Fechamento Fevereiro/2020 R$22574,00


Olá amigos,

Post para mais um resultado da loja.
Péssimo resultado.
Estamos piorando a olhos vistos.
É incrível a volatilidade financeira de um pequeno negócio. Quem não tiver capital de giro quebra, e quebra para ontem.

Já tomei algumas medidas, mas os impactos serão no médio prazo.
Por enquanto é focar em melhorar o operacional aqui e a equipe.
Os espaços alugados não estão 100% e tivemos um belo aumento nas despesas mais uma vez.

Mesmo assim, 22k é uma boa soma, mas é muito pior do que 50k.

No mais estou tocando o meu trabalho, pagando as contas, esperando receber os atrasados, de saco cheio de tanto atraso para receber o que me devem e meio estressado com esse assunto de corona vírus que tomou conta da vida real e virtual. Esse vírus veio em péssima, péssima hora.

Depois dos vários Circuit Break da bovespa, comprei IRB e BBAS.

Tem muita coisa boa para comprar: Itaú, Itaúsa, Bradesco, BBAS, IRB, Santander, Graziottin, Grendene, Energias do Brasil, Cogna, Klabin e etc...

Acabei pagando um monte de dívida e zerando meu caixa. Agora não posso mais fazer nada. Comprei duas ações do Google no exterior antes de todas as quedas. Meu timing é simplesmente horroroso. Com dólar e euro subindo quase 30% nos últimos 12 meses, minha vontade de viajar para o exterior foi a zero, simplesmente não dá, ainda mais com o vírus chinês por aí.

Eu sei que parece bem white people problems isso, mas uma das minhas válvulas de escape é viajar e nem isso vou poder mais. Eu iria para o Lola Palooza em SP ver o show da musa do blog, mas o evento foi adiado para dezembro/2020.

Muitas notícias ruins ao mesmo tempo. Época bastante desagradável.

Sobre a queda da bovespa, nem me importo. Isso um dia sobe e é bom estar barata para quem quer comprar, já falei algumas ações aqui com yields muito bons, FIIs também estão caindo, então pra quem já faz o buy and hold é só seguir o plano.

Uma parte boa de tudo isso é que me sinto vingado por estar recomprando minhas ações a um preço mais barato e mais justo. E estou com menos conta pra pagar.

A favor de mim mesmo, só o resto da juventude e a saúde pra trabalhar, o resto a gente vê depois.

Economia do Brasil e do mundo em 2020 já foi pro saco. Índices não vão crescer quase mais nada, isso se não cair mais. Europa, EUA, Austrália, Singapura, tudo caiu muito.

Não esperem mais 30%aa em 2020 na bovespa,  não vai rolar. Se sair no zero a zero já estaremos todos no lucro. O mundo anda muito louco e irracional com esse vírus chinês. O próximo semestre será péssimo para o comércio. Boas compras nas bolsas se apresentam, mas governos podem injetar muito dinheiro e interferir negativamente em muita coisa.

Meu conselho: façam a dieta da informação essa semana. Desliguem TV, redes sociais e saiam de conversas de vírus no trabalho, isso tá um saco.

A ver.

Grande abraço,
Frugal.

Comentários

  1. Comprei PIBB e tomei nas nádegas. Pelo menos foi pouco. O jeito é voltar pro stock picking, principalmente nessas empresas q vc citou. Dos males o menor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc comprou agora e diz que tomou nas nádegas? Vc vendou? Tá fazendo day trade com ele? PIBB11 é para comprar para segurar por 10 anos ai vc me diz o resultado. PIBB11 é para comprar de caminhão com as quedas atuais...

      Excluir
    2. kkkkkkk pode ser AA40.Não vendi não. Mas eu cheguei a comentar no seu blog também que estava me afastando da estratégia de stock picking e focando na gestão passiva, através de ETF. Essa queda, no entanto, me deixou cabreiro.

      Excluir
    3. TumTum, leia os livros de John Bogle.
      Abraço!

      Excluir
  2. Dieta de informações! Concordo plenamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até pelo whatsapp o coronavirus chega o tempo todo.
      Tá mt difícil.

      Excluir
  3. Tempos difíceis mesmo frugal, mas finalmente vai dar oportunidade de comprar um monte de coisa a preços justos! Vamos tocando a vida e aproveitando a liquidação das bolsas e FIIs. Abs! Muquirana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Muquirana! Tudo bem? Comprei IRBR3, nunca tinha comprado, peguei a 7,23 muitas, muitas ações, quase 6000. Espero que essa compra tenha sido boa. Como o caixa vai secar, preciso segurar um dinheiro aqui pra pagar as contas da loja. Um abraço e se cuida!

      Excluir
  4. Grande Frugal! Ainda assim um resultado bom. Por aqui vários restaurantes fechando as portas por 2 semanas e minhas vendas caíram 30% nesses últimos 5 dias! Já reagi e cortei as horas do pessoal. Nesses momentos de crise quem sofre quase que imediatamente são os small business. O jeito é segurar as rédeas dos gastos para passar por mais essa.
    Abs e boa sorte para nós!

    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei férias pro pessoal aqui, fechei a loja por enquanto, vou renegociar todos os fornecedores e prestadores de serviço. O rombo vai ser grande meu amigo.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Puts, lembrei de você essa semana quando refleti se pequenas empresas têm caixa, e se têm não sei se suficiente para uma situação tão imprevisível como estas. Certamente você pode nos explicar melhor como funciona isso do caixa de pequenas empresas.

    No mais, acredito que ninguém vai sair ileso, o que é reconfortante, no sentido que ninguém vai se ferrar sozinho kkkk. Tamo junto! Obrigado por continuar postando!

    https://ofisicoinvestidor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Físico, é o seguinte.
      Digamos que minha empresa fature 90 mil por mês, mas tem um custo fixo de 70mil, isso me dá um lucro de 20 mil por mês, e eu vivo mês a mês desse lucro. Se a empresa passar a faturar 45 mil por mês com a mesma despesa de 70 mil, vai fechar o mês com prejuízo de 25 mil, e pra pagar esse prejuízo eu vou ter que tirar esses 25 mil de algum lugar para repor, esse lugar se chama caixa.

      Mais de 60% das empresas do Brasil tem o CNPJ negativado e não tem caixa, algum, vivem com o nome sujo.

      Há algum tempo eu mentalizei fazer um caixa de pelo menos 90k, minhas despesas atuais são 45k aproximadamente (pq não pago aluguel) e já faturo entre 90-100k mensais, mas estou prevendo cair pelo menos 50% nos próximos 3 meses, então vou empatar faturamento com despesa e o lucro vai ser zero, isso se eu tiver sorte.

      Os tempos vindouros são mt ruins. Fechei a loja por enquanto e vou fazer o próximo post sobre isso qnd eu tiver cabeça. Abração!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade