Fechamento Janeiro/2020 R$28919,00


Alegria de pobre dura pouco.

Depois do resultado acachapante de Dezembro veio esse balde de água fria pra Janeiro. Mês longo, mas o trabalho e os clientes começaram mais seriamente a partir da segunda quinzena. Acho que a ressaca do Ano Novo durou demais.

O resultado foi duramente impactado por algumas rescisões trabalhistas, além da desocupação de quase 50% da parte que coloquei pra alugar no imóvel ano passado, mesmo assim não justifica tanta queda em relação à média. Ainda vou ter que examinar todos os números com lupa e na planilha pra ver onde está o escape. Como nossas vendas e despesas são altamente variáveis, acontece às vezes a tempestade imperfeita de gastar muito num mês onde não se vendeu quase nada, é aí onde estivemos em Janeiro.

A franqueadora vendeu outra unidade da minha marca aqui na minha cidade, o que não está sendo nada agradável e quero ver como o negócio vai se comportar esse ano, já inauguraram e os impactos serão sentidos ao longo dos meses, alguns disseram que era bom, que vai dar mais publicidade, que vou ter ganhos secundários mas desconfio muito. De qualquer forma eu não tinha contrato de exclusividade no município e fiquei com vontade de desistir por causa disso, mas não sei porque fui em frente (quem me dera ter desistido na hora).

Como eu já disse aqui, vender franquia é o melhor negócio do mundo, é risco zero e dinheiro no bolso, os franqueados que lutem e se danem pelo seu espaço e sobrevivência, se um ou outro falir, basta vender o mesmo projeto novamente para outra pessoa e ela que se esforce para manter o negócio de pé.

Com essas rescisões vem o desafio do recomeço de retreinar mais pessoas e esperar resultados parecidos, mas isso é totalmente imprevisível, assim como a fidelidade e lealdade dos funcionários, muitos são levados até pela concorrência por uns trocados a mais, mas por mim tudo bem, sem "hard feelings", cada um que siga sua vida como achar que deve ser. Você dá carona, dá vale, ajuda no que pode e até compra eletrodomésticos para a pessoa no seu próprio cartão de crédito para ajudar, mas ganha esse tipo de coisa em sinal de gratidão. Acontece e faz parte.

O começo do ano renova as esperanças, é o começo de um novo ciclo onde podemos ser mais e fazer mais, e assim espero que seja. Já tomei muita lapada com esse lucro pequeno, perda de funcionários e escolher nova equipe. Demorei até pra atualizar o blog pois estou me sentindo muito sem tempo, mas sempre que posso dou uma passado no meu blogroll e comento no blog dos amigos.

Carnaval como não sou de ferro e já trabalhei Natal e Ano Novo, vou dar uma viajado ao litoral, ficar com a família e relaxar. Quem sabe não trago novidade boa por aqui.

Grande abraço,
Frugal.


Comentários

  1. Ola Frugal nao desanima, infelizmente faz parte. Eu tive uns meses bem ruins com a franquia (Outubro e Novembro). Fiquei muito afastado da operacao e o gerente errou o dedo e gastei muito em mao de obra (aqui é tudo horista entao ele socou horas). Resultado, tive que pegar pesado com ele e Janeiro ja melhorou. Vida de empresario é complicado pois um mes ruim pode desestruturar as financas para quem nao tem um backup (como é o nosso caso)... mas bola pra frente cara voce recupera!
    Franquia é assim mesmo, para eles quanto mais lojas melhor. Embolsam nas taxas de abertura e mensalmente nos royalties... "se la vie".
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras amigo.
      São os altos e baixos do negócio mesmo não é?
      Dá medo é do resultado cair ainda mais. Vou tentar me segurar aqui em Fevereiro.

      De qualquer forma já recuperei todo o capital investido. Estou na fase de recuperar o custo do dinheiro alocado no imóvel, daqui pra Julho recupero.

      Abração!

      Excluir
  2. Sacanagem da franqueadora... se importam mesmo é com a taxa de franquia, se na cidade uma das duas fechar fodasse, já valeu a pena.
    Como ficou sabendo?
    O outro franqueado só deve ter aberto por ver que a sua fazia sucesso, né? Ou acredita que ele abriria se a sua não tivesse aberto antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretinho, a grande maioria das franqueadoras são assim, elas não dão exclusividade no município no contrato, existe apenas um "raio" geográfico para a instalação de outra unidade, o que no meu caso é de 5km, e foi exatamente a distância que colocaram a outra, a cidade não muitos bairros bons que "pegariam" a franquia. Numa cidade um milhão de habitantes vc tem uns 2-3 bairros bons onde estão as principais marcas, clínicas, escolas, boutiques, franquias boas e etc e o resto é periferia e marcas locais, não tem jeito.

      Eu fiquei sabendo pq me ligaram e falaram: "tem um candidato a franquia que quer abrir uma no bairro tal, vc quer?" Se eu quisesse eu teria preferência, mas eu não quis. Como eu não quis eles abrem pra outro entendeu? Na verdade ele abriu pq ele já tem a mesma franquia em outra cidade, em outro estado e quis ampliar, mas tudo bem, é a vida. Vamos ver o que vai dar.

      Excluir
    2. Frugal, não é de todo ruim. Como o cara já tem outras franquias da mesma marca isso pode ser uma ótima estratégia de saída para você: vender para ele. Isso lá para frente quando já não quiser mais. Eu já estou pensando em montar um exit plan para daqui a uns 3-4 anos. Focar na melhoria operacional e manter/melhorar resultado financeiro. Por aqui é praxe fornecer os últimos 3 anos de resultado ao interessado por isso quero começar já a planejar.
      Pense nisso!
      Abs!

      Excluir
  3. Que saudade de um novo post Frugal :)
    Terá o merecido descanso, já que trabalhou natal e ano novo!!
    Desejo que os próximos faturamentos aumentem!! Mas passe um pente fino mesmo, pra saber onde "sugou".
    E, infelizmente, as pessoas olham somente seu próprio umbigo. Antes eu ficava muito mal qdo recebia esse tipo de "reconhecimento" de pessoas para as quais eu fazia o bem/ favor que "salvava" a pátria dela.... Mas é da minha personalidade, PORÉM, atualmente "luto" bastante contra a mania de me estender a todos... com limite...Tem hora q cansa!
    Bom ano!!
    Lil@

    ResponderExcluir
  4. Frugal, desejo que vocês tenham a paciência e a persistência necessária. Que resultados mais animadores venham no decorrer do ano. Fiz um post no nosso blog no qual eu cito a sua coragem de enfrentar o que acredita ser melhor para a sua vida. Parabéns!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Uma dúvida Frugal, quanto é a mensalidade com a franqueadora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peão, blz? Não tem mensalidade, tem os royalties que ficam entre 6-8% do faturamento bruto mensal, é um dinheiro bom e que me faz mt falta. Dá quase a mesma coisa do SIMPLES que é 8%, então eu tenho que viver com apenas 84% do meu faturamento.

      Excluir
  6. Sempre tive vontade de ser empresário mas aqui não dá. Te falei no passado que franquia era furada. Seria melhor você construir uma marca (demora mais) mas depois você colheria os frutos. Essas franquias só querem sugar o sangue de quem trabalha. Eu, no seu lugar, pensaria seriamente em passar essa franquia para frente. Eu morava em uma casa de 350 metros quadrados com IPTU de quase 2500 por ano o que fiz? construí outra casa de 100 metros quadrados com IPTU de 400 reais e coloquei minha casa à venda vou pegar todo o dinheiro dessa casa e colocar em ativos que me paguem sem eu ter que trabalhar. Além de pagar IPTU menor vou aumentar meus rendimentos passivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, ele já explicou a opção dele diversas vezes. O principal é que por ser franquia tudo é simplificado, se não fosse franquia não ia conseguir conciliar o emprego com a franquia.

      Excluir
    2. Neste caso um sócio seria muito bem vindo. Você divide os lucros mas também os riscos. No caso, ele partiu para o tudo ou nada, mas ele não precisava ter feito isso sozinho por já ter muita grana no mercado financeiro e um emprego bom. Torço para que ele consiga se dar bem e sirva como exemplo positivo para todo mundo.

      Excluir
  7. BOA TARDE.

    ALGUÉM AQUI FAZ EMPRÉSTIMOS SEM TAXA DE ADIANTAMENTOS?

    ResponderExcluir
  8. acompanho o seu blog muito tempo você tem me ensinado muito obrigado por tudo que vem feito

    ResponderExcluir
  9. Do you realize there's a 12 word sentence you can communicate to your partner... that will trigger intense feelings of love and instinctual attraction to you deep within his chest?

    Because deep inside these 12 words is a "secret signal" that triggers a man's impulse to love, worship and protect you with his entire heart...

    12 Words Will Trigger A Man's Love Instinct

    This impulse is so built-in to a man's genetics that it will drive him to work better than before to make your relationship as strong as it can be.

    Matter of fact, fueling this influential impulse is absolutely mandatory to achieving the best possible relationship with your man that the second you send your man a "Secret Signal"...

    ...You will soon notice him open his heart and mind to you in a way he haven't experienced before and he'll perceive you as the only woman in the world who has ever truly appealed to him.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade