Eu sou otimista, e você?


Queria escrever um bom post sobre o lado bom de ser otimista. Se vocês forem dar um Google por aí vão ver muitos artigos falando sobre isso, alguns bem técnicos e outros nem tanto. Eu não queria ler algo e compartilhar aqui ou falar com minhas palavras baseado apenas no que li, a internet toda já está aí pra isso, o que posso falar até aqui é que o meu otimismo me ajudou muito na vida, sempre e sempre e sempre, ele nunca me traiu, nem me fez mal, sempre os anos a frente foram melhores do que os que passaram, nunca um ano foi pior do que o outro, em nenhum sentido, até agora.

Várias pessoas me falaram que eu era otimista, mesmo com 13-14 anos eu já escutava isso, mas como não tinha maturidade ou discernimento acho que não acreditava ou nem levava a sério, ou talvez isso fosse costume as pessoas falarem umas para as outras. O tempo passou e eu não percebi que isso é não é uma coisa que as pessoas falem corriqueiramente, é bem difícil escutar isso na verdade, e pode soar como um elogio ou até uma crítica, nesses tempos de hoje em que chovem críticas por aí o tempo todo ainda mais, fica bem comum.

Na faculdade dois professores me falaram isso, e além disso, um outro falou para outras pessoas da minha turma que eu era bastante otimista e bem humorado. Não faço a menor idéia de como chegaram a essa conclusão, nenhum deles, e nem mesmo imagino se falavam isso com admiração ou mesmo achando que eu devia ser "otimista demais" beirando a ingenuidade e o deslumbramento, e nunca vou mesmo saber onde fica a linha tênue que separa isso. Não me sinto com autoridade de dar conselhos a ninguém, mas se tivesse lhe daria esse: seja otimista.

É simples, é tão claro e simples que não sei como alguém consegue contestar isso. O otimismo melhora sua vida e seu dia. O pessimismo apenas lhe cega, lhe deixa triste e pra baixo e te impede de olhar à frente. Eu reconheço que isso não é algo fácil ou que venha de fora para dentro, que um conselho vai te fazer mudar, mas você pode mudar e pensar a respeito sobre o assunto. Examine dentro da sua cabeça o quanto de otimista/pessimista você é. Se você pudesse dizer entre 0-10 quão otimista você é, que nota daria? Eu me daria um 9.0 apenas por achar que 10 já beiraria a irracionalidade. De 0-10 na escala do pessimismo eu me daria nota 1, o suficiente pra identificar riscos e perigos mais óbvios, e nada de ficar procurando pêlo em ovo ou considerando eventos quase impossíveis de se acontecer ou que não tenho nenhum controle sobre eles.

O pessoal da PNL fala que quase tudo é resultado de uma decisão, é uma ciência bastante americana por assim dizer, do tipo, se você decidir ser otimista a partir de agora você pode ser, sim, é só você querer, DECIDA ser otimista a partir de agora e simplesmente seja, você vai ver como sua vida vai mudar. Eu já li uns 50 livros de PNL, nunca fiz um curso ou fui para um evento (por pura falta de dinheiro na época), além disso muitos livros são apenas transcrições de alguns eventos e já faz muito tempo que não leio mais sobre isso. Acho que tudo que você pensa é uma soma de tudo que você lê, e que isso pode ter influenciado um pouco (a leitura da PNL) - no mínimo saiba, verdadeiramente que sua força está dentro de você, e você é o responsável por acender a chama de qualquer comportamento ou pensamento que passar a praticar ou a viver.

Talvez em algum momento da minha vida eu tenha sido pessimista, não durou muito. Também quando você não tem quase nada em bens materiais e/ou mesmo uma boa estrutura familiar e vive uma vida vazia tem que ter cuidado pois é muito mais fácil ser pessimista do que otimista. O pessimismo é mais reconfortante e você passa a jogar a culpa em todo mundo, menos em você, na maioria das vezes. O otimismo te chama para a ação, lhe faz estudar, se dedicar e trabalhar mais, lhe acostuma a esperar o melhor, a trabalhar pelo melhor e a querer o melhor. O otimismo é a gasolina da sua ambição, e sua ambição que vai fazer você melhorar de vida (leia ambição como ambição boa, por aí muita gente acha que a palavra ambição é uma palavra maldita, não caia nessa).

Sem ser otimista sua vida vai ficar bem mais difícil e mesmo assim vai ser difícil dar certo. Eu não posso dizer que as pessoas de sucesso são na maioria otimista, mas acredito que sim, é a impressão que eu tenho, a animação do dia a dia, dos seus projetos pessoais, profissionais, amorosos e etc é que faz essa galera levantar todo dia cedo e pôr a mão na massa. O pessimista apenas espera o doloroso dia passar, para cair no próximo dia doloroso.

Bem, é isso, quem quiser pesquisar melhor as virtudes do otimismo ou de ser otimista, deve ter material farto na internet (não pesquisei mas sei e já li a respeito de que tem muito e muita coisa comprovada por estudos).

Agora vamos falar da loja que é o investimento do momento:

Os problemas entre os funcionários caíram mas não sumiram.

Contratei mais um esse mês, espero que dê certo porque imagino que ele vai ajudar muito e trazer dinheiro para a empresa (já trabalhou no mesmo ramo em posição superior) e agora está recomeçando. Já são nove pessoas trabalhando com carteira assinada, ganhando acima da média do mercado e sendo tratadas dignamente.

Fluxo de Caixa MAIO: =+R$16.000,00

Tive que contar e recontar esse valor, dois extratos, duas contas bancárias, recontar o cash, rever as anotações das compras em dinheiro vivo, folha, impostos, boletos variados, etc etc... ainda poderia ser quase 3 mil reais maior se não houvesse um gasto não recorrente, ou seja, estou me aproximando dos R$20 mil de FC positivo. Lá atrás eu imaginava que se isso acontecesse em Janeiro eu ficaria bastante feliz, mas só aconteceu agora no fechamento de Maio e estou feliz mesmo assim, a empresa maturou rápido, deu FC positivo a partir do fechamento do sexto mês e está crescendo, além de eu já estar recuperando todo o FC negativo dos seis meses no vermelho.

 Nesse ritmo eu fico no zero a zero em mais três meses. Só em não estar mais aportando o meu suado dinheirinho dentro da loja já estou bemmmmmmmm mais calmo, tranquilo e feliz. Na verdade, nos últimos dois meses ocorreu o contrário, a empresa cobriu algumas de minhas despesas da pessoa física kkkkkk fiz duas teds grandes para ajudar a pagar o meu cartão de crédito.

Depois de passar quase 1 ano sem comprar uma única meia para mim e depois desse excelente resultado, comprei um terno novo, uma camisa manga longa nova e uma gravata, e também troquei o som do meu carro que estava chiando e sem potência alguma (e parte da alegria do meu dia é escutar som ou ebooks enquanto dirijo) - então estou satisfeito agora com som novo (interno) nada de som pra ninguém escutar fora do carro.

Próximo mês finalmente vou atacar a dívida do financiamento, abatendo pelo menos uns 20k se der tudo certo.

Por enquanto é isso amigos, grande abraço!
Frugal

Dívida Bruta: 716k

Comentários

  1. Eu gosto de pensar no seguinte esquema:

    Pessimista -> Faz boas críticas e análises de situações, identificando as falhas em projetos
    Realista -> Elabora os melhores meios para execução do projeto
    Otimista -> Compartilha a visão e o potencial desejável do projeto

    Creio que há espaço para os três tipos e é muito difícil encontrar alguém que contemple as três perspectivas, não por menos os melhores projetos são desenvolvidos em equipes que contemplem pessoas de todos os tipos.

    O problema é quando alguém é totalmente otimista, pessimista ou realista, perde-se muita perspectiva e as chances de decepção aumentam. Por isso é bom ouvir conselhos e se unir com gente que pensa diferente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é poupão, meu avô analfabeto sempre dizia "tudo demais, é muito". Ser otimista ou pessimista demais atrapalha. Imagino que deveríamos ser otimista na maioria dos dias. Abraços!

      Excluir
  2. Sou muito pessimista. Já identifiquei que preciso trabalhar isso em mim, mas é difícil, pois é um hábito cultivado por anos. Sei lá como mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro pra vc o livro "Desperte o Gigante Interior" de Tony Robbins. Li esse livro faz uns 15 anos, ele é excelente.

      Excluir
  3. Sou pessimista com certeza, meu cérebro funciona 24h pensando nq pode dar errado e fico bolando planos de contingência. É extremamente cansativo e gostaria de ser muito diferente, só não sei se consigo mudar... sempre fui muito preocupado desde criança.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu site é bem interessante. Muitas vezes gostaria de comentar alguma coisa, mas fico meio que impossibilitado pois não há possibilidade de manter um certo anonimato. Se possível e se for interessante pra você, mude isso.
      Um abraço

      Excluir
    2. Eu tb, tá ruim de comentar lá.
      Vem pro blogspot IF365.

      Excluir
  4. Olá FS,

    Eu era muito pessimista, mas atualmente estou bem otimista. Uma coisa que faz as pessoas ficarem pessimistas são essas notícias ruins do dia-a-dia. Parece que o mundo vai acabar amanhã se a gente levar isso tudo a sério. Por isso que de uns tempo para cá estou evitando essas coisas.

    Parabéns pelos números da empresa. Bom que você já está colhendo os frutos. Sucesso!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Então... Acredito que a pessoa pessimista atrais muitas coisas para si. Sendo otimista você assume o controle da situação e busca alternativas para melhorar o que já está bom e minimizar os danos do que está fora do controle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente doméstico. Ser otimista tem mais a ver com saber que vc é que é o dono do seu destino e que está no controle da situação (ou deveria estar). Pessimista terceiriza a vida e coloca a culpa nos outros ou no governo.

      Excluir
  6. É importante apenas conter o otimismo excessivo, que pode levar a decisão com pouca racionalidade. Mas a vida precisa mesmo ser vista valorizando os pontos positivos. Nada pior do que uma pessoa constantemente amarga ao nosso redor. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. excelente post!

    sou otimista pq pessimismo é depressivo.

    abs!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você Frugal. Eu acredito muito na Lei da Atração, não de forma sensacionalista como no O Segredo, mas acredito que quem foca nas soluções, encontrará soluções, e quem foca nos problemas, encontrará problemas. Por isso é sempre melhor ser otimista, mesmo correndo o risco de eventualmente ser taxado de inocente.

    Quanto à loja, meus parabéns! É um baita resultado! Dá pra sentir o alívio que você está sentindo! Depois posta mais sobre as receitas, custos e despesas.

    Estou avaliando o investimento em uma franquia do tipo quiosque...a princípio não buscava nenhuma franquia, mas essa me pareceu bem diferente e promissora (é no ramo de alimentação gourmet)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ministro! Faz tempo que nao vou no seu blog mas irei lá.
      Quiosque eh bom pq vc pode começar pequeno e se nao der certo aprendeu mt e com pouco prejuízo.

      O maior custo é o aluguel se for num shopping, os caras metem a mão mesmo, vc trabalha pra franqueadora e pro shopping, além do governo e dos funcionários, o que sobra é seu.

      Só lhe falo que seja bem realista e moderado nos cálculos, no meu caso os custos iniciais foram mt altos e as receitas demoraram bastante a aparecer. Tenha um capital de giro pra pelo menos 10-12 meses imaginando uma receita mt pequena. Não faça emprestimos pra começar ou pra tocar o negócio, isso pode matar, pq dificilmente dá pra ganhar dos juros.

      Seria legal ver vc entrar nisso pra ver os resultados.

      Abraços!

      Excluir
  9. Pra tentar entender melhor.
    Uma pessoa olha para o quadro de candidatos a presidente, não se identifica com nenhum e avalia que quem quer que seja eleito, a situação do país em 2019, também em face da cena externa, estará mais difícil.
    Em sua visão, isso é o quê? Equívoco de análise? Pessismismo, realismo? Como um otimista entenderia as eleições 2018 e como reagiria às suas impressões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hunter, existem muitas reformas a serem feitas com urgencia pois a situação fiscal do Brasil só se agrava. Deficit de mais de 130 bilhoes por ano e uma divida de mais de 3 trilhoes nessa taxa de juros elevada está nos levando ao fundo do poço.

      Quem ganhar, se tiver coragem vai ter que cortar muitos gastos.

      Eu vou votar no joao Amoedo.
      Outro candidato bom é o Flávio Rocha.
      Bolsonaro é uma incognita economica e de coragem.

      O resto é socialista e vao afundar o barco.
      O maior perigo é Ciro Gomes, cujo governo vai ser populista e nos moldes do PT.

      Excluir
  10. Olá, Frugal. Eu diria que sou realista. Na sua escala, 5 otimista e 5 pessimista.

    Muito bom o seu resultado positivo na loja, continuo na torcida pelo sucesso nessa empreitada.

    Abraço e bons negócios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Concursado, obrigado pela palavras. Espero melhorar um pouco mais até agosto. Abraço!

      Excluir
  11. Ótimo Post frugal! Fazendo um "Resumão" do falado pelo pessoal acima, Equilíbrio é necessário.

    Se fosse para colocar em números, seguindo sua Escala, 5-3-2.

    Otimista, Realista e Pessimista, respectivamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que ta bom suas autonotas agiota. Dá pra melhorar muito ainda, o que é bom.

      Excluir
  12. Frugal! Boa tarde! Pode me dizer quais ativos no exterior estão em sua mira? Te peço isso pq sei q já estudou muito e quero dar uma olhada nos ativos q vc curte! Se puder me mandar um e-mail é rafaelfagundesmed11@hotmail.com tb sou médico e estudo investimentos! Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa rafael blz?

      Olha, eu postei sobre isso lá atrás.
      Tudo começa com a remessa via BB pro BB americas, depois faço um ACH da Interactive Brokers pro BB americas pra puxar o dinheiro pra conta da corretora, sem custos.

      Após isso consulto a lista de ETFs da ishares UK e compro.

      Comprei ETFs da Alemanha, Suécia, Europa, e mundo.
      O que eu mais curto de verdade se chama IWDA.

      O segredo é comprar etfs de acumulacao sediados na Irlanda, os motivos expliquei no post sobre etfs na Irlanda.

      Segue o link deles: https://www.ishares.com/uk/individual/en/products/etf-product-list#!type=emeaIshares&tab=overview&view=list

      Valeu amigo, qualquer dúvida fala por aqui!

      Excluir
    2. Uma boa estrategia eh colocar um ativo global como o IWDA, um de mercados emergentes como o EIMI, um de reits e talvez algum de commodity pra diminuir a volatidadde da carteira como ouro ou petroleo.

      MAis recentemente após o imposto de 1,1% de iof para remessas pro exterior, quem tiver offshore pode fazer a remessa sem pagar essa taxa. Dependendo dos seus valores acho interessante abrir a offshore, calcule seus custos e escolha bem. No blog do investidor internacional ele explica bem melhor.

      Excluir
  13. Eae Frugal, eu leio muito Nietzsche e Schopenhauer, dito isso sou seu oposto, kkkk.
    Estou em um empreendimento anão, comparado ao seu e quem sabe em 4 ou 5 anos, recuperarei o capital investido em sua totalidade...
    Sigo me esforçando e torcendo, rs...
    Sucesso pra ti parceiro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade