Fechamento Novembro/2019 R$55.000,00


Olá amigos,

Primeiramente gostaria de agradecer a todas as mensagens e comentários no post anterior. Fiquei surpreendido com a reação de vocês. É muito bom saber que mesmo anonimamente tem gente do bem e que torce por mim, mesmo pela distância de uma tela de pixels. Muito obrigado a todos, de verdade. A vida não precisa ser uma briga interminável com estranhos pela internet.

Apesar de pagar metade do décimo terceiro e ainda uma rescisão na minha folha, o resultado operacional veio muito bom, tive uma redução importante de despesas por um lado e um aumento nas vendas de outro lado. Esse fechamento é o resultado do lucro líquido da loja no mês + parte do imóvel alugado + o meu não-pagamento do aluguel pois o imóvel é próprio.

Algumas vendas de pacotes em Novembro vão impactar bem no resultado de dezembro, assim espero, e pagar a folha + algumas férias + a segunda metade do décimo terceiro vai ser uma verdadeira vitória. Precisei viajar agora no segundo semestre e deixei de ganhar dinheiro na minha profissão e usei o dinheiro da empresa pra pagar um monte de contas da minha PF, incluindo uma prestação de 9k de um terreno (essa acaba em Março/2020) então o financeiro está bem apertado e ainda somo isso à inadimplência dos meus clientes na minha atividade profissional, de certa forma, as coisas se balancearam e se anularam.

Os aportes na bolsa nos próximos quatro meses serão bem fracos pois estou pagando muita prestação e não tenho esperanças de receber dinheiro da área da saúde, as coisas meio que param em Novembro e só voltam no meio de Janeiro, a parte do governo fecha e todo mundo pega férias e não se paga a ninguém. Pra vocês terem uma idéia, a SEFAZ vai fechar dia 10/12 segundo dizem e só abre na segunda semana de Janeiro, ou seja, zero dinheiro pra todos os fornecedores do estado, estando atrasados ou não, é simples assim que o governo age com seus fornecedores de produtos e serviços, o que me ajuda é a parte privada que ajuda um pouco e parte do governo federal que não atrasa.

Estamos entrando no último mês do ano e espero que finalizem vossos anos em paz. É hora de ir pagando as contas e ir colocando as contas no lugar, refazer as reservas e se preparar para o próximo ano. Não vou viajar, nem tirar férias nem nada, vou seguir trabalhando pesado em Dezembro, inclusive Natal e Ano Novo, para poder viajar no Carnaval do ano que vem. Estou meio cansado de viajar, e não queria viajar nem em Janeiro. As passagens estão muito caras, e sempre quando eu viajo, pago passagem e hotel, alugo carro e ainda deixo de ganhar dinheiro, é difícil.

Dezembro pra gente vai ser um mês meio morno, muita gente de férias na loja, alguns dias fechada e o povo se preocupando mais no Natal e no Ano Novo. Estamos meio que no piloto automático. Nunca mais gastei dinheiro com mkt, outdoor, google, facebook e instagram. Acho que nossa loja já está conhecida na cidade e esse dinheiro aí a meu ver não compensou o investimento. Talvez eu faça um pouco de marketing na metade de Janeiro até a metade de Fevereiro e só.

Patrimônio continua crescendo forte pois apesar de eu estar atolado em prestação e conta, tudo é patrimônio, prestação de terreno e maquinário, é bem diferente de prestação de cartão de crédito que nada mais é do que dinheiro no lixo. Quanto maior sua fatura de cartão de crédito, mais dinheiro você está jogando no lixo, essa foi uma das conclusões que cheguei esse ano.

Estou reinvestindo internamente no imóvel, melhorando o ar condicionado, iluminação, fachada, e alguns componentes elétricos, que espero assim meu resultado melhore ano que vem. Também estou trocando minha conta de PF e PJ para o banco inter e espero economizar pelo menos mil reais por mês com isso, além de fazer downgrade em todos os telefones, internet e celulares.

Uma pequena empresa é um organismo vivo, podem acreditar, toda semana ela tem uma necessidade e você tem que atender ou corrigir, a coisa é muito dinâmica e sempre acontece alguma coisa, geralmente uma despesa ou uma melhoria por fazer. Quando comecei eu estava mais tranquilo com os gastos, mas depois que as despesas subiram muito, estou bem mais criterioso.

Por enquanto é isso, esse tipo de post é para registro de fim histórico.
Bom início de Dezembro a todos,

Grande abraço a todos,
Frugal!

Comentários

  1. Trabalhei no financeiro de algumas pequenas empresas e o tamanho que essas tarifas de banco tomam no orçamento sempre vai pra 1-2k, parece pouco dinheiro no começo mas sempre vira esse monstrinho, escolha mais que acertada em ir para o inter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá um absurdo mesmo Marco, coisa de gastar quase 11k anual com banco, isso é um ultraje.

      Em tempos de tecnologia e redução de margens, eles vão ter que aprender na marra.

      Abraço!

      Excluir
  2. Cortar custos é necessário. Banco Inter é o melhor banco pra mim, estou muito satisfeito com o aplicativo e o atendimento além das taxas que não há nenhuma.

    Em tempo, poderia por gentileza me adicionar em sua blogroll?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá engenheiro, bom saber que vc está gostando do banco, espero poder usar só ele já a partir de Janeiro. A cielo deu conta digital para a PJ, é legal também.

      Já está add no blogroll! Bacana seu blog, preciso estudar dieta e alimentação também!

      Abraço!

      Excluir
  3. Fala Frugal! Cara onde trabalho, eles gastam horrores com banco. E mesmo no auge da crise, não mexeram uma palha para mudar isso.

    Enfim, fez bem em alterar sua conta.

    Abraço e parabéns pelo resultado! Só não abandone o marketing. Acredito que deva conhecer a história da Coca Cola?

    P.S caso não a conheça, assista a séria O Negócio (HBO) recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas dicas inglês!
      Vou ver se leio um pouco da historia da coca cola sim, e tambem esse seriado!

      Abraço!

      Excluir
  4. Frugal, o lucro da loja foi de R$ 55k pelo que entendi

    Teremos o post da holding FRUG3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RW, tudo bem?
      Isso mesmo, o lucro foi 55k nas atividades do imóvel por assim dizer.
      Esse post da Frug3 eu vou fazer todo mês imediatamente após algum aporte no mercado financeiro. Se eu vir que não vai dar pra aportar nada eu atualizo mesmo assim. Estou esperando receber um dinheiro esse mês ainda, daí vou pagar as contas, colocar um pouco na reserva e se sobrar algo eu invisto e posto. Se eu vir que tá acabando o mês sem eu ter aportando nada, vou postar de toda forma pra ficar registrado como ficou naturalmente a carteira

      Abraços!

      Excluir
  5. Muito massa o seu blog! Também iniciei um pra me ajudar nas finanças. 2020 será de muito sucesso pra nós! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade