A busca pelo Break Even



Inaugurei a loja em Outubro de 2016 e isso tem dado um trabalho danado, às vezes fico pensando por que que fui me meter nisso, talvez para ter meu negócio próprio mesmo e ter minha liberdade de colher meus próprios resultados.

O fato é que é difícil pra caramba dar lucro. Fico pensando no quanto desinvesti (já vendi mais de 1 milhão de reais em ações apenas para entrar nisso), e às vezes desanimo de saber que ainda estou no vermelho quando poderia estar ganhando meus 5-6k por mês só de dividendos, mas aí é que está, 5-6k por mês não mudariam minha vida, mesmo com financeiro no azul, e de certa forma entrei nisso pra dar um rumo melhor pra minha vida e ficar bastante positivo, tipo mais de 10-15k mensais com a renda do negócio e não tem como ganhar se não arriscar.

Esses dias conversando com um colega, ele me disse um caso de um cara que ficou quase 30 meses colocando dinheiro do próprio bolso num negócio de móveis modulados (não sei se era uma franquia Todeschini ou algo do tipo) mas me impressionei, 30 meses é tempo pra caramba, e o cara não desistiu. Se tem uma coisa que você tem que ter antes de empreender, é paciência e dinheiro, muito dinheiro sobrando e mais dinheiro ainda pra manter o negócio em pé no vermelho.

Estamos terminando o terceiro mês de operação e as despesas mais pesadas já foram, agora é só folha, FGTS, INSS, contador, internet, água, luz, celular, telefone, royalties e etc. Nunca paguei tanta conta na vida, são cascatas de boletos, quando eu pisco o olho já passou o mês e o contador já me manda a nova conta da folha do pessoal.

A loja deu uma deslanchada boa, de forma que estou em 50% do breakeven esse mês, a receita deu quase pra cobrir a folha toda, mas depois da folha tem 50% a mais de despesa pra operar o resto. É como se fosse quase 25k mensal de despesa (sem aluguel), sendo 12k da folha e 13k do restante. Também tenho que pagar 8% de imposto no simples sobre o faturamento e mais 8% de royalties. Ou seja, fatura 100 reais e 16 reais já são dos outros, me sobram 84. Se eu tivesse pagando aluguel seria algo em torno de 6-8k mensais pois o negócio é grande e ocupa mais de 250m2.

Sobre aquele meu plus que seria o extra, a obra está andando, vou ter um espaço pra alugar, 8 salas comerciais com corredor e banheiro, dá pra alugar pra uma empresa toda ou separado. Contando com a boa sorte de estar num bairro bom, poderia alugar por R$1800 cada, o que daria 14,4k pra ajudar nas contas e também na prestação do financiamento.

O ano de 2018 promete muito, vai ser o ano da consolidação do negócio. Vou dobrar a equipe comercial agora em janeiro, de duas pra quatro pessoas e vamos buscar um crescimento rápido até o final de março, me parece que as pessoas estão com mais dinheiro e menos medo da crise que já passou. Preciso pagar quase 600k que estão pra ser financiados, mais as despesas, vai ser muito trabalho.

Esse ano de 2017 terminei meio cansado de tudo, peguei virose em dezembro, fiquei algumas noites com sono prejudicado, deixei de ganhar algum dinheiro e tem muita gente me devendo, além do mais a Caixa tá sem dinheiro pra liberar pro financiamento e o proprietário do imóvel está me amolando pra receber o restante (bastante). Se a CEF não der resposta logo vou procurar um banco privado como Itaú ou Santander pra conseguir esse financiamento logo. A boa notícia é que a obra está nuns 90% e já está toda paga.

Eu tento dar uma segurada aqui pra não transparecer que fiz algo errado ou que está difícil realmente, não quero ficar me lamuriando por aqui, é difícil pessoal, é muito difícil. Quem tiver seu dinheiro em ações e renda fixa e está sempre no lucro e vendo o pingado cair pense muito antes de sair dessa situação, mas eu sou novo e posso arcar com os riscos e até o fechamento do negócio, posso me recuperar. Ainda está muito cedo pra eu falar sobre a experiência, daqui a uns dois anos eu poderei olhar pra trás e falar com mais clareza, ainda estou no olho do furacão, porém sou otimista e acho que daqui pra Março tudo vai ficar no azul e vou conseguir superar esse começo difícil. Não é que seja impossível ou fácil, mas é bastante difícil e trabalhoso de fato.

Vou entrar de férias hoje e volto em Janeiro amigos. Tenho comentários e emails pra responder que ficarão pro ano que vem.

Grande abraço a todos e um 2018 fenomenal pra todo mundo!

Frugal.





Comentários

  1. Frugal, sem dúvidas sua estratégia está muito coberta. Essa ideia de criar as salas comerciais sem dúvidas foi muito inteligente para amortizar parte do prejuízo inicial e turbinar o lucro futuro.

    Comprar o imóvel acredito que foi a decisão mais acertada. Algo como um "plano B" caso tudo desse errado.

    Parabéns até agora, amigo! Boa sorte no futuro! Boas festas e que 2018 seja o ano para seu empreendimento. Curta suas férias! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo, espero que sim, foi uma estratégia grande e ousada, um passo do tamanho exato da minha perna, nem maior, nem menor.

      Já voltei das férias, um abraço!

      Excluir
  2. Frugal te admiro por empreender na banania, esta experiência esta sendo única na blogosfera.

    Além disso estamos confirmando tudo que alertamos em outrora: Gastos, burocracia, receitas incertas e custos indexados.

    Quem consegue ser bem sucedido no Brasil , tira de letra em vários países desenvolvidos. Aja saco para abrir, fechar e gerenciar uma empresa no brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é amigo.
      Quem sabe isso nao seja um ensaio?
      Eu queria mesmo morar no primeiro mundo, se isso tudo der certo eu posso vender após maturar e aí quem sabe ir pra EUA, Israel ou Australia/NZ, e por ultimo Portugal.

      Esses 4 primeiros países são os últimos oasis do mundo para pessoas decentes.

      Feliz 2018!

      Excluir
  3. Grande empreendedor!!! Deus lhe abençoe, pois enquanto as notícias de hoje é que fecharam 16k de empregos no mês, vc está empragando mais.
    Vai vencer!!!! Certeza!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado ok! Tomara que sim. Também estou empregado o pessoal da obra, fornecedores, etc... mt gente sai ganhando. Feliz 2018 pra voce!

      Excluir
  4. Boa sorte meu amigo, sua motivação é enorme. Te desejo muito sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Ano que vem as coisas vão melhorar. Tanto é que você aumentou sua receita.

    Boas férias e um feliz 2018.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá Frugal,

    Não é fácil mesmo não! E eu que pensava que era comprar franquia e enriquecer rápido! Seu blog tem mostrado a dura realidade, e somos todos gratos por isto.

    Esta virose citada indica que você tem trabalhado muito, cuide bem da saúde, ela é fundamental e é necessário descansar.

    Sobre o imóvel vejo que se você alugasse teria menor dor de cabeça, se 8 salas já dariam tudo isto, se fosse incluído seu espaço a renda seria muito maior hein!

    Muito cuidado com este financiando com bancos privados! Achei estranho seu relato, entendi que você já esta no imóvel sem ter feito 100% do pagamento e sem registro e escritura?

    A Caixa só volta a liberar capital após 11 de Janeiro, até lá fecharam tudo!

    Também estou com problemas com a Caixa, eles só vão quitar as dívidas de condomínio do imóvel que comprei à partir do dia 11 de Janeiro, um saco!

    É isto aí Frugal, não desanima!

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Vdc blz?
      Pois é, na hora da cef me ajudar no financiamento o governo diz que está sem dinheiro. Juros do itaú é praticamente o mesmo. Se eu soubesse teria ido lá antes.

      Já estou no imóvel sim, apenas com contrato de compra e venda e pagando as prestacoes conforme combinado, escritura e registro só quando quitar. Vou morrer no cartório com itbi e registro desse imóvel putz. Pelo tanto que já paguei (2/3) dele a prestação vai ficar é pequena.

      Depois do reveillon me animei mais.
      A loja já reabriu e melhorou até o movimento, me parece que os primeiros 10 dias de janeiro sao meio parados pra todo mundo.

      Abraço e feliz 2018!

      Excluir
  7. Boa sorte
    Boas férias e um feliz 2018.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Em 2018 você vai vencer. Acredite até o fim e não se abale por nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo. 2018 vai ser um ano crucial na minha vida. Eu acredito, vou ter foco total e vou fazer. Eu quero e vou!
      Grande abraço!

      Excluir
  9. Frugal,

    Admiro seu otimismo, motivação, competência e principalmente sua coragem de empreender nesse país.
    Espero que no início do próximo ano você já esteja operando no azul. Com toda a sua experiência de vida, interesse, muito trabalho e cosmovisão, isso há de acontecer!

    Feliz 2018. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana! Feliz 2018 pra você também!
      Até o final de março já vou estar bem melhor, com muito trabalho e dedicação. Chegou a hora de decolar!
      um abraço!!

      Excluir
  10. É preciso muita coragem para empreender no Brasil! Que em 2018 o seu negócio prospere! Feliz 2018 pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eh amigo. tem que ter coragem e ser um pouco doido.
      Quem eh normal demais nunca vai tentar.
      Feliz 2018 pra vc tambem!
      Abraço!

      Excluir
  11. Cara, achei seu blog hoje.

    Gostei muito do que li, vou continuar visitando.

    Por enquanto estou na merda total e ano que vem pretendo sair parcialmente dela e entrar em um novo ciclo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amigo, se vc tem saude boa, come, dorme e tem um teto pra dormir, vá a luta. Eu ja trabalhei em borracharia descascando pneu, foi meu segundo emprego, ganhava R$2,50 por semana.

      Agradeça a oportunidade de estar vivo, seja otimista e trabalhe.

      Abraço!

      Excluir
  12. Frugal, as 8 salas comerciai é uma ótima jogada.
    Empreender no Brazil realmente é dificil,a carga tributária é pesada de mais. Não sei qual é o ramo da franquia em que você tem, mas as vezes você só entrou no jogo em um tempo ruim .
    Um abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isn a carga tributária do simples eh de 8% do faturamento.
      Os royaties sao entre 5-8% do faturamento.
      Dos 84% que sobram tem que pagar folha e demais contas. Essas demais contas tem o mesmo custo da folha. Enfim, é dificil mesmo ficar no azul.

      Excluir
  13. Acho que vc está exigindo um break even muito cedo.
    Um negocio de médio porte e novo como o seu, tem que pensar em pelo menos 1 ano, não poucos meses. Antes não tem nem como analisar muito a dinâmica do operacional.

    De toda forma, as unidades autônomas para aluguel, tornam o negócio, como um todo, bem defensivo.

    abç e parabens.

    ps: vc não tem como quitar o que falta do imóvel sem financiamento ? Isto te daria muita tranquilidade e evitaria mais uma conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Helio blz? Eu poderia chegar bem perto de quitar. Ainda tenho 100k la fora e tenho 95k travados aqui numa debenture da cemig que nao tem liquidez. Nao queria trazer o dinheiro de fora, tenho algum dinheiro pra receber ainda dos ultimos 4 meses de 2017 mas o pessoal tá dando mt calote e desculpas, tanto clientes publicos como privados. Vamos ver. A obra total ainda não está concluída e ainda tenho que equipar. Já apareceu interessados em alugar as salas antes mesmo de eu anunciar.

      A prestacao do financiamento ficaria tranquila depois do breakeven e se eu receber em dia na minha outra empresa. O dificil é dar tudo certo de uma vez.

      Abraço!

      Excluir
  14. Frugal

    Admiro muito sua vontade de empreender. Acredito que o empreender é uma das grandes ações transformadoras de nossa sociedade mesmo no Brasil tudo conspirando contra: empreendedores são verdadeiros heróis.

    Assim como você sou jovem (?) e penso que a hora de errar e aprender é agora. Sou profissional liberal e compartilho da ideia de aumento de renda e liberdade de horario.

    Já tive oportunidades em alguns negócios. O primeiro tive problemas com a sociedade e perdi muito $. Parti para franquias, tive um colégio que vendi para não perder dinheiro. Agora montei uma loja de cosméticos que também é franquia e já estou me arrependendo.

    Mas sigo firme em meu propósito, mesmo que frustrado, sempre colocando um pequeno percentual do patrimônio nestes negócios - como se fosse um negócio de risco e te digo para fazer o mesmo: não desista e nunca se de a chance de se arrepender do que não chegou a tentar.

    O tempo é seu aliado e tudo é aprendizado.

    Abraços e excelente 2018!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Joao, legal vc aqui. Seria mt legal aprender mais com sua experiencia. Essa loja de cosmeticos deve dar mt trabalho, mt coisa pequena pra roubarem...

      realmente tudo é aprendizado.
      Abraco!

      Excluir
  15. Força Frugal Simples, todo negócio é difícil no começo. Sei que você já deve escutar isso aos montes, mas é porque é verdade. Se seu saldo está melhorando, está indo na caminho certo.

    Desejo sucesso.

    Fica com Deus e Feliz Ano Novo ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é amigo, fica mais dificil qnd varias coisas dao errado ao mesmo tempo. até goteira apareceu e me molhou uns moveis de mdf. Tenho que refazer o telhado. Pelo menos uma vez consertado vai ficar bom por um bom tempo. Abraço!

      Excluir
  16. É frugal, estou torcendo pra que você consiga por tudo nos trilhos até março (=
    Boa sorte ai!

    Forte Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu mestre. é dificil voar com as próprias asas, mas vou conseguir. feliz 2018!

      Excluir
  17. Como é difícil empreender nesse Brasil, mesmo para os gigantes em determinação, é muito imposto, muita burocracia...
    Enfim que 2018 seja de surpresas excelentes na sua loja Frugal.
    Relativo ao cansaço também estava assim, comecei tomar ARCALION estou me sentindo bem mas disposto Frugal
    Sucessos Rapaz. Ótimo 2018 para todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo. No fim do ano eu sempre fico mais reflexivo e melhoro em Janeiro. Abraço!

      Excluir
  18. Não desanime Frugal! Empreender realmente não é fácil, principalmente no Brasil, em breve vc recupera o investimento com certeza. Abraço! Feliz 2018!

    ResponderExcluir
  19. A partir da próxima semana minha vida vai ficar um pouco mais leve e vou ter uma ajuda a mais na loja, vamos melhorar. Feliz 2018!

    ResponderExcluir
  20. Tinha um restaurante fast food e vendi, pois não conseguia conciliar com meus outros negócios.

    Passei tudo que você está mencionando. Na época que montei a franquia logo na primeira semana fui assaltado de madrugada... imagina o desânimo?

    Tive problemas com goteiras também, criança se pendurando em mesa e machucando... de tudo.

    O mais cansativo, além da busca pelo equilíbrio, é a quantidade de boletos e dor de cabeça diariamente com fornecedores e a complicada relação com os "colaboradores".

    Trabalhei muito para deixar o negócio redondo, mas, no fim, optei em desfazer dele pelo tempo que me tomava e dos riscos altíssimos.
    Só de boletos eu pagava mais de 100 mil por mês.

    A experiência foi boa, mas desisti do ramo alimentício e hoje sigo só com meus outros negócios.

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  21. Tudo graças ao Sr. Anderson por ajudar com meus lucros e tornar possível minha quinta retirada. Estou aqui para compartilhar uma incrível oportunidade de mudança de vida com você. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Eu sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio E também ele pode te ajudar a recuperar seu bitcoin perdido. Se alguém estiver interessado em negociar bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, notifique o Sr. Anderson agora.Whatsapp: (+447883246472)
    E-mail: tdameritrade077@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade