A saudade do Mercado


Quando comecei a ganhar dinheiro de verdade, o que aconteceu em 2013, procurei ler muito mais sobre investimentos, bolsas, empresas, tipos de investimento e muito mais, coisas que eu poderia fazer com um computador ou um tablet, nada de trabalho extra ou negócios com loja, franquia, nem nada disso. Eu estava ávido por aprender todos os macro conceitos, tudo que pudesse sobre como investir.

Eu era um completo ignorante em bolsas, análise de empresas, renda fixa, fundos imobiliários e investimentos no exterior, nunca tive nem a oportunidade de colocar dinheiro na poupança.

Comecei a ler alguns livros introdutórios, tais como Os segredos da mente milionário, O milionário mora ao lado, O homem mais rico da babilônia, ações comuns lucros extraordinários, bola de neve, todos os livros do Peter Lynch, muita muita coisa. Li todos os livros do Bastter, vi vários vídeos dele e do canal dele no youtube, assinei o Bastter Blue, participei bastante dos fóruns e aprendi muito.

Montei a minha carteira de ações em Julho/2013 e fui comprando, aos poucos, comecei com BBAS3, comprei alguns micos como Santos Brasil (ainda bem que foi pouco dinheiro), Cemig, Random, Lopes Brasil e mais algumas outras.

Foi muito interessante ver a evolução do embrião do conhecimento financeiro dentro de mim, o meu interesse era realmente genuíno e passei a ler muito mais livros, a maioria estrangeiros para entender muitos detalhes, e foi muito bom, esse tipo de conhecimento ninguém lhe tira.

Passei a acompanhar a bolsa no Brasil inicialmente, comprando todo mês, estudando profundamente uma empresa por mês (que seria a próxima que eu iria comprar) e montei uma carteira com umas 15 empresas, na época meu aporte mensal era de 12-15 mil, mais ou menos 4-6 mil em cada. Era uma época de muitas descobertas.

Sempre olhei com ressalvas a Renda Fixa e os fundos imobiliários. Passei quase que 3 anos investindo apenas em ações no Brasil. Depois fui ler mais e estudar mais, entrei em fundos imobiliários também com uns 15 fundos, eu estava indo bem, já tinha quase 150k em diversos fundos e ganhava quase 1300 reais mensais de proventos.

Por último comprei Tesouro Direto, como muitos sabem não tenho muita pretensão de passar o resto da minha vida no Brasil, em paralelo estudei inglês e fiz provas e estágios no exterior para revalidar meu diploma, ainda estou no meio do processo mas vou concluí-lo.

De certa forma, existe um ciclo na minha vida (que não posso dizer bem por aqui) que se encerrará no final de 2021 (daqui a quatro anos) e quem sabe esse ciclo possa se estender por mais três anos no máximo, então estarei com 37 ou 40 anos e estarei financeiramente preparado para deixar de vez o Brasil, mesmo sem trabalhar, seja vendendo meus imóveis, a franquia e transferindo todas as aplicações para o exterior.

No final das contas não importa se você tem muita renda ou patrimônio, o que importa será a TSR em cima do seu montante total.

Um leitor desse blog me mandou um email me perguntando se eu desisti da IF. Foi uma pergunta interessante, na verdade a minha IF pessoal, é muito baixa, eu já estaria na IF se quisesse, não estou por opção, eu poderia estar ganhando 10k de renda por mês e ter pendurado as chuteiras, ir morar em Jericoacoara ou Pipa e ficar o resto da vida andando de kite surf, surfando, lendo e escrevendo, mas nossas ambições nos traem, e eu vi, em algum momento que uma IF modesta seria muito pouco para o que eu poderia alcançar, eu teria IF mas seria refém das circunstâncias, prisioneiro no Brasil, ganhando em reais e sujeito a todas as diversas catarses sulamericanas.

Se tem uma coisa que coloquei na cabeça é que não quero viver minha IF no Brasil, não. Não há muita paz no Brasil, a violência é astronômica, você pode viver numa bolha da classe média alta (mas é caro se manter aí nessa bolha) e mesmo assim ainda poderá ser pego em algum lugar, fora a violência institucional que somos sujeitos a toda hora, sem regras claras, pra nada.

Bem, seguindo, comecei a estudar sobre investimentos no exterior, abri minha conta no BB americas e na Interactive Brokers, li mais alguns livros, descobri a Vanguard, os investimentos na Irlanda e os ETFs de acumulação que não pagam dividendos. Pra mim esse foi o Eldorado dos investimentos, todas as respostas num lugar só, baixo custo, muita diversificação, moeda forte, pouca ou nenhuma taxação, liberdade pra morar em qualquer lugar do mundo.

Se você ainda não previu a espetacular oportunidade de investimento dessa forma, seria bom rever seus conceitos, esses ETFs globais vão ao encontro dos conceitos de John Bogle de forma que eu nunca vi na vida, algo como o SWDA já poderia, sozinho, ser todo o investimento da sua vida, um único ativo, sim, é possível, sem choro nem vela, nem derramamento de lágrimas e stress, quase 6 mil empresas, a um custo muito baixo, em moeda forte e sem a mão do governo brasileiro em cima. É como se fosse o Santo Graal dos mercados financeiros.

Toda a sofisticação que um dia você poderia querer está simplesmente aqui, neste ativo administrado pela Black Rocks. Esse tipo de coisa, só o tempo, algumas quedas e muita experiência vem mostrar pra gente o tanto de tempo que poderíamos economizar na vida fazendo outras coisas que são melhores de fazer do que estudar empresas e se preocupar com investimentos.

Quando parti para o mercado no exterior já tinha uma boa base no Brasil. A bovespa é muito boa pra ganhar dinheiro e investir, enquanto ainda estamos aqui, estamos perto, sabemos mais do povo brasileiro do que os gringos e temos excelentes empresas, com dividendos, a um preço baixo e justo. Não desprezem a nossa bolsa, prefiro investir em mercados emergentes apenas no Brasil do que comprar um ETF de mercados emergentes.

Por quê essa saudade toda do mercado?
Bem, eu vejo isso como um hobby, uma profissão, um passatempo, uma forma de ganhar dinheiro, de remunerar o dinheiro acumulado, de me aposentar, de garantir o meu sustento futuro, de ser realmente independente de emprego, de negócios daqui, um jeito simples de evoluir e construir patrimônio sólido, além do mais tem o joy de viver tudo isso enquanto se evolui. Isso tinha se tornado um hábito pra mim, que foi abruptamente interrompido, o que fez com que as coisas ficassem um pouco mais estressantes pelo outro lado, pois eu saí realmente de minha zona de conforto.

Não vejo a hora de voltar pra tudo isso, ler meus relatórios, comprar minhas ações por aqui, comprar ETFs lá fora e esperar o tempo passar pra ver o bolo crescer. Vejo a galera discutindo e fico querendo entrar mas não tenho muita coisa pra oferecer pois parei totalmente de acompanhar o mercado.

Essa coisa de investir num negócio só, precisa de muito foco e dedicação para dar certo, além de um trabalho incansável para sair do prejuízo no começo, depois é só manter acima disso que dá certo. A obra finalmente acabou, agora falta eu comprar máquinas de ar condicionado, mobília e começar a usar. Devo começar a ficar acima do breakeven considerando receitas e despesas do mês de Março, o que me dá um tremendo alívio, foi muito gasto pra pouco tempo, mas como tenho que terminar de equipar o lugar, não vou adiantar nada do financiamento esse mês.

Acho que próximo mês vou conseguir abater uns 20-30k dessa dívida e aí sim vai ficar tudo melhorando de verdade

Dívida bruta atual: 706k

Grande abraço,
Frugal

Comentários

  1. Respostas
    1. Frugal, boa noite!
      Admiro sua decisão de ter seu próprio negócio, acredito que longo prazo será mas vantajoso que investir em ações, seu negócio vc tem o controle, vc manda, vc gerencia, boa sorte e calma nesta nova etapa da sua vida.

      Excluir
  2. Outro dia lendo seu blog percebi como é incomodado com a violência no país. Você tem toda razão. Fui da área da segurança por um tempo. Período bem difícil da minha vida... Nosso método de investigação é o mais acaico do mundo, chamada "investigação de papel", ou seja, uma pessoa apenas (do delegado) supostamente investiga milhares de crimes por meio de um papel absolutamente formal, chamado Inquérito Policial. Tendo ainda que administrar repartição policial e passar todas as ordens para os outros policiais subordinados... Difícil enxergar alguma luz no fim do túnel... Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza amigo, a violencia me estressa muito, eu sou da area da saude e vejo muitas merdas todos os dias. Tenho mt pena da nossa policia que nao é valorizada e ainda morre na mão desses bandidos psicopatas canalhas. Nosso sistema de segurança é horrível.

      Olha, nao vejo sentido em ter dinheiro e bens aqui se posso morrer na proxima esquina. Minha cidade natal no nordeste era maravilhosa, agora é só crime, todas as capitais do nordeste estão horríveis. Quero juntar uma grana e ir embora do Brasil, muita gente está fazendo isso, aqui nao se pode mais nem andar de bicicleta pelo bairro. Muito, muito dificil. Abraço!

      Excluir
  3. Fala Frugal! Entendo bem como é essa saudade do mercado, dos relatórios, do dia a dia empresarial das empresas. Às vezes, "Me ofereço" uma mini-férias de duas ou três semanas sem posições abertas, sem olhar HB e notícias, mas no final dela dá uma vontade de se inteirar novamente de tudo rsrs.

    Isso pode ser bom, mas em excesso também pode ser mal. Eu tento me policiar senão a gente não vive. Teve um tempo em que eu parecia que trabalhava mais no mercado do que quando eu era empregado. Hoje limitei minhas horas de "trabalho" diárias ao máximo de 4. Mas normalmente tenho levado menos que isso. Uso duas janelas (final da manhã quando o mercado abre e final da tarde quando o mercado fecha) para sentar no computador e fazer o que tem de fazer. O resto tento me desligar de tudo isso, pois senão não é IF, né?

    Abraço e boa sorte na franquia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, eu investia um tempo nisso mas foi bom pelo aprendizado. Tambem pra ganhar dinheiro a gente tem que dedicar uma parte da vida pra alguma coisa, se com investimentos vc dedica 5h por semana, com negocio proprio vc dedica 12h por dia. Quando eu tiver na IF vai ser mt mais legal pelo hobby do que pela necessidade de comprar empresas boas a bons preços.

      Essa sua IF é composta muito mais de RF do que de bolsa né?
      abraço!!

      Excluir
    2. Olha Frugal, já foi bem maior na época de juros altos (chegou a 70%). Hoje diminui bem, já caiu para a casa dos 40% altos. E deve continuar caindo um pouco mais.

      Por que perguntou? Pelo tempo que eu gasto nos acompanhamentos?

      Abraço!

      Excluir
    3. Voce é trader Andre? Nao entendi por que dedicar horas diarias ao mercado. Estou curioso agora rs

      Excluir
    4. Nada, VdC rsrs!

      O tempo que incluo nisso é o meu tempo de leitura. Gosto muito de ler relatórios de empresas e FIIs, além de vários artigos sobre diversos assuntos que assino no Feedly, um leitor de RSS (agora estou testando o Inoreader). Esse é o meu tempo dedicado aos assuntos do "mercado".

      Operações por operações, não gasto quase nada. Gasto algum tempinho eventualmente para estudar e lançar algumas opções, mas faço pouquíssimas operações por semana, talvez uma ou duas apenas.

      Abraço!

      Excluir
    5. Haha entendi.

      Finanças pra voce é um hobby, mesma coisa pra mim.

      Abraço

      Excluir
    6. é legal ler os relatórios pessoal, faz bem pro ego. kkkk
      Pega ae o anual da Disney ou da Este Laudee e divirtam-se.

      Se quiser mesmo dar uma de fodão, imprimam ele e deixe assim na mesa de trabalho, de bobeira, os seus colegas de trabalho vão chocar. kkkkkkk

      Eu leio alguns de vez em quando pra nao enferrujar.

      Excluir
  4. Fala meu patrão , eu dei inicio a minha caminhada aqui na Blogosfera , se poder me colocar no seu Blogroll agradeceria .. Abraços , fica com Deus !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloco sim chefe! Mantenha uma boa frequencia de postagens.

      Abraço!

      Excluir
  5. Mais uma mente que está abandonando o Brasil.
    Parece que todas as mentes que com quem me identifico acabam, cedo ou tarde, deixando este país.

    Te desejo muito sucesso meu caro,
    bons ganhos e um grande abraçoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BurguÊs, esse país bate muito na gente.
      E não tou pedindo muito, só queria uma segurança melhorzinha, o resto por mim poderia manter.
      Dificil trabalhar tanto e sonhar com um futuro melhor se isso pode ser tirado de vc a qualquer hora, ou um filho, um pai, uma mãe.

      Juntando o que eu quero, só fico aqui se tiver endoidado.

      Abraço amigo!

      Excluir
  6. FS, Pipa para mim seria o ideal hehehe.

    Passei algum tempo com projetos naquela região de Pipa e praias circunvizinhas (Tibau do Sul, Barra do Cunhaú, Baía Formosa) e um pensamento recorrente era que quando conseguisse a IF passar uns tempos por lá, quiçá até morar de vez.

    Talvez eu esteja mal acostumado ou ainda pouco ambicioso. Mas uma cidadezinha pequena, pacífica e com custo de vida baixo para morar, no Brasil, seria ideal.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Engenheiro, pra quem gosta de surf Pipa é mt legal, só falta uma marina pra colocar uns veleiros e uns clubes mais irados. Já passei uns 2 anos da minha vida em Pipa se for somar os dias. Ali é muito legal, mas pra variar a droga, a violência, os ratos, os furtos, estupros e assaltos estão com tudo por lá.

      Excluir
  7. Compreendo totalmente essa vontade de sair do País, porém será que sua IF não seria melhor aqui? Justamente por ser um país "não desenvolvido" ? Lógico que em relação a violência nunca será benéfico, mas em relação a poder de compra e manutenção de um estilo de vida "playboy" o ideal não seria o Brasil?
    Reitero que se o mais importante é a questão da violência então não há discussão sobre se é melhor ficar ou sair... Acho que merece um post, depois que você pensar mais a respeito. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leitor, estilo playboy como? Comprar um audi TT e levar um tiro na hora que tiver abrindo a porta pra entrar no carro? Nem quando eu tinha um populixo de plástico eu me sentia em paz. Acho que juntei muito dinheiro pq não quis ser playboy aqui e chamar atenção.

      Uma cidade boa, média, com surf, shopping, academia, esportes em geral, segurança, aeroporto perto, escolas decentes e etc.. pra mim já estaria perfeito. Tb gosto de andar de bicicleta ou ficar a toa na rua.

      Vou preparar um post.}
      Abraço!

      Excluir
  8. Vazar do país o quanto antes... essa é a minha resposta para quem me pergunta se tenho saudades do Brasil. Infelizmente virou uma zona de guerra isso aí, os números são absurdos e já ultrapassaram países que estão passando por guerra civil.
    Neste exato momento que te escrevo estou em Bali estudando a possibilidade de vir morar aqui depois da IF, acho que assim como eu vc quer morar na praia... até o momento estou indeciso se aqui seria um bom lugar pra mim ou não, mas se vc for surfista não pense duas vezes, esquece Pipa e caia de cabeça para esses lados. Fora moradia o resto é baratíssimo por aqui, não precisa muito para ser IF com segurança, perto do mar e levando uma vida saudável.
    Um abraço.

    xSr. IF365

    Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    https://srif365.wixsite.com/if365

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal seu blog amigo.
      Temos patrimonios e ganhos parecidos.
      Morar em Bali? Vc é muculmano? Sua mulher tb? E o choque cultural? Vc seria perseguido lá por nao ser muculmano?

      Pra turista a vida é uma, pra morador é outra. Já considerou Portugal, Equador, Panamá?

      Posso considerar Bali num futuro, quem sabe abrir um Hostel (e morar nele).
      Abraço!

      Excluir
    2. Bali não é muçulmana quero distancia dessa galera, lá é tudo Budista. Acabei de chegar de lá depois de passar uma semana como se já estivesse IF, caso tenha curiosidade escrevi um post sobre o assunto.
      Sou suspeito para falar pq adoro qualquer lugar que tenha praia, mas a vantagem de Bali é o custo de vida baixo comparado com Portugal e a qualidade de vida, lugar ideal para recuperar a saúde perdida em busca da IF.
      Abrir hostel?!?! Vc realmente tem a alma de empreendedor! Eu quero mais ver a minha grana em FIIs e TD me pagando mensalmente par eu curtir a IF tranquila surfando nas ondas de Bali....rs

      Sr. IF365

      Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
      https://srif365.wixsite.com/if365

      Excluir
    3. SrIF35, imagina que vc compra um terreno, constrói uma casa, coloca uns 8 quartos a mais e uma mesa grande no gramado, vira um hostel, conhece pessoas, esta na IF, pode passear com elas, sair pra conversar, fazer amigos pelo mundo todo sem sair de casa, praticar o inglês ou o alemão ou outra língua qualquer.

      Eu gosto mt do ambiente de hostel, sempre que viajo fico em um. No seu caso, bastaria ele nao dar tanto trabalho e nem prejuízo que ficaria legal.

      Se vc fosse solteiro ainda conheceria uma mulherada nova toda semana kkkkk

      comentei no seu blog no Bali 1.
      Abraço!

      Excluir
  9. Olá, parabéns pelo site!
    Também me interesso por investimentos, principalmente sobre fundos imobiliários. Por isso criei um site para falar sobre fundos imobiliários, se puder dar uma passada nele depois!

    https://palafiita.wordpress.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade