Minha Holding Frug3.SA Novembro 2019 R$ 426.929,00 (+17,84%)


É muito bom crescer em cima de uma base baixa e ver um aumento tão significativo da carteira.

Depois do último post sobre a Frug eu fiz os seguintes aportes:


BBRC11
BBSD11
ENBR3
ITSA3
XPOM11
CSUKX (ETF de acumulação do UK)

Total de quase 58k aportados.

Esse aporte no ETF CSKUX fiz com um dinheiro que estava parado na conta da IB há mais de 10 meses. Esse dinheiro (quase 5k libras) era a minha última reserva da reserva da reserva que eu iria trazer pra cá pra pagar conta ou ajudar a pagar algo da empresa em caso de derrocada, mas ainda bem que não precisei usar e fiz o aporte, aumentando bastante assim a minha alocação lá fora. O referido ETF está bem em conta.

Foram 6 novos ativos adicionados em apenas um mês.

Trabalhei como um cachorro neste mês de Outubro, pois em Novembro vou dar uma viajada de 7 dias (metade trabalho/metade lazer), ver familiares, velhos amigos e assistir umas palestras.

Hoje estudei mais algumas empresas na B3 e coloquei mais algumas na carteira.
Agora tenho 37 ações na carteira BR e estou muito bem com isso (fica 2,7% da alocação em cada). Em custódia tenho apenas 6, e ainda faltam 31 para ter algum dinheiro em cada, isso pode levar um bom tempo, talvez até o final do ano que vem, e ainda tem os fiis que comecei apenas com um.

Achei um app muito bom que me fez lembrar muito o Google Finance e estou curtindo bastante, ele se chama "My Stocks Portfolio" e está disponível para Android (não se se tem para ios pois meu cel é Android). Neste app você cadastra todas as suas ações, ETFs, Stocks, fundos imobiliários e cadastra as compras, além de colocar uma watchlist em separado.

Ele diz o preço de custo de cada um (que você inseriu) e o atual, somando tudo e mostrando a rentabilidade da carteira, pra mim no caso ele é como se fosse a união do Bastter System com os dados da minha corretora lá fora, a IB. O bastter system ainda não oferece suporte para os ETFs que compro pela IB, por isso não fica completo para mim ainda.



Eu gostaria de poder colocar isso aí sem os imóveis, mas não dá.

Em azul, os imóveis (o maior é comercial (loja) e o segundo maior é o ap que eu moro, outro é um flat - o flat tá no airbnb gerando mil reais líquidos por mês e já foi vendido mas ainda não entreguei, e os demais 4 são terrenos, sendo que dois deles ainda estou pagando), em laranja os debentures e RDC (RF), depois tem as ações BR com os símbolos das empresas, em vermelho o ETF de ações BR que comprei aqui, o BBSD11, e depois do logo da Eztec tem as coisas que tenho no exterior (ETFs e stocks). A bolinha verde é dólar (U$4k). O ponto preto é a ação da Black Rocks que tenho (apenas uma mesmo) e lá em cima perdido um pequeno ponto é o Fii BBRC11. Essa é a alocação financeira do meu patrimônio total neste mês.

Espero agora multiplicar esses círculos em tamanho, variedade e ver a renda passiva entrar.

Grande abraço a todos,
Frugal.

Comentários

  1. Frugal, qual foi o teu racional para o XPOM11?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre gostei desse ativo, já li os relatórios e acho o setor interessante.
      Não é um fii, é um FIP, sao duas usinas hidroelétricas e a energia é vendida. Coloquei ele no meio dos fiis para ajudar a diversificar. Os contratos de venda de energia são de longo prazo e energia sempre vai ter saída para o produtor e a demanda sempre está boa, mas nada demais amigo.
      Abraço!

      Excluir
  2. Frugal, pq 37 ações e não metade dessa quantidade?

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala amigo, acredito que essas empresas são boas e não quero concentrar muito pq to vendo uma carteira com longevidade pro longo , 2.7% em cada achei agradável. A bolsa tá cheia de empresa boa, e algumas dessas eu acompanho e estudo desde 2013, então eu mal preciso olhar, algumas eu nem me preocupo mesmo. Porto Seguro eu compro desde 2013 e praticamente só olho o anual em 10min e fim.

      Outra coisa, qnd eu ia escolher Educação, colocava apenas uma, tipo, comecei com a SER. Hoje em dia eu coloquei COGN, SEER, YDUQS.

      Banco: Eu só tinha BB e Itaú. Agora coloquei tb bradesco e inter.
      Enfim, fui adicionando mais empresas boas do mesmo segmento ao invés de escolher apenas a melhor. Coloquei Renner e Riachuelo, antes só tinha Renner. E por aí vai.

      Excluir
    2. "fui adicionando mais empresas boas do mesmo segmento ao invés de escolher apenas a melhor." - esse raciocínio que estava procurando

      abs!

      Excluir
    3. Olá, Frugal Simples. Ótimo conteúdo. Já me inscrevi.

      Estou começando minha jornada agora graças ao incentivo do AA40. Conto em www.menteinvestidora.org

      Concordo com seu racional. Tenho mais de 20 ações no Brasil, mais de 20 FIIs, e 68 stocks e REITs, no fracionário. Sou adepto do racional de Peter Lynch. Quanto maior à diversificação, menos stress e risco da carteira como um todo. Se alguma delas der default, possivelmente, você nem irá perceber, a depender do volume total da carteira de ativos.

      Sucesso!

      Abraço.

      Excluir
  3. Fala Frugal! Não conhecia esse app que você usa... Um abraço e parabéns pelos aportes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, se vc tiver um cel android eu indico mesmo. Vale a pena!

      Excluir
  4. Ola Frugal, voltou com tudo nos aportes hein?! Muito legal de ver. Voce tem planos de construir nesses terrenos? para alugar ou vender? Dependendo da regiao que mora pode ser uma excelente fonte de renda passiva. Falo por mim, que nao tenho o que reclamar dos meus imoveis.
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Executivo Investidor! Tudo bem? Acho que você é um cara de tremenda sorte, pois hoje imóvel físico, para mim, é sinônimo de stress com imobiliária e especialmente, com inquilino, pois as pessoas estão perdendo seus princípios morais. Você pode ser a pessoa mais correta do mundo, mas não é garantia, de forma alguma, que vá encontrar indivíduos do mesmo naipe.

      Daí, hoje meu foco são FIIs no Brasil e REITs nos EUA.

      Abraço.

      Excluir
  5. Muito interessante a dica do aplicativo, não conhecia.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Frugal, obrigado por compartilhar! Você comentou que entre os imóveis tem 4 terrenos sendo que 2 você ainda está pagando. Esses dois você costuma lançar como despesa, reduzindo o tanto que o portfolio cresce? Ou você trata a parte?
    Valeu pela dica do app e pelos racionais de alocação em bolsa

    ResponderExcluir
  7. Crono, eu conto como um aporte em imóveis essas duas prestações dos terrenos.
    Eu não lanço como despesa, eu lanço como investimento.
    Nos próximos posts vou mostrar a minha alocação aqui e lá fora.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Desistiu da estratégia de etfs no brasil?

    ResponderExcluir
  9. Frugal, tem algum post com a lista de Fiis da sua carteira?

    abs

    ResponderExcluir
  10. Oi Frugal,

    Gostei muito da dica do APP, mas ao procurar o ETF CSKUX eu não o encontrei. Você pode confirmar a sigla?
    Abs

    ResponderExcluir
  11. Ola, tudo bem,
    Estou investindo na blockchain investimentos , rendimentos de 0.70% a 1.5% ao dia, www.blockchaininvestimentos.com , se trata de um sistema de investimento descentralizado por isso inovador , vale a pena dar uma conferida.

    ResponderExcluir
  12. https://www.blockchaininvestimentos.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade