Fechamento Agosto +R$55.000,00


Hoje como estou tranquilo e descansado decidi postar logo o resultado de Agosto (lembrando aqui que não pago aluguel e o custo do dinheiro do imóvel tem que entrar mentalmente na conta do lucro).

O melhor resultado que tive em quase dois anos de operação (e espero que se repita ou aumente). Nesse caso bastante específico de Agosto, estamos tendo um evento específico que fez subir um pouco a procura pelo serviço da franquia, esses valores são aproximados.

A receita da loja já passou os 100k há pelo menos uns três meses, isso eu tinha esquecido de falar, já que foco muito mais no lucro do que na receita. Boa parte da receita é levada pela folha de pagamento (quase 50%) e o resto vai de royalties, impostos, contas de internet, celular, água, luz (subiu mais de 150% considerando o início da loja), contador, fornecedores variados, segurança, monitorização, jardinagem, trocas de materiais elétricos, manutenção de ar condicionado, de portão eletrônico, enfim, todo mês alguma novidade (já passamos das fases das eternas goteiras, computadores lentos do nada, banheiros entupidos) - Essa parte de gastos é variável e imprevisível.

Existe também um gasto com passagem aérea minha que uso de vez em quando devido à franquia mas nunca coloquei nas despesas por erro meu (e também são tantas passagens no meu cartão que eu nem sei qual é qual já que tá tudo parcelado).

Nesse mês, fiz duas novas contratações e dei aumento para um funcionário, este aumento estava pendente há algum tempo já e também vou começar a aumentar um pouco as comissões do pessoal que ganha variável.

É muito difícil dizer se o lucro vai ficar nesse patamar ou se vai voltar pra 15 ou 20 mil. É mesmo muito imprevisível isso, pois como eu disse há alguns posts, o empresário não tem como prever se vai entrar 5 ou 50 clientes na loja dele e comprar algo, principalmente no início, e como estou com menos de dois anos, me considero ainda no início.

Do jeito que a coisa vai, me parece que vou recuperar todo o investimento que fiz até Janeiro/2020 (e não sei pra onde o dinheiro foi, pq na bolsa é que não está) - olhando apenas a questão financeira é isso. Eu sei que estou com muita despesa pagando o imóvel ainda e ainda mais aquele terreno que falei que comprei, o qual a prestação é alta e paguei apenas uma. Ainda agora em setembro vou dar um bom abate na dívida do imóvel e pagar mais uma prestação do novo terreno (20k a prestação) - é mesmo de assustar esse valor, eu me assusto.

Às vezes me sinto pequeno demais jogando um jogo de gente grande e com muita responsabilidade, mas se não for assim, não sei como seria. As coisas vão acontecendo e parece que demora um certo tempo pra gente se dar conta, parece que colocam você num jogo de futebol e você só de dá conta que tá jogando mesmo, um jogo de verdade, lá pelos 30 minutos do segundo tempo. Ou você finge que faz a coisa acontecer e ela vai acontecendo ou você não faz nada e nada acontece.

Esse é um post de fechamento para fins históricos. Estou preparando um normal ainda pra hoje.

Grande abraço a todos,
Frugal.

Comentários

  1. Cuidado com esse aumento na comissão, Frugal. Já tive problema por isso, depois que se aumenta o percentual não se tira mais (até tira mas te deixa bem aberto a processos judiciais),as vezes é mais interessante dar alguma bonificação (vendedor que mais vender o item Y ganhar xxx). Se o faturamento tá aumentado a remuneração de quem ganha variável aumenta automaticamente, o que acaba tirando um pouco o sentido de aumentar a comissão. Achei estranho você falar que 50% da receita vai para folha de pagamento, creio que escreveu algo errado ou sua empresa é de serviço (achava que era varejo)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo conselho anon.
      A empresa é de serviço. A maior parte dos insumos e compras são consumidos dentro da loja mesmo, o cliente sai de mãos vazias. Eu considero fgts, inss como sendo da folha tb, e ainda vou começar a provisionar 15% dela pra décimo terceiro, rescisões e demissões, pq toda vez que tem, impacta muito o caixa.

      O que vc falou sobre o faturamento e a comissão é verdade mesmo.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Parabéns amigo, o céu é o limite. Lembre-se de nós quando estiver no olimpo rs.

    Abs.,

    VR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, o Olimpo é viver no azul e recebendo uns extras do mercado, trabalhar médio e curtir bastante a vida, que só é uma e passa rápido. kkkkk

      Abração!

      Excluir
  3. Cara meus parabéns! Aproveite o momento, muito bom ver o negócio dando certo!
    Curiosidade: qual a sua rentabilidade líquida da franquia?
    Abs!
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande EI! Uma honra vossa excelência nesse espaço.

      Essa rentabilidade vem variando e subindo aos poucos.
      Agora em Agosto foi uns 35%, mas foi um mês bem atípico.
      Eu acho que o normal seria entre 22-28% no máximo. Vamos ver como se manterá.

      Abração!

      Excluir
  4. Fala Frugal.
    Não se sinta pequeno rapaz.
    Você é um empreendedor que tem lucro. Uma raça raríssima! hehe.
    É claro que o fluxo é imprevisível, mas acho interessante (se já não o faz), você estudar sobre funil de vendas, e entender em quais partes do funil você tem mais controle (por ex: conversão interna, ticket médio, etc) para que possa angariar maior resultado.
    Você faz algum tipo de ação de mkt ou fica tudo à cargo do franqueador?
    Se for possível, faça campanhas no GoogleAds. Compra um curso na Udemy, é bem barato e você aprende bem rápido.
    Parabéns pelo resultado, que seja sempre daí pra cima.
    Forte abraço.
    Stark.
    http://www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Stark, valeu pelas dicas!
      A franqueadora faz campanhas sim, algumas até em nível nacional, mas tenho minhas dúvidas se são efetivas em trazer o cliente até a loja. Eu faço o mkt no instagram patrocinado e tb tenho um robozinho lá que faz um serviço meia bomba mas ajuda a crescer o número de seguidores reais.
      No começo gastei um dinheiro com Google (que é bem caro por sinal) e novamente não me lembro de ter um bom resultado, mas agora acho que vou testar com Google Forms e testar, eu não tinha feito isso, eu queria pegar os leads, email e telefone pra poder mandar mala direta ou oferecer um infoproduto. Eu comprei esse curso da Udemy e parei na terceira aula (se for o que eu tou pensando), tem mts cursos por lá e acho que alguns estão desatualizados, me sinto perdido, também tô meio sem tempo pq minha profissão me suga mt. Na verdade estou preferindo investir na equipe comercial na forma de uma melhor remuneração e bônus pra eles produzirem mais.

      Abração!

      Excluir
  5. Grande Frugal!

    Sempre bom ver o progresso do seu empreendimento! Já está chegando no momento da recuperação do investimento, construiu um grande patrimônio e adquiriu muita, mas muita experiência!

    Acho que valeu, hein?

    Quem sabe não rola uma M&A e vc não volta para surfar muito antes do que pensava?

    Abração e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa VL, tudo bem?
      Olha, o aprendizado foi imenso viu? Por isso já valeu muito. Acho que valerá pra vida toda essa experiência. Enquanto a gente nunca abre um negócio, não tem idéia nem tamanho da pressão e da responsabilidade com a folha e as contas da empresa, e toda a pressão também pra ter receitas.

      O que é uma M&A?

      Abraço!

      Excluir
    2. Merge and Acquisition. Uma grande empresa pode comprar a sua por vários milhões e daí vc volta para a praia para surfar hehe

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade