Patrimônio consolidado R$4.204Mi



Perdi o Bull Market da bovespa em 2018-2019, isso logo após de eu ter liquidado a minha carteira e aberto a loja. Essa novela vocês já sabem.

Apesar disso, continuei trabalhando como nunca e tocando a loja, tirando ela do prejuízo e tentando rentabilizar ao máximo o imóvel, essa missão foi muito dura e desgastante.

Em 2019 eu troquei de carro, viajei pro exterior, vi a loja melhorando e trabalhei muito em todos os sentidos. Foi um ano incansável.

O patrimônio deu um salto muito bom graças ao fluxo de caixa da loja em 2019, aproximadamente 409k sem contar dezembro, que deve ficar por volta dos 40k, mês curto, fraco e cheio de distrações para todos. Por outro lado, segui trabalhando forte na minha profissão e devo ter faturado por volta de 400k também. Os investimentos financeiros ficaram mais ou menos parados, sendo o destaque a Eztec, minha maior posição (mais de 4000 mil ações) que alavancou bastante essa pequena carteira.

Os dividendos dos investimentos financeiros foram ridículos, menos de mil reais anuais, sendo em 300k o que tenho de ações na bolsa e mais quase 100k na RF, sendo 88k em Debentures Cemig ipca+10%aa, esses debêntures vão render bem, venho segurando eles desde 2016-2017 época que comprei.

Resumindo o ano: perdi o bull market mas aumentei meu patrimônio com o trabalho e a loja. Se eu tiver mais dois anos desse, chego nos R$6 milhões e já poderei pendurar a chuteira, seja no nordeste ou na Europa.

Para 2020 eu espero melhorar bastante os meus aportes em ações, fundos imobiliários e ETFs no exterior. Tudo dando certo, espero ter aportado pelo menos mais uns 800k e ter tocado os R$ 5 milhões em patrimônio em Dezembro/2020, se a loja continuar lucrativa e eu tiver saúde para trabalhar, isso será bem possível.

O que me tirou um pouco do mercado foi o terreno que comprei e agora preciso pagar, foi uma aposta que espero que renda frutos num futuro próximo.

Consegui organizar meus investimentos excluindo os imóveis e ficou assim:



Em azul minhas ações no BR.
Em cinza-azul claro a minha RF no BR.
Em laranja (Outros) são meus ETFs lá fora, sendo CSSXE ações na Europa, o índice Eurostocks-50, CSPXJ ações Austrália, HK, Cingapura e NZ, DAXEX índice da Alemanha e CSUKX índice do Reino Unido.
Em laranja claro são 5 mil dólares na minha conta bancária nos EUA.
Em verde escuro stocks nos EUA, sendo CVS a maior delas e Black Rocks a menor.
Em verde claro o ETF BBSD11 no Brasil, que segue o S&P Dividends Aristocrats Brazil.
E fiis uma merreca em XPOM11, BBRC11 e RNGO11 só para constar.

Desse meu patrimônio consolidado, 3,1Mi está em imóveis, 550k na loja, 521k nos investimentos somados acima e mais algum dinheiro em conta corrente na PF.

Como deu pra ver, agora tenho um bom hedge em imóveis e posso cair de cabeça na bolsa que numa grande baixa meu patrimônio estará bem segurado pelos imóveis, diminuindo a volatilidade e garantindo lucros mensais via loja/aluguéis.

A minha idéia é aportar em todos os meus ativos até Dezembro do ano que vem e depois ir apenas repetindo e rebalanceando a carteira que irei mostrando aqui. Já tenho 35 ações cadastradas e 20 etfs lá fora, fora o ETF de fiis que quero comprar aqui e mais ouro e bitcoin que também farão parte da estratégia pro ano que vem.

É torcer pro dólar continuar baixando e ir fazendo remessas mensais. Ainda tenho 100k faturados em 2019 que só serão pagos em 2020 mas não contabilizei dentro do ano pois sempre faço regime de caixa.

Terminar 2020 com R$5mi em patrimônio vai ser sublime e certamente isso vai me ajudar a terminar 2021 com R$6mi. Vamos torcer e trabalhar para chegar lá.

Esse é o último post para 2019, um excelente ano!

Grande abraço a todos e Feliz Década Nova!

Frugal.

Comentários

  1. Depois de tanto tempo, é muito legal ver as histórias que se deram neste lapso. Boa sorte na loja!

    ResponderExcluir
  2. Frugal, feliz 2020! Você também já está quase no piloto automático. Estou com uma proposta de trabalho, que pode me gerar escalabilidade e talvez em 1 a 2 anos, ter uma renda mensal somente deste novo negócio de 35 mil (de imediato) a até mesmo 100 mil reais. 2020 será um ótimo ano ou melhor que isso para mim. Desejo a você a mesma coisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que proposta boa amigo! Eu acho que já li sobre ela no seu blog.
      É aquela coisa do ar condicionado? Aqui no norte isso dá muito dinheiro pois é calor, venda, manutenção e trocas o ano todo, eu que o diga pois gasto muito com isso.

      Veja se não vai imobilizar muito capital e correr riscos desnecessários para isso pois a sua situação está muito boa e isso vai lhe gerar algum stress.

      Abraço e feliz ano novo!

      Excluir
  3. Fala Frugal! Muito heroísmo da sua parte, parabéns desde já! Eu agora sei do que preciso para o ano que chega, ter autocontrole nas minhas coisas, se eu chegar na metade do que você tem já tá ótimo! Como diria a sua musa: beije-me antes de ir, horário de verão tristeza! Um abraço e feliz 2020!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Paulo! Uma das coisas que acho que me ajudou foi o fato de ler muito e também ler muita biografia e livros de não-ficção. Vc pode conquistar muito mais, há espaço para todos. A musa é demais, ela é pura arte em todos os sentidos.

      Abraço e feliz 2020!

      Excluir
  4. Você pode não ter surfado na Bolsa, mas certamente se deu bem no seu negócio pessoal.

    Foi um ótimo ano! Que 2020 seja ainda melhor!

    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Poupador!
      Quem me dera voar nas duas coisas agora em 2020 também!
      abraço!

      Excluir
  5. Espero que você realize suas metas!

    Legal, você estar a pensar depois se aposentar no Nordeste ou na Europa. Já tem algum país da Europa que você tem preferência? Pensa no meu país (Portugal)?

    Abraço e Feliz 2020!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIL, com certeza Portugal é minha primeira escolha pela proximidade do idioma e pq realmente gosto do país e me sinto em casa lá, já escolhi até a cidade, Mafra! Eu só iria sair de lá talvez no inverno para vir ao Brasil ou outro lugar do hemisfério sul, isso enquanto não tivesse filhos, pq depois que nascer eu teria que ficar lá acompanhando eles na escola, mas gostei muito de lá, me parece ser o lugar perfeito para mim.

      Feliz 2020 pra você tb e sucesso no canal e no blog!

      Excluir
  6. Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman em Oklahoma EUA agora. Gostaria de compartilhar com você minha experiência em pedir US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando eu perdi minha casa e peguei minhas coisas por causa da política do banco e conheci algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então fiquei desesperada e comecei a procurar fundos de todas as formas. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de crédito, fiquei intrigada com a fraude, mas fiquei intrigada com a minha situação e não tive escolha a não ser pedir conselhos de minha amiga sobre essa empresa. entrar em contato com eles realmente duvidava de mim por causa da minha experiência anterior com credores on-line, você sabia disso pouco? '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido muito útil para mim e meu colega e hoje, graças a essa empresa de crédito, a orgulhosa dona de um trabalho e responsabilidades bem organizados, eles sorriram de volta para mim. Portanto, se você realmente precisa crescer ou iniciar seu próprio negócio, ou se realmente precisa emprestar dinheiro em qualquer dificuldade financeira, recomendamos que você encontre hoje uma oportunidade de desenvolvimento financeiro em sua empresa. {E-mail:} Elegantloanfirm@hotmail.com ... on-line para crédito e não vítima de fraude. Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade