325 mil visitas, dois anos de blog, 183 posts, três musas, muitos amigos e muito valor gerado, eis o Frugal Simples!


Olá amigos!

Esse é um post comemorativo!

Pra quem não sabe esse blog tem uma versão em inglês aqui: frugalsimple.net e minha breve biografia você pode ver clicando aqui: https://frugalsimples.blogspot.com.br/2017/03/esse-blog-e-copia-em-portugues-e.html

Somando os dois contadores chegamos a 325 mil visitantes. Hoje o blog recebe em média mil visitantes diários e uns 15 comentários por post, geralmente de outros blogueiros. Eu gosto de voltar no tempo e reler meus próprios posts, na verdade esse é um dos motivos do blog existir, é o meu diário pessoal de evolução de vida, finanças, opinião e estudos.

Hoje resolvi colocar as coisas em ordem e descobri que essa semana o blog faz dois anos, excelente, que bom que já durou isso tudo, parece que foi ontem!

Eu esperei evoluir um pouco nos estudos e no patrimônio para começar o blog, queria ter pelo menos alguma credencial digna de ser notada.

Caso você tenha chegado aqui agora procure os posts mais antigos (são os melhores). Confesso que a qualidade caiu um pouco, mas pelo menos temos posts muito bons falando de ações e no exterior, também uns profundos em finanças ou sobre motivação pessoal.

Passaram por aqui as musas Jessica Chastain, Tomi Lahren e agora estamos com a Lana del Rey.

Tivemos também dissecação e análises de empresas da bovespa e também no exterior, dicas de corretoras e bancos estrangeiros e alocação de ativos.

Já falei que gosto do Bastter, Buffet, Damodaran, Peter Lynch, John Bogle, Barsi e por aí vai, absorvendo um pouco de tudo. Faço o bom e velho buy and hold no Brasil e no exterior. Ainda não comprei bitcoin e tenho aversão a derivativos. Pretendo alcançar a minha independência financeira antes dos 38 anos e muito provavelmente emigrar do Brasil.

Em oito anos de trabalho intenso e obstinado consegui juntar quase R$ 2 milhões de reais, sem herdar nada e ainda sustentando parte da minha família (sou solteiro). Minha média anual de acumulação foi algo perto de R$ 250 mil reais, impressionante não? O caminho para isso foi explicado aos poucos desde as primeiras postagens do blog. Vim devagar e sempre até aqui.

Comecei a trabalhar em 2009 e comprar imóveis, investir na bolsa e mais ultimamente num negócio próprio meu, ganhei muito dinheiro trabalhando pesadamente e mais uma pontinha nos investimentos. Fico feliz com todo o conhecimento que ganhei, dos cursos que fiz, dos livros, blogs e vídeos que vi e li e também com a interação na blogosfera, muitos amigos, muita estrada e muita conversa boa, um ambiente muito bom para aprender.

O que me faz feliz é ter saúde pra trabalhar, estudar, viver relativamente barato e poder contribuir na vida de algumas pessoas próximas, sendo sempre esperançoso em relação ao meu futuro e trabalhando pelo melhor, todos os dias da semana, eu sou quase um 24h/7dias, mas prometo cuidar mais de mim esse ano de 2018.

Espero que esse blog ajude de alguma forma quem passa por aqui. Crescer na vida não é tão fácil, mas também não é impossível, você tem que se dedicar muito.

VOLTANDO ao assunto da empresa, refiz as contas e MUDEI O JEITO de calcular o fluxo de caixa.
Simplificando as entradas e saídas, independente da natureza da receita ou despesa ficou assim (acho que são boas notícias após o post de ontem):

Entradas Outubro (inauguração) : R$1226,00
Saída Outubro (despesas totais): R$26.376,00

Entradas Novembro: R$4936,00
Saída Novembro (despesas): R$17.980,00

FCL Outubro: - R$ 25.150,00
FCL Novembro: - R$ 13.046,00

Acumulado agosto, setembro, outubro e novembro: - R$38.196,00


Lembrando que Agosto e Setembro foram meses pré-operacionais. Nesses valores não estão incluídos maquinário, equipamento, PC, impressora, filtro de água e garrafa de café por exemplo, são apenas as transações financeiras de entrada e saída de dinheiro que não tiveram nada a ver com reformar e equipar o imóvel (essa parte da reforma e equipamentos está em outra conta).

Despesas de Outubro vieram meio altas porque incluem abertura da empresa (taxas), contador (honorários), banco (compra de cota de cooperativa), material de expediente, cozinha, limpeza, escritório, Facebook/Instagram, Google Adwords, informática dentre outras coisas pequenas.

Também tem um acumulado maior de salários de Agosto e Setembro de dois funcionários que estavam em treinamento mas mesmo assim receberam o período referente ao treinamento juntamente com o salário, o que aumentou muito a folha de outubro.

A despesa da folha em Outubro foi de R$ 17.105,00, em Novembro caiu para R$10.311,00.

Todas as outras despesas EX-FOLHA (despesas que não são relacionadas à folha) foram de R$9271,00 em Outubro e R$7670,00 em Novembro.

Os números são aproximados pois teve alguns cash que não contabilizei pois esse estudo foi todo feito com base nos meus extratos bancários, discriminados item por item desde agosto (e sim não fiz isso por vocês, mas por mim, mas claro pra vocês também pois aqui o objetivo é aprendizado).

Vendo assim por alto não foi um bom começo, mas esse dinheiro se recupera no médio prazo, é preciso ter calma, de um mês pro outro a receita quadruplicou e a despesa caiu uns 15%.

O meu setor é de serviços, então temos uma fidelização esperada parcial, do tipo que o cliente volta aqui para fazer a mesma coisa de tempos em tempos, então a base de clientes pode crescer e fidelizar, com eventuais saídas.

Pense como um salão de beleza onde você sempre vai cortar o cabelo, ou se você for mulher aquele seu salão preferido onde você deixa uma boa nota lá por mês se for vaidosa, tudo isso amigos, de uma forma tal, que se eu conseguir fidelizar mais clientes eu posso dizer que estaria lucrando um valor razoável, eu sei também que tem aqueles que só vão uma vez, deixam algum dinheiro e depois não voltam mais, mas isso não é a regra.

Tenho ainda alguns valores a receber que não entraram na conta porque ainda não foram pagos, daria uns R$ 5440,00 ainda pra receber, só que ainda estou vendo como vou fazer pra receber isso.

Grande abraço a todos,
Frugal.

Comentários

  1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Ola Frugal,

    Admiro seu empenho.

    Eu teria buscado outras formas, seu aporte é muito alto, nao precisaria de grandes esforços quanto este, por mais que isto dara a possibilidade de uma renda mais alta, mas o esforço tambem vem em dobro.

    Eu aportando 20K, 25K como voce fazia, iria comprar açoes, FIIs e imoveis e curtiria a vida em poucos anos.

    A melhor escolha que voce fez na minha opiniao foi adquirir o imovel, pense em viver da locaçao, acredito que seus rendimentos serao mais altos se voce vivesse do aluguel deste imovel e repassasse a empresa pra outra pessoa.

    Seu post me abriu os olhos, eu nao investirei em franquia nunca, eu optaria por comprar uma empresa ja existente (independente de franquia), como faz o Corey.

    Digo tudo isto por que é duro visualizar dinheiro indo embora, e eu digo por experiencia propria, olha o erro que fiz e que me travou quase 100 mil comprando lote, e olhe que sao negociacoes que eu conheço, ou pelo menos achava que conhecia.

    A cada dia mais vejo que quando acumulamos um bom montante o ideal é resguardar os riscos.

    Exemplo? Viver de Renda.

    Cortou todos os riscos e seu patrimonio foguetou.

    Imagina voce tendo comprado bitcoins la atras? Nem precisaria fazer mais nada, so vender parte.

    Eu tambem, sei que eu nao teria coragem de comprar mais do que 10 bitcoins, mesmo assim seria algo consideravel se eu vendesse agora.

    Abraçao e sucesso, força ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VC, blz? O aporte era alto pq o trabalho era muito alto, não é que eu ganhe bem, é que eu ganhava mais no volume de trabalho mesmo, mas o tempo foi passando e as margens foram caindo e a carga trabalho aumentando, eu sabia que não daria pra segurar muito tempo.

      Realmente o imóvel é bem bacana e bonito, e vai ficar melhor depois da ampliação, dá pra alugar sim, só vai ser difícil alugar ele todo de uma vez um dia, exceto se for pra uma empresa ou pro governo, vai ficar com 600m2 no total em area nobre.

      Talvez toda franquia tenha começado parecido comigo, ou pior, vai saber... Eu tenho um amigo que tem duas franquias diferentes: cacau show e lupo, e ele vive muito bem somente com isso. Lembre também que se o negócio der certo será uma boa diversificação de fonte de renda, e isso é bom também, mesmo que dê só uns 10-15k já vai ser muita coisa considerando a renda.

      Apesar do FC não ter sido bom ainda estou tranquilo, até março isso aí vai melhorar bastante.

      Bitcoin já perdi o bonde. Vai ficar pra depois de pagar o imóvel.

      Eu poderia ter sido persistente e paciente na bolsa, mas resolvi arriscar um pouco mais, tem dias que acho que fiz a coisa errada, tem dias que acho que fiz a coisa certa, pelo menos estou aprendendo muita coisa na prática e quem sabe evitando um tombo histórico daqui a 10-15 anos no futuro.

      Amigo, é aquela coisa, quem não chora não mama.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Quando eu tinha patrimônio grande na bolsa VC, já vi cair 45 mil reais num único dia lá no valor da carteira, dinheiro flutua...

      Excluir
  3. Parabéns pelos 2 anos de blog.
    Espero que seu negócio comece a dar lucros o mais rápido possível. Eu nunca confiei muito em franquias. Bom que você tem o imóvel caso a loja não dê certo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Cowboy blz!?
      Pois é, demora, tem gente que fala que demora um ano.
      A minha aposta é fechar isso aí no azul já em março.
      Tomara que dê certo. Abraço!

      Excluir
  4. Parabens Frugal! Tens uma história muito bacana e inspiradora!
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo, a coisa é bem o nome aí do seu blog. É matar ou morrer. abraço!

      Excluir
  5. Frugal, tenho muita curiosidade em saber quanto um blog com esse assunto e com essa quantidade de acessos rende no AdSense. Poderia dizer?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao dah nada nao amigo, nunca deu nem 100 dollares.

      Pra ganhar isso ae faça um blog de humor ou um portal de noticias da sua cidade. Finanças o povo brasileiro nem lê. Abraço

      Excluir
  6. Frugal, parabéns pelos dois anos. Você é um dos principais blogueiros e ajuda muito o pessoal. O empreendimento vai dar certo, tenho certeza! Isso porque você está a frente.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog tem muito sucesso e muitas visitas

    2 Milhões é excelente patrimônio construido com muito trabalho duro e comprando bons ativos.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  8. Frugal,

    Parabéns pelo sucesso!
    Você é realmente inspirador, sem dúvida um exemplo a ser seguido.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosana! É legal ver voce por aqui!
      Feliz 2018 pra gente!

      Excluir
  9. Olá Frugal, não sei se faz sentido meu raciocinio, mas vamos lá, como não manjo de franquias, pergunto primeiro se você pode romper com a franquia a qualquer momento? ou se tem multa para romper? Digo isso pois se você achar que não está virando, pense em romper com a franquia (você não terá mais os gastos que tem com eles), mas mantenha o negócio na mesma atividade, só que com outro nome, se isso for possível talvez seja uma tentativa pro futuro, sei lá..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pode romper sim Stifler, mas paga uma multa e perde o dinheiro investido (100k) da taxa de franquia.

      Se com a franquia já é arriscado imagina por conta própria, é muito mais arriscado, é como vc abrir um outback, ficar lá por um tempo e depois colocar Stiflerback, mt gente só iria no outback apenas pq é outback, se for apenas Stiflerback não vão passar nem na porta.

      A franqueadora enche muito o saco no começo e cobra muito, mas depois imagino que diminui a aporrinhação se perceber que o cara está indo bem (dando lucro pra eles) e quem sabe abrindo mais unidades na mesma cidade. Não dá pra ficar parado senao vem outro cara e monta outra, ou seja, o jeito é sempre ir reinvestindo e conquistando mais mercado.

      Eu ainda não tenho mt capacidade de abrir algo por conta própria e imagino que tem quer 1000% de dedicação e presença num negócio criado do zero.

      Abraço!

      Excluir
  10. Parabéns Frugal!

    Assim como o VDC também admiro seu empenho e coragem! Empreender como você vem mostrando, é para poucos! Ao ler seu post sobre os Axiomas, lembrei do meu pai. Ele montou um sem planejamento. Ai quando precisou de caixa, quebrou.

    Sucesso e logo sua franquia estará no azul!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi ingles, que pena que seu pai quebrou, espero que nao tenha sido uma queda grande.

      Eu usei as mesmas diretrizes que uso para a minha vida pessoal, unica coisa que nao fiz até agora foi um seguro para o imóvel mas acho que vou fazer. O FC veio bem negativo nos primeiros meses pq tem mt despesa de coisas que estao sendo compradas e depois nao precisa mais, o resto é folha, material de cozinha, limpeza e utilies (agua, luz, internet), além do boleto dos royalties que vem em cima da minha receita.

      A folha é bastante previsível e os insumos também, basta conquistar mais e mais clientes e tentar fidelizar o máximo possível pra coisa deslanchar, mas eu tenho muita esperança e otimismo.

      Um abraço.

      Excluir
  11. Parabéns pelos números do blog Frugal, é relativamente pouco tempo de blog para números tão bons, você certamente é um dos gigantes da blogosfera.

    Em relação ao negócio, todo início é assim mesmo, o potencial de receitas demora um tempo para maturar, enquanto o potencial de despesas já se mostra a pleno vapor desde o início.

    Vou te dar uma dica para controlar as finanças da sua empresa, que é como eu controlo as minhas finanças pessoais: use regime de competência. Fez uma venda, já contabiliza, mesmo que vá recebê-la só depois, o mesmo se aplica às despesas.

    Claro que o controle de fluxo de caixa também é importante no seu caso, mas um controle por regime de competência vai espelhar melhor os resultados da empresa, sazonalidade, margem de lucro, etc.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica ministro.
      Eu uso 90% das despesas ainda no cartao.
      A folha ainda estou transferindo da minha conta PF pra pagar e o resto tem o extrato da conta PJ. Eu espero acabar o mês e aí lanço tudo de uma vez, acho que por enquanto que o movimento é pequeno dá pra segurar assim. Abraço!

      Excluir
  12. Bom dia, fiz minha primeira postagem no blog. Se puder conferir. Também já acresci o seu endereço. Grato pelo estímulo. www.InvestidorInvisivel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu amigo, vou add vc caso mantenha uma frequencia boa de postagens. Abrço!

      Excluir
  13. Frugal, seu blog é excelente e tive o privilégio de acompanhar, ao menos, uma boa parte de sua trajetória por aqui. Parabéns e continue apesar da nova fase!

    Acredito que muitos de nós, leitores, aguardam o momento de break-even e uma comparação dos rendimentos da nova empresa com indicadores do mercado. Acredito que muitos já pensaram ou pensam se um negócio próprio poderia render mais do que ganhamos hoje no mercado.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ae André, eu tava pensando lá pra metade do ano que vem fazer uma tabela a la bastter para colocar na minha franquia e ver como ela ficaria, quem sabe seja uma idéia legal mesmo. Estou achando legal usar o google sheets para ajudar.

      Acho que se der certo vai render mais do que o mercado, se der 1% ao mes liquido eu já estou satisfeito.

      Abraço amigo!

      Excluir
  14. Parabéns pela data Frugal!

    Ter coragem de sair da zona de conforto para iniciar seu próprio negócio é para poucos.
    Acho que foi um resultado bom diminuir pela metade o déficit do fluxo de caixa em um mês.

    E percebo que você vem numa crescente na escolha das musas! Kkk...

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande KB, a gente nao sabe o quanto a gente pode ser corajoso as vezes. Esse FC vai ficar bonito lá pra março kkkk

      As musas... aaahhhh as musas... kkkkk

      Abraço!

      Excluir
  15. Frugal, agradeço pelo empenho e dedicação em compartilhar suas experiências conosco. Nem sempre acabo comentando, mas suas experiências são de grande valia.

    Você é um dos poucos que eu gostaria de conhecer pessoalmente para trocar uma ideia. Graças a você, por exemplo, comecei a fazer doações para o médico sem fronteiras.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande PJ! Eu tb estou meio sem tempo de comentar mas a gente acaba se falando num mês ou no outro. Espero que esteja se sentindo bem também com sua doação para MSF. É uma coisa que nunca nos fará falta mas que ajuda as pessoas mais pobres e esquecidas do planeta.

      Grande abrço meu amigo e feliz 2018!

      Excluir
  16. Parabéns pelos números, Frugal! Acompanho seu blog quase desde o início e gosto muito da sua escrita e da sua trajetória. Me espelho em vc!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu amigo. Tomara que 2018 seja muito bom para todos nós.

      Excluir
  17. Parabéns, Frugal, mil/dia é uma ótica marca! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NA verdade eu errei Madruga, sao mil leitores por post e não por dia. Por dia devem ser menos, mas o que importa é a qualidade e a contribuição que eles podem dar. PRa passar aqui e ficar calado ou não falar nada produtivo aí nem adianta pq ninguém cresce na maioria das vezes. Abraço!

      Excluir
  18. Olá Frugal.

    Parabéns pelo aniver do blog.

    Você faz posts bem interessantes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. por favor volta com a ferramenta de ver todas as postagens do blog de lado na pagina, assim fica dificil voltar pra reler algum poste q vc ja fez faz tempo.

    ResponderExcluir
  20. Sucesso https://imoveisapartamentosprontosenaplanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Na minha opinião um dos melhores blogs de financia e crescimento pessoal ... se aceita uma critica construtiva , concordo com o que você escreveu os primeiros posts eram melhores, (não que esses não sejam, mas os primeiros me impactou muito) parabéns pela sua jornada, e parabéns por compartilhar a sua experiencia.... acompanhando essa fase de empreendimento, pois tenho grande interesse em seguir nessa área também, quando tiver capital legal investido se segurança.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda