Quem me guiou até aqui.


Olá amigos,

Neste post vou fazer um apurado autobiográfico entre livros, sites, blogs, vídeos, autores e pessoas que li e que me ajudaram a construir o meu pensamento para investir. É um post importante e indico voltar aqui sempre que quiser buscar mais fontes e referências no mundo dos investimentos.

Comecei a estudar pesadamente o assunto no ano de 2013, que foi o ano no qual percebi que iria sobrar muito dinheiro da minha atividade profissional (embora eu tenha começado a trabalhar lá por 2003 mas na pura subsistência de estagiário universitário ganhar R$500 por mês pra pagar ônibus, xerox, lanches e despesas de casa).

Como eu já disse aqui, li todos os livros do Bastter e vi todos os vídeos dele no Youtube até aquela época. De cara descartei da minha vida day-trade, opções, swingtrade e etc. Eu acredito que absorvi bem a filosofia do Buy and Hold. Também li o livro de Fiis do antigo moderador da área de Fiis do site chamado André e também o livro do Mille. Além disso, tem também o riquíssimo conteúdo do fórum, onde passei algumas centenas de horas lendo e comentando.

* Indicação aqui: Todos os livros da Bastter.com e a maioria dos vídeos do canal dele.

Esgotando esse lado, parti para autores internacionais e li O investidor Inteligente, de Benjamin Graham, no ipad e em inglês. Leitura muito proveitosa, a qual emendei Bola de Neve, autora Alice Shroeder (enorme), e Ações Comuns, Lucros Extraordinários de Philipe Fischer.

Outra parte mais geral e menos técnica que com certeza tem que ser lida é Pai Rico Pai Pobre (li alguns outros do mesmo autor também) e Os Segredos da Mente Milionária e O Milionário Mora ao Lado. São livros para moldar a sua cabeça de investidor, são imprenscindíveis.

Até aqui já lhe indiquei uns 18 livros.

Também li o livro do blog do pequeno investidor (extinto) e o de alocação de ativos do Henrique Carvalho, blogs bons, porém pararam no tempo, li ainda uns dois livros do Gustavo Cerbasi que nessa altura já eram pura perda de tempo e são muito rasteiros (Investimentos Inteligentes e Casais Inteligentes enriquecem Juntos. Já foram 22 livros indicados.

Voltando aos autores internacionais, li todos os livros do Peter Lynch (são quatro), sendo um deles feito especificamente para adolescentes (Learn to Earn). Peter Lynch é o rei dos fundos de Hedge, não dá pra passar sem ler ele diretamente, eu queria entender a cabeça desses gestores pois estava montando a minha própria holding financeira (minha carteira de investimentos). Com mais esses 4 livros chegamos aos 26.

Também um imperdível é o Your Money or Your Life, da Vicky Robin, e também o blog do Mr Money Mustache (as mais de 200 postagens dariam um excelente livro, certo?) e o blog e o livro do Jacob (Early Retirement Extreme). O Jacob é um gênio dinamarquês que mora num trailler em Bay Area, San Francisco. Esses dois blogs, aliados ao do Prof. Damodaran (Musing on Markets) dão uma boa referência da atualidade, da nossa forma de viver e da análise fundamentalista, sendo o Damodaran um dos melhores do mundo nesta seara.

Veja que a leitura desses blogs consome muito tempo pois é altamente densa, complicada, profunda e muito educativa, e por falar nisso, um livro matador no mundo dos investimentos, verdadeira bíblia que sugiro muito fortemente para que vocês leiam é o Expected Returns de Anti Ilmanem, o nome é meio doido porque o cara é nórdico e simplesmente ele administrava o Fundo Soberando da Noruega, o qual possui mais de U$500 mil por habitante da Noruega investidos mundo afora (o norueguês já vive numa semi-IF graças a esse fundo). Esse livro é extremamente denso e relevante. Cada página é um mundo, uma super-aula.

Percebam que estou aumentando a complexidade conforme vou descendo no post, isso tudo aí acima durou uns 5 anos para acontecer. Também li o grande clássico do Décio Bazin, Fique Rico com Ações antes que seja Tarde - comprei ele em papel no site estandevirtual, não existe nas livrarias. Já chegamos nos 31 livros. E como sou um cara que gosta de História, li um outro sobre a historia do mercado de capitais no Brasil, sobre a bovespa, esqueci a autora, mas é um livro bem recente.

Embora não seja específico de finanças, creio que obras de não ficção também ajudam na estrada, tais como os livros do Michael Lewis (li acho que todos) e alguns de biografia como o livro do Arnold Schwarzengger, Sonho Grande (do trio da Ambev),  Acrescentem aí mais uns 10 livros, chegamos aos 42 livros.

Saindo um pouco de livros, fiz um curso de Mercados Financeiros com o professor de Stanford e prêmio Nobel Robert Schiller, o que criou o conceito de CAP Schiller, que é bem melhor do que o PL para análise fundamentalista. O curso foi online na plataforma Coursera.com e o diploma (caso você seja aprovado, tem o selo de Yale), e eu fui aprovado. Existem outros cursos lá, comecei mais dois, porém não concluí, tem que ter muita disciplina e é muito difícil seguir o cronograma. Esse curso me abriu os olhos para a construção de um portfolio mais saudável e foi fundamental para eu abrir minha conta no exterior. Se a minha rotina deixasse, eu faria várias cursos e especializações online.

Obviamente tem muitos outros livros que li que ajudaram a formar a minha forma de pensar, eu citaria ainda A Revolta de Atlas, de Ayn Rand e outras biografias variadas.

Olhando exclusivamente para o mundo lá fora, tenho que citar os livros de John Bogle, o qual fiz uma postagem há pouco tempo, esse sim foi um grande diferencial nos meus estudos, o seu livro Enough é matador, assim como The little book of Common Sense investing e um outro que a sua comunidade dos Bogleheads fizeram que se chama The Boogleheads guide to invest (já o citei aqui diversas vezes). Chegamos em quase 46 livros.

Agora sobre o youtube em si, excluindo o canal do Bastter e outro do Thiago Cavalcanti (acho que um ex colaborador da Bastter), não achei nada muito proveitoso (não vou citar). Acho que se você quiser ver vídeos sobre isso vale a pena cursos do Coursera ou Udemy. Coursera tem até miniespecializações.

Não acompanho sites de notícias e nem me deixo influenciar por especialistas ou corretoras, agentes de investimento, ruídos do mercado e de telejornais. Eu foco no meu plano, nos balanços, no câmbio, nos fundamentos das empresas e por aí vai.

Hoje eu sei estudar uma empresa a fundo e também um ETF a fundo, e sei mais ou menos o que eu quero pra mim, então já amadureci muito como investidor. Em certa época cogitei abrir uma empresa offshore e mover meus investimentos para lá, li um livro chamado Ensaios sobre Investimentos Off shore que achei por acaso na Amazon, do autor Antonio C. T. Melo, é um livro básico e razoável.

Não somos ninguém sozinhos. Somos apenas uma colcha de retalhos de pequenas contribuições de centenas de outras pessoas que cruzam nossos caminhos.

Aprendi muito e compartilhei muita coisa aqui na blogosfera, e quero citar todos os blogs que estão no meu blogroll que são os que eu leio (e é pra isso que eles estão ali), sendo alguns já excluídos da rede como o blog do Pequeno Investidor, o Projeto FreeLifestyle, o do Pobretão de Vida Ruim. A leitura e os comentários nesses blogs são verdadeiros achados e nos dão muitas dicas práticas de como melhorar um pouco a vida, de forma direta e dentro do Brasil mesmo, sem teorias, sem tecnicismos ou academicismos, é preto no branco e muito válido, aqui a realidade nua e crua é demonstrada.

Na sua vida pessoal e profissional você vai ter que conviver com dezenas de variáveis de tudo que é lado, e a sua evolução vai se basear no quanto você consegue suportar e administrar tudo isso para que atinja mais resultados positivos do que negativos. Não importa que a gente perca às vezes, o que importa é ganhar mais do que perder, e que quando a gente perca, não seja uma perda grande e dolorosa, por isso temos que diversificar e igualmente temos que ser fiéis ao nosso plano inicial, fazendo pequenas adaptações para não cair em grandes giros.

Como já falei aqui algumas vezes, meu objetivo é ter uma boa carteira de ações no Brasil, outra de fiis por aqui, uma pequena parte na RF, minha reserva de emergência, e reserva de emergência mais uma RF para a loja. Pra complementar e dar um hedge em moeda forte, uma carteira de ETFs no exterior que vai crescer em proporção na medida que meu patrimônio aqui aumentar, podendo ser a maior parte da carteira numa fase pós aposentadoria.

Já tenho um bom hedge no Brasil em imóveis, o que vai diminuir a volatilidade do meu patrimônio, e me dará impulso para investir mais nas bolsas. É bom ter pelo menos a casa própria quitada para fazer isso. No começo da minha vida de investidor, sem querer, acabei comprando muitos imóveis, o que foi uma coisa não muito certa a meu ver, mas foi por inexperiência. Tenho dois aps, 3 terrenos e a casa da loja que foi caríssima e hoje representa 90% do meu patrimônio, mas pelo menos foi para um empreendimento comercial, e não para morar (morar num passivo enorme e caro é muito ineficiente - vide conselhos do pai rico).

Certamente esqueci alguns livros nesse post, mas nada que impacte muito pois os principais tenho certeza que citei. Queria dizer que não precisa ser um gênio ou que tem conhecimentos muito, muito profundos nesses livros, longe disso, acho que eles servem mais para te manter no curso e te dar uma base.

Não precisa ser um nerd nos investimentos para se dar bem, nem procurar a bala de prata, só precisa saber o básico do que está fazendo e se desviar de coisas duvidosas, jogatinas, golpes e fraudes, além dos ruídos do mercado e dos quintilhões de jornais, notícias e analistas que só servem para atrapalhar.

Se você ler, vai aprender muita coisa e sozinho vai caminhar com as próprias pernas, e isso não tem preço que pague.

Grande abraço,
Frugal

Comentários

  1. Li diversos livros que voce citou deste post. São muito bons e faz com que nossa mente se expanda. Para mim, um dos meus prediletos se chama O MILIONÁRIO MORA AO LADO. OBRA PRIMA!!!! Ainda tenho diversos para ler, um deles é o REVOLTA DE ATLAS que comprei ano passado e está até agora fechado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gari. Pois leia A revolta de Atlas, vc vai ficar bem mais forte depois da leitura dele. Abraço!

      Excluir
  2. Seguidor do Bostter System, "preço não importa", achei que só semi-analfabeto caia na lábia do cachorro branco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, tem que refinar muito isso aí.
      Preço da cotação é apenas uma, entre dezenas de variáveis para se analisar, obviamente um preço por si só não quer dizer nada, se está sendo vendida por 5 ou 10 reais, que diferença isso vai fazer se a receita da empresa é 50 milhões por ano e ela deve 700 milhões? Uma análise fundamentalista vai muito além do preço, e não estou falando nem de valuation pesado ao nível do Damodaran, estou falando num fundamentalismo rasteiro pegando só receita, ebitda, FCL, margem bruta, dívida, P/VPA e P/L. De fato se vc for pegar o preço da cotação e aumentar um pouco até uns 15% o P/VPA se altera muito pouco. Brigar por centavos na cotação é sardinhice e é isso que o Bastter quer falar.

      Excluir
  3. Quem me guiou foram alguns dos mesmos livros que você, os do Warren Buffett, os do Peter Lynch, O do Décio Bazin, o Investidor Inteligente, além de outros grandes investidores fundamentalista.

    Os do Damodaran são muito bons de valuation, apesar de grandes e complexos. Também sigo o canal do YouTube dele.

    Os de educação financeira, Pai Rico Pai Pobre, Segredos da Mente Milionária, são mais para o inicio da caminhada e para aprender a ganhar dinheiro e poupar para depois investir na bolsa de valores.

    Muito legal, você ter feito o Curso de Mercado Financeiro internacional online e ter sido aprovado.

    Abraço e bons investimentos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo DIL.
      PRecisa de muita disciplina pra ser aprovado, pois se perder a timeline do curso ou deixar de entregar alguma tarefa na data aí fica reprovado, mas lá no coursera tem muito curso legal sim, e no udemy tb, que são mais práticos até. Abraço!

      Excluir
  4. Frugal parabéns pelo blog!! Excelente as postagens. Voce poderia nos falar sobre sites e livros para estudar franquias e empreendendorismo? Obrigado e abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, assinei o meusucesso.com R$75 mensais e estou gostando mt, já vi mais de 50%. Leia biografias também que ajudam.

      Comprei recentemente o livro do Janguie Diniz e assinei o curso dele (total 29 do livro + 99 do curso). Ele é o dono da SER EDUCACAO, empresa que administra a Faculdade Mauricio de NAssau e o colégio Conecta em REcife. Veja a série SUBVERSIVOS no youtube que também é legal.

      Mantenha distância de empreendedores de palco e pessoas que vendem curso para empreender, mas que elas mesmas não empreendem em mais nada, exceto no negócio de vender seus próprios cursos.

      Leia o livro SONHO GRANDE, que mostra a história de vida de JP Leman e veja filmes inspiradores, tais como aquele O fundador que mostra a história de Ray Croc franqueando o macdonalds, ou seja, se concentre em grandes caras que fizeram coisas reais, veja seus filmes, leia seus livros e faça seus cursos, e esse é o lado legal do meusucesso.com só tem cara pica que já chegou lá. Não tem teoria e nem enrolação.

      Tb tem o portal administradores.com e o portal do franchising que é onde as franqueadoras vão vender o seu peixe (foi lá que catei a minha). abç

      Excluir
  5. Quantos livros! Por isso você é a pessoa que é! Queria ter essa determinação e inteligência também.

    Parabéns!

    futuramenterico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala FR, blz? Se vc já tem a internet e o pc aí dá pra baixar todos esses livros de graça, baixa o brilho da tela e leia, coloque o celular no modo avião e evite distrações, vc tb consegue sim.

      Inteligência vc pode resumir como sendo atitude + disciplina em cumprir a sua meta (de ler e estudar) esses livros.

      Abraço!

      Excluir
  6. Olá FS,

    Muito legal sua história.
    Parabéns pela sua jornada.
    Desses livros citados. Já li quase todos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy! Estais afiado então.
      Queria ver um post seu sobre a criação do gado.
      Abç.

      Excluir
  7. Frugal

    Obrigado pelas indicações. Com certeza vc é muito fera.

    nessa distribuição do seu Portfólio quanto (em %) está alocado em FII, ações e RF?

    ABS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kspov, minha meta no BR é Ações 70%, FIIs 15% e RF 15%
      Lá fora é 90% stocks (etfs) e 10% REITS, (ETFs).

      Mas na sequência que vou comprar, quero atingir primeiro um certo valor em fiis e renda fixa para somente depois começar nas ações.

      Além disso tenho uma alocação mt grande já em imóveis. abç

      Excluir
    2. caraca...Brasil então praticamente 85% em RV!!!

      Excluir
  8. Olá Frugal Simples , aqui é M.S.(mantenho anônimo por questão de privacidade e segurança).

    A grande maioria desses livros eu li também ,vou indicar os seguintes :

    Investindo em ações no longo prazo.Jeremy Siegel.Esse livro mostra estudos com ações em todos os prazos ,em países diferentes e comparando como outros ativos e a conclusão é a mesma :Ações são os ativos que melhor remuneram capital no longo prazo e aí vem a conclusão obvia de que se não fosse assim todo mundo iria viver de agiotagem emprestando dinheiro para o governo via tesouro direto (no caso do Brasil)e não produzindo algo.

    Manual do pequeno investidor em ações.Fábio Portela lopes de Almeida ,acho que esse autor é o mesmo do Blog do Pequeno investidor

    O mercado de ações em 25 episódios .Paulo Portinho.Esse livro contém uma filosofia de investimentos vencedora cujos princípios foram sugeridos por Tom O´Hara e o método inventado por George Nicholson são eles :
    1)Investir regularmente independente das condições do mercado(deve ser daqui que surgiu o mantra do "preço não importa" do Bastter)

    2)Reinvestir os ganhos .(no livro do Jeremy Siegel tem vários estudos mostrando a importância do reinvestimento na formação da carteira).

    3)Investir em empresas de crescimento.(que com o passar do tempo torna_se boa pagadoras de dividendos ,desde de que permaneçam boas).

    O autor acrescentou mais dois critérios:

    1)Diversificar.
    2)Empresas com boa governança corporativa.


    Em relação aos canais no youtube existem os seguintes: da bastter.com,o do Eduardo Cavalcanti e um muuuito bom é o canal do HOLDER do Fábio Faria ex-moderador da Bastter.com o cara sabe muito sobre análise de balanços de empresas e tem boa didática ,fala também em investimentos no exterior




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário MS, eu esqueci de citar o livro do Siegel mas eu o li também e ele me influenciou muito. O do Fábio Portela tb li, foi um dos primeiros pdfs que comprei na net. Esse do Paulo Portinho vou atrás pra ver.

      Esse canal do Fábio Faria eu tb nao conhecia.
      Obg por enriquecer o post!
      Abraço!

      Excluir
  9. Isso aí Frugal !!! leitura, ver vídeos, ouvir podcasts sobre finanças faz com que o individuo se prepare e saiba fazer análises e entender cada tipo de investimento. Não precisa depois ficar pagando análise da Empiricus ou Suno Research rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Stifler, Suno é legal pra quem tá começando. A gente estudando sozinho não precisa pagar pdf pra ninguém, mas o trabalho dele é muito importante com certeza. Empiricus é lixo.

      Abraço!

      Excluir
  10. Frugal,

    Uma pergunta. A sua companheira (namorada, noiva ou esposa) sabe dos seus investimentos? Tipo acompanha essa sua vida de investidor?

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Kspov, na época da bolsa ela tinha uma idéia geral, mas nada em detalhes, de aportes ou proventos, ela só via eu estudando e eu comentava que o pouco que sobrou do mês coloquei lá, mas com a abertura da loja e a compra do imóvel ela está bem mais ciente de todos os valores investidos, essas coisas físicas não tem como não ver.

      Qnd eu voltar pra bolsa ela vai saber mt pouco novamente. Abraço!

      Excluir
  11. Frugal,

    recomendo fortemente o conceito de antifragilidade preconizado por Nassim taleb, sua filosofia está norteada não só meus investimentos, mas minha vida.

    Dá uma passada no youtube: "Os Antifragéis"

    Tenho certeza que irá contribuir ainda mais para sua base conceitual.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu RW! Dica muito boa, parece ser muito legal, vou ver aqui os vídeos.
      Eu tenho o livro dele aqui em pdf mas ainda não comecei.

      Abraço!!

      Excluir
  12. Excelente post Frugal!
    Lembro quando só investia em TD e algumas porcarias "oportunidades" indicadas pelo corretor.
    Meu desejo era investir logo na bolsa, tinha mto receio com meus conhecimentos escassos. Descobri a galera da blogsfera e perdi totalmente o medo, isso aqui é melhor que qualquer curso... Quem seguir a indicação do seu material fica blindado das armadilhas do mercado.
    Acompanho seu blog desde o início, dos livros e materiais indicados, já li uns 12 o livro A revolta de Atlas mudou minha vida, o Bastter.com me fez mais feliz.
    Só estou passando para agradecer, vc escreve mto bem, cada vez q leio um post seu, fico encantado.
    Um abraço e força na jornada!

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. meu resumo parte 1:

      A origem das espécies, Charles Darwin
      A Revolta de Atlas, Ayn Rand
      Ações Comuns, Lucros Extradordinários, Philip Fisher
      Arnold, Arnold Shwarzenneger, Total Recall, Arnold Schwarzengger e Outras biografias variadas.
      Beating the street, Peter Lynch - li todos os livros do Peter Lynch (são quatro), sendo um deles feito especificamente para adolescentes (Learn to Earn). Peter Lynch é o rei dos fundos de Hedge, não dá pra passar sem ler ele diretamente, eu queria entender a cabeça desses gestores pois estava montando a minha própria holding financeira (minha carteira de investimentos).
      Bola de Neve, Alice Shroeder
      Desperte o gigante interior, Tony Robbins
      Ensaios sobre investimentos offshore, Antonio C.T. Mello
      Expected Returns, Antti Ilmanen - o nome é meio doido porque o cara é nórdico e simplesmente ele administrava o Fundo Soberando da Noruega, o qual possui mais de U$500 mil por habitante da Noruega investidos mundo afora (o norueguês já vive numa semi-IF graças a esse fundo). Esse livro é extremamente denso e relevante. Cada página é um mundo, uma super-aula.
      O homem mais rico da Babilônia, Samuel Clason
      O investidor inteligente, Ben Grahan
      O milionário mora ao lado, Thomas J Stanley: livro para moldar a sua cabeça de investidor - imprenscindível.
      O mundo assombrado pelos demônios, Carl Sagan
      Os segredos da mente milionária, T. Harv Eker: livro para moldar a sua cabeça de investidor - imprenscindível.
      Pai Rico Pai Pobre, Robert Kyosaki: livro para moldar a sua cabeça de investidor - imprenscindível (li alguns outros do mesmo autor também)
      Pense enriqueça, Napoleon Hill
      Todos os livros e vídeos (youtube) do Bastter (Também li o livro de Fiis do antigo moderador da área de Fiis do site chamado André e também o livro do Mille. Além disso, tem também o riquíssimo conteúdo do fórum, onde passei algumas centenas de horas lendo e comentando.)
      Your Money or Your Life, Vicky Robin
      Gustavo Cerbasi - li ainda uns dois livros do que nessa altura já eram pura perda de tempo e são muito rasteiros (Investimentos Inteligentes e Casais Inteligentes enriquecem Juntos).
      Décio Bazin, Fique Rico com Ações antes que seja Tarde;

      Excluir
    2. parte 2:

      livros do Michael Lewis (li acho que todos);
      Sonho Grande (do trio da Ambev)
      Curso de Mercados Financeiros com o professor de Stanford e prêmio Nobel Robert Schiller, o que criou o conceito de CAP Schiller, que é bem melhor do que o PL para análise fundamentalista. O curso foi online na plataforma Coursera.com;
      livros de John Bogle - esse sim foi um grande diferencial nos meus estudos, o seu livro Enough é matador, assim como The little book of Common Sense investing e um outro que a sua comunidade dos Bogleheads fizeram que se chama The Boogleheads guide to invest (já o citei aqui diversas vezes).
      youtube - excluindo o canal do Bastter e outro do Thiago Cavalcanti (acho que um ex colaborador da Bastter), não achei nada muito proveitoso (não vou citar). Acho que se você quiser ver vídeos sobre isso vale a pena cursos do Coursera ou Udemy. Coursera tem até miniespecializações.
      Ensaios sobre Investimentos Off shore que achei por acaso na Amazon, do autor Antonio C. T. Melo, é um livro básico e razoável.
      Blogs 1: li o livro do blog do pequeno investidor (extinto) e o de alocação de ativos do Henrique Carvalho, blogs bons, porém pararam no tempo.
      Blogs 2: o blog do Mr Money Mustache (as mais de 200 postagens dariam um excelente livro, certo?) e o blog e o livro do Jacob (Early Retirement Extreme). O Jacob é um gênio dinamarquês que mora num trailler em Bay Area, San Francisco. Esses dois blogs, aliados ao do Prof. Damodaran (Musing on Markets) dão uma boa referência da atualidade, da nossa forma de viver e da análise fundamentalista, sendo o Damodaran um dos melhores do mundo nesta seara.
      blogs 3 - blogs que estão no meu blogroll que são os que eu leio (e é pra isso que eles estão ali), sendo alguns já excluídos da rede como o blog do Pequeno Investidor, o Projeto FreeLifestyle, o do Pobretão de Vida Ruim. A leitura e os comentários nesses blogs são verdadeiros achados e nos dão muitas dicas práticas de como melhorar um pouco a vida, de forma direta e dentro do Brasil mesmo, sem teorias, sem tecnicismos ou academicismos, é preto no branco e muito válido, aqui a realidade nua e crua é demonstrada.

      Excluir
    3. completo aqui:

      https://acervost.blogspot.com/2019/02/a-bibliografia-da-finasfera-2019.html

      Excluir
  14. Ler bons livros é fundamental para ter sucesso nos investimentos e os livros de você leu são excelentes.

    Também li boa parte deles.

    Coloquei esta postagem como uma das melhores do mês de Fevereiro dos blogs de finanças e investimentos.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  15. Frugal, temos muitos livros e idéias em comum. A idéia de investir no exterior é uma delas, sugiro que estude ETF de BDC e de MLP nos Estados Unidos.

    Uma explicação rápida: https://www.dividend.com/how-to-invest/reits-vs-mlps/

    Claro, tem muito a se estudar sobre este tema, mas tem ETFs bons pelo que vi ou mesmo a cota individual.

    https://www.forbes.com/sites/brettowens/2018/01/15/3-bdcs-with-shocking-yields-up-to-12/#48ef55551204

    https://www.bdcinvestor.com/highest-yielding-bdcs/ (tabela de yields)

    ResponderExcluir
  16. Em tempo: como em ações, bons dividendos não garantem uma boa empresa apenas olhando este item. Sei que você sabe disso, mas tem gente desavisada. Tem empresa de BDC com 15% de dividendo e cotação no oco há anos.

    ResponderExcluir
  17. Entre neste link, e descendo a pagina do lado esquerdo tem “HTCG Performance”, logo abaixo de “HTCG Price Chart”. Clique e escolhe um incide par comparar com o ativo (escolhi A S&P, Ticker SPY), e existe data inicial e final. Será comparado 10K de dólares aplicados neste BDC, no período escolhido (deixe o que já está lá) com gráficos mostrando “com e sem reinvestimento dos dividendos” (mostrará os dois automaticamente). Este BDC em especial tem ido bem.

    Boa diversão! Poderá fazer isso com o BDC da sua escolha e jogar no “Performance”, além dos dois gráficos que citei, tem vários dados legais sobre o ativo ao longo dos anos.
    https://www.bdcinvestor.com/htgc/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade