ACABOU A DÍVIDA!



Prezados amigos,

Finalmente acabou a dívida.

Hoje liquidei o último boleto da CEF e assim não devo mais nada na praça.
Desde Junho/2017 quando assinei o contrato da franquia, fui atrás do imóvel e o comprei. Assumi muita dívida, dele, da franquia e do capital de giro. Muita coisa de uma só vez.

Me desfiz de 90% da minha carteira de ações, que mantive aportando e estudando pesadamente desde Janeiro/2013.

Fui demitido em 2014. Arrumei outro emprego cinco meses depois. Estudei, viajei, fiz bicos, contatos, aumentei o meu networking, me conheci melhor.

Não foi uma decisão fácil, tive meus erros no mercado, me conheci mais como investidor, aprendi muito, evoluí, criei esse blog, li mais de 50 livros, fiz cursos de empreendedorismo e economia, peguei um mercado de lado por quatro anos, e mesmo com muito aporte e esforço, tivemos uma péssima época para estar na bolsa, 2015 um ano terrível, PT no poder, noticiário péssimo, segui aportando na bolsa e confiante no futuro.

Em 2016 nada mudou, o pânico era a tônica das conversas. Não sei o que deu em mim que decidi estudar negócios e procurar oportunidades, alguma chave virou na minha cabeça para eu desistir do mercado e virar empresário no mundo real. Os desafios foram muitos. Abrir a empresa sozinho, sem ajuda de amigos ou conhecidos e nem família, numa cidade muito distante da minha, e onde eu morava há apenas quatro anos.

Fiz meu estudo de mercado. A cidade nunca teve essa loja, que está se expandindo para o Brasil e decidi ser o primeiro franqueado aqui. Algumas outras unidades também estão por aqui já, mas não tem problema, segui firme o meu caminho. Investi muito, dei tudo o que eu tinha juntado a duras penas, e ainda pedi emprestado pra garantir o imóvel.

Em 2018, o negócio recém inaugurado andou muito devagar e segui trabalhando como uma mula. Que ano meus amigos, QUE ANO! Além de tudo isso, eleições, calotes, dívida nas alturas, problema com pessoal, muito pessimismo na minha área, concorrência subindo e vida pessoal um pouco insatisfatória pela soma da grande quantidade de incertezas que tive que aguentar.

Algum ganho de peso, cabelos brancos, muitos boletos para pagar, a rotina estafante de estar em um lugar, ligando e pensando em outro, trabalhando por dois ou mais, reforma, obra, sol, calor, péssimos fornecedores, prestadores de serviço e funcionários. Tudo isso fez parte. Incerteza, insegurança, engarrafamento, sol e o pensamento fixo: "Pra quê que fui me meter nisso?'' me assolava o tempo todo.

Com o passar do tempo, o breakeven, o lucro subindo pouco a pouco, as reformas e reparos intermináveis, a troca de fornecedores, de prestadores de serviço, os preços caros e aviltantes pra quem diz que faz as coisas para empresas e muitos obstáculos superados, entramos na era do lucro.

Com a chegada do lucro, um pequeno alívio, não tenho mais que meter a mão no meu bolso! Agora a loja se paga e ainda sobra algo, olha que maravilha. Talvez não tenha outra pessoa no Brasil que mais usou o simples app "calculadora" do celular do que eu em 2018, somando todas as entradas e saídas, de todos os extratos bancários da loja, todos os dias, todas as semanas. Da mesma forma como o software de gestão da loja, meus 2 apps de bancos (que eu chegava a logar umas 10-15x por dia em cada, para conferir tudo, tudo, tudo). A luta foi grande.

Chegando agora na fase de esperar pelo fim do retorno do investimento. Próximo mês completo dois anos da abertura da loja. Ainda não estou no meu melhor, mas o negócio conseguiu andar um pouco mais sozinho e organicamente. Diminuí meus gastos no Google e Facebook (nem sei se trouxeram retorno). Preferi investir na sola de sapato e na minha equipe.

O sufoco que passei, nunca mais quero passar. Preciso me refazer, corri um risco incalculável, incalculável, incalculável!

Agora é reorientar minha vida, minhas reservas, meu lifestyle, meus aportes e meu ritmo de trabalho para chegar no meu próximo objetivo. Acredito que o retorno do investimento até Março/2020 consigo ter e estarei novamente no famoso zero a zero, para a partir de então, poder crescer meu patrimônio e buscar minha liberdade.

Passei seis anos intensos, amadureci muito, isso foi 50% da minha caminhada. Os outros 50% serão feitos nos próximos 36 meses. Comecei no nível hard, sem casa, sem dinheiro, um carro usado e minha vontade de trabalhar, eu só tinha um cachorro, uma conta universitária no Banco do Brasil com R$400 reais de limite no cheque especial e menos de 100 reais na conta corrente, uma TV LG de 43 polegadas, poucas roupas velhas e um Xbox 1 com uns 5 jogos, foi assim que cheguei aqui.

Passados esses seis anos e nove meses, consegui muito mais do que poderia imaginar, moro no meu próprio ap quitado, tenho um carro excelente, um flat na minha cidade natal no litoral do nordeste, alguns terrenos, um dinheiro considerável na bolsa do Brasil e também nos Estados Unidos, uma empresa rodando dando lucro e um imóvel comercial muito bonito, num bairro excelente e que poderá me render um bom aluguel ou uma boa venda daqui a algum tempo.

Como vocês podem ver, muita coisa para um jovem como eu, que ainda nem fiz 35 anos, tudo isso a um preço alto, muito custo, sangue, suor, lágrimas,  riscos, muito trabalho, muitas horas extras, noites em claro, estudos, leituras, cursos, viagens a trabalho, perseverança, consistência, abdicação, resiliência, certa disciplina, sorte e muita fé que minha vida poderia dar certo.

E se deu certo para mim, que vim muito de baixo, sem recursos, sem QI, sem família estruturada (eu, um simples pardo baixo da periferia violenta de uma metrópole, com pai e mãe semianalfabetos), também pode dar certo para você, do seu jeito, no seu tempo, no seu mapa e na sua estrada. Não existe nenhum caminho exclusivo para o seu sucesso ou a sua felicidade, sua paz e suas conquistas, você pode ser feliz e ter sucesso de mil formas diferentes. A sua mente e seu espírito estão na sua consciência, você pode fazer do céu, um inferno, e pode fazer um inferno do céu.

- E então, Frugal, onde pôs o segredo?

- No desejo.

- De quê?

- De ser livre.

- Ser livre para o quê?

- Para saber o quê mais se passa no mundo.

Patrimônio consolidado: R$  3.876.489,30

RUMO AO QUARTO MILHÃO!

Dívida = ZERO.

17/09/2019. Um dia para ficar na minha história.

Grande abraço a todos,
Frugal.

Comentários

  1. Parabéns !!!!!!

    E sucesso sempre! Realmente, por mais que se fale, só quem traçou todo o caminho sabe o sangue, súor e lágrimas que passou pelo corpo para se chegar até onde chegou!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Renato! Foi uma barra mesmo. Preciso perder uns 7kg pra voltar ao meu normal. =)

      Excluir
  2. Linda história.
    Você é um guerreiro, batalhador e vencedor.
    Te admiro muito, meteu a cara e a coragem e venceu.

    Imagino o tanto que foi difícil, imagino a angústia, preocupação e ansiedade. Pior ainda, os pensamentos recorrentes de “para que fui me meter nisso”. Não deve ter sido fácil mesmo.

    Agora é olhar para trás e sorrir e chorar, manter a cabeça erguida e não esquecer suas origens e suor derramado.

    Agora manter a caminhada, muito mais leve e tranquilo.

    Parabéns pela paz.
    Vitoria e sucesso! Parabéns pela perseverança, por ter se levantado quando, talvez, ninguém sequer percebeu ou enxergou que havia caído e precisava de um fôlego.

    Grande abraço e siga firme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É IP, tive dias muito difíceis mesmo e sem ter pra onde correr, nem ninguém pra ajudar em caso de pane no sistema. Alguns dias no mês eu tinha que ter nervos de aço. Obrigado.

      Excluir
  3. Parabens por zerar a dívida. Empreender no Brasil não é fácil e voce encarou como um desafio. Que bom que tem dado muito certo seu esforço.

    Pretende retornar de forma 100% no mercado financeiro após a quitação da dívida? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Gari, valeu!
      Pretendo sim, mas agora com mais calma e mais reservas, e sem aportar tudo em ações. Eu adquiri um terreno recentemente que to pagando a prestação sem juros, então o aporte vai ser menor do que eu esperava pro mercado. Fui dar uma olhada e achei tudo muito caro (fiis com yield ridículo, RF pagando mt pouco e ações caras). A régua do critério do aporte agora vai subir muito. Abraço!

      Excluir
  4. Parabéns Frugal! O boleto da caixa consigo pelo app sem problemas ou recomenda ir a agência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sax, pelo meu tipo de contrato, eu não conseguia, eu ligava na agencia e pedia o boleto pelo email pro meu gerente, e ele mandava.

      Veja se resolve pelo celular e email mesmo pra evitar perder um turno indo na agência pq lá vc espera muito pra ser atendido (tem senha de atendimento). ou então ligue no tel 30041105 que cai no comercial da cef, vc pede o boleto e eles te enviam por email. Sempre peça pagando PRAZO que assim vc gasta menos no total. Abraço!

      Excluir
  5. Pra quem te acompanha desde o inicio do blog, como eu, é um felicidade tremenda saber que consegui.

    Melhorou demais meu dia, e renovou minhas energias para continuar lutando.

    Seu sucesso é o nosso sucesso, quando digo nosso me refiro a finansfera inteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo. Que bom. Foi muito risco e um verdadeiro tiro no escuro. Entrei com um imóvel muito alto no valor e ainda nem sei se isso foi muito acertado, mas tudo bem, vamos caminhando mesmo assim, acredito que ele faça parte do marketing tb, e é bem localizado e com facilidade de estacionar na rua em frente e do lado. Hoje em dia estou com 88% do meu patrimônio em imóveis. Tenho que diminuir isso, aportando mais em ações.
      Abraço!

      Excluir
  6. Parabéns! Você é merecedor disso! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns!!!! Todo o suor está sendo recompensado!! Muito bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara amigo, mais uns 4 meses de lucros bons e terei recuperado todo o capital investido. Será a parte 2 do alívio. Vou postando tudo aqui.
      Abraço!

      Excluir
  8. Parabéns, mas fica a pergunta, com tanto suor e sacrifício e risco, faria tudo novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a franquia em si, eu acho que faria, mas tentaria ver com um imóvel alugado mesmo. O meu maior problema foi que me meti em dois investimentos grandes de uma vez, o imóvel e a franquia em si, além do capital de giro que consumiu muito dinheiro por uns 9 meses. Era muita conta pra pagar e eu já tinha dado tudo o que tinha de entrada e ainda estava pagando a obra de ampliação do imóvel, enfim, meu amigo, o dinheiro escorria entre os meus dedos todo mês, e não era pouco, tudo parecia um buraco negro, e no outro mês seria um outro tanto grande, pra piorar, meus pagamentos da minha profissão andam bastante instáveis, atrasados e sem data certa pra receber, é uma verdadeira bagunça.

      Pelo lado do risco AA40, não tem como medir, pq vc pode perder além de tudo investido, todo o capital de giro mensal inicial que sai do seu bolso, enquanto a coisa não dá lucro e não se paga, vc vai ficando mais pobre mês a mês rapidamente . É uma verdadeira corrida contra o tempo e o que está em jogo é o seu bolso. Imagina vc gastar 400k num negócio só pra ele abrir, e todo mês vc colocar do seu bolso mais 20, 25, 23, 20 só pra ele continuar andando... dá muita aflição. Isso que é um lado ruim de começar com franquia, pq vc tem que começar totalmente full de tudo, não dá pra começar pequeno e ir crescendo aos poucos como um negócio próprio ou familiar.

      Outra vantagem nisso tudo, eu sou novo, tenho o privilégio de poder errar e me recuperar com o tempo se der errado. Agora imagina o sujeito ali com 45-50 anos, se meter nessa, perder uns 600-700k e ter que fechar? Literalmente todo o dinheiro terá ido embora e o cidadão vai ter que se reerguer naquela idade. Outro medo grande que eu tinha era quebrar mesmo e ter que ficar pagando um imóvel caro e vazio enquanto não alugava ou vendia.

      Agora o melhor, daqui pro resto da minha vida, quando alguém vier me falar em abrir um negócio eu vou poder contribuir um pouco com a minha experiência e inclusive se e quando for me oferecida uma oportunidade de negócio eu vou saber mais na prática o que significa aquilo, sem sonhos infantis ou ingenuidade. A paulada é sêca! O mercado financeiro é infinitamente mais confortável e a chance de perder tudo ou ir a zero é muito pequena se a pessoa não faz nenhuma bobagem.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Obrigado pela resposta franca Frugal. Realmente é bem complicado e vc precisa ter muita cabeça para seguir o planejado.
      Acho que eu não teria tanta coragem como vc. Pelo fator idade também, já que indo pro lado dos 40 não acho que teria tanto tempo para recuperar, e nem pelo fator risco que sou um tanto avesso, mas admiro muito quem o faz e obtém sucesso como vc. Parabéns mesmo. Abcs

      Excluir
  9. Parabéns pela sua história! Muito legal ler sobre pessoas que obtém retorno a partir de seu esforço. E que dificilmente isso vem de maneira fácil.
    Cada vez mais viciado em seu blog!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Gus,
      É possível sim, tem que lutar, trabalhar, vender, estudar, poupar e viver.
      Tudo isso ao mesmo tempo!

      Abraço!

      Excluir
  10. Parabéns pela conquista e pela bela história de superação e resiliência. Stay the course and keep soul in the game.

    Abraços,
    IOTR

    ResponderExcluir
  11. Meus parabens Frugal! Exemplo de resiliencia, persistencia e sangue frio. Atributos indispensaveis para se empreender no Brasil e voce certamente provou que tem todos muito bem desenvolvidos!
    Agora manter o foco e continuar colhendo os frutos!
    Sucesso!

    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo.
      Tem que ter sangue frio mesmo e nervos de aço.
      Passei por uma turbulência danada!

      Abração!!

      Excluir
  12. Frugal, ao invés de pagar facebook e google, pague para “pessoas reais”, meio famosinhas do instagram, tipo 10 mil seguidores pra ir ate a sua franquia e fazer aquele historyzinho. Aposto que funciona bem mais, funcionou pra um conhecido meu, ele pagava e os instagramers iam de forma “natural” lá e postavam... Infelizmente o marketing hoje em dia é isso ai. No mais meus parabéns pelo esforço e conquistas! Grande exemplo de superação... Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei nisso CS já!
      Vou sondar aqui pra ver quanto custa, se for um custo bom tá valendo sim!
      Abraço!

      Excluir
  13. Parabéns Frugal! Não me conhece, não te conheço, mas de verdade, fico e fiquei feliz por você! Acompanho o blog tem um bom tempo já. Só na platéia, mas este post eu tinha que comentar. Parabéns!
    Rumo aos próximos milhões!
    Sucesso hoje e sempre!

    Juliano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Juliano, tudo bem!
      Aqui a gente tem menos de 1% dos comentários de quem vê o post, mas não tem problema, a gente sabe que voces não tem mt tempo pra comentar ou paciência, mas faz parte da vida! Sucesso pra vc tb!

      Excluir
  14. Que historia , parabéns.
    Isso renova minha esperança em dar certo empreendendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, empreender no Brasil envolve grandes riscos e grandes retornos. Dá muito mais yield do que RF ou até mesmo ações com certeza! e não precisa ser nada revolucionário não, é foco no cliente, tratar bem e ter um serviço bom, o cliente volta!
      Abraço!

      Excluir
  15. Parabens pelas conquistas que se tornaram um marco no dia de ontem mas que foram construidas no hard style há alguns anos. Aliás voce mesmo resumiu sua saga e suas qualidades no penultimo parágrafo. Na minha opinião foi muito corajoso. Grande abraço e continue a jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcos, é possível para todos nós. Pode acreditar.
      Um abraço!

      Excluir
  16. Olá, FS.

    Muito bonita sua história. Agora sem dívidas e a empresa tendo lucros seu patrimônio vai crescer muito.
    Quem trabalha duro e com inteligência é recompensado. Parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy, tomara mesmo, só queria que a minha vida voltasse pro rumo!
      Um abraço e bom fds!

      Excluir
  17. Parabéns Frugal. Fico feliz por você e desejo-lhe novos passos bem sucedidos em sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu West.
      Tomara que esse ano de 2019 se repita mais uns 4 anos e aí ficará tudo bem!
      Um abraço!

      Excluir
  18. Parabéns Frugal! Você merece! Nós que acompanhamos seu blog de perto, através dos posts que você fazia, sabemos que não foi fácil! Parabéns! Yuka

    viversempressa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Yuka!
      Fiquei curioso em saber qual seu bairro em SP que tem a creche de graça, pq eu tenho um familiar aí que paga quase 1500 reais de creche, ele mora na Saúde. Bom fds pra família!

      Excluir
  19. Realmente é sempre um marco histórico quando a pessoa se vê sem dívidas... tira um peso enorme dos ombros. Vina nova daqui pra frente!

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu amigo, agora é aproveitar esse restinho de 2019. kkkkkk
      abração!

      Excluir
  20. Fala Frugal! Parabéns por se livrar dos fardos! Agora é só alegria, como diria o outro. Ou não. Mas você está bem calejado com as adversidades. Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sim amigo.
      Primeira providência é perder peso, comer melhor, dormir melhor e ficar melhor.

      A saúde mental e física retornará muito em breve.
      Abraço!!

      Excluir
  21. Parabéns, Frugal!

    O seu blog foi um que li de cabo a rabo quando cheguei aqui na blogosfera!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Wannabe!
      Que bom que gostou e continuou voltando.
      Lembro de vc por aqui sim.
      O tempo passa muito rápido.

      Abraço!!

      Excluir
  22. Frugal, muito bom suas historias.
    Abraco, e parabe s pela sua conquista.
    o teu empreendimento é relacionado a sua area de formacao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa RR, não é não.
      Eu me formei na área da saúde e tenho que sempre estar fazendo cursos e arrumando formas de ganhar dinheiro mesmo assim, participo de uma PJ com outros colegas da minha área e prestamos serviços no privado e tb no público.
      O empreendimento é no setor de serviços mesmo, não temos produto pra vender. Abraço!

      Excluir
  23. Parabéns Frugal! História inspiradora, com trabalho e dedicação as coisas acontecem. Agora é seguir voando!

    ResponderExcluir
  24. Exemplo de vida Frugal! De uma pessoa que começou por baixo e alcançou o que muitas pessoas na vida não conseguirão alcançar! Sucesso com Mérito!

    Parabéns! Que você continue inspirando muitas pessoas nessa nova fase da vida!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo VL.
      Estamos nos apoiandos nos grandes ombros da finansfera também!
      Abraço!!!

      Excluir
  25. Parabéns, Frugal! Sua história de vida é inspiradora. Não foi fácil como sempre disse, mas você "chegou lá".
    Sem dúvida você é um grande exemplo para todos nós que também viemos de baixo, sem recursos e sem QI.

    Um bom final de semana,
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela companhia Rosana.
      Looongos anos já nessa estrada.
      Imagino que eu tenha já passado da primeira e mais tenebrosa metade do caminho, agora vai ser mais suave sim.
      Um bom fds pra vc tb!
      =)

      Excluir
  26. Conforme suas palavras: "eu só tinha um cachorro, uma conta universitária no Banco do Brasil com R$400 reais de limite no cheque especial e menos de 100 reais na conta corrente, uma TV LG de 43 polegadas, poucas roupas velhas e um Xbox 1 com uns 5 jogos, foi assim que cheguei aqui."
    E depois: "Passados esses seis anos e nove meses, consegui muito mais do que poderia imaginar, moro no meu próprio ap quitado, tenho um carro excelente, um flat na minha cidade natal no litoral do nordeste, alguns terrenos, um dinheiro considerável na bolsa do Brasil e também nos Estados Unidos, uma empresa rodando dando lucro e um imóvel comercial muito bonito, num bairro excelente e que poderá me render um bom aluguel ou uma boa venda daqui a algum tempo."
    Bem, então, cita: "Patrimônio consolidado: R$ 3.876.489,30".
    Daí, presume-se que você ganhou, líquido, uma média mensal de R$ 47.857,00. Entretanto, sigo seu blog há um bom tempo e não percebi em nenhum post que vc conseguiu ganhar esta média. Estou enganado? Errei em algum cálculo?

    ResponderExcluir
  27. Opa Vic, blz?

    Acho que vc errou pq deve ter feito apenas uma divisao simples, e não somou nenhum juros compostos ou dividendos, assim como não somou nenhuma valorização dos meus ativos (somente a eztec minha maior posição tenho mais de 130% acumulados e mais os dividendos de todos esses anos). BBAS3 minha segunda maior posição eu tinha preço médio a R$16,00 pq comprei ali por 2013,2014, assim como vendi com muito lucro WEGE, PSSA e MDIA. Tem uma valorização grande do Equity da minha carteira, e com essa valorização fundei a loja e dei entrada no imóvel, além do mais já tenho mais 400k em FC da loja somando aos novos aportes no imóvel e na franquia em si. Desta forma todo o lucro, os juros, os dividendos e a valorização de tudo que eu tive, sempre voltou pro bolo. E daqui por diante os aportes serão maiores pq contarão com todo o FC livre para continuar investindo. É difícil calcular isso sem uma calculadora financeira. Entenda que cada novo aporte mensal não tem apenas o valor que ganho com meu trabalho, tem todo o valor somado que é gerado pelo montante investido, ou seja juros compostos já faz mais de 80 meses. Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, Frugal.

    Cara, li seu blog recentemente de cabo a rabo e gostei demais. Me ajudou e enriqueceu muito! Obrigado!

    Gostaria de perguntar uma coisa...você disse que leu muitos livros e fez cursos de empreendedorismo e economia. Os livros eu já tenho noção pois estão fixados no blog. Mas quais cursos foram esses que vc fez? E quais vc recomendaria?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi uns 80% do meu sucesso.com amigo.
      Pelo valor e pelo conteúdo vale muito a pena, e são vídeos e aulas.
      Fiz uns do sebrae on line tb mas são fraquíssimos.

      Também a leitura de biografias de empresários ajudou bastante.

      Excluir
    2. Sei que você é ocupado pra caralho, Frugal. Se tiver um tempo faz uma lista de livros que leu durante o ano.


      Excluir
    3. Orion, blz? Tudo bem.
      Já tem essa lista aí acima a direita dos que mais gostei.
      Vc quis dizer durante esse ano de 2019?
      Já li um bucado e tb já escutei muito no ubook.

      O ultimo que li foi "Filosofia para corajosos" de Luis Felipe Pondé.
      A biografia íntima de Leopoldina, de Marcilio Cassoti.
      A guerra do Paraguai, de Luis Otavio de Lima.
      1808, de Laurentino Gomes.
      O Grande Gastsby, de F.S Fitzgerald
      Onze Anéis, de Phill Jackson
      Smart Fat, de Steven Masley

      Depois coloco mais se lemnbrar.
      Esse ano to lendo muito pouco. =)

      Excluir
  29. Caralho! vim aqui do aposentado aos 40 e que legal!
    Puta exemplo o seu. Obrigado por compartilhar sua história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade