Muita esperança e otimismo para 2019


O ano vai acabando e vamos refazendo nossos planos.

Dei um abate bom na dívida que baixou de 430k para 388k do último post pra cá.

É impressionante o poder dos juros compostos, o meu aporte praticamente subiu uns 80% ao mês de 2013 pra cá, também estou trabalhando um pouco mais para isso, mas com certeza os juros compostos estão fazendo toda a mágica diferença sim. A paz mental da redução da dívida é muito boa, pra quem já esteve pagando 6k de juros mensais do financiamento e agora está pagando apenas 3,5k mensal, é um alívio e tanto.

Com o fim da dívida acho que lá pra Maio ou Junho, também finda a prestação de 8k da prestação mensal da CEF do imóvel e mais 6k ainda que pago da taxa da franquia, um alívio enorme de 14k pra eu parar de me preocupar, fora que a loja espero estar dando um lucro de mais de 25k mensal a partir de fevereiro, então sem dívidas e com lucro finalmente vou começar a recuperar o altíssimo e arriscadíssimo investimento. Não vejo a hora de voltar pro mercado e voltar a fazer meus posts normais.

No plano MACRO esperamos pela famigerada reforma da previdência no Brasil e a retomada dos investimentos internos e externos e otimismo no mercado. Estamos saindo de 4 mandatos da roubalheira do PT e com a torneira da corrupção e do desperdício se fechando talvez as coisas melhores. O Paulo Guedes disse que dá pra arrecadar quase 800 bilhões em privatizações e em vendas de imóveis do governo federal, o que vai dar pra dar uma boa abatida na dívida brasileira e consequentemente vai fazer sobrar mais dinheiro para os investimentos internos.

No plano MICRO, quanto mais notícias boas, menos desemprego e mais empresas investindo, o pessoal se anima mais pra gastar no comércio e assim acho que meu faturamento ano que vem será bem maior do que o desse ano, assim espero.

Não sei se o Bolsonaro vai fazer um governo muito bom, porém, a esperança de menos gastos desnecessários, menos corrupção, privatizações e reformas simbolizam um bom caminho e mais eficiência.

Próximo ano vou começar a postar minha carteira de investimento aqui no formato em excel e no sistema de cotas, vai ser legal para você verem praticamente do zero ela subindo. Estou bem animado. Caso eu não volte por aqui até o Natal e o Ano Novo, feliz Natal pra vocês e boas festas!

Minha projeção otimista em 100% de eficiência é terminar 2019 com pelo menos uns 500k investidos no mercado financeiro. Vamos ver se vai dar.

Grande abraço!
Frugal.

Comentários

  1. Frugal nesse ritmo seu em 2021 você vai estar comprando outra franquia rsrs. Parabéns pelo resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa MArco, vamos ver. No momento só quero a minha paz de volta e ficar sem dívida alguma, aí sim vou conseguir pensar melhor. Abraço!

      Excluir
  2. Fala Frugal!

    Que beleza hein, divida caindo bem. Como isso é algo que te perturba como demonstra nos posts, deve ser "bem bom" ver ela caindo assim.

    É, 2019 promete. Ansioso para ver o que nos espera.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPa Ingles, pois é, é legal ver a parcela dos juros pagos diminuindo também. Financiamento imobiliario no Brasil é um estupro, péssimo negócio. Abraço!

      Excluir
  3. Também estou muito otimista com 2019, acho que agora vai! rs

    E parabéns pelo negócio! Como você disse, foi um investimento arriscadíssimo mas você sobreviveu!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa valeu Ministro. Agora é correr em 2019 para reaver os quase 500k investidos na franquia. Vamos ver até onde vai dar.
      Abraço!

      Excluir
  4. Frugal,

    Parabéns pelos resultados alcançados e por estar com uma dívida menor agora. Admiro sua coragem, perseverança e ânimo.

    Espero que 2019 seja um ano bom para todos nós. E que no final do ano você consiga estar com os 500k planejados investidos. Ou até mais, muito mais!

    Um bom final de semana!
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana! Bom ver você por aqui.
      Estou conseguindo ficar menos estressado a cada mês que passa.
      É horrível estar endividado desse jeito e pagando esses juros abusivos.
      Feliz Natal e feliz 2019 pra você!

      Excluir
  5. Top parabens :D Sera que um dia vai nos contar qual é a franquia? Risos ou pelo menos o ramo :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, ela nao tem nada demais, tá no site do portal do franchising, é de serviços. TEm umas 200 franquias lá. Na verdade o investimento foi no mercado imobiliário com a compra e ampliação do imóvel. Se eu pegar uma venda boa nele já estarei satisfeito. Abraço!

      Excluir
  6. Quando eliminar a divida, depois fizer aportes no mercado financeiro vai ser muito bom.

    A renda passiva dos proventos juntando a renda ativa do empreendedorismo, vai ser sempre acumular patrimônio.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ae DIL! espero pro ano que vem estar totalmente no azul. O trabalho continuará duro até pagar isso. Abraço!

      Excluir
  7. Oi Frugal Simples!
    Como vai? Gostaria de te convidar para conhecer o Sou Poupador!

    Que 2019 seja maravilhoso e abençoado para a todo mundo!
    Principalmente para o Brasil, que precisa ter cuidado para não se meter em confusão com a Venezuela...

    Que Deus nos proteja!

    Um abração! Fernando do Sou Poupador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Fernando! blz? Legal ver gente nova por aqui, vou colocar o seu site no blogroll. Abraço!! Mantenha boas postagens que vai crescer bastante sua url.

      Excluir
    2. Massa! Muito obrigado Frugal Simples por seu incentivo! Pode deixar! Estamos nos esforçando bastante para criarmos boas postagens! :)

      Excluir
  8. Poxa, acompanho a saga desde que você decidiu adquirir a franquia, e cara, vou te falar, está caminhando como você imaginava. Talvez não exatamente, mas tá indo. Você dizia que os ganhos seriam aproximadamente os que pretende ganhar no próximo ano, e dizia isso acreditando acontecer após passar por um período turbulento no começo, se eu estiver enganado me corrija.

    Dito isso, parabéns frugal. Apesar dos pesares, está indo muito bem pra quem tomou a atitude corajosa que você tomou.

    Um forte abraço e que Deus continue te abençoando.

    Diário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade amigo, a coisa não aconteceu na velocidade que eu desejava, mesmo sendo conservador, mas está indo, consegui pagar o décimo terceiro salário esse mês e as contas da empresa estão tranquilas. Próximo ano minhas despesas na pessoa física vao diminuir muito e aí com o lucro da franquia eu vou aportar bastante, é o que falei de dois passos para trás e cinco passos para a frente. Abraço!

      Excluir
  9. Cara, com esse foco que você tem, e que transparece desde que acompanho teu blog, vai sair conforme seus planos. Mas ainda acho que não devia ter saído do mercado financeiro, mas tudo bem, você tinha que apostar né.
    Quanto ao governo Bolsonaro, acredito que economicamente vai ser melhor sim. Mas quem fica dando uma de balançador de bandeira, creio que logo logo pode vir a quebrar a cara. Acordos precisam ser feitos, tem que haver jogatinas, é como funciona o sistema. O jogo do poder não é preto no branco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje eu ainda concordo com vc cidadão, mas foi muita coisa que aconteceu na minha vida pessoal e precisei mesmo fazer isso. Precisava diversificar minha fonte de renda, está muito dificil depender da minha profissao e a bolsa eu ainda teria que esperar alguns 4-5 anos para ter uma renda boa, mas acredito que a partir do segundo semestre do ano que vem vou voltar pra dentro com toda a força para nunca mais sair. Sair foi um risco enorme, mais ou menos calculado, mas foi muito, muito maior do que eu imaginava. Eu escapei por pouco até agora. Abraço!

      Excluir
  10. NO aguardo pela carteira hein? Off-topic, mas queria pedir uma "luz"...tenho visto muita coisa de ETF e tentando simplificar meus aportes ao máximo, por questão de tempo mesmo. Queria era poder montar um ETF como fazem em algumas corretoras lá fora....enfim, a dúvida é o que vc acha desses etfs nacionais como GOVE11, PIBB11, e BOVA11? Eu gostei do GOVE11, pelos critérios mais ligados À boa governança, mas fico um pouco pensativo se não é mais fácil pegar GRND3,ITSA4, CIEL3, ABEV3, BBSE3, WEGE3, BBAS3, MDIA3 e EGIE3 ao invés dos ETFs...isso mais na ideia de 20/30 anos...enfim, queria sua opinião sobre essa "mini carteira x ETF pronto. Ah, e lá fora algum ETF? só tenho IVVB11, tem algum pra eu dar uma olhada? obrigado e desculpe o tamanho do texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Leo, blz? No BR acho que nao vale a pena comprar ETF, a punicao tributaria de pagar 15% se vender qualquer quantidade é ridícula. Vc já listou mt empresa boa, podia comprar elas e pronto, aquelas top 10 do bastter ranking sao todas boas. Comprar acoes é fácil, o pessoal é que complica querendo comprar empresa ruim e descobrir a próxima hering.

      Lá fora eu compro o IWDA, CSPX e outros que citei aqui no blog. Pega a lista dos etfs da ishares uk e ae vc vÊ tudo lá.

      https://www.ishares.com/uk/individual/en/products/etf-product-list#!type=emeaIshares&tab=overview&view=list&fac=43511

      Pega etf grande, sediado na Irlanda, de mercados desenvolvidos e de acumulacao.

      Abraço!

      Excluir
  11. Muito bom... já está bem otimista e esperançoso, logo no início era só apreensão !! viu... tudo dando certo e o melhor ainda está por vir, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Stifler! Ainda estou na apreensão, isso só termina quando essa conta do imóvel acaba. A minha preocupação era o negócio ficar dando prejuízo ou eu ter que fechar e ainda pagar o imóvel do meu bolso, o prejuízo iria ser imenso, mas ainda bem que as coisas estão se ajeitando. Espero recuperar uns 80% do investimento ainda em 2019 e ficar bemmmmm mais aliviado. Abraço!

      Excluir
  12. Frugal, não seria melhor adiantar as parcelas e assim diminuir os juros pagos da sua dívida ao invés de investir no mercado financeiro?
    É aquele negócio que vejo muito gente fazendo, pega um empréstimo no banco com pagando juros de 2x e faz um investimento no mercado financeiro (banco) recebendo juros de 1x.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Gabriel, é isso que estou fazendo. Não estou aportando nada no mercado financeiro, estou pagando o prazo nas parcelas do financiamento, isso é prioridade absoluta, pq perdendo o imóvel eu perco tudo, os bancos não estão pra brincadeira, se atrasar tres parcelas consecutivas o imóvel já vai pro leilão, sem choro nem vela. Abraço!

      Excluir
  13. Fala Frugal! Tomara que dê tudo certo para nós! Um abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  14. Bacana o texto. Tenho um site relacionado: como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro. Talvez se interesse. Vlw! ;-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade