Que ano meus amigos, que ano!

 



Olá pessoal, desculpem pelo longo hiato sem postagens novas no blog. Eu não sei nem o que falar, estou letárgico para muita coisa, parece que virei passageiro do trem da vida.

Já aconteceu muita coisa esse ano e tá difícil demais. Tive muitos revezes positivos e muitos negativos na minha vida, sendo que o balanço pode estar neutro ou levemente negativo, mas de qualquer forma minha energia e força vital está totalmente drenada.

Eu evito escrever posts aqui quando estou cansado, triste ou sobrecarregado, para não passar uma energia negativa para vocês, que vêm aqui para ler e tentar aprender sobre alguma coisa, mas eu estaria sendo mentiroso e omitindo muita coisa se só mostrasse flores, o blog deve ser fiel à minha realidade, e o caso, evidenciado pelo hiato, é que estou meio sem graça com toda a situação, por muita coisa, mas tem coisa boa também, quem sabe o tempo resolva.

Desde o advento do vírus chinês em 2020, a loja fechou em Março, reabrimos em Julho, mas os resultados estão sendo pífios, ainda não amargamos prejuízos, mas o lucro vem decaindo e o esplendor da operação e do lucro parece ter ficado no passado, e o que é pior, comprei um terreno com prestação de 20k contando com esse lucro para ajudar a pagar, e o lucro não veio, resultado que estou pagando o terreno com o dinheiro do meu trabalho (claro que eu sabia que isso poderia acontecer, mas calculei muito longe a probabilidade e caí exatamente nela).

Eu não vou deixar de pagar, mas essa prestação comprometeu de morte os meus aportes na bolsa, e isso me deixa meio puto porque não estou gerando caixa algum, e o potencial de crescimento do preço do terreno não é tão grande quanto na bolsa. Essa é uma das coisas que está me deixando chateado. E muito. Ainda faltam 30 prestações. Ou seja, quase mais três anos trabalhando duro para pagar um passivo. Eu não sei onde estava com a cabeça quando comprei isso.

Outra coisa que me abateu foi uma autuação da Receita Federal na minha empresa de prestação de serviços em saúde. Os canalhas da receita colocaram uma multa altíssima pra gente resolver, e apesar de recorrermos administrativamente, a coisa é muito grande, não vamos ganhar dentro da Receita, talvez no CARF, mas a luta é cara e drena recursos e stress.

A empresa não estava ilegal e nem sonegando imposto algum, mas a receita questiona a estratégia tributária, que é válida e legal e quer praticamente nos taxar como PF, o que é uma puta sacanagem. Essa perseguição aos profissionais liberais, do jeito que está, vai acabar com qualquer escritório de advocacia, arquitetura e por aí vai, pelo questionamento da distribuição dos lucros entre os sócios (no nosso caso a RF diz que simplesmente a gente tá burlando o sistema como PJ e recebendo como PF, mas não é o caso, enfim, eles dizem qualquer coisa, e você que se resolva para receber, resolver e pagar a multa).

Como a multa foi astronômica (minha parte deu exatamente dois anos do meu trabalho líquido), é como se eu tivesse jogado dois anos no lixo, se eu for pagar essa multa, esse foi um golpe muito, muito duro e desonesto da RF, por outro lado, se a gente ganha, quem paga o nosso stress com toda essa situação?

E ainda tem gente que pergunta pq muita gente odeia o Brasil. Legal pra quem é funcionário público concursado e ganha muito bem, nunca vai receber uma cartinha da receita federal com multa, mas e para o resto das pessoas e PJ que lutam todo dia para fazer dinheiro? É um bom país? Aquele que persegue quem produz e resolve os problemas da sociedade? Um país que não deixa e nem permite nem que vc tenha uma estrutura legal para trabalhar e prestar serviços? Que pode ser questionada a qualquer hora mesmo estando dentro da lei?

Pois é vamos lá, o problema do vírus chinês ainda persiste. O clima no trabalho está péssimo devido a muitas pessoas neuróticas e algumas mortes de parentes de colegas de trabalho, alguns amigos dos amigos, e até familiares distantes, enfim, a morte rondando e de vez em quando alguém adoecendo e se afastando do trabalho, portanto mais um puta problemão que insiste em não acabar tão cedo, e nem conto com vacina nem nada. Quem tiver esperando por vacina pra viver novamente é muito ingênuo.

Outra coisa, comecei a fazer um trabalho solo em uma unidade privada, após 04 meses de um trabalho que não gostei e era o meu pior dia na semana, vieram descontos e calotes misteriosos. Estou no prejuízo e provavelmente vou na Justiça.

Aliado a tudo isso, estou longe da minha cidade natal, num ambiente inóspito para mim e já estou aqui há 7 anos, é cansativo, não é fácil ganhar a vida longe da cidade natal, mesmo estando no mesmo país, não é a mesma coisa. Qualidade de vida minha aqui é quase zero e é muito difícil melhorar, pois a cidade oferece muito pouco, pra piorar, meu único momento de lazer, que eram as viagens, foram tudo pro saco esse ano, por isso o meu stress aumentou bastante. Esse ano pra mim tá só trabalho e stress. Não tenho nem como relaxar aqui.

Problemas não faltam, enumerados pelo visto. Sei que tá sendo difícil para todo mundo esse ano, mas para quem trabalha na saúde está sendo algumas vezes pior, podem acreditar, pois ficamos frente a frente literalmente com os doentes por covid, então isso estressa bastante a equipe.

Resumindo: vírus chinês, loja fechada, trabalho piorado, multa da receita, renda caindo, prestação alta para pagar.

E os investimentos? Bovespa andando de lado ou caindo, dividendos pífios.
Minha carteira se salvou um pouco pelos stocks e etfs lá fora.

MAAAAAS

Apesar de tudo isso, estou trabalhando muito e ganhando um pouco melhor. Tivemos alguns reajustes no setor público e privado que vão me ajudar um pouco.
Tive que trocar de carro pq o meu estava bebendo demais e eu estava meio puto com isso, 7km/litro não dá. Agora peguei um que faz mais de 15. Gastei 20k nessa troca, mas agora quero ficar com ele muitos anos para diluir esse gasto.

2020 está sendo um ano muito difícil, mas foi o ano que mais aportei na minha vida, e ainda me faltam seis meses de ganhos para aportar, se tudo der certo, vou fechar 2020 com patrimônio de 5M ou perto disso, o que seria incrível, mas eu quero mesmo é que a loja continue o resto do ano sem dar prejuízo.




Essa barra cinza em 2017 e 2018 considero o investimento na franquia. Imóveis estão fora dessa conta. Será que finalmente os juros compostos estão mostrando a cara? Ainda é cedo para dizer. Quase tudo que aportei de 2013-2016 foi vendido para a compra do imóvel, então essas 4 primeiras barras sumiram na realidade, ficaram aí para um registro histórico.

Hoje quase 78% do meu patrimônio está em imóveis. Só mais uns bons mais 5 anos de aportes para diluir isso aí, ou venda de algum. Eu preferiria transformar tudo isso em fluxo de caixa, dividendos e proventos de fiis, errei na estratégia que me deixaria confortável hoje, mas isso é um tema para um post inteiro que já pensei várias vezes em fazer.

Bem, agora estou refém da prestação do terreno e também da multa da RF (que estou provisionando o dinheiro até ser resolvido administrativamente, ou no CARF ou na Justiça) o que pode demorar literalmente décadas, enquanto isso vou colocando 6k mensal numa RF para o caso de ter que realmente pagar a multa. Caso eu não seja multado, vou ficar no prejuízo de carregar esse valor na RF por todos esses anos (mt mt mt obrigado RF e república do Brasil) vocês são demais, demais, eu amo vocês e amo trabalhar aqui para azeitar o sistema, resolver os problemas e ser multado na canalhice da máfia estatal.

É isso amigos, os planos da IF sendo adiados agora com gosto, pode colocar mais 4-5 anos aí na conta da escravidão (se der tudo certo).

Caso queiram me mandar email frugalsimple@gmail.com (é sem o S mesmo). 
Respondi hoje todos os que estavam lá.

Estou criando coragem para fazer a contabilidade da loja que não fiz por pura preguiça de Março para cá. Isso é pra não me desanimar pois sei que está vindo muito ruim. Estou mais uma vez me escondendo da planilha do excel. É a vida.

Grande abraço a todos,
Frugal.

Comentários

  1. Welcome back Frugal! Muito bom saber que está vivo e bem de saúde! Eu sou FP e também autonomo, só não tenho empresa ainda de serviços porque não posso pelas regras da 8112, estou esperando mudar para o concurso municipal que passei pois ai poderei ter empresa e sair dos 27.5% do carne leão, espero que não de esse azar da RFB querer o meu sangue, logo voce resolve isso, poem na mão do melhor advogado e bola pra frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MArco!!
      Poxa vc nao pode nem abrir um MEI? Ou no nome da sua esposa ou de algum familiar? Conheço mt gente que tá fazendo isso.

      A RF espera o sujeito juntar algum dinheiro para cobrar tudo com atraso, juros, correção e multa. Ela não mata o bezerro novinho, ela espera ele comer, crescer e depois que vira um boi ela vai pro abate.

      Poderiam ter dito logo no primeiro ano que a coisa estava errada, mas nunca fariam isso, pra poder cobrar mais.

      Um abraço!!

      Excluir
    2. Sou solteirão e 24 anos ainda, sem esposa e familiar eu fico fora desse rolo, se fosse abrir seria no nome do meu irmão mas mesmo assim acho tenso. Minha mae é FP, meu pai é mais enrolado que papel higienico hahha.

      Excluir
  2. Força Frugal? A tormenta vai passar. sempre passa. Outras virão, mas assim é a vida. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg amigo! É muita respirada funda ao longo dos dias e muita soprada de ar.

      Que ano difícil e canalha esse 2020!!

      Abraço e bom fds!

      Excluir
  3. Olá Frugal!

    É, este ano não está sendo fácil para ninguém, especialmente para vocês da saúde. Desejo muita força, sabedoria e paciência Frugal!

    Eu entretanto, não posso reclamar muito deste ano não. Onde trabalho está se saindo bem e meus investimentos e trades estão indo muito bem também.

    Abraço e boa sorte ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inglês, bacana ver você por aqui!
      Que bom que não tá difícil para todo mundo! kkkkk
      Acho que o pior já passou pro estado que eu moro.

      Abraço! bom fds!

      Excluir
  4. Cara que loucura essas situações que você relatou! 5mlhões na conta e tantos problemas relacionados a dinheiro assim. Toda vez que vejo esse tipo de situação, mais acredito na filosofia Bastter de sempre priorizar a Paz, não fazer dividas, poupar, praticar esportes, trabalhar melhor e cuidar da familia.

    Quando a gente foge disso, quer fazer rolo, se mete em divida, as dores de cabeça são imensas!

    Deus abençoe você e sua familia para que as coisas melhorem para vocês Frugal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa amigo, tou meio sumido mas estou voltando!
      É como o Mille falou um dia "Quanto mais o tempo passa, mais se ganha, mais se gasta, mais se investe, e maiores são os problemas".

      Hoje em dia eu sou uma pessoa que aprendeu melhor a calcular os riscos e embora as despesas tenham subido bastante, se eu liquidasse meu patrimônio financeiro hoje ficaria no zero a zero. O que estressa é o fluxo de caixa mensal que tem que bater certinho, senão eu vou ter que vender algo para pagar as contas.

      Realmente é muita preocupação e pouca paz, mas eu imagino que vou fazer isso apenas nessa fase de capitalização e que daqui a uns 4-5 anos eu posso liquidar alguns imóveis, colocar em ações ou fiis e ficar mais tranquilo.

      Até o final do ano as coisas vão melhorar sim, assim espero.
      Um abraço!

      Excluir
  5. Frugal, não daria pra pagar a multa antecipada e depois cobrar a repetição do indébito (em dobro) na justiça? Conversa com algum advogado tributarista sobre isso. (Se é que vc já não fez...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon, ainda não chegou a multa efetivamente em si, o que chegou foi uma autuação, a gente vai recorrer na esfera administrativa, se perder dentro da Receita vai pro COAF, se perder no COAF vamos para a Justiça comum.

      Não tem como pagar a multa adiantada pois ela é quase 18 meses bruto de faturamento da empresa, e nossa empresa tem mais de 100 pessoas, as pessoas não tem reserva, e teria que todos pagarem. Estamos apenas provisionando um dinheiro de cada um, todo mês, num fundo de RF em nome da empresa.

      Eu não vou me estressar mais com isso, o que tiver de ser, será. A única coisa mesmo que me dá vontade é ir embora do BR e parar de contribuir com a máfia estatal.

      Excluir
    2. Frugal achava que sua empresa era pequena. Dessas 100 pessoas a maior parte é sócio da mesma então (já que seu trabalho é braçal)? Justamente pela empresa ser grande que devem ter ido atrás... se fosse só você (como trabalha boa parte dos médicos) ou você e um ou outro sócio muito provavelmente não teriam esse problema.

      Excluir
  6. Grande Frugal!

    Não tá mole pra ninguém, meu amigo. O investimento no terreno tem que ser pensado no longo prazo e no pior cenário mesmo. Tenho um imóvel investido que também se tornou um grande abacaxi, pois envolve fazer demolições, acréscimos, transformação de uso... estou tentando descascar o abacaxi, mas, por enquanto, nada no horizonte e, além do dinheiro "preso", morro em 1,8k de IPTU por mês.

    Sobre a multa da RF, é osso, sei bem como é fazer a distribuição de lucro e usufruir da isenção que a lei permite, mas tem que atentar bem pra que a distribuição não ultrapasse o presumido pela lei ou ficar em cima pra que o contador mantenha balancete mensal demonstrando que o lucro é, de fato, acima da presunção legal. Tem alguns caminhos aí pra você tentar sair dessa (apresentar extratos bancários da PJ, fazer balancetes, planilhas...).

    Você tá com 78% do patrimônio em imóveis, mas estão todos à venda? O mercado está aquecendo legal, aproveite o momento e verifique se você não está pedindo um preço muito fora da curva.

    Sobre a infelicidade da vida cotidiana, certamente você fez uma escolha bem pensada ao sair de sua cidade em busca do pote de ouro. Uma opção é você, que já tem um patrimônio bem bacana, refletir se não vale reduzir um pouco sua renda mensal em troca de mais tempo e menos burocracia pra lidar. Talvez saindo da socidade da loja ou da prestadora de serviços médicos ou de um dos empregos PF.
    Tempo de qualidade lhe permitirá descansar a mente e ter mais lazer, mesmo que seja nos entornos da cidade.

    Abraço,
    www.aposentecedo.com

    ResponderExcluir
  7. A legislação Brasileira é cheia de detalhes.Não sei se foi o caso, mas um bom escritório de contabilidade faz tudo isso dentro da lei. Como disseram nos comentários anteriores, o lucro é apurado no final no exercício, porém podem ser feitos balancetes mensais que justifiquem essas retiradas, e no final do exercício, apura-se o lucro. E se retirou mais que o lucro líquido, devolve.

    Espero, realmente, que ganhe o recurso, para lhe manter motivado no seu empreendimento.

    abç

    ResponderExcluir
  8. Toda a situação gerada desde março aqui no Brasil foi um grande soco na cara da maioria das pessoas.

    As minhas projeções também agora também não são mais como eram antes da pandemia.

    Inglês Everywhere Podcast
    http://ingleseverywherepodcast.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. A situação está complicada. Eu sou funcionário público mas te digo que não é fácil. Sou professor federal e vejo colegas de trabalho socialistas-comunistas alienando alunos o tempo todo e não posso fazer nada. Certa vez disse em uma sala de aula que dava aula por amor não por precisar do dinheiro, pois já sou independente financeiramente. Algum aluno correu e contou para a direção e não é que foram me questionar como assim um professor pode ser independente financeiramente? É o fim e com a derrota do Trump as coisas vão piorar e muito meu amigo. Meu sonho era ser empresário mas preferi estudar e passar em um concurso para não ter dor de cabeça como você está tendo. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  10. Invista em opções de comércio binário e ganhe lucros decentes semanalmente. Para mais informações, e-mail: livetrading3602@gmail.com WhatsApp: https://wa.link/4ybvak #investment #trading #stockexchange #financialadvisor #brazil #binarytrade #binaryinvestment

    ResponderExcluir
  11. TESTEMUNHO SOBRE COMO RECEBI MEU EMPRÉSTIMO DE UMA EMPRESA DE FINANÇAS NA SEMANA DA ÚLTIMA SEMANA E-mail para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com

    {Dr.Benjamin Scarlet Owen} também pode ajudá-lo com uma oferta de empréstimo legítima. Ele também ajudou alguns outros colegas meus. Se você precisa de um empréstimo genuíno sem custo / estresse, ele é o credor certo para eliminar seus problemas financeiros e crises hoje. BENJAMIN LOAN FINANCE contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor via WhatsApp +19292227023 Email drbenjaminfinance@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade