É preciso dar um salto de fé.


Prezados amigos,

É muito difícil sair de um lugar e ir para outro e tudo correr por dentro do planejado, do calculado, do sonhado.

Eu não sou da engenharia, não sou muito afeito a cálculos, planilhas e coisas absurdas de precisão matemática, ainda mais em se falando de Finanças. Eu sou um generalista geral das coisas, não me aprofundo muito, mas gosto de ter uma noção muito boa da superfície das coisas o suficiente para poder me apoiar.

É difícil vencer na vida, isso todos nós sabemos, da mesma forma, acumular patrimônio e fazer bons e rentáveis investimentos é muito trabalhoso, arriscado, sem garantias e impreciso. É tudo um pântano lamacento e sombrio, que vai se abrindo aos poucos na medida em que você anda e acostuma seus olhos na escuridão.

O caminho da independência financeira é para muitas poucas pessoas, pois além de ter que fazer sobrar dinheiro, tem que investí-lo corretamente e ainda ter muito autocontrole e paciência, evitar o consumismo inútil e os desejos que o dinheiro na mão é capaz de evocar. Sempre você fica querendo se presentear com aquela troca de carro, aquela viagem, aquele macbook, iphone, roupa da grife e por aí vai.

Sobrar dinheiro > Investir dinheiro > Ter paciência para o retorno > Reinvestir o dinheiro > Manter o curso > Não girar patrimônio > Trabalhar, estudar, ler > Reinvestir o dinheiro > Ter muita paciência > Evitar consumismo > Ficar na sua > Viver abaixo dos seus padrões > Sobrar dinheiro > Reinvestir e ser paciente > Escolher bons ativos financeiros > Esperar o tempo passar > Reinvestir o dinheiro > Evitar consumismo > Evitar grandes compras (imóveis, veículos, viagens caras) > Ter paciência > Aguardar os juros compostos > Viver com menos do que ganha > Ter muita paciência e esperança > Renda passiva boa para viver mais tranquilo.

Vocês viram como é esse ciclo?
Ele vai e volta.

Amigos, renda passiva, não é mixaria passiva, é renda passiva mesmo.

Eu quando ganhava 4k mensais de renda passiva e (me desculpem pois sei que é muito dinheiro pra muita gente), eu sentia que ainda estava praticamente parado e que esse dinheiro não cobriria quase nada das minhas despesas presentes e futuras. Quando cheguei a ganhar uns 6k mensais de renda passiva, fiquei um pouco mais tranquilo e achei que estava quase lá, mas estava inquieto, queria mais, pois com 6k mensais eu ainda teria que trabalhar bastante.

O que seria uma renda passiva pra mim? Pensei bastante e cheguei num número 15-20k.

É muito? Sim, pra maioria da população do Brasil é uma fortuna.

Acontece que quero uma renda passiva que cubra 2x as minhas despesas em reais, ou seja de 7,5-10k mensais e reinvestir o restante. A minha luta é para não sofrer mais grandes riscos ou dar com os burros n'água.

Como eu passaria da mixaria passiva para a renda passiva? Empreendendo. Única forma, ou outra forma seria trabalhar mais seis anos malucos, de qualquer forma daria meio certo ou certo.

Só sei que não foi fácil e não está sendo fácil, mas se tudo der certo, no final de 2019 eu terei recuperado uns 70% dos valores investidos no mercado financeiro que um dia eu tive, e que no final de 2020 eu terei uns 120% e isso pra mim já vai ser uma grande vitória, mesmo, pois o que fiz foi muito arriscado e meio louco.

Só queria dizer que não existe uma casualidade em ficar rico ou ter muita renda passiva. Não é fácil e não é simples, temos vários caminhos, cada um faz o seu, vai ser difícil, vai ser estressante, vai ser trabalhoso, impreciso, incalculável e arriscado, MAS só vai acontecer se você se dispuser a caminhar.

É como pular de bunge jump, você tem que saltar, e só compete a você, decidir e se jogar, é preciso dar esse salto (mas não é obrigatório). Não tem como vencer sem arriscar muito ou sofrer um pouco na caminhada, é trabalho, estudo, dedicação, abdicação, resiliência, disciplina, paciência, tudo junto.

É matar vários leões todos os dias, por muitos anos, o tempo todo. E seguir em frente.

Quando você compra uma ação, um fii, um título do governo, um negócio pra ganhar dinheiro, você está arriscando, você pode até achar que não está, mas está, é tudo uma aposta, que pode ser rentável ou não, e até ir a zero, mas está lá, é entre você, o homebroker, a caneta para assinar contratos, o telefone para fazer ligações, os emails para negociar com fornecedores e por aí vai. Você e só você é o responsável e pode dar certo ou não, ou certo em algumas coisas e errado em outras.

Você vai montar uma carteira de ações, fiis, ETFs no exterior, comprar uns títulos de renda fixa e esperar a ação do tempo, alguns vão performar bem, outros mal, e outros vão andar de lado, mas é como se eles estivessem numa balsa em cima da maré, e com seus aportes a maré vai subindo, e apesar dos altos e baixos, com os aportes tudo sobe um pouco e a balsa começa a andar, a maré pode baixar de vez, entenda a maré como o mercado e o seu patrimônio atrelado a ele, ele sobe e desce, mas tende sempre a subir se você fizer as escolhas certas.

Não tenha medo. O medo é fruto de nossa ignorância, do nosso desconhecimento, do nosso stress.
É como na nossa profissão, quanto menos a gente sabe sobre a nossa área mais estressado a gente fica. O profissional que estuda bastante e se dedica muito na sua área, quanto mais o tempo passa, menos estressado fica, pois com a sabedoria vem a calma, a paciência, o discernimento, a aquietação mental em vista do que acontece no mundo.

A sua carteira de investimentos é a sua holding, ela tem um patrimônio, os dividendos, a valorização das cotas, do valor de mercado, o yield on cost, o ROE, o ROIC, o risco cambial, os reinvestimentos e claro as suas retiradas a partir de um certo momento. A sua holding é o seu segundo trabalho se você for um holder, assim como eu, e ela é composta por todos os seus ativos. Investindo em estudo, leitura e dedicação ao mundo financeiro você ficará mais tranquilo com relação ao manejo da sua holding, pode acreditar, hoje eu vejo isso claramente.

Em 2017 eu dei o meu salto de fé abrindo a loja e espero que até o fim deste ano de 2019 eu tenho tido uma boa recuperada no valor investido e também tenha recuperado a minha holding em pelo menos 70%, e nunca mais vou me livrar dela, pelo contrário, vou alimentá-la e criá-la como um bebê. Ela já foi o meu primeiro salto, e de certa forma, depois que você dá esse salto é difícil fingir que nunca deu.

De certa forma fico feliz com tudo o que vivi e sinto que este ano de 2019 é o ano de uma grande virada na minha vida, mas não foi fácil chegar até aqui, e nem está sendo fácil, mas vou lutar até o final e vou vencer, porque eu mereço e porque eu me esforço 7 dias na semana para isso, há mais de 10 anos.

E você, já deu o seu salto de fé?

Grande abraço,
Frugal

Comentários

  1. Ótimo artigo!

    Para quem quer alcançar um patamar de fato elevado, é preciso de fato este salto de fé - não há outro jeito.

    Entretanto, o mesmo não é para todos. Aos poucos, no esforço de cada dia e ao longo de décadas, também é possível alcançar algum resultado.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Renato, o salto de fé que falei era mais no sentido de começar a jornada . Não era dar uma cacetada de alguma forma. Como falei, o meu primeiro salto foi montar a carteira e ter a disciplina para esperar o tempo passar. abç

      Excluir
  2. Ótimo post frugal . Me identifico com você na parte de sonhar com tempos melhores , me ver alcançando a meta la na frente , acreditando que esse ano será um grande ano. Também tenho esse otimismo e é aquilo que você falou lá no começo , o cara tem que saber se controlar , principalmente o consumismo , a vontade de trocar de carro ou coisa parecida , porque a vontade vem forte , mas o cara só consegue se manter na pegada se ele der doses de dopamina para o cerébro , e como fazer isso ? se imaginando lá na frente, alcançando seus sonhos e objetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peao, qnd a vontade vier forte, diga que vai estudar bastante o assunto e no próximo mês vc toma alguma decisão. Geralmente a vontade vai passando. Tem dias que a Matrix vem forte e é difícil superar.

      Para altas doses de serotonina eu tomo um grande açaí na tigela com morango, granola e leite condensado, daí já ganhei meu dia.kkkk abç

      Excluir
  3. Ótimo post frugal, realmente a caminhada não é fácil, vencer a nós mesmos todos os dias, nossas vontades de consumir ou comprar algo que desejamos, abrir mão do hoje em muitas coisas para alcançar a IF amanhã, mas ver a renda passiva entrando mês a mês é gratificante!! É onde vemos que todo o esforço vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  4. é Paulo, essa renda passiva mensal é coisa de outro mundo, poquíssimas pessoas tem acesso, graças ao sistema já montado e operando podemos usufruir bastante. abç

    ResponderExcluir
  5. Frugal,

    "O medo é fruto de nossa ignorância, do nosso desconhecimento, do nosso stress."
    Gostei da sua frase. Por isso a importância do conhecimento, de não "pararmos" no tempo.

    Parabéns pelos resultados alcançados e pelo post. Sem dúvida sua atitude foi um passo de fé gigantesco. E por tudo o que fala, valeu muito a pena.

    Boa semana,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosana, às vezes eu faço posts de autoincentivo mesmo.
      Espero que continue valendo a pena. Uma abraço.

      Excluir
  6. Frugal,

    Eu ia perguntar se vc tinha algum arrependimento em relação a loja?Mas pelo teu Post acredito que continuará empreendendo.

    Não dá pra buscar boas rentabilidade no mercado de ações ao invés de passar todo esse stress com a loja?

    abs e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lspov, esse arrependimento vai diminuindo aos poucos, na medida que os resultados vao aparecendo, mas os primeiros dois anos de qualquer empresa são mt dificeis mesmo, ainda mais uma desse tipo que já tem obrigação de "nascer grande" no tamanho padrão da franqueadora e com equipe completa. Qnd se começa pequeno dá pra escalar aos poucos.

      Dá sim pra buscar, mas peguei 04 anos mt ruins na bolsa 2013-2017 e tudo apenas andou de lado, a carteira cresceu apenas com os aportes, foi meio frustrante, e os dividendos tb eram poucos, perdi um pouco a paciência e resolvi empreender, mas hj vi que larguei cedo demais. A maior parte do investimento foi no imóvel. Caso a loja não dê certo acho que dá pra alugar ou vender o imóvel por um bom valor tanto no aluguel como na venda e aí sim volto pra bolsa. Outra coisa é a diversificação da minha fonte de renda né, hoje em dia o que consigo lucrar da loja já é quase metade da minha atividade profissional, na bolsa não chegava nem a 1/4. Enfim, tudo tem seu lado positivo e negativo. Abç

      Excluir
  7. Caramba seu padrão de vida deve ser bem alto. 6K é mais que suficiente para mim, apesar de querer de 8 a 10 para ficar tranquilo. Cada um tem seu proprio padrão e fica dificil comparar. Parabens pelo plano e esforço. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato AA40, eu com 6K já me dou mais do que satisfeito kkk

      E Frugal, acredito que o medo é o que atrapalha a muitos. Além da comodidade.

      Abraço!

      Excluir
    2. Realmente AA40, mas é pq ainda sustento meus pais (porém ele falta 3 anos pra aposentar pelo INSS e aí vamos ver como vai ficar), além do mais ele tem outros filhos que poderão ajudar mais no futuro. Minha mãe não tem jeito, vai ficar uma coisa pela outra.

      Minha companheira ainda não trabalha para que ganhe mais do que a subsistência dela, mas em poucos anos isso vai melhorar e aí será uma despesa a menos e minhas despesas em casa poderão aliviar. Se eu fosse sozinho mesmo isso aí iria cair mt. Abraço!

      Excluir
  8. Infelizmente vc está certíssimo com relação à necessidade de uma renda passiva ser bem superior aos gastos, vou colocar no ar daqui a pouco meu fechamento mensal do primeiro mês de IF e já constatei na prática que imprevistos acontecem e gastei bem mais que o esperando por conta do acidente com o carro emprestado que tive que pagar o conserto pelo fato do cara que bateu em mim não ter nem seguro e nem grana pra bancar a franquia do meu seguro. Um mês que era para ser econômico se tornou de gastos elevados... dessa forma largar tudo quando a renda passive se torna suficiente para cobrir apenas os gastos normais não é o ideal na minha opinião, ainda não sei dizer se o dobro dos gastos é exagero mas é onde me sinto confortável, lembrando que reinvestir parte da renda é essencial para manter o poder de compra.

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Sr IF, o BAstter fala que tem que ser duas vezes os gastos a renda passiva, eu concordo com ele, isso pra ter tranquilidade sempre. Estou lendo todos os seus posts, tá mt legal.

      Eu já li por aí que o primeiro ano de IF é o mais caro pq envolve mudanças, viagens, compra de mobília e pagamentos de cauções de alugueis, passagens aereas e etc, mas depois fica só as contas básicas mesmo.

      Aproveita Bali aí amigo, tenta comprar uma prancha usada e aprender a surfar, é muito bom, e nunca é tarde. Compra uma 6'4''gun aí pra vc usada que vai se divertir muito e relaxar na água.

      Abraço!

      Excluir
  9. Ótimo texto Frugal! Realmente a vida são feitas de escolhas.. cada escolha tem sua consequência (boa ou ruim). O importante é manter o foco sempre! Meu maior salto de fé sem dúvida foi ter me mudado para O Canada, e tudo que veio depois... não me arrependo nem um pouco, apesar de ter tido como consequência atrasar um pouquinho a aposentadoria!
    Parabéns e continue firme!
    Abraço

    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPa EI, o meu proximo, daqui a 4-5 anos vai ser ir morar numa praia em Portugal, se der certo te convido pra passar uns dias lá e tomar uns vinhos, comer ostras e camarões. Portugal é tudo de bom.

      Abraço!

      Excluir
  10. Frugal, ÓTIMO texto. Muito bom e inspirador.
    Este ano vou mergulhar no empreendedorismo também, já dei meus primeiros passos, mas este é o ano da VIRADA!
    Vamos pra cima com tudo.
    Grande abraço, Stark.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Stark!
      DEcisão muito importante!
      Todo empreendedor é na verdade um vendedor, aprenda muito sobre vendas, veja vídeos, leia entrevistas e tente vender algo.
      Se der pra começar pequeno e sem investir muito, só na fúria mesmo comece, senão junte um bom dinheiro extra pra segurar o tranco.
      Esse ano acho que tá bom pra vendas, acompanho sempre pelo índice cielo.

      Abraços!

      Excluir
  11. Bom dia Frugal, uma pergunta: Você já possuía experiência no ramo em que abriu sua empresa?

    Estou me formando em engenharia elétrica final do ano, até hoje trabalhei apenas na área da engenharia, porém tenho outros planos e ideias, tais como empresa de empréstimo/crédito consignado.

    Grato pela atenção!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa LEo, blz?

      Não possuía, apenas como cliente.
      Engenheiro eletrico dá pra se virar mt bem no mercado financeiro e dá dinheiro sim, só precisa contratar e filtrar bem seus funcionarios, ou entao comece sozinho e segure um tempo, para depois poder treinar e contratar direitinho quem tenha mt vontade de crescer.

      Existem franquias disso aí que eu já vi.
      Eu acho legal a Kumon tb, tem aí no seu bairro e na sua cidade? O investimento é bem baixo.

      Vc tem uma formação mt ampla, vai se dar bem onde se dedicar.
      Abraço

      Excluir
  12. Opa Wellington, valeu, peguei o livro!
    Qnd vai rodar o canal no youtube?

    ResponderExcluir
  13. Que palavras tão reconfortantes! saber que uma pessoa já passou por todos os dilemas e angustias que nos iniciantes vivemos neste momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord, já passei mt coisa amigo.
      Desde ir de bike pro colégio por não ter dinheiro pro onibus, ou ir passar sabado a tarde/noite no shopping só pra passear, sem comprar nada, a pé, só pra tentar se divertir/distrair.
      Siga em frente.

      Excluir
  14. Olá Frugal,parabéns pela disciplina,paciência e foco.
    São os ciclos da vida ,altos e baixos ,e portanto devemos nos preparar .

    Gosto muito da blogosfera pq aqui me sinto numa rede social do "bem" ,todos vivem em sistemas "anti frágeis"em que a passagem do senhor da verdade chamada tempo nos mostra que estamos na direção certa,no caminho do Olimpo individual da independência Financeira.

    Abraços e sucesso!!!

    Assina :M.S

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda