Na planilha tudo é lindo. Na vida real, são centenas de variáveis que não estavam na planilha.


Olá amigos,

Essa semana achei esse site:
http://www.subterfugios.net/traq/calculador-de-rendimentos/

Parece ser bem mais legal do que várias outras calculadoras que vi por aí.

Você vai colocando os dados e sonhando, sonhando e planejando.

Eu fiz isso e imprimi o meu objetivo. Se tudo der certo, em 36 meses vou ter uma renda passiva de 15k e estarei preparado para o Plano Portugal (isso se na época eu decidir executá-lo mesmo).

De qualquer forma, 15k vai dar pra viver na cidade que eu quiser no Brasil que já vai ajudar muito.

Pois é. Na teoria dá, mas na prática temos os imprevistos, prejuízos, investimentos, manutenção, doença, viagens imprevistas e muitas outras coisas para atrapalhar a nossa receita ou gerar mais despesas, ou seja, essas simulações são muito, muito no campo da teoria.

Eu poderia estar bem melhor do que imaginava se tivesse seguido outro tipo de estratégia, mas isso não vem ao caso. A gente vai se achando aos poucos e amadurecendo os investimentos aos poucos, mas é assim mesmo, a nossa estratégia também muda e as previsões, o tamanho dos aportes, onde a gente vai aportar e mesmo os nossos gastos pessoais também mudam muito, por isso tenham muita cautela e flexibilidade na hora de simular, baixar em 20% a expectativa final já é um belo sinal de prudência, até porque não temos a menor idéia da taxa de juros e da inflação no período e piora ainda mais se for um período mais longo.

Fiz uma simulação de apenas 36 meses e os resultados foram muito bons, porém com um valor de aporte astronômico, que obviamente não sei se vou cumprir, mas é a minha meta.

Esse mês já tive tanto gasto imprevisto na loja, que praticamente (vejam bem), todos os imprevistos e novas coisas para comprar vão dar o mesmo valor do lucro do mês todo, ou seja, vai ser um mês em que tudo que trabalhamos vai ser convertido em novos equipamentos e compra de outros que ainda faltavam, com o alívio de ser do dinheiro do próprio caixa da loja e não do meu bolso.

Minha base de imóveis já é um belo hedge que vou ter na carteira e assim vou ter mais tranquilidade e resiliência para esperar, assim como o meu ap quitado e daqui a 6 meses o fim da minha dívida de financiamento imobiliário, enfim, vou estar preparado para voltar fortemente aos mercados.

O recado de hoje é: Podem fazer várias simulações, mas a realidade vai ser muito diferente delas. Use esses tipos de ferramentas apenas como uma ferramenta mesmo, pra lhe dar uma idéia de direção e de força dos juros compostos

A vida não dá pra colocar numa planilha de excel ou numa calculadora financeira.

Grande abraço,
Frugal.

Comentários

  1. Usei planilhas no ano passado, mas a minha realidade era outra, no meu caso havia mês que eu entrava no vermelho apenas na planilha, nem faço idéia como pode dá errado assim...acredito que limitar no papel meus rendimentos e gastos apenas por um mês, não corresponde a minha realidade financeira...pois gosto de trabalhar melhor com datas que posso ou não quitar um compromisso! Valew pelas dicas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, seja bem vinda.
      É, tem muita coisa pra acertar, mas pelo menos vc ficou no azul.
      Abraço!

      Excluir
  2. "A vida não dá pra colocar numa planilha de excel ou numa calculadora financeira" disse tudo.

    abs

    ResponderExcluir
  3. As estimativas que eu faço em planilha geralmente refletem 100% da realidade, isso pq altero tanto os dados mês após mês que no final quando chega a data da previsão tudo bate certinho...rs Tipo marcação à mercado do Tesouro Direto próximo do vencimento, enquanto está longe as previsões variam absurdamente, conforme vai chegando ao fim a planilha fica extremamente precisa. Ou seja, minhas projeções foram inúteis...

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que estou achando também.
      Mesmo para prever 36 meses está muito difícil.
      Amigo migra aqui pro blogspot.com

      Abraço!

      Excluir
  4. Ainda que isto ocorra, as planilhas indicam um "Norte" nos seus planejamentos e também um retrato da sua situação atual que são fundamentais.

    Ademais, a vida precisa caber na planilha nem que seja à força. Só faço em vida aquilo que foi planilhado e planejado. Se surge algum imprevisto, é preciso ignorá-lo. Viva o Excel! kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk
      Eu preencho apenas o meu passado no excel.
      O futuro tá muito complicado. Pra quem nao é funcionário publico e nao sabe quanto, nem quando vai receber no outro mês é difícil demais.

      Abraço!

      Excluir
  5. Planejamento é tudo! O Excel é apenas uma ferramenta, no meu caso tenho usado mais o Banktivity para planejamento e acompanhamento mensal. Usei por muitos anos o Excel mas com diversos tipos de investimentos, fontes de rendas, imóveis, tudo em dois países, dois câmbios, ficou complexo fazer no Excel e esse software é top. Porém também é apenas uma ferramenta. Imprevistos são difíceis de projetar mas podemos usar o famoso conceito contábil e provisionar alguns tipo: manutenção do carro, compra de roupa/presente, etc.
    O orçamento (seja onde for, mesmo no papel) é um ótimo balizador.
    Abraço!

    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ouvi falar muito já nesse app EI, quem sabe daqui a algum tempo eu teste ele quando voltar aos mercados.
      Abraços!

      Excluir
  6. Por tal motivo ainda não montei minhas metas para esse ano, eu tiro pela minha vida, a 2 anos atrás nunca imaginava que passaria em faculdade federal (inclusive nas minhas metas estava bolsa em faculdade privada), e conheceria outros países, pois é, tudo isso aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens pelas vitórias alcançadas ministro.
      Vc vai longe só em estar na blogosfera também.
      Abraço!

      Excluir
  7. É verdade, a realidade sempre sai diferente das simulações.

    Mesmo assim, as simulações ajudam a motivar e dar um rumo de onde queremos chegar.

    Abraço e bons investimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é DIL, a realidade pra mim mudou 180 graus.
      Pelo menos continuei aportando muito e gastando pouco.
      Abraços!

      Excluir
  8. Nessa mesma semana curiosamente vi uma opinião semelhante sobre esse tema no site do investidor internacional. Acredito que uma planilha dessas a medio e longo prazo não vale muita coisa na prática porque os pontos fora da curva vão ser inumeros nesse prazo temporal. Fora que vivemos num país de moeda exótica e o governo não ajuda nunca em matéria de estabilidade economica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De 5 anos pra cá, todas as minhas projeções foram muito ruins.
      A gente muda muito os planos. comprei até um imóvel num valor que nunca pensei em comprar. O mundo dá muitas voltas.
      Pois é, ainda tentei fugir do risco cambial investindo lá fora.

      abraço!

      Excluir
  9. Como você preencheu o campo da inflação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, eu coloquei em 5% aa a inflação para um ganho de 9aa%.
      Ou seja, coloquei 4% líquido acima da inflação, mas acho que fica entre 5-7% acima da inflação na realidade, essa foi a média do ibovespa nos últimos 86 anos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade