bem menos e fazendo as coisas que gosto: viajar, surfar, ir na praia, velejar, estar com os amigos. Sinto-me com a missão cumprida.

O que penso para os próximos 3-4 anos é dar uma diminuída aqui no meu trabalho de uns 20% de carga horária, por mais que isso custe um bom dinheiro e cuidar mais da minha saúde física e mental. Preciso ler mais livros, ver mais filmes, dormir mais e ter mais lazer. Todos esses novos aportes dos próximos anos serão para pagar o terreno (faltam 18 prestações), o ap novo e colocar o resto na bolsa aqui e lá fora para ir fazendo a renda passiva e ter o patrimônio que precisarei quando me mudar para ficar bem tranquilo.

Não vou me aposentar 100% por que é desnecessário a meu ver, mas vou trabalhar só o suficiente para me manter ou ajudar a me manter e talvez fazer uma reserva melhor em dólar/euro lá fora e ter dinheiro para viajar pq como vcs perceberam a minha proposta é de FAT fire, se fosse pra ser uma fire magra até já poderia rolar, mas ainda estou muito novo e minha esposa bem mais nova ainda, ela não iria entender e nem aceitar, além do mais ela precisa trabalhar e ganhar o dinheiro dela para valorizar e compreender o processo, então vou me manter ativo mais uns 4-5 anos para incentivá-la também, e ensiná-la a investir o dinheiro dela com as coisas básicas imab11, ifie11, smac11, pibb11, bito39 e por aí vai.

Inflação e turbulência política vem aí pra 2021 e 2022 que é ano de campanha política, o covid vai mandar a conta pra gente pagar e o mercado vai ficar bem volátil, assim como acho que o dólar vai subir bastante daqui pro fim do ano que vem. Enfim, quem tiver dentro da bolsa do Brasil com ações e fiis se segure para não vender, pois a tempestade sempre passa e depois vem a calmaria.

Pra quem investe e gosta de renda fixa os juros vão subir e teremos cupons mais elevados, o que não é mal também. Passei pela crise da Dilma em 2015 e por ter segurado minhas ações as revendi com um bom lucro em 2017, não fiquem triste se o ibov cair esse ano e no próximo e fechar no vermelho (eu não duvido nada que isso realmente aconteça), apenas aportem e deixem os anos passarem.

Blogosfera anda bem parada, estou devendo comentários em vários posts e blogs dos amigos, mas vou cumprir, já que agora eu sei mexer no google chrome.

Grande abraço a todos!

Frugal.

Comentários

  1. Boa Frugal, essa viagem fez muito bem pra ti, deu pra ver a diferença pelo jeito da postagem, sua decisão de diminuir a carga horária e viver melhor a partir de agora é louvável, você ta muito bem, basta ter paciência e vai chegar lá, a IF ja é sua, logo ta na tua casa de frente a praia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo, agora é esperar a passagem do tempo, trabalhar mais leve e viajar mais. Acho que já fiz 90% do que deveria fazer. Abraço!!

      Excluir
  2. Hahaha confesso que até eu que não gosto muito de viajar, fiquei com vontade com essa descrição do começo do post.

    Por fim, muito bom ler sua visão sobre o futuro do Brasil, realmente a calmaria sempre vem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um efeito colateral benéfico da pandemia é que dá para viajar agora com um custo relativamente baixo , por conta necessidade do setor turístico se recuperar do grave tombo propinado pela pandemia .

      https://rasratel.blogspot.com/

      Excluir
    2. Peão, já passei por isso em 2015, depois de ter aportado quase 100% do meu dinheiro em 2013 e 2014 na bolsa. AS coisas se repetem pq o ser humano é o mesmo. De 2016 pra cá a bolsa voou. Quem não comprar mt bolsa nesse ano de 2021 e 2022 vai se arrepender amargamente a partir de 2023.

      Excluir
  3. Fico muito feliz com sua conquista! É muito bom quando um amigo da blogosfera atinge uma meta significativa assim!

    Só quero te desejar muito sucesso e que aproveite mais as viagens, descansar e relaxar. Aproveitar um pouco da liberdade que o seu patrimônio trás.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa FM, blz! Pois é, já tenho várias viagens programadas para esse ano e para o próximo, antes que o custo suba mais, mas estou bem mais em paz já. Mt coisa se dizimou na minha cabeça, a ansiedade passou. Abraço!!

      Excluir
  4. Fala, Frugal, blz?

    To conhecendo melhor hj seu blog.

    Primeiramente, parabéns pela marca... realmente impressionante.

    85% de aportes... impressionante!!! Poderia falar quais as fontes de renda? Quando vc reinveste o lucro de uma venda ou aluguel dos seus imóveis, vc considera como aporte?

    Cara, tentei entrar nessa de leilão de imóveis, eu pesquisava, conseguia identificar os bons, mas dos que eu gostava, sempre saiam por lances muito acima do meu esperado... Sei identificar, mas não sei mensurar o lance, rs.

    Passei por esse momento de estafa a pouco tempo... complicado administrar varias coisas ao mesmo tempo. Precisamos buscar o equilíbrio entro corpo mente e dinheiro.

    Parabéns pela marca mais uma vez.

    Neto Financista do Velho Barreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá NVFB, blz?

      A principal fonte foi o trabalho mesmo, o resto foi juros, reinvestimentos e dividendos. O dinheiro da empresa que tirei reinvesti e aportei novamente. O imóvel do Leilão colocaram 500k mas preferi esperar uma oferta melhor. Essa marca foi mt ajudada por ter esse blog e escrever mt coisa.

      Excluir
  5. Parabéns Frugal! Grande conquista! É muito bom ver uma pessoa que conseguiu alcançar essa marca sem ser pelos rendimentos mas principalmente pelos aportes... A questão de se manter aportando na bolsa mesmo com ela caindo diariamente é uma verdade dura de engolir, mas necessária. É especialmente difícil pois a RF voltou com força oferecendo prêmios no nível da renda variavel (acima de IPCA+4% líquido). No final o que importa é a diversificação.
    Grande abraço e boa sorte com a loja!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Frugal, excelente conquista!

    sigo acompanhando sua jornada e me inspirando.

    parabéns

    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu PI. É devagar e sempre, não tem outro jeito.
      Quem quiser ficar rico em um ano, estará enforcado em uma semana.

      Excluir
  7. Que satisfação ler o seu relato.

    É uma fonte de inspiração para mim e para todos que estamos no processo FIRE.

    A caminhada é sinuosa, mas o destino é fantástico!

    Abraços.
    Pi!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poupador, como respondi abaixo, foram 12 anos até chegar aqui.
      Mt mt mt trabalho e mt disciplina.

      Excluir
  8. Muito bom ler esse relato, é motivador!
    Parabéns pela conquista!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bi. Trabalho duro desde a metade de 2009.
      Foram 12 anos até chegar nesse milhão de dólares, mas valeu a pena.

      Excluir
  9. Parabéns pela conquista!!
    Já te acompanho a bastante tempo e sei de todo o stress que passou com funcionários, fofocas e tudo mais. Chegou a hora de comemorar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Aldo! Agora as coisas estão bem ajeitadas por lá. Essa época de calmaria é tão boa. Que bom seria se fosse sempre assim.

      Excluir
  10. Grande Frugal! Parabéns por mais esta marca que almejamos muito! Mas as batalhas continuam, vitórias vêm e vão, perseverança sempre. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Paul. De certa forma ainda tenho que recomeçar a empresa para poder passá-la para frente. É o desafio para 2022. Renascê-la será uma vitória muito importante.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Grande Frgual!

    Que baita post animado de ler, fico muito contente por você, é um merecedor!

    Parabéns pela marca e pela escolha da compra do ap na cidade natal, nosso porto seguro é e sempre será mais aconchegante...

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela conquista isso não e NADA fácil

    Att, NellBux

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela marca Frugal!

    Você é inspiração de muitos aqui,

    Abs.

    ResponderExcluir
  15. Frugal, você é um lacedemônio! Genuíno!!!

    Quando vi pela primeira vez o seu blog, devido a fotos de mulheres em posições sensuais ou até fumando, tive uma impressão de que você era uma pessoa superficial e esnobe. Que boa surpresa foi descobrir que eu estava totalmente enganada! Acabo de ler todos os seus posts (e comentários) e o registro que tenho de você agora é algo completamente diferente.

    Primeiro, gostaria de te parabenizar pela superação de tantos desafios. Imagino o quanto deve ter sido difícil passar por tudo isso na vida praticamente sozinho. O que mais me impressiona em sua jornada é como você sempre teve um feeling para o que é bom, mesmo sem orientação. Me parece que você fez as melhores escolhas por instinto, se aproximou de pessoas boas e direcionou a sua vida para a excelência. Você é um vencedor, não por ter um milhão de dólares, mas pela pessoa que se tornou. Considerando os meios recebidos, sua evolução foi estratosférica, e não me refiro apenas a recursos financeiros.

    Segundo, eu nunca tinha pensando antes em trabalhar tanto quanto você diz que trabalha, então isso me motivou a me dedicar mais nessa parte e hoje até não tenho mais considerado o trabalho como uma parte estanque da minha vida, tenho me dedicado sábado, domingo e em horários extra com prazer.

    Terceiro, é contrastante você estar neste patamar e não ter uma vida plena.
    Agradeço pelos muitos aprendizados que eu obtive aqui e desejo que aproveite a tranquilidade e bem-estar que o patrimônio já adquirido pode proporcionar a você, esposa e futuros filhos.

    Muito obrigada e um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Éllen! Mt obrigado pelas palavras.
      A personagem musa do blog é a cantora Lana del Rey, que eu gosto mt e acho bonita, coloco ela aqui só para ilustrar mesmo, vc conhece as músicas dela?

      Sobre a carga de trabalho acho que ela foi necessária para a construção da base do patrimônio sim, hj vejo que quase 50% do que ganhei foi mais a noite e no fim de semana também.

      Pois é, apesar do patrimônio ainda não tenho a vida que queria, mas isso também vai se resolver aos poucos, adequando um pouco a cada mês, diminuindo a carga horária, os compromissos, as responsabilidades, quero uma transição sem muito tumulto ou sobressalto, principalmente pq a vida que eu quero envolve mudar de cidade ou até de país, vamos ver as diversas variáveis.

      Vc só vai gostar do seu trabalho, ou de estudar mais e se qualificar mais se vir um propósito maior do que isso, entenda que uma grande carga de trabalho, estudo e qualificação podem ser uma catapulta pra lhe lançar para um lugar muito melhor, é assim que eu vejo.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Eu já tinha ouvido falar nela, mas não a conhecia nem as músicas. À medida que li suas postagens, entendi do que se tratava. Desculpe minha ignorância, é que eu gosto muito de música clássica, então quase não conheço outros estilos. Tudo de bom pra ti Frugal, você merece!!!

      Excluir
  16. Tudo graças ao Sr. Anderson por ajudar com meus lucros e tornar possível minha quinta retirada. Estou aqui para compartilhar uma incrível oportunidade de mudança de vida com você. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Eu sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio E também ele pode te ajudar a recuperar seu bitcoin perdido. Se alguém estiver interessado em negociar bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, notifique o Sr. Anderson agora.Whatsapp: (+447883246472)
    E-mail: tdameritrade077@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade