Fechamento Julho/2019 +R$50.000,00


Prezados amigos,

Primeiramente, QUE MÊS!

Em Julho trabalhei como um escravo judeu no Egito.

Desculpem a demora em atualizar o blog e responder os comentários.
Aconteceu muita coisa na minha vida pessoal (coisas boas) e fiquei sem tempo pra nada. Além do cansaço e das idéias pra postagens que vão e voltam, tive que tirar umas férias e viajar, muita coisa boa acontecendo na minha vida.

Em Agosto tive que colocar o pé no freio e tirar um tempo para mim, descansar mais, viajar e arejar as idéias, ficar um pouco na praia, dar atenção pra minha companheira e pensar na minha vida pessoal e profissional. A vontade de ir embora do norte pro nordeste vem aumentando muito, e acho que nos próximos 3-5 anos preciso mesmo sair daqui, pelo meu próprio bem.

Sobre a franquia, o lucro vêm aumentando, mas a despesa também, e muito, eu achava que um dia isso ia descolar, mas a relação entre eles é muito linear. Os novos espaços do imóvel que aluguei estão dando quase 9k líquidos por mês (por isso o resultado maior) e estão 90% alugados, a franquia em si deu 40k de lucro e considerando uns 10k de custos do imóvel, está dando 30k de lucro, para um investimento de pouco mais de 500k, um yield de 6%, o que é incrível realmente, após dois anos de muita luta, sangue, suor e lágrimas. Se a coisa permanecer nesse patamar, daqui pro fim do ano vou recuperar todo o investimento, o que muito me alegraria.

Também acho que o que impactou o lucro foi Julho ser um mês grande, sem feriado, e que as pessoas estão um pouco mais otimistas com o Brasil, embora a gente saiba que tem muita gente torcendo contra o país por causa do presidente. 

Temos que procurar evoluir pessoalmente sem precisar do presidente ou da economia do país, querer ser levado pela maré subindo é para os fracos. Quando você decidir prosperar independente do prefeito, governador ou presidente, a sua vida vai andar muito mais.

A dívida do imóvel está atualmente em 55k, muito perto de ser vencida.

Estou plantando as bases para voltar para a minha cidade, o que inclui empreender lá também e para isso já dei entrada num terreno (a negociação foi muito difícil mas comprei ele por 50% o preço da média de todos os terrenos da região) o que está atrasando o fim dessa dívida, de quebra também troquei de carro e me despedi com muita gratidão do meu velho amigo que nunca me deixou na mão e me deu muitas alegrias, eu era muito apegado aquele carro e achava que ia demorar muito pra trocar, foram quase 9 anos juntos e troquei ele por dois motivos, o primeiro é segurança (mais airbags, abs, controle de estabilidade) - cheguei a escapar de traseira numa curva besta numa noite de chuva, mas também eu tive culpa no cartório - e devido ao fato do meu antigo estar dando muitos problemas e gastei muito com peça e serviços, atualizei ele gastando mais 39k na diferença entre a venda e a compra do outro, mas fiquei feliz pq ele vai continuar dentro da família e quem sabe volte pra mim um dia (nem que seja como segundo carro). E sim, óbvio que comprei usado, pra mim não existe nenhum argumento bom de qualquer pessoa que me faça comprar um carro zero km na loja.

Continuo fora do mercado por esses motivos: pagar a casa, o terreno, e refazer minhas reservas da PF e também da PJ, pois atualmente minha reserva é puramente conta corrente e um resto de ações por aqui e no exterior.

Como todos sabem empreender é muito difícil e os riscos são absurdos, mas se der certo, os retornos também são muito bons e podem ter um yield mensal bem maior que o mercado, mas meus amigos, meu exemplo é apenas um, que aparentemente está dando certo, então os riscos continuam, a pressão por vender é eterna e diária, porque negócio que não vende todo dia quebra e fecha, então tem que cuidar e tocar o tempo todo, não é fácil, não é passivo e nem é garantido.

Vou entrar ano que vem de carro (semi) novo, sem dívida de financiamento, com uma boa reserva na PF e na PJ e com um novo terreno comprado (parcelado, sem juros e sem financiamento) e sem mais muita preocupação por pressão financeira.

Na minha profissão original a saga continua: difícil receber, difícil aumentar preços, muita gente nova no mercado todo ano, governo dando calote e atraso, planos de saúde afunilando todo mundo e hospitais privados com protocolos ridículos e colocando muita banca e pressão inútil. O futuro é bastante tenebroso pois cada dia mais a liberdade vai embora e viramos meros peões no tabuleiro de xadrez dos outros. A alegria de outrora em trabalhar na saúde se transformou no cumprimento estrito de chegar no horário e sair no horário.

Abraços a todos,
Frugal.

Comentários

  1. Ola Frugal, primeiramente parabens pelo otimo resultado. Concordo em genero numero e grau com sua observacao de que empreender nao é facil, entao esta de parabens tbm pelos resultados alcancados ate agora!
    Em relacao ao futuro, voce tem alguma meta em mente de quando pretende retornar a sua cidade? Ja sabe se vai se desfazer da franquia e do imovel?
    Abs e vamos em frente!

    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Legal ver vc aqui.
      Eu fui lá um dia desses e me deu uma vontade enorme de ficar lá.
      O problema é que não quero nunca mais experimentar o sentimento de escassez, mesmo estando lá numa cidade pobre e com um mercado péssimo.

      Acredito que ainda vou ficar mais uns 2-3 anos aqui e será meu máximo, pois sinto muita falta da minha vida alegre e boa nas águas quentes do nordeste. Acho que tudo vai depender do valuation da empresa, e do valor de mercado do imóvel, e até mesmo do aluguel dele. Se a coisa estivesse como está hoje eu tentaria tocar a distância mesmo, mas vamos ver, tudo que quero nesse momento é pagar esses restos de contas e refazer minhas reservas, respirar um pouco.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pelo excelente resultado. Agora é matar essa dívida, ainda que pequena e bem controlada, e 'stay the course'.

    Ainda pensa em voltar a investir no mercado financeiro ou o bicho empreendedor te mordeu de vez?

    Abraços,
    IOTR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa IOTR, blz?
      Amigo, se o meu movimento continuar aumentando e com os yields mt bons, acho dificil voltar pro mercado por enquanto. Na verdade eu vou ter que fazer algo com o dinheiro extra pois ele vai vir, aí fico na dúvida, abro uma segunda unidade neste cidade ou até em outra ou coloco no mercado? Essa já é uma dúvida presente realmente, de fato o que sei é que não quero mais comprar um imóvel, irei apenas alugar se for colocar outra unidade, isso de saída.

      Quando eu terminar essa dívida vou tomar uma caixa de corona pra comemorar. kkkkk

      Abraço!

      Excluir
  3. Comecei a seguir o blog mais ou menos qdo vc começou com sua franquia, entao pude acompanhar toda a saga e sofrimento até aqui, mas também as alegrias. É impressionante como vc conseguiu quitar rápido a dívida - ao menos para quem olha de fora, rsrsrs... imagino que pra vc deve ter sido muito mais sofrido. Comparo um pouco com minha dívida imobiliária, muuuuuito menor (hj, uns 70k), mas ainda se arrastando... enfim, cada um em sua condição. Parabéns pelo progresso; como dizia, olhando as coisas um pouco de longe seu avanço é muito claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras turista.
      Foram quase dois anos trabalhando muito e colocando todas as sobras praticamente nessa dívida. Os juros imobiliarios no BR são extremamente abusivos, eu fui muito inconsequente e doido em fazer tudo isso. Por milagre está dando certo. Daqui pros próximos 3 meses espero acabar mesmo com a dívida e virar o ano com tudo no azul. Vai ser homérico.

      Grande abraço!

      Excluir
  4. muito bom
    parabéns pela disciplina

    abs!

    ResponderExcluir
  5. Frugal, parabéns pela sua perseverança. Já acompanho seu blog uns bons anos, e é pela primeira vez que comento por aqui. Sempre torci muito pelo seu sucesso, principalmente quando tomou a corajosa decisão de vender sua carteira de investimentos para empreender. Depois de anos de muito suor e trabalho, está prestes a liquidar a dívida do imóvel. Parabéns!!! Yuka

    https://viversempressa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Yusaki.
      Qnd puder comente pra contribuir com os outros leitores tb.
      Grande abraço!

      Excluir
  6. Olá Frugal!!
    Que felicidade tê-lo de volta!
    Confesso que entrava a cada 2/3 dias... e nada de post. So depois lembrei que vc estaria descansando. Merecido!!
    Parabéns pelos resultados!
    - Vc ainda possui o e-mail de contato? Queria enviar uma mensagem.
    Abraço e muitas bençãos!
    Lil@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lila, tudo bem?
      Possuo sim, é o mesmo, só peço que qnd vc mandar email me avise aqui pq lá tá cheio de assiinaturas de muitas coisas e aí eu procuro com calma.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Oi Frugal!
      Enviado agora.

      Muito, muito obrigada.

      Excluir
  7. Olá
    O que recomenda de especialidades médicas? Seria interessante um post sobre.
    O que acha de Radioterapia e Medicina Nuclear?
    O que acha do novo programa do Governo?

    ResponderExcluir
  8. Olá anon, como assim?
    PRa fazer residencia médica?
    Recomendo fazer o USMLE e fazer ela nos EUA e ficar por lá mesmo.
    Qualquer uma lá tá ok, inclusive medicina da família, pediatria ou psiquiatria, ou infecto que são as mais fáceis de entrar lá.

    No Brasil não recomendo nada, só o aeroporto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade