Fechamento Agosto 2018 +R$16589,00 e a virada do Fluxo de Caixa!


Olá amigos! Tudo bem com vocês?
Mais um mês bom! Graças!

Este mês contratei mais três funcionários de carteira assinada, portanto minha despesa vai subir em quase R$ 6k mensal (serão pagos daqui a 5 dias), pois cada funcionário custa em média 2k já somando impostos, férias, 13, fgts e inss, são bem novos e dois deles estão no primeiro emprego, talvez mês que vem eu precise contratar outra pessoa pra dar uma ajuda na recepção e aí ficarei no número máximo que estipulei para rodar a operação da loja.

Compras de material elétrico e de informática também somaram muitos gastos.
Mês que vem vou precisar dois novos aparelhos de ar condicionado (os que vieram com o imóvel são antigos, gastadores, pingam e são terríveis mesmo após limpeza e manutenção, cansei de gastar dinheiro com isso, fora a dor de cabeça do pessoal reclamando que "está quente").

Algumas pessoas me perguntaram como eu calculo o Fluxo de Caixa da loja.
É muito simples eu somo todo o dinheiro em cash que entrou, todo o dinheiro que entrou via cartão de crédito/débito e que já entrou de fato na conta corrente (todas as entradas possíveis de dinheiro) e diminuo de todas as despesas, incluindo todos os impostos (que são pagos em boleto diretamente da conta da pj, folha e boletos de despesas como água, luz, internet e etc.

Esse mês os gastos foram assim:

Internet, luz e água: R$ 500 reais cada.
Monitorização eletrônica: R$ 300 reais (mensalidade).
Gastei R$ 785 reais somando Google e Facebook ads.
Material de informática, limpeza, higiene, escritório  = R$~~800,00

Neste material tenho papel higiênico, copos descartáveis, café em pó, açucar, detergente pra lavar louça, desinfetante, agua sanitária, lustra móveis, sabão em pó (pra lavar o pano de chão), rodo, vassoura, biscoitos, papel A4, caneta, tinta de impressora, grampeador e etc. Vou duas vezes por mês no supermercado comprar isso (descobri que no atacado está o mesmo preço e não compensa dar uma viagem lá pois é longe e contra mão pra mim, e ainda o ar condicionado não presta lá).

Desse valor positivo do FC vou começar a provisionar R$2500 por mês para fazer uma pequena reserva para a empresa e ajudar a pagar férias e o décimo terceiro dos funcionários que já vai ser em dezembro. Considerando tudo o que investi nesse negócio incluindo o imóvel, esse valor foi igual a 0,83%, até que não está tão mal, mas também estou pagando por fora ainda uns R$5000 de juros mensais pelo valor financiado, porém considero que esse yield vai subir sensivelmente daqui pra dezembro pois o número de clientes da loja conforme falei no post anterior vem crescendo sensivelmente mês a mês, crescimento orgânico mesmo.

Uma coisa sensacional que aconteceu esse mês e que printei para mostrar aqui foi a VIRADA DO FLUXO DE CAIXA TOTAL! Ou seja, a partir de agora eu voltei pro positivo no financeiro da operação! Acompanhem, (clique na imagem para ampliar):
Saídas = despesa
Entradas = Dinheiro que entra.



A primeira coluna à esquerda é o mês de Outubro/2017 e a última coluna a direita é Agosto/2018

Vejam que em Fevereiro eu cheguei no fundo do poço, já tinha colocado R$68 mil do meu bolso (fora os juros do financiamento) dentro do negócio e todo mês o buraco vinha aumentando! Em Março fiquei apenas 1000 reais menos negativo, e em Abril já abaixei mais 12 mil do negativo, de Abril pra Maio melhorou bastante, subindo menos 22 mil do negativo, o buraco foi de -55 para -33 (nada mal hein?), melhorou mais 12 mil de Maio pra Junho, de Junho pra Julho subi mais 20 mil, fechando Julho com o negativo em apenas R$5200,00 e em Agosto com o novo FC de R$16500 finalmente fui para o positivo da operação! Foram longos 11 meses subindo do fundo do poço para ver a luz do sol. Que fase meus amigos! Não quero nunca mais passar por isso!

Agora que subi para o lado azul do negócio, me resta recuperar o dinheiro investido na franquia em si, algo em torno de 550 mil reais, para só depois daí ter o lucro MESMO. Talvez entre 24-36 meses eu consiga agora reaver esse dinheiro todo, e claro que tenho que somar os 11 meses da operação e mais os 2 da pré operação, onde eu já estava gastando dinheiro e trabalhando nisso, ou seja, em 13 meses consegui sair do prejuízo para o lucro, e o payback total soma esses 13 meses com os restantes até somar os próximos 550 mil.

Cenário 1 = Payback em 13+24 meses = 37 meses  = 2,7%am (rentabilidade)
Cenário 2 = Payback em 13+36 meses = 49 meses = 2,04%am (rentabilidade)

Porém preciso considerar o custo do imóvel em pelo menos R$10 mil por mês que seria o meu aluguel que não pago. Se for considerar isso, devo colocar mais 110 mil de aluguel até agora e depois disso diminuir 10 mil do saldo mensal. Vou adicionar essa linha do custo do imóvel na planilha pra ver como fica, só sei que vai baixar muito o resultado.

Quem sabe com a virada do ano e a troca de presidente as coisas melhorem um pouco, tenho esperanças que o próximo governo vai estancar a sangria da farra, seja Bolsonaro ou Amoedo, as pessoas precisam se sentir mais seguras para consumir.

No mais com esse yield subindo e o fato de eu ter gerado já uns 12 empregos me faz sentir bem, tem muita gente satisfeita e agradecida pela oportunidade lá, pessoas com filhos bem pequenos inclusive. Eu fico pensando, imagina se muita gente resolve tirar dinheiro da renda fixa e do Tesouro Direto e colocasse pra empreender quanto de emprego não poderia ser gerado? Também gerei emprego na obra e consumi muito material de construção, beneficiando várias lojas e seus empregados também por conseguinte.

Ainda sonho com o dia dessa operação pode dar um yield líquido de 2%am, aí sim seria o paraíso! Vamos chegar lá sim, com muito trabalho e dedicação (2% nesse caso dariam R$50 mil líquidos!). Não custa nada sonhar, e se for pra sonhar que sonhe alto! O interessante é que pra eu saber o fluxo de caixa anual vai bastar eu olhar todos os meus posts de fechamento e somar, incrível não!?

Grande abraço a todos!
Frugal.

Comentários

  1. Buenas Fs!!
    Isso que vc falou é vdd, mas com o país no pé que ta, ninguém quer arriscar o traseiro...
    O país ta muito instável e assustador, terra de bandidos msm.
    Vc arriscou uma grana preta, te felicito, poucos tem culhoes para isso.
    Parabéns e adiante!!
    Escobar Composto

    ResponderExcluir
  2. No provérbio "Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar", faz-se uma comparação entre o valor de um pássaro e o de dois. Em princípio, dois pássaros valem mais do que um, valem o dobro, como é lógico. Mas, se alguém tiver de escolher entre um pássaro que já tem preso na mão e a possibilidade de apanhar dois que ainda estão a voar, aconselha a prudência que escolha ficar com o que já possui (embora de menor valor) e não o entregue em troca da possibilidade de apanhar ou de caçar os dois que estão a voar, pois isso é incerto.

    Deixando o significado literal e passando para a interpretação, para o que se pretende dizer, está aqui valorizado o seguro em relação ao inseguro, a segurança, a certeza em relação à incerteza, o facto em relação à hipótese, a realidade em relação à promessa. Com este provérbio pretende dizer-se que vale mais o que está seguro na nossa mão, embora de menor valor, do que algo melhor, mas que não é seguro e que pode ser apenas uma mera hipótese, um desejo não realizado: assim, não devemos trocar o certo pelo incerto.

    Este provérbio pode ser utilizado em diversas situações. Três exemplos:

    (1) Alguém que prefere ter o seu dinheiro numa conta que lhe dá um juro mais baixo mas certo, em vez de o aplicar em acções que podem valorizar o dobro, mas que também podem baixar (sendo incerto, portanto, o que acontecerá), poderá dizer que «mais vale um pássaro na mão do que dois a voar».

    (2) Alguém que vende um apartamento por um valor que não era bem o que desejava, em vez de esperar que o mercado evolua positivamente, poderá dizer que «mais vale um pássaro na mão do que dois a voar». É que o mercado pode evoluir positivamente, mas também pode evoluir negativamente. O futuro é algo incerto.

    (3) Alguém que prefere um emprego de remuneração mais baixa numa firma que lhe garanta um emprego de longa duração em vez de um emprego mais bem remunerado numa firma que pode encerrar a qualquer momento também poderá dizer que «mais vale um pássaro na mão do que dois a voar».

    É claro que há sempre quem queira apanhar pássaros a voar, ou mesmo voar como eles, e goste de arriscar, mas isso já tem que ver com outro provérbio: «Quem não arrisca não petisca...»

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom comentário amigo. Confesso que essa vai ser minha última tentativa. Espero que dÊ certo. É muito dificil lidar com muita gente o tempo todo, as pessoas são muito difíceis. Abraço!

      Excluir
  3. "Imagina se muita gente resolve tirar dinheiro da renda fixa e do Tesouro Direto e colocasse pra empreender quanto de emprego não poderia ser gerado"...esse é o grande problema no nosso país, não vale a penas arriscar. Já nos EUA quem quiser ter algum tipo de retorno que faça a diferença nos investimentos tem que arriscar empreender, até o momento aqui no Brasil só conseguiram forçar alguns a entrar na RV devido a queda dos juros, já a vontade para empreender nem tanto... muito arriscado, ao menos pra mim.


    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito arriscado mesmo amigo, eu quase que me estrepo, e olha que tinha bala na agulha e ainda consigo gerar muito dinheiro por fora. Estou segurando isso aqui no braço mesmo, é muito difícil, todo dia é uma despesa nova e grande. Tá difícil mas vai passar.

      Excluir
  4. Boa Frugal, parabéns pelo resultado. Continue vigilante até pagar tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, a MAtrix ás vezes vem forte com seu canto de consumo! Estou resistindo bravamente, muita dívida ainda pra pagar.

      Excluir
  5. Olá FS,

    Bom demais. Gostei de ver. Você apanhou muito no início, mas agora está colhendo os frutos.

    Você está otimista demais sobre o Amoedo. Ele pode ganhar só a próxima, pois ele está sem muita relevância e essa agora é do Bolsonaro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou otimista Cowboy! Amoedo saiu de 1% pra 3% no ibope hoje, ou seja, o ibope começou a dar o braço a torcer na pesquisa roubada dele. Ainda estou pagando muita coisa, o alívio mesmo vai ser só ano que vem. E o boi? investiu?

      Excluir
  6. Rapaz, tenho culhão para investir em ações, mas não numa empresa com alto investimento e que possa flutuar tanto. Agora nos conte, um dia você vai falar qual é a franquia? risos.

    Já pesquisei várias e nenhuma nunca me chamou muita atenção.
    Dito isto, continuo acompanhando seu blog, Sucesso para nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa amigo, tudo bem?
      Olha não é nada demais não, é uma franquia bem antiga, apenas não tinha ela na cidade que estou morando, a minha sacada foi apenas essa. No site portal do franchising tem mais de 200 pra escolher. Acho que pra quem quer abrir franquia basta pegar uma marca boa que não tem na sua cidade pra começar, isso se vc se interessar pelo negócio né? Tem de frango assado até maquiagem, jóias, franquia de cílio, emagrecimento, financeira e etc.

      Abraço!

      Excluir
  7. Isso aí Frugal, era só uma questão de tempo! Com dedicação, controle e pé no chão temos condições de alçar voos bem altos!

    Parabéns novamente e torcendo para vc ir além desses 2% a.m.! Por que não? :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo! Como tah a viagem? Vai ter post depois?
      Acho que só vou respirar e aportar pesado a partir de Junho do ano que vem, vai ser show! Abraço!

      Excluir
    2. Já voltei, vou escrever alguma coisinhas semana que vem sim!

      Abraço!

      Excluir
  8. Que excelente notícia meu amigo,

    É muito bom acompanhar a sua jornada no empreendedorismo, sem "empreendorismo de palco", alcançado o fluxo de caixa positivo antes do final do ano.

    Desejo muito sucesso a você, grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, estou muito aliviado. Loucura total! kkkkkk
      Abraço!

      Excluir
  9. É chegada a hora da virada! Parabéns, desejo sempre mais sucesso a você, nobre Frugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, demorou 12 meses pra normalizar isso aí, mas ainda estou pagando muita prestação. Só lá pra Março do ano que vem que vou ficar mais folgado. Valeu!

      Excluir
  10. Caro Sr / Sra.

    Você é um homem ou uma mulher de negócios? Você está em algum estresse financeiro ou precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Você tem uma baixa pontuação de crédito e você está encontrando dificuldades para obter um empréstimo de bancos locais e outras instituições financeiras? a solução para o seu problema financeiro

    a) Empréstimo Pessoal, Expansão de Negócios.
    b) Business Start-up e Educação.
    c) Consolidação da dívida.
    d) Empréstimos de dinheiro duro.
    e) Financiamento Hipotecário.

    Somos uma instituição financeira privada, oferecemos um empréstimo com juros de 2%, da faixa de US $ 2.000,00 a US $ 20.000.000,00, de um ano a cinquenta anos.

    Para mais informações e inscrições, entre em contato com as informações abaixo:
    susan.credit@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda