A chegada ao quinto milhão de reais.

 


A vida é feita de perdas e ganhos.

Não necessariamente você passa uma época ganhando, e outra época perdendo, você pode ganhar e perder todos os dias, e é assim que acontece na realidade.

No dia 05/11 postei sobre a minha chegada ao quarto milhão de reais. Hoje, 56  semanas depois eu faço um post de atualização adicionando outro milhão na conta, o que mostra que esses últimos 12 meses foram os melhores da minha vida financeira, com um milhão líquido adicionado ao meu patrimônio pessoal. Dessa semana, uns 260k vieram da empresa, e outros 750k do meu trabalho e dos juros dos investimentos (mas muito pouco mesmo). O post você pode ver clicando aqui, é bem extenso, precisa ter calma, tempo e disposição para ler: https://frugalsimples.blogspot.com/2019/11/a-chegada-ao-quarto-milhao-de-reais-ou.html?showComment=1572950376714

Uma coisa que me afligia por muito tempo e que não me aflige mais é o fato de eu ainda não ter uma boa renda passiva (pelo menos uns 15k), mas isso é compensando pelo fato de eu não pagar aluguel onde moro e de ter a renda da loja.

Eu tive um bom aumento na minha profissão esse ano, após mais de cinco anos sem aumento algum, ou com um aumento muito pífio. Esse simples aumento está me adicionando 10k líquido de renda mensal.

Sei que não sou parâmetro pra muitos dos meus leitores. A minha carga horária é insana, eu trabalho mais de 100h por semana e também trabalho no fim de semana.

Todos os prejuízos da vida eu compenso com mais trabalho.

Com a pandemia eu mantive a carga, mas o trabalho ficou mais pesado e estressante. As viagens foram todas canceladas, o que me gerou muita economia, mais trabalho e renda, e é claro, mais stress. Nada é de graça.

Continuo aportando em imóveis, e ainda estou pagando uma prestação muito pesada de um grande terreno que comprei na minha cidade, e ainda faltam pelo menos 24 prestações, o que me faz continuar trabalhando forte até parar de pagar.

Meu patrimônio hoje está 76% em imóveis, incluindo a loja, meu ap, uns 3-4 terrenos e UMA CASA que comprei há uns dois meses de venda direta do banco num condomínio fechado aqui na cidade que moro. Essa compra vai ter um post específico assim que eu registrar ela no meu nome no cartório, se der tudo certo.

A princípio essa casa vale entre 450-500k e paguei 300k pela venda direta do banco, ainda falta pagar a papelada de cartório, impostos e os gastos para retirar a pessoa que está morando de dentro. Sei que foi muito arriscado, mas isso pode me render uns 150-200k de lucro numa venda, ou uns 3,4-4k de aluguel bruto mensal, o que não seria nada mal - Só um terreno nesse condomínio custa entre 130-180k.

Essa é a primeira vez que faço isso e não tenho a menor idéia de como vai terminar. Paguei 100k na entrada da casa e o resto tive que pagar em 3 meses parcelado no banco - eles não aceitam financiamento, tem que pagar logo - e acabei fazendo um empréstimo com um irmão meu a 1% a.m que ele pegou da CEF por ser funça, nada mal, mas quero logo pagar esses 200k que estão na pendura parcelados.

O andamento da loja está indo de mal a pior com o lucro caindo mês a mês e espero que a partir de Janeiro/2021 a coisa mude de figura. As pessoas tem que voltar a viver e consumir, e minha equipe precisa melhorar bastante, tanto na venda qnt na manutenção dos clientes. O pior é no fim do ano pagar décimo terceiro e férias pra muita gente. Vai desabar o lucro.

Passei os últimos seis meses visitando muitos aps, lotes, casas e etc. Eu estava querendo muito me mudar para um lugar melhor. Estava insuportável morar na gaiolinha (meu ap) e quase fechei um negócio numa casa de condomínio com permuta, mas na última hora o dono da casa quis diminuir 50k do meu ap - de 350 pra 300k, o orgulho bateu forte e eu fiquei irado, não aceitei essa afronta, principalmente por duas coisas: 1 - eu não queria sair no prejuízo, 2 - não quis baixar o preço da casa dele. Então ele que procure comprador que aceite.

Meu ap apesar de ser pequeno é muito bem cuidado e tudo está como novo, modulados, eletrodomésticos, box, espelhos, vidros, redes, tudo, está um brinco, além disso gastei 15k nele nesses últimos dois anos que nem coloquei nessa conta aí, e consigo alugar ele por 2k muito facilmente, então achei melhor não me desfazer dele (embora tenha tido um pouco de emocional aqui).

Então assim, tenham cuidado ao negociar certas coisas e tentar baixar muito o preço delas, na teoria é lindo, mas na prática nem todo mundo tá desesperado ou passando fome para entregar um imóvel bom, bem localizado, com alta liquidez a preço de banana. O aluguel de 2k já me satisfaz bastante, então não venderia por 300k nunca, é no mínimo 350k, e se chiarem muito é 365k.

Passei um bom tempo sem postar nada aqui no blog, não sei ao certo por que, queria falar algo legal, mas estava muito sem graça, deu um branco, ou eu estava cansado, ou sempre com sono. Também peguei uma gripe (não-covid) que me derrubou uns dias, e sinto que estava em falta aqui com a blogosfera. Li alguns blogs mas mal comentei, tenho que tirar uma tarde pra isso.

Aqui na cidade a pandemia fez um bom imobiliário em lotes e casas de condomínio, assim como no preço do material de construção, tudo subiu. Eu consegui comprar um lote num bom condomínio, por 200k, mesmo preço de 10 anos atrás. Penso em fazer uma casa nele ano que vem para me mudar ou para revender, vamos ver dependendo do custo da obra e do mercado eu penso no que posso fazer.

O racional dessa compra é juros baixos para o "construção da CEF" e a possibilidade de ganhar pelo menos uns 200k líquidos com a venda da casa quando ela tiver feita, ou ainda, ir morar nela por um tempo, e quando voltar pra minha cidade vender ela e comprar um apartamento na rua que eu quero, que custa ali entre 1-1,5 milhão.

Então assim, cheguei ao quinto milhão e tenho uma dívida de 400k pra saldar (casa e terreno). Espero saldar isso tudo até  Março/2021 e ver como será o ano novo. Sigo trabalhando forte, estudando muito pouco, lendo e escrevendo pouco. Meu refúgio está sendo músicas, podcasts e youtube/netflix.

Meu próximo objetivo de curto prazo é concluir 2021 com R$ 6 milhões em patrimônio, basicamente manter esse ganho de 1 milhão em 12 meses. Alocação em imóveis seguirá forte. Já perdi o bonde do SP500, do dólar, do ouro, do bitcoin e etc. Bovespa capengando e sem pagar dividendos que prestem, nada que eu não esteja acostumado.

Essa bolsa brasileira cansa, o R$ Real cansa, o governo e o povo brasileiro cansam (péssimos resultados das eleições pra prefeitos e vereadores) - onde moro só se elegeu lixo e no geral pelo que vi, foi assim em todo canto.

Minha próxima viagem que era o carnaval 2021 já foi cancelada devido ao vírus chinês, bacana demais.

Um grande abraço a todos.
Frugal.

Comentários

  1. Parece que você ta meio sem paciência pelo post Frugal, calma amigo, se você com 5 milha de patrimonio ficar assim imagina eu que tenho nem 10% disso, logo você consegue comprar tudo que quer talvez sem nem precisar vender nada, voce ganha bem e 2021 vai ser um bom ano pra retomada do comercio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Marco blz?

      Pois é, a gente se engana que patrimônio traz felicidade, mas não é bem assim, as responsabilidades permanecem ou vão aumentando, são muitas incertezas em jogo, e quanto mais incertezas, mais stress adicionado. Hj em dia meu stress é só dar conta da folha de pagamento da loja + os impostos, e agora pagar esses terrenos e imóveis que estou na pendura. Depois disso acho que melhora bastante. Também tem mt coisa pendente que o pessoal fica me devendo (documentos, serviços, dinheiro) e é estressante esperar a boa vontade do pessoal cumprir o prometido. Vou contar isso num próximo post. Os serviços aqui são mt ruins, qualquer marceneiro, pedreiro, eletricista e etc são horríveis de contratar e fazer o serviço direito e bem feito.

      A loja tá cheia de goteira novamente, lâmpadas de led queimando, letreiro de neon queimado, mt chuva, funcionário colocando atestado, folha do décimo terceiro, rescisão... aí as coisas vão se somando, tem dias que parece que apenas eu devo a todo mundo e ninguém me deve, e não é pra ser assim, pq a minha parte eu sempre quero cumprir com eficiência e rapidez, e quando são as outras pessoas, apenas fogem.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Moro em Goiânia e aqui é assim também, esses prestadores de serviços marceneiro, pedreiro, eletricista são muito muito ruins, demos sorte que na última reforma da casa acertamos no pedreiro(era bom mas era caro também) e o eletricista não deu tanto trabalho, porém os marceneiros nunca acertei um, todos que contratei até hoje passaram raiva.

      Excluir
    3. Frugal, 100h/ semana é muita coisa! Eu trabalho 60h/semana e estou bem estafada, nem consigo imaginar trabalhar 40h a mais!
      Vc falou que dinheiro não traz felicidade, realmente não traz, mas traz uma paz de espirito que nem sei explicar! Esse ano consegui meu primeiro milhão, só penso que nunca mais na vida vou morrer de fome, que com esse dinheiro, posso ficar desempregada para o resto da vida que mesmo assim não passarei fome, estou em 1/5 da meta, ainda serão alguns anos, mas trabalhar com esse pensamento que traz muita tranquilidade

      Excluir
  2. "Essa bolsa brasileira cansa, o R$ Real cansa, o governo e o povo brasileiro cansam (péssimos resultados das eleições pra prefeitos e vereadores) - onde moro só se elegeu lixo e no geral pelo que vi, foi assim em todo canto."

    Resumiu bem meu sentimento, vontade de colocar essa sua frase na parede da minha sala!rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Sr. IF! Escutei seu último podcast, bacana demais! Continue postando mais, acho que vc desopila um pouco qnd posta. Aproveita e posta tb umas fotos das praias e dos campings, acho que o pessoal tem curiosidade de conhecer. Lá em garopaba tem um camping mt bacana de frente pro mar, vc já viu? Talvez seria legal se vc descesse de carro pra lá, é bem selvagem e natural, parece as praias de Portugal, e é bem seguro.

      Sobre o câmbio: acho que o Real apanhou demais, acho que vamos subir um pouco na frente do dólar nos próximos meses. Abração!!

      Excluir
    2. Nao seria o caso de começar a investir no exterior e gerar renda em dolar?? Quem sabe viver a aposentadoria nos USA ou Portugal?? Brasil não muda nao... será sempre assim... quiçá daqui pra pior...

      Excluir
  3. Parabéns pelo quinto milhão =)

    Dá pra ver a falta de animo e de paciência num texto escrito sem muita emoção, não seria melhor você cogitar um final de semana pra desestrassar ou coisa do tipo, uma mini viagem pra um sítio? Trabalho e dinheiro não é tudo =]

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Programei viagem pra fevereiro e abril já. É que esse ano foi mt atípico mesmo. O cansaço normal já era meio alto e a pandemia veio para piorar bastante o cenário por vários motivos ruins, inclusive morte de parentes de amigos e amigos.

      Esses textos servem para mostrar que não é só flores também. Procuro evitar escrever cansado, mas tem épocas que isso nem existe. Um abraço!

      Excluir
  4. Frugal,

    Agora que você chegou aos 5kk, não seria talvez o momento de desacelerar um pouco?
    Sua rotina de mais de 100 horas semanais mais o fato de o trabalho ter se tornado mais árduo e estressante não seriam um bom motivo para isso?Não seria o momento de buscar um pouco de qualidade de vida?

    Pensei nisso ao ler seu post, que me deu a impressão de uma vida bem corrida. Mas que no seu caso, não precisaria mais ser tão corrida assim.

    De qualquer forma, parabéns pelos resultados alcançados, pois esse grande feito não é para qualquer um.

    Um bom final de semana!
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana! Legal ver vc aqui!
      Olha, tenho plena consciência disso, tanto é que quero me mudar pra um lugar maior e melhor, com mais natureza, espaço e lazer, já até comecei a ir na academia de vez em quando.

      O chato foi que assumi esses compromissos e agora tenho que honrar, eu fico muito estressado quando estou devendo e quando sei que o prazo pra pagar vai ser grande, daí não sossego, tenho que trabalhar nisso ainda, e tem as coisas que falei no comentário acima pro Escola para Investidores, mas vou sossegar sim.

      Já descobrir que vou ficar sem Natal e Reveillon esse ano pq a festa de reveiilon que eu ia com meus amigos na praia foi cancelada, só uma parte deles vai e a outra desistiu. Agora só viajo no carnaval. =(

      E vc? Como foi em 2020? Tô devendo uma visita no seu blog. Passo lá hj mais tarde.

      Excluir
    2. Frugal,

      Bom saber que seus planos futuros já estão bem delineados no sentido de ter mais tempo livre para você!

      Apesar de tudo, 2020 foi um ano relativamente bom para mim.

      Aguardo sua visita em meu blog!

      Boa semana!
      Simplicidade e Harmonia

      Excluir
  5. Grande Frugal!

    Patabéns pela espetacular marca que você atingiu. Assim como outros colegas aí em cima citaram, é muito nítido no seu texto o quanto você está saturado, de saco cheio talvez. Já li seu blog inteiro e a sua história é incrível, não esqueça o enorme contraste que existe entre "de onde você veio" versus onde você está. Com certeza está faltando aí pra você uma desacelerada, um tempo pra esvaziar a cabeça e curtir um pouco o resultado de tanto trabalho.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade amigo, eu estou com vários projetos legais para implementar nos próximos anos, pequenas mudanças e muito mais momentos de lazer. Só preciso fechar 2020, 2021 e esse vírus sumir logo pro mundo poder andar novamente. Minha esposa tb está na pós dela e anda bem estressada com TCC, pesquisa e trabalho, ela acaba no fim de 2021, e aí seremos um pouco mais livres.

      Um abraço!

      Um abraço!

      Excluir
  6. Obrigado pelos comentários amigos.

    Eu estava com um pouco de sono na hora que fiz o texto, nem percebi que estava tão cansado assim, só pensei que se eu não escrevesse ontem quando tive um lapso de vontade repentina, eu iria demorar mais semanas para escrever, então foi com sono mesmo. kkkkk

    Está tudo bem na medida do possível, tenho consciência que preciso de lazer, e que pra mim se resumia mais a viagens, mas como foi tudo cancelado vou ter que arrumar algo pra fazer por aqui mesmo, apesar das limitações. Ano que vem vai ser bem mais light e já tenho algumas coisas legais programadas.

    Obg a todos pela preocupação.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu já ficaria satisfeito com 20% desse patrimônio.

    Creio que por trás desses 5 milhões há muito trabalho exaustivo e estresse, já seria bom pensar em desacelerar e cuidar mais da saúde, de repente você pode ter um ataque cardíaco / AVC e ficar totalmente inválido, e a invalidez chega a ser pior do que a própria morte.

    https://umpobrelascado.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é amigo, tudo tem custo.

      Mt gente acha que é fácil, mas tem mt sangue, suor, lágrimas e noites perdidas de sono pra chegar aqui. O equilíbrio é vital. Eu estava me garantindo na minha idade que é pouca, mas pelos próximos 5 anos nem terei mais uma idade que se possa fazer mt extravagância, então já comecei a me cuidar mais esse ano.

      Um abraço!

      Excluir
  8. Oi Frugal, trabalha 100 horas por semana? Rapaz, como você consegue fazer isso? Você comentou nos posts anteriores que casou recentemente, cuidado para o excesso do trabalho não prejudicar seu casamento. Já fui workaholic, trabalhava cerca de 80 horas semanais e isso arruinou meu casamento, não só pelo tempo que ficava no trabalho (e trazia mais trabalho pra casa), mas por causa do meu estresse. Estresse, mau-humor e depois veio a depressão, então todo cuidado é pouco, tente criar pequenas válvulas de escape para aliviar a tensão, faça viagens de bate e volta, mesmo que seja só de fim-de-semana. Cuide-se. Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yuka, legal ver vc aqui!

      Pois é, vc está certa, a pior fase já passou, passamos uns maus momentos aqui não só por causa de mim mas tb por causa dela, era muita indefinição pra tudo que é lado, mas agora melhoramos muito.

      As 100h é pq tem os plantões noturnos e aí cada um é 12h, se tem 3 noturnos na semana já somam 36h.

      Essas viagens foram canceladas todas devido ao vírus, mas ano que vem espero que possamos retornar, não vejo a hora do mundo voltar ao normal, não dá mais pra ficar assim.

      Um abraço e Feliz Natal para toda a família!!

      Excluir
  9. Frugal, venha para o lado negro da força. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse comentário resume bem o que todos os seus leitores desejam para você! rs 100h por semana é muito estressante!

      Excluir
  10. Frugal, mestre, sempre que vejo seu estilo de vida, gerenciando serviço, empresa, empreendimentos, 100horas... Cara tu é inspiração demais! Parabéns pelas 5 milhas conquistadas, um baita de um patrimônio hein! Vá devagar agora, cuide da saúde, de quem está ao seu redor, você merece um descanso... Só não pare de escrever aqui, você faz a diferença pra muitos!

    ResponderExcluir
  11. eu gosto de ler teu blog pois vejo que trabalho pouco e que dá pra melhorar!!! bora garrar!!!
    parabéns pelo excelente blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. trabalho das 7h às 23h all day pra ganhar 6k e to feliz da vida!!! Espero um dia conseguir alcançar o seu patamar (estou com 24 anos) ninguém morre por trabalhar demais, bora meter o pau

      Excluir
    2. Olá Fletop, com certeza!
      Aos 24 anos eu estava terminando a faculdade e não ganhava nada. Depois dos 24-27 eu ganhava uns 4-6k por mês, trabalhando muito muito, É assim mesmo, tudo começa com mt carga horária e pouco dinheiro. Depois vc dá um jeito de ser mais produtivo e remunerar mais a sua hora. Nessa época da vida que vc está, continue estudando também, faça cursos, se especialize, adquira habilidades, não gaste muito com balada e nem beba todo fds, o principal é não fazer filhos e dívidas grandes nessa época ae (comprar imóvel ou comprar carro caro). Mantenha seu custo de vida baixo, gaste pouco, trabalhe muito e aprenda muito. Dos 24-34 passa voando e tudo que vc aprender aí, juntar e trabalhar, vai mudar todo o restante da sua vida, é uma época muito boa mesmo, tenho saudades. Já fiz 35 em 2020.

      Feliz Natal e abraço!

      Excluir
  12. Oi frugal! Qie saudade dos seus posts! Esse ano ta todo mundo irritado/stressado. Esse vírus ferrou os planos de todo mundo.
    Estive relendo seus posts e fiquei muito feliz em ver mais um.
    Meus parabéns por mais esta marca meu caro!
    Lil@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lila!
      Já até melhorei um pouco. kkkk

      Espero que tenhas superado bem esse 2020 nefasto.

      Feliz Natal e um abraço!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Frugal, meu caro.

    Acompanho seu blog ha um tempo mas diante dos seus ultimos posts fiquei intrigado e resolvi ler desde o começo...

    A pergunta que nao quer calar e se puder responder é: O QUE TE MOTIVOU A ABRIR UMA FRANQUIA??

    Gostaria de saber o que você pensou... pq tendo um emprego bom e um patrimônio considerável investido, eh só questão de tempo... a jornada vai diminuindo proporcionalmente quando os rendimentos passivos vão aumentado... quem não nasce rico ou herda patrimônio tem que ter PACIÊNCIA...

    Franquia quando dá certo é um otimo negocio... e como todo negocio, para ter sucesso, precisa vestir a camisa e entrar de cabeça... Acredito que ter uma franquia como "atividade paralela" ou "bico" é dor de cabeça na certa!

    Vou além... o modelo de franquia, tb precisa ser diversificado, ou seja... precisa ter 4... 5 franquias em vários setores para diluir o risco... como qualquer negócio no Brasil...

    Vai com calma... o mais dificil vc já conquistou... tome cuidado com a "grama do vizinho"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo, essa pergunta eu já respondi ao longo dos posts, o processo de tomada de decisão é mt mais subconsciente do que consciente, mas no geral eu quis diversificar a minha fonte de renda, queria na época trabalhar menos na minha área pq estava pagando mal, dando muito calote e atrasando mt, tinha lembrancas de umas 2-3 demissões na minha vida, achei um imóvel bom num bairro bom que com uma reforma iria melhorar ainda mais, a franquia tinha tudo pra ser bem lucrativa pois seria a primeira aqui na cidade que eu moro, e minha esposa na época estava numa imensa indefinição profissional e eu achei que ele poderia tocar a franquia como alternativa de trabalho para ela, e para mim também. Felizmente ela se achou (fora da loja) e logo logo estará colhendo bons rendimentos.

      Claro que tudo isso pode ser reavaliado e repensado com o passar dos anos. Não sei se vou ter essa loja a vida toda, talvez eu a repasse nos próximos ano e fique apenas alugando o imóvel, vamos ver. Era outra época, 2017, parece que faz pouco tempo, mas na real já aconteceu muita coisa de lá pra cá, inclusive o meu aumento de patrimônio já me deixou mais tranquilo, embora a renda passiva não esteja alta.

      Excluir
  15. Feliz pelo sucesso alcançado, mas preocupada com seu cansaço, cuidado com o burnout.
    Sua mente não para, a impressão que tenho é que está sempre planejando um milhão de coisas ao mesmo tempo - o que é muito bom! - desde que não se estresse demais.
    Espero que logo você encontre o equilíbrio e possa descansar um pouco :)

    ResponderExcluir
  16. Fala Frugal! Vc tá bem puto pelo que vi neste post kkkkkk... Tem horas que temos que ter paciência pra fazer as coisas, não tem como abraçar o mundo nem ser o Naruto prar fazer um punhado de clone pra fazer tudo.

    Muito bom que vc dá valor às suas coisas, o cara fez essa estratégia pra ver se vc estava desesperado pra vender. Você tem um patrimônio legal, não fique nessa fissura, nessa ganância louca de subir mais e mais, faça no seu ritmo sem pisar nas pessoas.

    E agradeço pela blackpill citada: "Essa bolsa brasileira cansa, o R$ Real cansa, o governo e o povo brasileiro cansam (péssimos resultados das eleições pra prefeitos e vereadores) - onde moro só se elegeu lixo e no geral pelo que vi, foi assim em todo canto."
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paul!

      Realmente eu não vendi, fiz uma pequena reforma e acho que vou ficar aqui mais um bom tempo. Acho que a minha preocupação em subir mt o patrimônio tem mais a ver em voltar a morar na minha cidade ou então ir pra Europa, só não quero ficar aqui pra sempre.

      Abraço!

      Excluir
  17. Respostas
    1. Muita gente já perguntou isso Beta.

      Apesar de ser ou não ser, muitas profissões na saúde ganham a mesma coisa e existe mt variação salarial mesmo entre os médicos, assim como existe entre advogados e engenheiros.
      Ser médico ou não, não explicaria a questão toda e nem seria o diferencial de nada.

      Vejo médicos 30 anos mais velhos que eu, totalmente endividados e sem patrimônio algum, e isso pq trabalharam na época dourada. Abraço!

      Excluir
  18. Eu gosto de invetir fora do pais. Sou day trade e ganho bem. meu amigo faz analise e recomendo a todos

    https://brfenix.blogspot.com

    https://www.youtube.com/channel/UCsd1V2-hhhF_oLw2kF1tlmg

    ResponderExcluir
  19. Fala Frugal... e aquele registro no post anterior de que iria ter "zero em imóveis"? (o que motivou a mudança do seu racional amigo?) Abcs ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único que eu vou ter mesmo vai ser o que eu vou morar, o resto pretendo vender e investir, foi isso o que eu quis dizer. abraço!

      Excluir
  20. Tudo graças ao Sr. Anderson por ajudar com meus lucros e tornar possível minha quinta retirada. Estou aqui para compartilhar uma incrível oportunidade de mudança de vida com você. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Eu sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio E também ele pode te ajudar a recuperar seu bitcoin perdido. Se alguém estiver interessado em negociar bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, notifique o Sr. Anderson agora.Whatsapp: (+447883246472)
    E-mail: tdameritrade077@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade