O que fazer com essa queda na bovespa? E essa selic a 6,5%



Desculpem pelo click bait no post, a intenção não é atrair tráfego e sim apenas falar as mesmas coisas de sempre.

Se você for no link lá embaixo desse post e clicar em bovespa a 36k vai ver o que falei e vai perceber que tudo se aplica.

Se você já montou seu plano de investimento e seus objetivos de alocação basta continuar na mesma.

Vi que a bovespa chegou a quase 90k e agora está em 70k, uma queda e tanto! Para os mais inexperientes na bolsa não deve estar sendo fácil, mas sigam firmes no plano de vocês, essa queda não interessa o motivo, é uma época boa para comprar suas empresas a um preço mais baixo e ir acumulando boas ações. Apenas isso.

Selic a 6,5% também não muda nada. Muitos aqui já sabem que não adianta girar investimento e procurar oportunidade no mercado financeiro. Na verdade quando os juros na RF são mais baixos e com uma inflação baixa, seu retorno real é maior.

Hoje acordei sobressaltado na madrugada pois meu ciclo de sono é meio ruim e resolvi visitar a blogosfera novamente, qual não foi a minha surpresa em descobrir que o Corey está morando em Portugal, fico muito feliz por ele e por todos os outros que conseguiram escapar com vida desse país em guerra civil chamado Brasil.

Recapitulando:

Rover do blog Projeto Free Lifestyle está nos EUA.
ConhecimentoFinanceiro e Corey em Portugal
viverdedividendos.org está na Alemanha.
Gabriel Torres, do terremoto, Australia.
SRIF365 em Dubai, mas em breve aposentado em Bali.

Enfim, sabemos que há milhões de brasileiros no exterior tocando a vida e vivendo em países decentes. Poucos blogueiros também já foram ou querem ir, um sinal de que eu não sou o único doido que pensa nisso. Pessoas com algum dinheiro, algum conhecimento e que sabem falar inglês estão metendo o pé.

Se você também considera emigrar, aprenda inglês (já falei isso aqui 10 mil vezes), pesquise muito alguns países (EUA, Europa e Austrália), veja muitos vídeos de pessoas que já moram lá e tente desenhar uma estratégia temporal e financeira para ver o que pode dar certo.

O Brasil não merece muitas pessoas que aqui estão, pois os canalhas minam a sua vida com impostos (praticamente com um retorno pífio), entraves e mesmo violência física. Então de que adianta construir uma carreira aqui se tudo pode lhe ser tomado de diversas formas? Fica o questionamento pra você se fazer.

Esse mês tenho um bom dinheiro para receber e vou poder dar uma boa abatida na minha dívida.
Espero chegar na casa dos 600k de dívida no mês que vem.

Abraços a todos,
Frugal


Dívida bruta: 716k

Comentários

  1. "SRIF365 em Dubai, mas em breve aposentado em Bali."

    Faço isso com a tristeza de quem gostaria de desfrutar a IF no meu próprio país e junto do restante da minha família (tios, primos e avó) mas não tenho coragem de voltar... brasileiro no exterior virou refugiado de guerra, não volta por medo da violência generalizada.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo.
      Aproveite só suas férias aqui, vc nao suportaria morar no Br mais. Mt, mt violento.

      Excluir
  2. You are a wise guy corey.
    Be safe.

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão gemeo vai embora com a esposa pro Canadá. Dependendo de quem assumir a presidencia, preciso pensar seriamente em ajeitar minhas malas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gari, aproveita a soçagem que tá rolando por lá e meta o pé. Se entrar um cara mais conservador no canadá pode piorar mt pra emigrar. Vc pelo menos pode pedir um quarto pro seu irmão enquanto arruma um trabalho e pode caminhar com as próprias pernas, ainda pode casar com uma canadense e emplacar um green card canadense.

      Excluir
  4. No fundo poucos são aqueles que gostariam mesmo de morar em outro país, o Brasil tem tudo o que precisamos: diversidade de clima, montanhas e praias, amigos e família, boa comida... mas tem tudo o que NÃO precisamos sendo que sem dúvidas a violência é o que tem maior penso pq é literalmente questão de vida ou morte. Foda-se a corrupção e as merdas políticas, dá pra conviver com isso, Brasil não é ruim pra ganhar dinheiro, mas a violência à tempos passou do aceitável.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal,
      Infelizmente também acho que vivemos uma guerra civil que dificilmente será assumida - para desespero e decepção de todos nós, cidadãos que tentam conseguir uma vida melhor.


      Corey,
      Gostei do seu comentário.
      O Brasil possui muitas coisas boas, recursos naturais que poderiam tornar o país uma potência mundial, com clima excelente para a agricultura e paisagens incríveis para moradia ou passeios inesquecíveis. Ao mesmo tempo, há tantos problemas graves há tanto tempo, que tornam muitas experiências inesquecíveis - no pior sentido da palavra.

      Séculos de exploração e desinteresse em tornar o Brasil um país decente resultaram em algo lamentável - e com deteriorações constantes no quadro.

      Fiz um post há alguns anos que tem relação com esse assunto, se quiserem ver:
      Por que alguns países são pobres e outros são ricos? - Simplicidade e Harmonia


      Desejo muito sucesso à todos os que saíram do Brasil em busca de uma vida que realmente vale a pena.


      Boa semana à todos!
      Simplicidade e Harmonia

      Excluir
    2. Corey aqui não tem jeito.
      Quem tiver juízo e dinheiro que vá pra Europa, EUA ou Austrália. O Brasil é um caso perdido e nossa vida aqui está em risco, e ela não tem preço, nem a nossa paz mental.

      Rosana, preciso visitar mais o seu blog. Estou mt ausente da blogosfera, meu cansaço físico está em níveis inimagináveis.

      Excluir
  5. Realmente triste, amigo. Porém, se não acreditarmos mais estaremos ajudando a acabar com que ainda resta.. que é o investimento no longo prazo em boas empresas aqui do país. Que acha? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas grandes empresas vão sobreviver bem. Monopolios e cartéias as protegem. Dificilmente um itaú quebrará. Eles trocam até o presidente se for necessário.

      Excluir
  6. Frugal,
    Sei que estás fora das ações no momento, mas qual a corretora que você usa?
    Estou tentando alugar minhas ações mas não consigo encontrar o book de ofertas de aluguel no BTC, li os posts do viver de renda e outro blogueiros a respeito, mas todos os links já estão quebrados.
    Em suma, como você encontra o preço para ofertar as ações para aluguel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MArk eu uso a Rico.
      Manda um email para lá e pede pra colocarem seus ativos para locação, que eles fazem de forma automática e conseguem quase sempre deixar tudo alugado.
      Eu ia atrás e fazia ativamente por mim mesmo, mas é muito trabalho pra pouca carne. Dentro do home broker da rico dava pra ver as taxas.

      Ligue na sua corretora e pergunte se eles fazem esse serviço no modo automático, apenas com sua autorização.

      Abraço!

      Excluir
  7. Grande frugal!!!
    Muito reconfortante ler sua recomendação, meu problema é contrário da maioria das pessoas: resolvi a um ano ficar de 2 a 3 anos longe da bolsa, estou totalmente imobilizado e acabei contraindo uma dívida de financiamento, por isso resolvi ficar longe da bolsa. Porém ao ver alguns ativos no preço que estão a mão coça para comprar, mas sigo firme no planejamento. Caso minha família não fosse tão enraizada na terra das bananias já estaria planejando a saída, mas por enquanto vou suportando isso aqui.
    Um abraço,
    Investidor doméstico.
    https://investindonaif.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estais na mesma situação que eu. Preciso pagar o financiamento para poder voltar a investir, mas não desanimo, investir é um hábito pra vida toda. Dificilmente vou comprar mais algum imóvel no Brasil.

      Excluir
  8. Fala Frugal!

    Legal saber que as dívidas vão diminuindo! Espero o post em que você anunciará que voltou a comprar ações de empresas!

    Sobre a emigração, não sei se já comentei aqui ou em outro blog, mas não penso nisso em definitivo ainda, por motivos de família, mas também porque o Brasil, como todos esses altos e baixos, ainda possui boas condições de fazer dinheiro.

    O pessoal fala muito de violência, e concordo com alguns pontos. Mas enfatizo que tudo depende de onde você mora, de sua rotina, seja de trabalho e lazer e cuidados e prevenções. Acredite se quiser, mas eu nunca fui assaltado nos meus quase 46 anos de Brasil. A única vez que isso aconteceu, foi na Bolívia... De todos os familiares próximos, somente minha mãe foi assaltada uma vez no centro de SP, há uns 30 anos atrás. Enfim, isso não me assusta tanto... Tenho mais medo de loucuras na economia rsrs

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande André! Também estou eu mesmo no aguardo desse post viu!? Vamos torcer para ele sair até Julho/2019, o desafio é enorme mas estou me esforçando e trabalhando bastante, trabalho por duas ou mais pessoas pra dar conta.

      Fui assaltado faz 15 anos a última vez (e ainda recuperei meu bem logo em seguida, com base na violência física).

      Fora as loucuras na economia não tenho tanto medo de assalto contra mim, mas tb contra esposa ou futuros filhos, é mt responsabilidade, além do mais as notícias ruins também incomodam bastante. Talvez eu pudesse morar lá fora uns 3-4 anos e depois decidia se ficaria por lá, ou voltava, ou iria pra outro lugar, no caso meu destino inicialmente é Portugal.

      Se já estiver na IF, pra que ficar aqui? É como se a vida fosse um jogo, quem está na IF ganhou o jogo na parte financeira, então pra quê ficar aqui jogando ainda? Se expondo a diversos riscos diferentes? Há de se pensar.

      Excluir
    2. Frugal, se você não tem um envolvimento em relação à família e já passou por essas experiências negativas, concordo contigo. Lá fora é melhor mesmo.

      Mas no meu caso, não posso deixar pais e mães, meus e da minha mulher aqui. Além disso, gosto de certa forma da volatilidade para ganhar $$$ e não tenho problemas com assaltos. Por esse motivo, ainda prefiro ficar por aqui rsrs.

      Abraço!

      Excluir
  9. No momento não penso em deixar o país devido à família/amigos e aos negócios que tenho. Nunca fui vítima direta de alguma violência que tivesse me traumatizado, mas é desagradável andar pelas ruas tomando uma série de cuidados para não ser roubado/assassinado. Acredito que quem tem alguma condição financeira consegue construir uma bolha relativamente segura contra essa violência (morando em condomínios, andando com as janelas do carro fechadas, etc). É lamentável o rumo que este país está tomando! Não descarto abandoná-lo no futuro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, existem vários tipos de violencia. Não me refiro somente a violencia física, assaltos, furtos, latrocínios... Essas sao a ponta do iceberg. Temos mais coisas, temos a desconfiança perene o tempo todo, negócios difíceis, trambiqueiros, gente sem caráter, caloteiros, pessoas que entram na justiça apenas pra ganhar dinheiro e dar trabalho, fornecedores e clientes canalhas, funcionários também. É como viver numa guerra o tempo todo. Claro que no mundo todo tem tudo isso, mas talvez, aqui tenha bem mais.

      Excluir
  10. Olá colega,

    Essa é minha terceira tentativa de criar e manter um blog. Dessa vez vai para frente, mas preciso que você leia e comente lá.

    Fico grato por sua visita.

    https://dreamerson18.blogspot.com

    Sempre que puder vou interagir com vocês.

    Por favor visitem, não quero que mais um projeto dê errado.

    ResponderExcluir
  11. Eu estou muito bem no Brasil. Tirando as balas perdidas que passam sobre minha cabeça está tudo bem. rs
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Grande Uó, vc sabe bem como monetizar sites, pode morar em qualquer lugar do mundo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade