Saldo de dezesseis meses da loja


A musa do blog devia ser bem novinha nessa foto.

Bem amigos, o futuro que nunca chega é aquele que nunca chega, mesmo.

De Abril/2017 até agora só fiz colocar dinheiro no negócio, todo o que eu tinha juntado até a data, todo o resto que ganhei, tudo o que deu de positivo até agora e mais o que vou ganhar até acabar a dívida. Foram 16 meses de aportes vultuosos, para adquirir, reformar, ampliar, equipar e modernizar o imóvel, mais dinheiro para a franqueadora com taxas, mobiliário, madeira, ar condicionado, informática, mais dinheiro pra pagar a folha e treinar os funcionários.

É muito desgastante imobilizar tanto dinheiro e esperar por um retorno que demora a aparecer. E pior ainda sabendo que eu poderia estar ganhando uns 10k na bolsa sem stress algum, tecnicamente eu já estaria empatando as minhas contas neste ano, o que seria maravilhoso.

Ainda estou com várias despesas do imóvel e equipamentos no cartão de crédito, que somando com a prestação do imóvel e ainda um saldo com a franqueadora está dando uns 30 mil por mês, ou mil reais por dia de despesa. Estou tendo que trabalhar muito extra pra poder ganhar dinheiro pra cobrir isso e ainda torcer pro lucro do mês dar maior que a despesa operacional.

O jogo só vai virar ano que vem de fato, quando eu me livrar dessa despesa de 30 mil, quitar o imóvel e poder utilizar todo o dinheiro da minha profissão pra  mim mesmo, e ainda pegar uns 15-20k mensais da loja para colocar no mercado financeiro, aí sim estarei bem melhor, fazendo aportes entre 40-50k mensais na bolsa, isso se tudo der muito certo.

Então amigos, após 16 meses desde que tudo começou, qual o meu saldo? Dívida pra pagar grande ainda (imóvel), e restos a pagar de construção e equipamentos, num total de 24 meses acho que vou parar de colocar dinheiro de vez dentro do negócio todo e aí sim começar a fazer retiradas, que espero, sejam maiores do que 20k mensais, até lá é trabalhar igual uma mula pra não ficar no vermelho por muito tempo e escapar dos juros aviltantes do financiamento imobiliário.

Você aguentaria esse tempo todo só jogando dinheiro dentro?

Confesso que minha situação ficou bem apertada com a compra e a reforma do imóvel, eu poderia ter alugado outra coisa menor e começado menor, mas não foi o que eu fiz. Talvez tivesse sido melhor, mas eu nunca vou saber, talvez eu ganhe alguns clientes devido ao fato da loja estar num belo imóvel, talvez voltem mais por causa disso. Eu só quero a partir de Abril poder fazer a retirada dos meus 20k mensais e poder seguir com a minha vida, está bem cansativo pagar tantas e tantas contas e ainda assim permanecer endividado e trabalhando pra caramba (nas duas coisas).

Abraços a todos,
Frugal.

Comentários

  1. 98% transpiração! Seus prognósticos apontam para um patamar de renda muito elevado e é muito interessante você mostrar que o caminho é bem difícil, as pessoas geralmente querem estar no topo do Everest, mas precisam ter consciência que a escalada não pode ser evitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É surfista, demora bastante pra ver a coisa virar, e os aportes são muito grandes, e olha que é uma microempresa. Não existe dinheiro fácil. Acho que ano que vem com menos despesas fixas minha vida vai ser melhor, já até mandei fazer uma prancha nova pra surfar no litoral. Abraço!

      Excluir
  2. Ser empreendedor é preciso trabalhar duro e forma inteligente, mas se escolhermos bem o negocio, fizermos um bom planejamento, pode ser um trabalho muito recompensador financeiramente!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que sim DIL. Me sinto numa experiência de laboratório pra descobrir o que vai dar. Sou marinheiro de primeira viagem. Abraço!

      Excluir
  3. Show, Frugal! Tenho ctz que em breve terá um post seu aqui comemorando que tudo que vc passou valeu a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara amigo! Quem sabe nos próximos 10 meses a coisa toda vai estar muito bem. Valeu a torcida! Abraço!

      Excluir
  4. Imagino o quao estressante é isso. Mas com certeza voce ira colher os frutos no futuro, eu nao aguentaria tanto tempo colocando dinheiro, pois nao tenho tanto haha.
    Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mt preocupação RR. Atrapalha até meu sono essa quantidade de contas e dívidas. Abraço!

      Embora vc possa começar um negócio pequeno.

      Excluir
  5. Grande Frugal, o seu exemplo mostra o quanto é difícil empreender e o quanto é importante ter uma reserva grande para por no negocio até ele começar a andar com as próprias pernas. Por curiosidade, você faria tudo de novo ou mudaria os planos? Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, hoje vendo por tudo que passei eu não faria novamente, mas daqui a um ano ou dois anos se tiver tudo muito bem, dando mais de 2% líquido ao mes eu poderia mudar de idéia.

      Qnd investi nisso por muitas razões (e sempre lembro disso) eu volto ao passado e me lembro das razões que me fizeram entrar, e elas continuam as mesmas. A gente não pode se apegar apenas no financeiro (embora seja 90% importante) mas também tenho que me lembrar dos calotes que levo, da péssima qualidade de vida, da incerteza da minha profissão e de tantas outras dúvidas. É bom ter um negócio lucrativo para lhe dar um suporte, até no caso de desemprego tamnbém.

      Por outro lado se a bolsa desabasse hoje e eu estivesse 90% nela (como eu estava) - como eu iria me sentir? É outra coisa a se pensar, no fim estou fazendo uma diversificação de renda e um grande Hedge no meu patrimônio com este imóvel, vou voltar pro mercado financeiro bem mais tranquilo depois disso.

      Abraço!

      Excluir
  6. Iniciar um empreendimento nunca é facil.
    Com o tempo e qualidade de serviço o lucro virá. Confie e mantenha-se firme.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. "Você aguentaria esse tempo todo só jogando dinheiro dentro?"

    JAMAIS

    Já disse que vc é mais doido que o Batman.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  8. Grande Frugal, tudo na vida tem um preço... "There Ain’t No Such Thing as a Free Lunch". Porém vc esta indo super bem!!! Muita paciência e pensamento positivo, nós investidores temos que ter sangue gelado nas veias, do contrário a merda é grande.
    Adiante confrade e não olhe para trás!!
    Abrco,
    Escobar C.

    ResponderExcluir
  9. Isso aí Frugal, ter o $$$ para iniciar esse empreendimento fez toda a diferença, soma-se isso com sua perseverança logo, logo estaremos vendo suas postagens falando dos ganhos !! uma curiosidade, você alugou seu imóvel para outros empreendimentos? lembro que você falou que poderia fazer isso em parte do imóvel.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Frugal. Torço que todo esse esforço seja recompensado em breve.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda