ETF Fundos Imobiliários do Banco Inter


E vamos fechando 2019 com uma notícia realmente muito boa.

Se você quer investir ou investe em fundos imobiliários, saiu uma notícia essa semana muito boa. O banco inter criou dois índices passivos sobre os fundos imobiliários no Brasil, um para fiis de tijolo e outro para os fiis de papel.

A idéia é fazer um ETF para cada e seguir passivamente esses índices, na prática ele vai ser vendido como Fundo de Fundos, mas terá gestão passiva, taxa baixa e replicará apenas o índice que segue, além de distribuir os dividendos mensalmente.

Como muitos leitores desse espaço aqui sabem, eu sou fã do John Bogle, e acho muito melhor investir por um ETF passivo do que fazer a carteira. Então já vou adiantando que se esse ETF sair mesmo, vou comprar apenas ele e não mais comprarei nenhum fii isolado. Não acho que valha a pena perder tempo e ficar administrando uma carteira de fiis na base do stock picking e sei que essa discussão vai longe, mas prefiro ficar na média mesmo.






Os índices são o IFI-e (tijolo) e IFI-d (papel).

Tijolo tem uma correlação boa com o ibovespa e papel tem uma correlação boa com o CDI. Lembre-se que fiis de papel são renda fixa praticamente pois são lastreados em dívida.

Consegui falar com uma pessoa de dentro do Inter sobre isso e questionei se iriam entrar os fiis de fundos de fundos no índice de tijolo e a resposta foi categórica: não, de jeito nenhum, o índice já está montado e são 30 fiis individuais e nenhum deles é FoF, o que é ótimo pois não pagaremos taxas extras. Os índices estão refletindo o produto desde 2014.




O IFI-E acima replica os fiis de tijolo.




O IFI-D replica os fiis de papel.

Agora com esses dois instrumentos você pode investir muito mais em paz sem muita concentração. O mercado de fiis no Brasil ainda tem muito a crescer. Segue essas imagens do inter.

Para a minha carteira de investimentos no BR acredito que uma alocação de 15-20% em fiis via este ETF dos fiis de tijolo já estará ótimo.

Não vi ninguém falando sobre isso na blogosfera e resolvi falar para que pelo menos algumas pessoas que se interessam pelo tema soubessem.

A previsão do Banco Inter é lançar esse ETF já agora em Janeiro/2020.

Eu espero esse produto desde 2013.

Se alguém tiver dúvidas ainda, pode falar aí nos comentários.

Boa semana a todos.
Frugal.

Comentários

  1. Frugal,

    Talvez o assunto não foi comentado na finasfera pois quem compra FIIs geralmente pensa no DY mensal para reinvestir - muitas vezes em outros ativos, já que os FIIs subiram significativamente nos dois últimos anos.

    Por hora, vou acompanhar esse ETF.

    Feliz 2020!
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana! Ele vai pagar proventos mensais sim, pois a estrutura será de um fof.

      Abraço!!

      Excluir
  2. Estou contigo FS. Se este ETF sair, não tem mais por que o investidor amador comprar FIIs isolados, perder um tempo enorme analisando e ainda correndo um alto risco mesmo assim. Entendo que muitos precisam de renda mensal, então espero também que este ETF pague dividendos em cash.
    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa AA40, blz, ele vai pagar dividendos mensais, normalmente, como se fosse um fof. Se a taxa for baixa vai ser uma mão na roda! Abraço!

      Excluir
  3. Opa, Frugal. Tudo bem?

    Eu também espero há muito tempo esse produto. Porém, estou aqui procurando, procurando e não acho a informação mais importante do ETF: quais as taxas de administração e/ou performance?

    Agradeço muitíssimo se você conseguir me ajudar com essa informação. Certamente é um ativo que me interessa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Luciano, tudo bem?

      O banco inter falou que a taxa vai ser baixa, assim como outros ETFs da bolsa. Eu acredito que será menor que 0,5%aa ou até mesmo 0,3%aa. Se for por aí ainda acho que vale a pena entrar e são taxas menores do que a dos Fofs que temos por aí. Eles ainda não definiram a taxa, só vamos saber em Janeiro. Abraço!

      Excluir
  4. Bom saber, vou aguardar o lançamento.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Parece uma boa alternativa pra simplificar nossa vida. Ainda mais porque a grande maioria vai perder para o IFIX ao ficar girando carteira. A única desvantagem é dupla taxa, mesmo que baixa, pagamos um pouco a mais. Abraços

    https://bilionariodozero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Banco Inter mandou bem nessa daí! Também estou ansioso aguardando o produto.

    ResponderExcluir
  7. Tinha lido a notícia nesse site: https://www.seudinheiro.com/2019/fundos-imobiliarios/banco-inter-lanca-indices-de-fii-e-quer-lancar-fundos-indexados-a-eles/

    vamos aguardar!

    ResponderExcluir
  8. Bem interessante! Mas fiquei com a seguinte dúvida: Legalmente ETF's no Brasil podem pagar proventos? esse seria o primeiro. Qual seria a diferença para o formato de um FOF? a taxa e a obrigação de distribuir 95% dos alugueis?

    vou acompanhar..
    abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hobby, ele vai ter o formato de um fof, e nao de um ETF, mas na prática será um ETF passivo seguindo o indice, por isso a taxa vai ser baixa e assim tb vai poder distribuir proventos mensais. Abraço!!

      Excluir
  9. Boa dica, vou me interar sobre.. boas festas !

    ResponderExcluir
  10. Também estou acompanhando e desejando esse ETF há tempos, Frugal.

    Vamos ver como vai sair.

    Nas ações já postei aqui mais de uma vez que também sou adepto do ETF, mesmo no Brasil, investindo através do PIBB11. Espero que em um futuro não muito distante a estrutura dos ETFs de ações aqui no Brasil se aproximem do que é lá fora, principalmente pagando dividendos.

    A tributação dos dividendos e a revogação da isenção é coisa certa, logo logo estará aí, dessa vez não escaparemos....Portanto, quem se fia em stock picking só por causa disso, vai ver seu mundo desmoronar logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade. Essa ausencia de tributacao em fiis vai cair por terra, ainda mais com o mercado crescendo. O governo só tá esperando muito mais gente entrar pra dar a canetada do imposto, é líquido e certo.

      Excluir
  11. Interessante Frugal!

    Não estava sabendo dessa novidade. Se sair mesmo e pagar dividendos é bem provável que eu venda meus FIIs e aporte apenas nesses ETFs. A idéia é simplificar ao máximo.

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante hein Frugal!

    Se sair, vou pensar se vendo tudo e fico só com eles. Parece ser o melhor a fazer.

    Abraço e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinceramente acho meu amigo.
      Qual o custo das suas horas em ficar estudando fiis? Qual o valor da atenção da sua hora? O dia só tem 24h pra todo mundo. Além do mais a gente perde horas lendo e pesquisando e continua na incerteza, é muita informação useless e que não são coisas precisas. Acredito que a diferença final será muito pequena e teremos economizado milhares de horas quebrando a cabeça com fiis. Multiplique tudo isso por 10-15 anos daqui pra frente.

      Feliz ano novo!!

      Excluir
  13. Frugal, tudo bem?

    Interessante o produto. Procurei no site mas não encontrei informações a respeito dele.

    Você conseguiu obter alguma informação sobre custos?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, ainda está sendo preparada a oferta 400.
      Vai ser lançado em breve (falei com a cúpula do Inter).

      Estimo que a taxa vai ser menor que 0,3%aa.
      Pode ir juntando a grana do aporte.

      Abraço!

      Excluir
  14. Gostei !Então já que será tipo um FOF, saíra um IPO de fII? sabe dizer se já existe prospecto? abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai funcionar como um FOF.
      A oferta 400 está sendo preparada, vai sair em breve.
      Como é um índice passivo, vamos torcer pra não salgarem muito a taxa.

      Excluir
  15. Fala, meu amigo Frugal!

    Enfim chegou nosso momento, tu viu o Inter anunciando? E como já prometido, manteve-se os 0,30 de taxa a.a.

    Coisa linda de ver!

    ResponderExcluir
  16. Finalmente!

    Para quem está pensando em racionalizar os investimentos, mesmo com o custo de 0,30% a.a., vale a pena, na opinião dos colegas?

    Abraço.

    Mente Investidora
    www.menteinvestidora.org

    ResponderExcluir
  17. Eu achava que seria um etc, mas é um FII FOF

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho uma dúvida, a rentabilidade do ifi-e de 13,7% já está inclusa os dividendos ?

    ResponderExcluir
  19. Interessante, Meu aplicativo NellBux também pagamos bem com rentabilidade de até 2% ao Mês e ainda tem programa de afiliados CPC e CPM

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade