Fechamento Julho/2018 +R$16,8k

Olá amigos!

É com muita alegria que fiz as contas hoje e conferi duas vezes se era isso mesmo. Fechei o mês passado com Fluxo de Caixa positivo em +R$16800,00. UFA!

Vocês sabem um pouco da agonia que passei nos últimos seis meses,depois de correr grandes riscos, vender 90% das minhas ações, pagar imposto de renda, financiar, comprar e reformar imóvel, treinar equipes, contratar, demitir, contratar, fazer marketing físico, digital, corpo a corpo, me virar em três, suar, dirigir por horas, levar muito sol na cabeça, ter muita dor de cabeça com obra, pintura, goteira, prestadores de serviço, internet, marceneiro, aparelhos de ar condicionado e ter que comprar muito equipamento novo (respira um pouquinho) finalmente estou conseguindo dizer que a coisa toda está se pagando.

Tive ainda muitos gastos não recorrentes como gráfica, patrocínio de eventos e facebook ads que me deu uma facada maior do que eu havia previsto (somando isso aí tudo deu 3k) o resultado final da operação do mês de Julho foi o citado no título do artigo.

Hoje já comecei a pagar a folha e paguei os impostos (pago eles adiantado) FGTS, INSS, SIMPLES e IR. Paguei primeiro aos funcionários que ganham menos como limpeza e recepção e na medida que vou fazendo as contas e pagando outras coisas como royalties e demais boletos como água, luz, segurança e internet vou pagando os funcionários mais caros no final, pois se faltar dinheiro da conta da PJ pra pagar eles vou ter que tirar dinheiro da minha conta PF pra pagá-los. Felizmente já fazem uns três meses que isso não acontece.

Estou querendo ampliar a minha área de vendas e coloquei três pessoas pra treinar de uma vez só. Estou torcendo por eles, que gostem e queiram ficar, além de que precisam produzir para se pagar pois os três somando vão dar uma despesa de quase 6k na folha. Esse negócio de ter que treinar gente precisa de tempo e paciência para quem nunca exerceu a função, mas é bem legal quando a pessoa aprende e consegue se virar sozinha,e caminha com os próprios passos. A gente tem que ter paciência com funcionário iniciante e principalmente se a pessoa ganha pouco, eu já estivesse daquele lado, se o cara fosse fodão ele era diretor de alguma coisa, mas se o cara tá se propondo a ser um vendedor, eu sei que ele vai ter que aprender a vender e evoluir com isso, então a palavra principal é essa mesma paciência, além da compreensão do lugar e estágio de vida/renda que aquela pessoa se encontra.

Dei um bom aporte no financiamento do imóvel no mês passado (por falar nisso o blogueiro VALORES REAIS fez um post no blog dele e me citou aqui - é um ótimo blog de finanças gerais para toda a população, se você não conhece passa lá está aqui nos links do lado direito - caso use o celular clique em versão web que você vai ver) e fiquei bem mais aliviado com a pressão que a quantia financiada estava exercendo sobre mim. Tomara em Agosto poder dar um outro aporte grande para aliviar os juros e o montante que são coisa de outro mundo.

Sobre a dieta Slow Carb que o Tim Ferris propõe no livro dele "4h para o corpo" eu comecei a seguí-la e estou perdendo em média 200g por dia, apesar de ter tapeado a dieta vez ou outra. Acho que vou comprar um probiótico pra ajudar a recompor a microbiota intestinal e ver se dou um up na perda de peso (vai ser uma experiência mesmo) e vou poder checar se minha perda vai ser maior que 200g por dia adicionando o probiotico.

Vou confessar aqui pra vocês que há uns 3 meses atrás eu andava bem chateado com o negócio, não dava dinheiro algum, o FC estava negativo num absurdo, todo mundo só brigava, e todo dia era notícia ruim o tempo todo, quando meu celular tocava eu já ficava estressado só de ver, e as contas estavam vindo em cachoeira, eu pensava ´no que que eu fui me meter´ e ´pra que que eu fui me meter nisso´  e coisas do tipo, e além disso via a bolsa subindo e os dividendos sendo pagos por diversas empresas, olha é muito difícil, fiquei com muita saudade da paz de estar na bolsa, é isso mesmo que você leu, paz.  Se você está na bolsa e não está em paz acho que você tem que revisar sua estratégia de investimento e alocação, por que eu sempre fui ladeira acima, tanto de patrimônio, conhecimento, renda passiva, estudos e animação com o mercado. Nas bolsas não tem muito segredo, é uma coisa mais ou menos caótica mas numa direção só.

Eu estava tão chateado e decepcionado com mim mesmo que nem mesmo queria abrir a tabela do Excel para atualizar os dados, só abri hoje e preenchi Junho e Julho, que foram dois meses bons. Realmente eu estava fugindo daquela tabela de excel, mas tem coisas que a gente tem que dar tempo ao tempo, ter paciência, trabalhar e esperar pelo melhor. Eu não estava fazendo nada errado (nada obviamente idiota), tinha escolhido um bom ponto, num bairro bom, numa franquia que tem mais de 200 no país e aqui nunca teve, então onde eu estaria errando?

Como seria possível só eu dar errado? (claro que outras lojas franqueadas já fecharam por aí, mas mesmo assim ainda tem mais de 200 em pé) e o que os outros franqueados tinham ou fizeram que eu não estava fazendo? Eram perguntas que vinham na minha cabeça o dia todo. Obviamente o imóvel foi caro pra caramba e o baque foi grande, além da reforma demorada e bem mais cara que o planejado, mas pelo menos eu não vou pagar aluguel e nem sofrer ameaça de despejo ou reajustes abusivos do aluguel.

Olha que loucura tudo isso viu, eu não sei onde eu estava realmente com a cabeça. Tudo foi feito e aconteceu sem nem que eu tivesse organizado tudo mentalmente e tivesse pesado os prós e os contras, tivesse feito uma análise muito mais minunciosa e coisas do tipo, colocasse algumas simulações em algumas planilhas.

Foi tudo muito intuitivo, acelerado e atrabalhoado, e o pior é que ninguém me pressionou pra nada, tudo foi eu que quis, busquei e fui atrás - é como se baixasse o espírito empreendedor em mim de maneira súbita e incontrolável, do tipo eu quero e vou fazer e pronto, vai ser isso que eu vou fazer. Eu só tinha a absoluta convicção de que iria dar certo e pronto, muito simples, apenas uma convicção intensa. Se estou aqui escrevendo e buscando respostas que nem consigo evocar no momento em que vivo, daqui a cinco anos é que não vou saber mesmo, nem relendo este singelo blog. Eu nunca vou saber.

Mês que vem, muito provavelmente vou reverter totalmente o FC TOTAL e sair definitivamente do vermelho, vou até colocar um print da planilha aqui para vocês sentirem o drama. Esse FC começou negativo em 16 mil e chegou a ficar 65 mil no negativo, agora está em 5 mil no negativo e pronto. A partir do mês que vem (Setembro) é que vou começar a ficar no azul do FC total e a recuperar o investimento em equipamentos, mobília, pequeno estoque de insumos e taxa de franquia propriamente dita - esse valor ficou em aproximadamente 500k aproximadamente.

Conforme eu disse, a prioriodade é o pagamento da dívida do financiamento do imóvel com esse dinheiro e com o do restante da minha profissão, quem sabe, com muita sorte em mais 12 meses eu consiga quitar tudo e ficar novamente livre de dívidas na minha vida.

Dívida bruta: 642,2k

Abraço a todos,
Frugal.

Comentários

  1. Paciência é o nome do jogo, meu caro!

    Que bom que as coisas estejam indo bem. Vc é um batalhador, e sua história é um claro exemplo de fonte de inspiração que, com trabalho e dedicação, se consegue vencer na vida.

    Abraços, e obrigado pela menção ao meu site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Guilherme, valeu vc tb! Seu site é um dos melhores da blogosfera, sempre foi. Eu estava meio ausente mas estou voltando. Abraço!

      Excluir
  2. Que história amigos! Que bom ver que está dando tudo certo e que o jogo está começando a virar. Ficamos na torcida por você.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Sequoia! Se eu mantiver esse resultado já estarei muito satisfeito, depois de passar por tanta coisa indefinida é bom ter um resultado positivo mesmo. abraco

      Excluir
  3. Empreender com uma franquia não é fácil. Mas voce já tem o imóvel que ajuda muito. Além disso, fez um bom planejamento, bem localizado, acredito vai fazer bastante dinheiro no futuro e ter boa rentabilidade.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPa DIL blz? Pois é mais ainda pesa muito os juros do financiamento, aqui no BR financiar um valor alto é dificil. Estou trabalhando muito para quitar logo isso, muito pouco tempo para descanso e lazer, mas vou continuar até pagar, não consigo descansar muito sabendo que essa dívida está em cima de mim. Ano que vem vai ser melhor com certeza. Abraço!

      Excluir
  4. Se com o Brasil nesse estado de calamidade vc está conseguindo lucro imagina a hora que as coisas voltarem para os trilhos? Esperamos que a recuperação venha logo para você e os outros investidores colherem os lucros de tanto trabalho e sacrifício.


    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Sr. amigo faz tempo que quero comentar lá no seu blog mas acho que ficou impossível para mim logar lá. Queria te dizer umas coisas nas postagens mas já nem lembro o que era. Abraço!

      Excluir
  5. Que alívio Frugal!

    Legal que já recuperou boa parte do vermelho. Realmente precisa ter muito estômago para isso. Já é bem ruim ver o orçamento doméstico assim, imagina o de empresa. Entretanto, agora é azul e que continue assim.

    Se um dia eu empreender, acredito que será como você. Vai lá e pronto, está montado o negócio. Se eu tentar mentalizar não sai não, ficarei onde estou.

    Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é inglÊs, vc faz seu estudo e pronto entendeu? Se vc acha que o seu estudo está correto vai fundo, é apenas isso, não tem mt segredo, e tem que ser um setor que vc gosta (eu acho) pq o dia a dia vai estar relacionado com pessoas e universo relacionados aquele setor.

      Eu gosto do exemplo do boticário, dá certo em cidade de 150 mil habitantes as vezes. Vc morando numa cidade de 500 mil habitantes, onde nunca teve boticário e atualmente não tem, acha que colocando um pra vc daria certo a loja? Eu acredito que sim. O meu caso foi praticamente isso.

      Excluir
  6. Entro pelo menos uma vez por dia para acompanhar o blog e pouco comento, mas torço pelo seu sucesso, Frugal. Que bom que as coisas estão entrando nos eixos.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, é muito legal ter esse feedback. É preciso mesmo esperar um pouco a acao do tempo, mesmo empreendendo ou investindo na bolsa, temos que persistir e ter paciência. abraço!

      Excluir
  7. Herói! Sabia que iria vencer.

    Qual o probiotico que vc recomenda? Vou tomar tb.

    Seus vendedores ganham comissão?
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ok, ganham sim, e de uma forma escalonada, começa pequeno e vai aumentando se baterem certas metas. Tem gente que complemente bem o salario com comissao. Trabalhar com comissao é muito bom, pq o cara se anima e quanto mais vende, mais ele próprio se paga, tipo se o cara vender bem o serviço, eu não preciso tirar dinheiro nenhum do caixa pra pagar ele, e isso é excelente. abc

      O probiotico que estou utilizando é o probiatop, 1 sache por dia. Veja que ele é apenas para equilibrar a microbiota intestinal. Comprei apenas uma caixa com 30 saches e vou tomar apenas ela no primeiro mes, depois disso não compro mais, é apenas uma pequena ajuda no quadro geral. Tb comprei omega3 e óleo de alho em capsulas. Gastei uns 200 reais somente nessas tres coisas, mas é legal pra manter vc na linha, tipo, "agora que comprei isso aí e estou gastando vou seguir mesmo a dieta kkkk"

      Excluir
    2. Obrigado heroi Frugal pela resposta! Vou seguir 👍

      Excluir
  8. Bom demais, Frugal! Fico muito feliz por você cara, afinal como vc disse, a blogosfera é um lugar real. Mais uma vez obrigado por compartilhar tanto conhecimento. Abraço e sucesso no negócio!

    ResponderExcluir
  9. Olá FS,

    Parabéns! Você está dando a volta por cima e vai ganhar muito dinheiro com esse negócio.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara amigo, só em pagar a casa já será uma vitória, e também ficar no azul todos os meses será outra. Está sendo bem desafiante tudo isso.

      Excluir
  10. Fala Frugal, vi que teve alguma experiência com marketing, como o digital. Gostaria de saber na sua opinião qual foi o resultado dos diversos meio de marketing e qual na sua opinião foi o melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Marco, blz? Ainda estou engatinhando no assunto mas pelo que vi vc tem que colocar o seu negócio no google maps (primeiro ponto). Segundo ponto uma landpage bonita e com fotos profissionais com um pequeno formulario de contato.
      Terceiro fazer posts patrocinados no facebook. Gerou leads, mas sem qualidade, porém acho que já teve uma melhora sensível. Instagram tb, mas é um público mais jovem (tipo menos de 30 anos aí é o foco). Google adwords, perdi tempo e dinheiro, fiz tudo certinho do jeito que li e estudei, o Google me cobrou uma fortuna e não me entregou nada, só fala uma porção de dados inúteis que não tem como o cara checar tipo " 467 clicks no seu anúncio" e daí? Não gerou nenhum lead, e ninguém me citou que o Google serviu pra nada.

      O que deu melhor foi ação nas ruas com pessoas de verdade. O marketing digital serve muito pra fazer o marketing digital, mas fazer ações em empresas e associações e mostrar o seu servço ou produto por lá pode dar muito mais retorno e sem gasto algum exceto o transporte da equipe e um lanche.

      Pelo que vi ainda vale muito a pena acreditar no trabalho humano mesmo, gastar sola de sapato.

      Abraço!

      Excluir
  11. Que bom que está dando certo! Na verdade eu já sabia que daria certo! Esse é um dos modelos de ganhar dinheiro mais rápido, porém trabalhoso e arriscado. Acho que é aqui que mora o “pulo do gato” na IF, pois deixa de receber por hora trabalhada e passa a receber por eficiência nas vendas de produtos/serviços. Passa-se a comprar horas de trabalho de outras pessoas para desenvolver o seu negócio.
    Tenho esse plano em mente também. Estou na fase de acúmulo ainda, mas pretendo abrir um negócio e colocar um gerente para tomar conta, assim como você faz, para não deixar o atual emprego, por questões de gestão de risco. Eu só fico imaginando como faria isso, se nos primeiros meses a empresa precisa muito das ações do dono. Acho que tenho que acumular umas duas férias ou mais.

    Gosto muito do seu blog com esse cunho empreendedor, e acho que vai estimular alguns leitores a desenvolver esse lado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Fala, FS. Realmente o desafio de empreender está muito além do que eu posso imaginar, sempre fui empregado, privado e agora público. Nunca tive a responsabilidade pelo sucesso de algo assim.

    So posso desejar sorte e ficar feliz em saber que os bons resultados estão vindo.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade