Minha breve história no mundo dos investimentos


Nesse post vou explicar um pouco sobre os meus seis anos completos de investimentos.

Sempre tem gente nova chegando aqui no blog e muita gente me pergunta coisas de meu passado recente por ainda não terem lido meus posts antigos. Vou colocar também proventos, livros e o caminho que segui.

Eu trabalho basicamente desde os 16/17 anos e sempre fiz bicos durante a época da faculdade, mas era coisa de sobreviver e muito mal, então não dá pra contar. Comecei ganhar melhor apenas em 2009 após formado por um breve período de tempo, após concluir minha pós graduação e me mudar de cidade foi que comecei a trabalhar full time e começar a ter dinheiro sobrando (antes era só aluguel, supermercado e gasolina do popular 1.0 pelado (12k) que eu tinha na época).

No segundo semestre de 2013 comecei a investir na nossa bolsa de valores. A primeira ação que comprei foi Banco do Brasil analisando basicamente PL e dividendos (nível sardinha 1000). Naquela época eu li todos os livros do Bastter, vi muitos vídeos dele no canal do youtube e também li os clássicos O investidor Inteligente e os livros do Peter Lynch (todos os quatro).

Com essa base me senti bem preparado para estar no mercado e seguia lendo o forum e os balanços de minhas empresas. Foi uma época de muito aprendizado. Também comprei e paguei meu ap (290k) na época até o segundo semestre de 2014. A questão não é que eu ganhava muito, eu trabalhava muito, minha carga horária era tranquilamente 100h por semana. Eu já tinha um hondinha sedã que comprei em 2012 e estou com ele até hoje, firme e forte, ele custou 43k e foi pago sem financiamento e sem juros em 4 parcelas iguais para o dono diretamente.

Em 2014 segui lendo, estudando e trabalhando muito, aportando forte na bovespa, melhorando meu inglês e economizando. Cheguei a colocar 300k na bolsa esse ano. Em 2015, mesmo com a Dilma derretendo, junto com a economia do Brasil, continuei forte na bolsa e aportei o ano todo, meu patrimonio caiu 15% e eu estava tranquilo no BH (veja posts da época).

Em 2016, já bem mais maduro e com colchão de segurança maior, sem contas de carro, ap ou nada, continuei trabalhando forte, estudando e investindo, foi um repeteco de 2015, mas bem mais tranquilo. Foi um excelente ano na bolsa, muitos dividendos, ações alugadas e etc. Nesse ano comecei a operar no exterior e pesquisei muito ETFs, mercados mundiais, hedge funds, bancos, corretoras e etc. Optei pela dupla BB Americas + Interactive Brokers, investindo U$ 12k pra abrir essas duas contas. E assim segui aportando lá e aqui. Comecei a comprar fundos imobiliários e cheguei a ter quase 150k R$ nesses fundos. Os resultados foram bons,

No final do primeiro semestre de 2017, desinvesti 90% do que tinha na bolsa e comprei um imóvel, reformei e abri uma franquia. Ficou muito resto a pagar e entrei no financiamento. Foi um passo grande, muito arriscado, e que ainda estou pagando, mas que está começando a dar um lucro aceitável e eu espero que não tenha me estrepado nessa mudança tão brusca na minha vida financeira e de investidor.

Minha carteira nunca foi focada em dividendos, foi focada em crescimento, que não veio até a hora que saí. A bolsa andou quase de lado de 2013-2017 e fiquei um pouco frustrado com tanto dinheiro aplicado e muito pouco retorno de proventos ou valorização da carteira, isso me fez pensar em abrir meu negócio e tentar rentabilizar melhor o meu dinheiro adquirido tão trabalhosamente.

Veja o meu histórico de proventos nesse período, os gráfico são ganhos apenas da bovespa:















No investimentos, eu não acho que errei tanto, adquiri experiência. Anualizando em números, esses foram os retornos em proventos.

2014 - R$9.638,00
2015 - R$14.272,00
2016 - R$24.879,00
2017 - R$40.958,00
2018 - R$5.739 (bovespa) + R$84.000 (loja da franquia)
>>> Aqui o somatório de tudo que recebi em proventos do segundo semestre 2013 até Julho/2017 foi R$95.555,00 reais (apenas bovespa, ações e fiis).

Total de proventos e dividendos em cinco anos =  R$ 179.448,00

2019 - R$300.000,00 (expectativa otimista pelas minhas simulações), mas pode ficar entre 200 e 300 mil.

Pelas linhas acima vemos o frutos dos juros compostos, do trabalho, do estudo e da poupança.
O que eu ganhei de lucro na bolsa, pagou as minhas contas durante uns 3 anos. Então não posso reclamar da bolsa e nem dizer que é ruim. Quase tudo que ganhei de receita na minha vida está incorporado ao meu patrimônio financeiro, eu diria que mais que 95% do que ganhei está investido, por isso que consegui sair de R$9600 reais de proventos em 2014 para quase R$200-R$300 mil em 2019 assim espero, juros compostos + aporte, apenas isso amigos.

Você pode argumentar que o investimento na loja não é no mercado financeiro e sim uma empresa direta, isso é uma meia verdade, dinheiro é dinheiro e estou olhando apenas o financeiro aqui. Além do mais, depois de um ano de implantação e equipes treinadas, o negócio fica semi-remoto ou até remoto mesmo (caso eu precisasse me mudar de cidade pouca coisa iria mudar).

O meu patrimônio no mercado cresceu do zero até R$1,5 milhão, reinvestindo todos os proventos, em 60 meses. O que dá um aporte médio de R$25.000,00 mensais, e era isso mesmo, talvez até um pouco mais. O fato é que temos que viver. Gasto muito com passagem de avião para poder viajar de vez em quando, e se eu viajo, não trabalho e não ganho, então 15 dias viajando significa 15 dias de receita ZERO. Pra piorar vivo numa capital muito cara, no norte do Brasil, onde não se tem muita qualidade de vida comparando com o nordeste.

Me sinto muito feliz com minha estrada. Todos os livros indicados aqui no blog eu li. Eu li até mais. Mais de 50 eu acho, entre biografias, livros-texto, incontáveis horas de blogs americanos e brasileiros, (alô blogosfera!), fórum do Bastter, youtube e por aí vai.

Essa foi uma pequena biografia financeira dessa breve estrada.
Ainda tenho R$259.000,00 investidos no mercado financeiro somando Brasil + EUA.

A dívida bruta encontra-se em R$299 mil (até que enfim venci a barreira dos 300k), sendo que dessa dívida já faturei metade e estou aguardando receber o dinheiro.

Essa semana atualizei minha carteira de fiis e ações no BR. Em Maio ou Junho volto com meu primeiro aporte na bovespa após quase dois anos apenas de retiradas. Foi bom ter passado esse tempo fora da bolsa e aprender como é o mundo cão que vivemos e como é dificil vender, legalizar e trabalhar com gente, agora eu conheço os dois lados da moeda, sem contar a minha profissão que é matar um leão por dia, dirigir bastante e passar muito perrengue.

Uma outra expectativa minha é aportar mais de R$50k a partir de Julho/2019, se tudo der certo, ou seja o dobro da minha média histórica. Agora bem mais experiente e menos ansioso vou fazer aportes maiores e escolher ativos melhores. Isso veremos neste blog, no segundo semestre deste ano, se a Providência assim nos permitir.

Grande abraço amigos,
Frugal.

Comentários

  1. Inspiradora sua história Frugal, obrigado por compartilhar!

    Legal ver o poder dos Juros Compostos em ação. O mais difícil sempre é o começo porque se começa praticamente do 0 e não se tem conhecimento sobre investimentos.

    Tenho certeza que não foi fácil Frugal, parabéns pelas conquistas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é poupador, já foram muitos anos de trabalho árduo. Nos trÊs primeiros anos de bolsa eu não recebia quase nada e nem via o bolo crescer fora do aporte, tem que ter muita paciência, segurança, esperança e fé. O suporte que eu tive foi dos livros e dos vários artigos e simulações de buy and hold que eu fiz. É uma estratégia vencedora, não tem o que discutir. Acho importante esses miniresumos para ajustar um pouco a bússola e pro pessoal poder acrescentar ao que já sabe no auxílio de tomada de decisões.

      Hoje com o conhecimento que eu tenho, eu sei que se tivesse colocado TUDO em fiis e não tivesse comprado imóveis, estaria ganhando uns R$15k passivos e em paz, mas a gente não tem bola de cristal, mas teria sido uma ótima alternativa. Se eu pudesse recomeçar e voltar no tempo colocaria 100% em fiis. É uma idéia meia maluca mas eles renderam bem, quase 1%am líquido pelo ifix. Estou maturando uma idéia de aportar pesado em fiis pelos próximos 3 anos. Abraço!

      Excluir
  2. Fala, Frugal Simples, tudo bem? Acompanhei toda a sua trajetória descrito no blog e fico orgulho de saber que alguém com muita dedicação e trabalho conseguiu chegar tão longe, parabéns. Entretanto, gostaria de deixar uma questão que sempre fico refletindo quando lembro da sua transferência de dinheiro do mercado de ações para franquia e imóvel. Não seria mais fácil ter utilizado esse dinheiro no aluguel de um posto de gasolina e posteriormente, com o lucro do mesmo e mais seu trabalho, comprá-lo e assim seguir nessa linha? Digo isso pois o engenharia do posto é bem mais facil, numero de funcionários pequenos, sendo, assim, facilitando a gestão. Fora isso, tem uma certa estabilidade, pois é muito dificil abrir novos postos e, praticamente, vc vai competir com os já existentes. Quem sabe aí, com seus 50k de aporte mensal, não poderia pensar nisso? grande abraço e muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Frugal, obrigado pelas palavras.
      Eu não pensei nisso, e nem fui atrás de posto, eu imagino que quem tenha não quer se desfazer ou senão conhece mt bem o negócio e só venderia se ele estivesse muito ruim. O que sei é que a margem de posto é bem pequena e tem que vender muito pra dar lucro, mas é uma boa idéia pra um futuro sim, e o investimento imagino que seja bem alto mesmo.

      Meus planos agora sao de ter uma grande reserva e renda passiva no mercado financeiro para só depois abrir algum outro negócio ou investir muito numa coisa só, é muito arriscado, o que eu fiz foi loucura.


      Abraço!

      Excluir
  3. Frugal,

    Acompanho sua trajetória desde 2015 no outro blog e gostaria de parabenizá-lo pela dedicação, foco, coragem, perseverança e interesse em aprender sempre.

    Sua história é muito inspiradora.

    "Me sinto muito feliz com minha estrada."
    Isso mostra de forma clara que todo o esforço valeu a pena!

    Um bom final de semana,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana, pois é, já consigo ver uma luz no fim do túnel, do dia que dinheiro vai deixar de ser uma preocupação. Boa semana pra vc também! =)

      Excluir
  4. Já fez as contas, para ver se com esse aporte cavalar não tinha ganhado mais na renda fixa?

    O segue o "preço não importa" do Bostter System?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon, tudo bem? Não gosto muito da renda fixa, pq invariavelmente vence e temos o imposto e o giro.

      Se eu tivesse seguido o bastter system e não tivesse vendido nada, estaria hj com uma puta valorização dos meus ativos e com uma grande renda passiva, ou seja, estaria com um excelente patrimônio e mais de 13-15k mensais na minha conta pingando. A Filosofia Bastter é real.
      Abraço!

      Excluir
  5. Bela caminhada, eu já pensei algumas vezes em abrir um negócio, mas acho que não deve ser tão fácil manter uma rentabilidade em um patamar de 4% do valor investido com franquias. Quando faço a conta, do meu histórico de 1,6% de rentabilidade com o mercado financeiro e a venda de imóveis mais o meu ordenado trabalhando para os outros não me motivo a ir para cima de uma franquia que vai dar VPL em 24~36 meses, ainda acho arriscado, mas continuo estudando para entender melhor as possibilidades. Estou quase fazendo a assinatura do portal meusucesso, senão me engano você já recomendou ele aqui no seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Surfista, blz? Está em 4% pq o imovel é proprio e tem o custo do imóvel né? E tb veio crescendo devagar. Na real está em 3% ou um pouco mais baixo que isso, só que demorou 20 meses pra chegar nesse nível. Em 20 meses só recuperei 17%, isso pq não pago aluguel, se pagasse estaria no zero a zero. É muito arriscado isso, de verdade. VPL em 24 só se der muito certo, eu acredito que vai ficar em quase 40x ou mais. E será um grande alívio quando eu recuperar isso. A assinatura vale a pena sim, tem muitas franquias de muita coisa lá, custa 75 reais por mês. Agora é assinar e ver logo muita coisa pra compensar, ou entao vc pode dividir a assinatura com alguém.

      Seu histórico de rentabilidade está excelente demais. Tem bitcoin aí? Abraço!

      Excluir
    2. 3% agora estou quase convencido que eu devo ficar no arroz com feijão, pelo menos até ter um patrimônio maior.
      Minha rentabilidade está em 1,6% por causa dos imóveis, tenho tomado algum risco com imóveis de leilão e as vendas deixam minha rentabilidade muito boa. A venda de imóveis não deixa de ser um empreendimento.

      Excluir
    3. verdade surfista.
      Vc poderia tentar investir só nisso mesmo, o nosso amigo Soul já fez mts bons negócios em leilões e ganhou um bom dinheiro. Esses 3% que estou tendo não valem o risco que é ilimitado, sem contar que minha vida está muito mais atribulada e trabalhosa, todo dia são pequenos pepinos pra resolver e de vez em quando um leão. Eu ficaria muito feliz com aquele 1% ao mes garantido, passivo e apenas via home broker. Isso é que é vida. Abraço!

      Excluir
  6. "Eu li até mais. Mais de 50 eu acho" aguardando a indicação dos outros livros.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Scant.
      Faz tempo que estou devendo esse post. Vou fazer ele qualquer dia desses.

      Abraço!

      Excluir
  7. Mais um excelente post Frugal!

    Rapaz, quando eu li "primeiro aporte na Bovespa após quase 2 anos de retirada", eu percebi que peguei esse período, e vi mais uma vez o quanto o tempo passa voando.

    Abração e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passa mesmo viu? Se tudo der certo, Junho ou Julho estarei aportando e comemorando a superação dessa fase tão difícil e desafiadora. Abraço e boa semana!

      Excluir
  8. Olá FS,

    Parabéns pela sua história. É uma pessoa para seguir de referência.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy!
      O que será que a vida nos destina nos próximos 5-10 anos?
      Talvez a gente volte aqui e perceba o quanto os nossos problemas eram pequenos.

      Abraço!

      Excluir
  9. Grande história, Frugal! Você é um exemplo de como o trabalho e conhecimento juntos produzem grandes frutos!

    Algo que você não comentou - ou apenas nas entrelinhas, mas que conheço em sua vida que acho fundamental é a serenidade no consumo. Se você tivesse uma mente perdulária, iria ficar encantado com o dinheiro que jorrou em sua conta todos esses anos. Mas com uma frugalidade bem resolvida, eles puderam ser novamente reinvestidos e auxiliaram mais crescimento!

    Grande abraço e contínuo sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É André, quanto a isso eu sou muito consciente e convivo muito bem com isso, não fico me segurando mentalmente pra não comprar nada, eu sinto que não preciso e que pode me atrapalhar, ainda mais devendo, estou segurando tudo e focando no pagamento da dívida, depois eu me solto mais e me dou uns presentinhos.
      Abraço!

      Excluir
  10. Respostas
    1. Opa Filho, blz?
      Tem o plus que eu estudei e me preparei 28 anos pra começar isso né? E ainda que minha carga horária foi maior que 100h por semana desde 2010. Abraço!

      Excluir
  11. Muito legal dia tragetoria Frugal! Eu particularmente sou defensor que empreender é o melhor caminho para rentabilizar o dinheiro! Claro que empreender requer trabalho, e muito! Mas o resultado compensa!
    Sucesso!!

    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
  12. Muito bom ver sua historia de sucesso! através dos seus relatos consigo ver que alguma similaridade com o que ando fazendo. isto só indica que apesar de estar iniciando a jornada, estou no bom caminho.
    sucesso para todos!!!

    ResponderExcluir
  13. Frugal,

    Tenho 28 anos, fui de 0 a 500 mil de 2007 a 2015 e perdi tudo, hoje trabalho em regime CLT ganhando menos de 2k, sem formação academica e com uma divida enorme causada por divórcio.

    Ler sua história me faz acreditar que vou dar a voltar por cima e sair dessa

    ResponderExcluir
  14. Fala Frugal, vc é um dos investidores mais respeitados aqui.
    Parabéns.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade