A vida consiste em tentativas


Olá amigos,

Alguém aí já ouviu o ditado popular "Nascemos carecas, analfabetos, banguelos, nús, pobres e sem roupas, daí pra frente, o que vier é lucro". Pois é, eu dei uma melhorada no ditado, mas é mais ou menos isso aí.

Na vida é muito difícil ter garantias ou certezas, por mais que a gente se cerque de cuidados, seja na hora de estudar, andar de bicicleta, fazer uma prova, tentar um relacionamento, um novo emprego, um investimento, um negócio qualquer, uma mudança de país, uma viagem de feriado, tudo isso é sujeito às ações de centenas de outras pessoas. Garantido mesmo, só a morte. E os impostos.

Pois bem, podemos estar muito certos de que algo vai dar certo e apostar todas as nossas fichas, e quebrar a cara. Quantos relacionamentos lá na nossa adolescência que queríamos ter e fomos descartados sumariamente? De quantos times você já foi cortado? E os nossos namoros, noivados e casamentos que deram errado? Ou, como alguns dizem, deram certo apenas por um tempo? Até as nossas profissões mudam. Queremos uma coisa, estudamos outra, e terminamos trabalhando com outras coisas, essa é a realidade das coisas. O mundo e nossas vontades, sonhos, aspirações e vocações mudam o tempo todo.

A conversa pode dar corda pra muita coisa que queiramos abordar, porém sempre temos que ter em mente que são tentativas, centenas, milhares, uma atrás da outra.

Eu me lembro que quando fui fazer o vestibular, eu fui de ônibus, quase as 5:30 da manhã eu já estava na parada, pois morando num bairro periférico eu teria que pegar um dos primeiros ônibus que saiam do terminal a tempo para chegar as 7 ou 7:30 no local da prova. Aquele era um dia chave na minha vida, eu tinha que chegar a tempo, minha casa era muito longe do local de prova pra ir de bicicleta e naquela época não tinha uber, táxis eram raros e caros, além disso como achar um táxi as 5:30 da manhã num bairro da periferia? Sem chances.

Na tentativa de pegar o ônibus, de fato eu o peguei, imagine que era um sábado ou domingo (o que piora a frequência dos ônibus) e que o intervalo de um para o outro poderia ser tranquilamente 40 minutos ou 70 minutos, talvez o tempo suficiente para me fazer perder a prova. Felizmente não tinha muito trânsito e após uns 35min eu cheguei no local de prova. Fiz a prova e fui aprovado, nessa tentativa de vestibular (primeira e única), que sorte a minha, prova extremamente concorrida. Imagina que eu perco essa prova, me desestimulo e faço outra coisa no outro ano e/ou mudo de área e viraria outra coisa hoje, talvez esse blog nem existisse hoje em dia, ou eu.

Trabalhar muito, tentar acumular patrimônio, empreender, estudar muito - tudo isso consiste na tentativa de uma vida melhor e não na certeza de uma vida melhor. O seu trabalho pode ser bem improdutivo e inútil, você pode levar calote, atrasos, golpes, contratos podem ser rasgados e a lei não será cumprida, você poderá levar golpes muitos duros da vida, ser roubado pelos seus sócios, por seus familiares, pelas pessoas que você contrata e enfim você tem que aprender a lidar com dezenas e dezenas de variáveis de pessoas que podem influenciar bastante a sua vida e sua história pessoal, para o bem e para o mal.

Dito isto, vamos ao gráfico do meu fluxo de caixa total em 16 meses até agora:



Ele está anualizado em três anos, 2017 em vermelho na linha de base, 2018 em verde, e 2019 em lilás, sendo que o primeiro e único ponto representa o resultado dentro do mês de Janeiro/2019.

Foram 16 meses trabalhando igual um escravo judeu no Egito para juntar metade do dinheiro correspondente à taxa da franquia, a qual era apenas um subconjunto dentro de um grande conjunto de 500k. É frustrante, até agora foi bastante frustrante. Dezenas de riscos, pepinos, aporrinhação de funcionários, ameaças, achatamento absurdo do meu dia e da minha qualidade de vida para praticamente nada.

O negócio de franquias é excelente para as franqueadoras. Se eu lucrar 25k mensal durante todo o ano de 2019 a partir de Fevereiro, ainda vai dar pra acidionar 275k na conta total, que juntando com os 97k dará 372k, o que dará um retorno de 72% do investimento em 28 meses, isso sem contar o custo do dinheiro e porque não pago aluguel. Até agora, o retorno foi de 19,4% em 18 meses, o que dá incríveis 1,07% ao mês (estou sendo irônico).

Pode parecer muito, mas é um esforço hercúleo para manter isso, e olha que nem pago o aluguel, se eu o pagasse isso aí estaria no zero a zero ou negativo. Tudo bem que eu espero um lucro acima de 20k daqui pra frente, mas a muito, muito custo, os 20k mais caros da minha existência. Eu não queria parecer ansioso ou sei lá o quê, só queria que fosse mais tranquilo, porém não é.

Como vocês podem ver, fiquei de Outubro a Julho aportando valores vultuosos para manter o negócio de pé, sendo que o primeiro mês que fechamos no positivo foi Agosto/2018, ou seja foram 10 meses terríves de incerteza, ansiedade, insônia, ganho de peso, até cabelos brancos me apareceram, baixa disposição e baixa qualidade de vida, somando-se ao plus de a bolsa ter explodido pra cima (nunca saiam da bolsa, por nada, mesmo). O começo é muito difícil, muito, muito mesmo, por n razões, bem mais do que eu imaginava. Tem que ter nervos de aço, paciência de Jó, bolas de titânio e a caixa forte do tio Patinhas, se não tiver essas coisas vai se arrebentar.

Quem empreende, frequentemente fala dentro de si: "Pra quê que fui me meter nisso." Eu mesmo já falei essa frase pra mim muitas vezes, e de vez em quando ela me vem na cabeça.

Aahh como eu estaria em paz, rico, com patrimônio enorme e recebendo dividendos passivamente todo mês na minha conta sem esforço algum...

Dívida bruta: 297k
(Dívida!)

Grande abraço e boa semana a todos!
Frugal.

Comentários

  1. Frugal, obrigado por compartilhar a experiência com a gente. Na bolsa nós terceirizamos essa dor de cabeça, mas isso também tem um custo.
    Vai dar tudo certo daqui para frente é dessa bola lilás para cima.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que sim Sequoia, já estamos na terceira marcha.
      Abraço!!

      Excluir
  2. Que velocidade de retorno de capital hein! Impressionante! Negócio muito bom esse seu ! Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPa AA, vc acha mesmo? Eu queria que tivesse sido mais rápido, fiquei um pouco frustrado mas tomara que daqui pro fim deste ano as coisas se resolvam mais. Abraço!

      Excluir
  3. Olá, FS.

    Parabéns pela sua trajetória. E pelos resultados apresentados sua empresa vai te dar muita alegria.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Cowboy! Tomara que sim! Tomara que sim viu. Depois de tanto risco e stress eu acho que mereço kkkk

      Excluir
  4. Admiro a coragem. Coragem que eu certamente não teria por iniciativa própria, a não ser com um empurrão (leia-se: pé na bunda).
    Desejo sorte e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu já falei aqui, eu vi uma oportunidade pq essa franquia nunca esteve na minha cidade, apesar de já ser bem conhecida nacionalmente, o estudo de mercado acabou aí. Abraço!

      Excluir
  5. Força Frugal !!! Obrigado por continuar compartilhando com a gente a evolução do seu negócio. Sucesso !

    ResponderExcluir
  6. Frugal, mas agora com esse retorno que está pintando, os aportes serão exponenciais! Vc possivelmente vai ter em poucos anos o que teria se não entrasse de cabeça nisso tudo. Esse trabalho gerado terá retorno, vc verá!

    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande André! Tomara que sim viu! Não vejo a hora de ficar sem dívidas e aportando. AS vezes sinto que fiquei muito parado no tempo. Abraço!!

      Excluir
  7. A vida é assim. Eu moro em uma casa comprada quando eu não sabia que casa era um passivo. Minha casa tem trezentos metros quadrados de área construída com IPTU e gastos altos para manter. Mora aqui eu minha esposa e minha filha. Eu praticamente moro debaixo da escada para o segundo andar, pois meu PC fica neste lugar. Agora estou construindo uma casa de cem metros quadrados para eu morar. Pretendo vender essa casa aqui e minha sorte é que comprei barato e espero ainda ter um lucro na venda. Na vida fazemos merda achando que estamos progredindo e às vezes progredimos achando que estamos fazendo merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa PC, blz? Imovel grande dá muito trabalho e manutenção né?
      Isso aí é imovel para familias enormes, de 6 ou mais pessoas. Os estudos mostram que um ambiente saudavel se faz com 25m quadrados por pessoa, vcs tres ficariam bem num de 75m2. PElo menos a lição foi aprendida. Boa sorte aí com esses imóveis! Abraço!

      Excluir
  8. Parabéns pela trajetória.
    Só por curiosidade, o vestibular foi pra que área?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa investidor blz?
      Muito diferente da galera da blogosfera.
      Eu fiz um curso na area da saúde.

      Abraço!

      Excluir
  9. Sensacional a experiencia, aprendendo cada dia mais.

    Realmente os planos mudam, 6 meses estava casado, projetando um futuro lindo com minha esposa e 2 filhinhos, hoje durmo em uma beliche morando em 2 comodos e com R$ 200,00 de reserva financeira para gastos com meus filhos, trabalhando CLT e ganhando R$ 1.400,00 liquido, desses 900,00 de pensão.

    Praticamente sozinho. Bora virar o jogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que barra hein amigo? Seja forte para superar isso. Vc vai dar a volta por cima. Abraço!

      Excluir
  10. Mas vc contribui com o país gerando emprego. Portanto, um herói.
    E isso não está contabilizado no fluxo de caixa. Grato por isso.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma parte boa ok. Ajudar a criar empregos e prover algumas famílias.

      Excluir
  11. Sonho de qualquer um passar no vestibular assim de primeira. Tem que ter muito foco e concentração.

    Eu me achava inteligente até prestar o ENEM. Nas minhas atuais condições jamais poderei entrar em um bom curso de uma boa universidade pública.

    Se puder, visite meu blog, comente, para me motivar a escrever mais e mais:

    futuramenterico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue sim FR, o que é isso? Se vc come, dorme e tem um tempo para estudar, consegue sim! Não desista de você. Eu estudei com livro velho comprado no sebo no centro da cidade, compre esses livros e faça todas as questões deles que vai dar certo!

      Excluir
  12. Frugal,

    "Trabalhar muito, tentar acumular patrimônio, empreender, estudar muito - tudo isso consiste na tentativa de uma vida melhor e não na certeza de uma vida melhor."
    Gostei da sua frase, ficou muito bem colocada.
    Muitas vezes agimos na certeza e no final resta somente a decepção, pois precisamos encarar mesmo como uma tentativa que pode dar certo ou não.

    Apesar do trabalho hercúleo, parabéns pelos resultados alcançados. Como eu disse várias vezes, admiro sua coragem.

    Boa semana,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana, obrigado! Eu não fazia idéia do que estava me metendo, mas que bom que está dando certo. Abraço!

      Excluir
    2. Oi Rosana, obrigado! Eu não fazia idéia do que estava me metendo, mas que bom que está dando certo. Abraço!

      Excluir
  13. FS, nao sou muito de comentar, mas sempre estou por aqui, aprend muito, e sou muito grato à todos da finansfera. FS, nao quero comprometer seu anonimato, mas a sua franquia é em qual ramo ?ter 1% é uma luta grande, 1.5% nem se fala. Um grande abraco, vamos lutando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade