Três milhões e meio de reais



3,5 milhões de reais.

Eis meu novo objetivo.

Vamos do começo pessoal, às vezes tem leitor novo por aqui.

Pra se aposentar por renda você deve juntar 35x os seus gastos anuais.
Ex. Gasta 100 mil por ano, tem que juntar 3,5 milhões (meu caso).
E só poderá retirar no máximo 0,33% do patrimônio ao mês, o que vai dar 4%aa do patrimônio (taxa segura de retirada).

Use esse site por exemplo: http://mepoupenaweb.uol.com.br/simulador-de-independencia-financeira/

Minha simulação acima mostrou o que falei no texto. Considere a rentabilidade de 6% acima da inflação (o que pode ser provável com ações e fiis). Desconsidere esse "número de saques mensais" isso aí vai ser infinito e não apenas 360.

Considerando que 1% seriam 35 mil, 0,33% é apenas um teço disso, ou seja, 11.666 (em REAIS) ou então dividindo pelo Euro a 4,20 dariam 2777 Euros mensais (o que é suficiente para um casal frugal com até dois filhos viver em Portugal). Sim, já pesquisei muito!

Outra coisa óbvia é que pelo risco cambial vou aportar bastante em moeda forte como dólar e euro, pelo menos 50% do aporte ou mais, dependendo do câmbio no dia da compra.

O que decidi é quando chegar nesse patamar me mudo pra Portugal (inicialmente).
O Brasil não me dá mais paz, isso é ponto passivo. Em Portugal tem praia, surf, kitesurf, paz, segurança. Acho que vai dar até pra andar de bicicleta.

Poxa Frugal, e a empresa? Você abriu agora e já quer se desfazer?
Calma amigos, a empresa tem liquidez, dá pra vender, ou fazer uma sociedade, ou num caso mais extremo tentar tocar à distância (fuso horário Brasil-Portugal é tranquilo).
Mesmo se eu fechar a budega e sair no prejuízo total, posso alugar o imóvel por no mínimo 10 mil reais em valores de hoje, ou um pouco menos, digamos 8 mil. Meu apartamento que eu moro hoje em dia dá pra alugar por R$ 2 mil em valores de hoje e também tenho um pequeno flat que poderia pegar R$1000, ou seja, posso ter de renda de aluguel desses imóveis 8+3 ou 10+3, 11 a 13 mil reais, o que convertendo em Euro, por si só já daria para eu viver lá, mas também não quero ficar em cima da linha, sem poder viajar pela Europa de carro, ou contando pipoca e sendo mendigo de supermercado.

Eu quero uma IF de classe média. Sim, pode parecer demais, mas não quero IF de pagar aluguel, comida, celular, transporte e luz. Quero ter uma IF confortável e de preferência com sobra pra poder continuar investindo mais, do contrário algo pode dar errado e meu plano poderá ficar ameaçado. Se for pra ter uma IF e ficar se preocupando com dinheiro, nem considero IF.

Façam contas pessoal, simulem cenários, alimentem suas planilhas.
Se eu tivesse feito tudo isso não correria o risco imenso que corri e estou correndo, estaria BEM MAIS TRANQUILO com meu futuro, teria perdido menos cabelos e dormido melhor.

Alguns autores falam que a gente tem que ter um objetivo na vida pra se guiar.
E hoje refazendo as contas eu cheguei nesse número, três milhões e meio de reais.
Refiz as contas e fiquei feliz, porque acho que vai dar pra atingir.
Fechei esse ano meu IR, saldo total de 2,3kk, faltam 1,2kk pro meu objetivo.

Quando eu comecei esse blog em 2015, na época, meu objetivo era chegar em 2,4kk investidos, eu já estaria tecnicamente na IF, basicamente se eu tivesse comprado tudo de fiis estaria recebendo mais de 10k reais/mês hoje em dia e estaria na IF mesmo, mas os planos mudam de vez em quando e vou explicar os porquês.

Tive uma tentativa frustrada de emigração ano passado. Minha noiva não conseguiu revalidar o diploma dela lá fora, ainda, e vamos ter que ficar aqui até ela concluir a especialização na área dela aqui no Brasil, ela vai terminar em Dezembro/2021. É melhor ela terminar isso e a gente não ter mais motivos pra ficar aqui do lado dela.

Do meu lado, vou terminar o meu processo muito provavelmente esse ano ou no máximo ano que vem. Tenho ainda oito meses esse ano e mais 36 meses pra me programar até ela terminar a parte dela. Já discutimos bastante sobre isso. Fico bem feliz e animado vendo que dá pra fazer dessa forma.

Here is the deal:

Tenho 2,3kk e devo 666k.

A idéia é pagar a dívida nos próximos 15 meses e vai me sobrar 29 meses pra juntar 1,2kk, o que dá 41k de aporte mensal até lá, bem puxado de se conseguir, mas não to contando com os juros compostos, se for contar vamos dizer que dá com o FC positivo da empresa em 10k mensais e mais 30k de aportes do meu dinheiro, daria sim.

Caso essas contas não fechem a tempo conforme o previsto, posso vender o imóvel (eu pediria 2,1kk em valores de hoje e somaria esse valor junto com meus investimentos financeiros, daria mais de 3,5kk imagino), ou então trabalharia dois ou três anos a mais.

Em 2022 eu estarei com 37 anos, já bem mais maduro e consciente do que eu quero e de quem eu sou, e do que nasci pra ser. O Brasil tem que melhorar muito pra eu querer continuar aqui, acho que não temos mais tempo útil para isso. O visto que eu irei pedir se chama D7 (visto de renda), você precisa provar para o governo português que você vai ganhar mais 580 euros mensais de renda de aposentadoria ou investimentos para aplicar para esse visto (esse valor pode e com certeza vai aumentar com o passar dos anos).

Fechando o post, não falei até agora que poderia trabalhar em Portugal, mas sim, tudo isso é desconsiderando qualquer renda minha ou dela lá, se juntos a gente trabalhar e ganhar uns 3 mil euros por lá é melhor ainda, mas também não quero contar com isso, estou sendo o mais conservador possível aqui em todos os cálculos para não dar com os burros na água.


                                     O burro fora da água.

O que acharam do plano?
Abraço,
Frugal.

Comentários

  1. Legal, ter objetivos financeiras, quando temos objetivos e um plano as coisas acontecem mais rápido, pois temos rumo a ser seguidos.

    Em breve vou começar a escrever sobre Portugal, pois sou português, tenho bastante conhecimento, morei lá muito tempo, posso ajudar muita gente com o objetivo da aposentadoria lá.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa DIL, tudo bem?
      Que legal que vc é portugues e conhece bem lá! Está morando no BRasil mesmo? Acha que vale a pena ficar aqui ou voltar pra la?

      Atualmente temos uma leva mt boa de brasileiros de classe alta indo morar em Portugal em definitivo.

      A violencia aqui assusta. Acho que um portugues que nunca veio pro Brasil se vier pra morar vai achar muito estranho. Quem está aqui há muito tempo vai se acostumando aos poucos.

      A gente se acostuma com a banalização da vida e vai ficando casca grossa.

      Estou pensando em morar na região do Aveiro ou Oeiras, talvez Alrgarve.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Esse é meu número também, devido ao bom desempenho do mercado acho q vou chegar em Maio de 2019 (quando chuto o balde dessa vida de escravo) com 3,7kk.... se o Brasil não quebrar acho q consigo viver de renda o resto da vida.

    Sr. IF365

    Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    https://srif365.wixsite.com/if365

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tah mt na minha frente amigo. Totalmente liquido e em bons ativos financeiros. Acabei enterrando mt dinheiro em tijolo e cimento por aqui, o que vai dificultar um pouco as coisas, mas com o tempo tudo se resolve.

      Vc poderia comprar REITS em Cingapura também, acho uma boa. Estão pagando ¨6% aa em moeda forte. Tem um banco lá que acho que vc poderia abrir conta, o OCBC.

      Abraço!

      Excluir
    2. Vou começar a olhar isso depois que começar a viver a IF e reaplicar a grana que sobrar todo mês, no momento ainda estou na etapa de alicerçar a IF. Mas com mais tempo e cabeça longe do trabalho escravo vou estudar alternativas fora do Brasil sim.
      Um abraço.

      Excluir
  3. Frugal, interessante o visto D7, não conhecia!
    Desejo sucesso! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma pesquisada Japa!
      TEm uma comunidade no FAcebook.
      Todo dia tem mt brasileiro indo embora, principalmente altos funças e militares brasileiros aposentados!

      Abraço!

      Excluir
    2. Bom dia!
      Pode me dizer qual comunidade?

      Excluir
  4. Bom dia Frugal!
    Acompanho seu Blog desde 2016, quando estava servindo no interior da Amazônia (estou em capital de um Estado do Nordeste hoje).
    Meus planos, hoje, são iguais aos seus, ir para Portugal pelo visto D7. Também já pesquisei um monte, desde 2016 também.
    Se não mudar o sistema de proteção social das Forças Armadas (que já mudou, para pior, como sempre, em 2001), me "aposento" ganhando uns 10 mil líquidos de hoje em dia, mais os rendimentos do que conseguir juntar até lá (mais uns 8 ou 9 anos). Estou com 250K rendendo 1,7% ao mês (empréstimo para parente, recebo tudo correto desde 2013) mais uns 83K na poupança (enquanto decido onde investir) e um carro de uns 75K.
    Tenho um consórcio em que pago uns 1K por mês (a uns 6 ou 7 anos) e não tenho dívida nenhuma.
    Acho que vai rolar uma IF tranquila se Portugal não islamizar de vez até lá.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Militar, tudo bem?
      Com 10k de aposentadoria vc pega o D7 facilmente.
      Seu patrimonio está indo mt bom, só achei seu carro caro. Tente ficar com ele até lá e não gastar mais dinheiro com carro.
      De uma forma geral as aposentadorias no Brasil vao sofrer, se piorar mt até os militares vão mexer, mas com suas habilidades voce pode ir pra Portugal com o D7 e arrumar algum trabalho pra fazer por lá. Se vc tem casa própria aqui pode deixar ela alugada e alugar outra lá, talvez fique uma pela outra.

      Portugal é um país muito católico e tem muito pouco muçulmano por lá, até pq o país é pobre e o welfare é bem pouco disponivel. Os muçulmanos preferem mamar no bolso do contribuinte alemão, sueco, noruegues e ingles.

      Tenho uma amiga que mora na Noruega.
      A bolsa-muçulmano é maior que o salario do empregado norueguès normal, tudo isso apenas pros caras ficarem fumando nas calçadas e soltando gracinha pras norueguesas na rua.

      Excluir
    2. Boa observação. Não sou muito de gastar com carro. Tenho 37 anos e tive 4 carros na vida:
      - Golf 2001 (comprei em 2003 e vendi em 2007);
      - Focus Sedan 2007 (comprei zero em 2007 e vendi em 2016),
      - Uno 2013 (usei na selva, em 2016 e 2017), e
      - Toro 2017 (comprei usada, fim de 2017, com 4 mil km rodados). A ideia é ficar bastante tempo com ela. Paguei 78 mil e a zero, 2018, era uns 92 mil...

      Quero juntar um dinheiro para pelo menos manter o padrão de vida que tenho hoje, caso, na pior hipótese, coloquem os militares no INSS, e passe a ganhar o teto.

      Portugal ainda está atrativo nesse sentido. Inglaterra, Alemanha e países nórdicos já foram tomados e ainda não se deram conta...

      Excluir
  5. Frugal, tenho certeza que vai dar certo. É capaz de vocês conseguirem ficar mais tranquilos ainda até lá. Está sendo bem conservador.

    Eu acompanho meu objetivo de uma forma bem parecida com a sua. Ontem fiz um post sobre isso, quando tiver um tempo dá uma olhada "http://sequoiainvestments.blogspot.com.br/2018/04/renda-passiva-e-patrimonio-reflexoes.html"

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Sequoia, vou conferir seu post e comento lá!
      Abraço!

      Excluir
  6. Frugal, se quiser usar nosso simulador, tem mais opções e uma segunda parte com a projeção de net worth
    http://www.aposenteaos40.org/p/calculadoras.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa amigo, vou conferir!
      Depois vou fazer uns estudos e colocar os prints aqui!
      Abraço!

      Excluir
  7. Frugal, como sempre, você bastante planejador e pés nos chão com os planos. Certíssimo! Mas tenho algumas considerações:

    - Isso é algo pessoal, mas ultimamente venho mudando mais minha cabeça relacionada a IF. Vejo que muito da Finansfera criam "estacas" para realizar alguns sonhos, só baseado na chegada dessa "nirvana" financeira. Você concorda que muitas vezes é preciso colocar a ~cenoura em frente do cavalo~ para se conseguir algo?

    Seu plano é super estruturado e você, claro, tem a questão dos prazos de "formação" da sua excelentíssima (talvez, pra mim, isso e seu novo empreendimento justificam esses prazos), falo mais em relação a outros aqui que teriam plenas condições de irem "viver" seus sonhos, mesmo sem 100% da IF alcançada, mas se mantém presos em "estacas" que, no final das contas, mais parecem zona de conforto/preguiça do que meramente falta de alguns 0's a mais na conta.

    Enfim, talvez ficou bem confuso o que tentei passar. Espero que possam tirar algum pensamento a respeito dessa abordagem "diferente" sobre a IF.

    AleMMar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AlemMar, eu sou desprendido com dinheiro. Vim de baixo, essa vida de classe média alta no Brasil não me atrai (tanto é que nao vivo nela, carro velho, ap em bloco de operario, roupas velhas, etc...) - Nao sou muito ligado a minha família (todo mundo já se espalhou) e acho ruim ficar temendo pela minha segurança o tempo todo.

      A mim o que me interessa mais é paz, tempo pra ler, fazer esportes, tentar aprender a tocar guitarra, viajar por outros países.

      Uma coisa que atrapalha muito aqui é que o pessoal não fala inglês, tb eh mt apegado à família.

      Excluir
  8. Olá FS,

    Essa estratégia é bem legal. Esses gastos são só seu ou está junto com a sua noiva?

    Pelas minhas contas e como não gasto muito, acredito que 1,5M é o bastante para mim.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cowboy sao nossos gastos combinados, segundo o que vi em varios videos de vários blogueiros brasileiros no youtube. Na verdade o gasto pra dois ou um muda mt pouco pq o principal é o aluguel, coloque ae de 500-600 euros pra um casal ou pra uma pessoa só dá na mesma.

      Supermercado em Portugal pelo que vi 300 euros dá tranquilo pra um casal.

      Canais no youtube que gostei de ver:

      Fe Gourmet
      O Zuca que virou Tuga
      Um Brasileiro na Europa - André Oliveira (um cara bem sensato)
      Viver em Portugal (de um brasileiro)

      Excluir
  9. Frugal, vc é o cara. Que bom ler outra vez sobre seus planos pra por o burro na sombra. Na verdade com esse patrimonio vc ja poderia ir pra lá. Com 6 anos de residencia pode pedir cidadania e poderá trabalhar se quiser. Enfim, as possibilidades estao aí pra vc, isso que é legal. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é amigo, falta terminar de pagar esse imóvel aqui da loja e depois juntar mais um pouco. Se o mercado de imoveis aqui melhorar bem e eu conseguir vender ele num bom preço aí vai ser show! Creio que em cinco ou seis anos estarei partindo, no máximo!

      Excluir
  10. Fala Frugal!

    Eu não sei se é pela diferença de idade, pelos hábitos de consumo ou pelo risco tomado, mas eu me consideraria na IF antes desse valor rsrs.

    Agora interessante esse visto D7, hein? Não conheço, vou pesquisar o assunto e considerar com carinho se a esquerda radical vencer as eleições aqui. Daí vou ter que levar pais e sogra junto rsrs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma comunidade no Facebook: Visto D7 brasileiros, entra lá amigo.

      Você tira esse visto tranquilamente, e em Recife tem consulado português.

      Tirando Flavio Rocha e Joao Amoedo o resto é esquerda radical!

      Excluir
    2. Valeu pela dica Frugal! Já entrei lá! Abraço!

      Excluir
  11. Aqui você terá a paz e segurança que não tem no Brasil. Depois de já ter uma grana boa vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CF blz?
      Estava vendo uns canais de brasileiros que moram em Portugal e outros de Gringos. Gostei muito de Aveiro, Albufeira, Oeiras e etc pelos videos.

      Depois foquei mais no surf e vi Ericeira, Peniche, Nazaré e outros lugares, tem muito surf em Portugal, muito mais do que eu imaginava, isso me animou muito! Outro projeto que eu tinha seria comprar um veleiro e sair com ele por aí, mas não faço idéia de como seria fazer isso pelo mediterrâneo, deve ser bem complicado.

      Esse visto D7 é uma boa opção CF. Vou a Portugal novamente esse ano, devo passar pelo centro e pelo norte. Acho que vou em Ericeira dessa vez, além de Braga e Porto que é onde vou resolver alguns problemas.

      Excluir
  12. Isso você tira de letra !!! eu também sempre achei que uma IF decente seria a partir de 3 milhões, quem sabe eu chego lá rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra ter vida de classe média no Brasil e sem ter paz alguma a gente tá vendo que não vale a pena. Acho melhor pegar o D7 ou o D2 e me mandar pra Portugal. Dá uma pesquisada Stifler. Tem carro a Diesel por 5 mil euros, compra um, uma bike, aluga uma casa num interior e já era!

      Excluir
  13. "Se for pra ter uma IF e ficar se preocupando com dinheiro, nem considero IF."
    Perfeita colocação.

    ResponderExcluir
  14. Grande FS, parabéns pela disciplina e p/ compartilhar suas experiências. Sou empreendedor da constr. civil há 12 anos e confesso que não acreditei qdo li o post em q você informou q havia assinado contrato c a franquia e feito financiamento do imóvel, chegou a me dar frio na espinha! Dei sorte e consegui me consolidar empreendendo, mas sinceramente, no Brasil não recomendo a ninguém. Estou me movendo p/ mercado financeiro, buscando minha LF através de renda passiva em invest. financeiros. Tenho 37 anos e pretendo atingir minha LF aos 42; já tenho meio caminho andado e acredito q vou chegar lá! Você acha q a TSR de 4% e 0,33% de retirada mensal funcionaria c/ aplicação de 25x desp. anuais, assim como MMM e outros "early retirements" conseguiram ou a inflação no Brasil não permite? abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade