Fluxo de caixa, dívidas, dificuldades iniciais, break even e outras coisas.




Olá amigos!

Quem é vivo sempre aparece.

Mais uma vez meu PC deu pau. Era um mcbook de 2011. Me parece que agora ele foi pro saco de vez e já gastei muito dinheiro tentando ajeitar, se a assistência condenar (de novo) vou ficar usando um dos pcs da empresa e esperar pra comprar outro macbook quando for nos EUA ou pedir pra alguém trazer (afinal de contas não tenho mãe na zona pra pagar 10k num PC). Estou até me surpreendendo com o pc lenovo que estou usando, pois ele é realmente muito bom, rápido e com som excelente (eu sou viciado em música) - e, por falar nisso, a nova musa do blog é a Lana Del Rey, cantora sensacional, gatíssima, mesmo sem maquiagem ou produção, compositora, bela voz e enfim é uma artista completa e apesar da pouca idade já tem uma biografia muito louca e muito massa. Quem não conhece fica aí a dica, tem muita música e clipe dela no youtube, acho que ver os clipes é essencial pois ajuda a integrar a imagem da artista junto com o áudio, e nesse caso são duas coisas que caminham juntas.

Vamos aos negócios:

A loja começa a andar. Acho que estou gastando dinheiro à toa no google adwords e Facebook, pois não tenho idéia se isso trouxe cliente. Resolvi anunciar em mídia comum, outdoor e rádio, isso pra dezembro, vamos ver no que dá.

Sobre o fluxo de caixa:

O tal do fluxo de caixa que todo mundo fala, é realmente algo foda, principalmente no começo. Os primeiros dois meses vou fechar em -20 e poucos mil negativos, não é pra qualquer um. Não pensem que o cara não fica com medo, não fica ansioso, não fica arrependido. Tem dias que eu penso que enfiei os pés pelas mãos, começo a me arrepender, mas vem uma venda nova e a pessoa se anima. É uma verdadeira batalha mental empreender, ainda mais quando você pensa que poderia estar aportando forte e ganhando dividendos e juros, tudo seria apenas positivo, e se pensar em módulo então a coisa toda fica muito mais feia do que já é.

O empreendedor tem que ter esperança no futuro. As receitas de vendas são absolutamente imprevisíveis, nem adianta fazer conta, é como comprar um carrinho de hot-dog por 1000 reais, mais 300 reais de material e achar que vendendo 100 hot dog por dia a 3 reais cada um, vai recuperar o valor investido em dois meses, falando assim fica muito fácil, mas uma noite chove, outra noite aparecem 15 pessoas, duas não pagam, vem um mendigo pedir, vem um cachorro, você adoece, numa noite falta luz, outra noite chove muito... e assim vai, por isso cada dia mais aumento meu respeito por quem empreende e principalmente quanto maior for o investimento. Imagine então um supermercado grande tipo com 100 funcionários, terreno enorme, sem ser de nenhuma rede, sendo apenas o supermercado do fulano, quanto que não tem ali dentro de dinheiro imobilizado, quantos empregos e impostos gerados, além da trabalheira doida, medo da violência e tudo o mais, apenas para tirar um troco no fim do mês. Pensem num dinheiro suado e arriscado.

Os dias estão muito corridos, não tenho ninguém pra me ajudar além dos funcionários, então até material de expediente e insumos como café, balde, vassoura, grampeador, resma de papel, copo descartável, material de limpeza, isso tudo sou em que compro. Então passo os dias correndo de um lado pro outro, fora as coisas da obra, gêsso, ar condicionado que pinga, goteira, rodo que quebra, torneira vazando, sujeira, cópias de chaves pra tirar, muita gente pra ligar e mandar e-mail, responder emails e solicitações da franqueadora (cada vez mais chatos) e ainda ter que vender e cuidar da parte comercial (que por enquanto não estou 100% dedicado, o que é foda mas por enquanto não tem jeito) - essa fase vai passar e depois fico mais livre acho que até o fim do mês.

MAAAAAAAAS o principal desse post é o seguinte:

Mês que vem, minhas receitas vão pagar uns 80-90% da folha, o que é sensacional pois essa é a maior despesa e deu quase R$13 mil esse mês, outros 13 mil somam o resto da despesa e uns quase 26 mil são a despesa total do negócio (isso sem contar o aluguel que eu não pago).

Também eu criei vergonha na cara e baixei uma planilha de Fluxo de Caixa no Excel, dei uma modificada e estou preenchendo-a, pequenos valores somados vão dando coisa grande, importei ela no Google Sheets e vou ficar atualizando por lá, sensacional né? Depois vou fazer uma aba para o investimento total considerando tudo, treinamento, preço do imóvel e etc e quando tiver tudo ok vou fazer um quadro parecido com o quadro do bastter pra ter uma idéia melhor do negócio e também para vocês terem uma idéia, assim vai todo mundo aprendendo um pouco. Espero que eu atinja o meu break even no máximo até o final de fevereiro, pois se assim não for, vou começar a ficar um pouco apreensivo de verdade, mas eu sei que certas coisas a gente tem que dar tempo ao tempo pra acontecer, não tem como abrir um negócio novo já dentro do azul, isso leva um tempo, é preciso ter paciência e dinheiro pra cobrir.

Vamos ver meu quadro de dívida:



Paguei quase 60k esse mês para abater a dívida (recebi uns dinheiros atrasados desde Junho), então já caí do milhão e só estou devendo 949k. A idéia é pagar o imóvel até Janeiro/2019 com novos aportes e reinvestimento total de algum eventual lucro (que não sei quando vai acontecer).

Pra não cansar vocês pessoal, por enquanto é isso. Os dias estão muito corridos e eu estou sem PC faz mais de 3 semanas, espero que me entendam. Quando eu tiver mais tranquilo vou fazer um post de melhor qualidade e mais filosófico a respeito disso tudo.

Também estou devendo visitas no blog dos amigos aqui do blogroll e vou fazê-las em breve.

Grande abraço a todos,

Frugal.

Comentários

  1. Os primeiros meses fluxo de caixa de um negócio é difícil, mas com persistência e as contas bem controladas é possível ter muito sucesso.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que sim amigo. Os primeiros meses do fluxo de caixa o cara tem que estar muito bem preparado e com uma boa reserva pra cobrir o buraco que começa bem grande de fato. Espero que diminua bastante. Abraço!

      Excluir
  2. Boa sorte amigo, empreendedores são os verdadeiros heróis na história, não um funça vagabundo ou político que gastou dinheiro dos outros.

    Cuidado com a contabilidade e não seja amigo dos empregados. Se eles puderem te matam e assam no forno.

    Grande abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou levar suas palavras em consideração amigo.
      Um abraço!

      Excluir
  3. Boa sorte FS!!!! Poucos tem esta coragem de empreender e voce demonstrou que está aí na briga. Tenha sempre um bom contador e advogado, pois como disse o CF, não dá para confiar em empregado.Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Advogado ainda nem precisei amigo, tomara ficar um bom tempo sem precisar. Abraço!

      Excluir
  4. Desejo Sucesso! Dá mais trabalho do que aplicar em um investimento tradicional, mas esperamos que seu retorno seja bem maior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá muito mais trabalho bufunfa, é muito menos confortável e o trabalho pro empreendedor é quase que o tempo todo.

      Um abraço

      Excluir
  5. Boa sorte Frugal! É trabalhoso isso ai hein? Mas será muito recompensador! Sucesso man!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara meu amigo, só em recuperar o dinheiro investido eu já estaria satisfeito com o aprendizado, é um mundo novo que voce tem que entrar de cabeça e depois nada de volta á superfície, se parar de nadar pra cima se afoga.

      Abraço!

      Excluir
  6. Olá FS,

    Desejo sucessos no empreendimento. Acredito que panfletagens são uma boa também. Já pensou ou faz isso?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu costumo deixar os panfletos em outros estabelecimentos comerciais tipo restaurante, salao de beleza e etc. Estou deixando primeiramente no mesmo bairro onde é a loja, o pessoal geralmente aceita que eu deixe.

      Abraçco CI!

      Excluir
  7. Amigo,

    Sucesso no seu empreendimento, parece muito promissor. Você investiu uma banana no negócio, contratou uns 10 funcionários, coisa de maluco. Se tivesse grana sobrando e uma IF tranquila, com certeza eu iria empreender num ramo que tivesse "atendimento ao público", seja uma loja, restaurante, comércio em geral. Gosto de ver o resultado do trabalho aparecer em forma de clientes satisfeitos.

    Minha humilde opinião sobre a propaganda, acho que a melhor de todas, disparado, é uma combinação de ótimo produto+preço justo+ótimo atendimento.

    Sendo que o peso maior, é o do atendimento. A final, um cliente satisfeito te traz outro cliente com certeza. Já um cliente insatisfeito te queima no mercado e te tira uns 10 clientes potenciais.

    No meu negócio de aluguel de temporada não é fácil, no final da estadia o pessoal avalia nos sites e apps como foi a estadia, atendimento, comunicação, limpeza da casa e tudo mais. Até agora estou muito bem e não tive nenhuma reclamação ou avaliação ruim. Mas tenho que ficar em cima de tudo sempre.

    Também fica a dica de criar redes sociais do seu negócio, lá o pessoal coloca comentários e também faz avaliações. Seja impecável em tudo e não deixe margem para reclamações.

    Mais uma vez boa sorte, ah e está me devendo uma visitinha no meu blog e adicioná-lo no blogroll seu aqui...

    grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas dicas amigo. Tenho facebook e instagram da empresa, além do site da franqueadora nacional e material de publicidade que sempre vou postando. Ando com panfletos no carro e onde eu entro eu deixo alguns, eu sei que nao traz muito resultado, é mais para ocupar espaço.

      Esse mês vou entrar com propaganda na rádio e aí acho que melhora.

      Abraço!

      Excluir
  8. Frugal,

    Desejo-lhe muito sucesso em sua franquia.
    Ser empreendedor no Brasil não é nada fácil, mas por todos os posts que li até hoje nos seus blogs, percebo que sua personalidade, resiliência, capacidade técnica e desenvolvimento pessoal são muito adequados para esse tipo de desafio.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosana!
      Interessante, vc nunca disse o que voce faz.}
      Vc trabalha em empresa propria ou serviço publico?
      Pensas em montar algum negócio?
      Bom fds!

      Excluir
    2. Eu me referi a pergunta que vc me fez e não o contrário.

      Abraços,

      Excluir
  9. Boa Frugal!

    Os desafios com certeza serão muitos, como já foi bem frisado, empreender no Brasil não é fácil, mas tem que seguir enxergando o objetivo que tá lá na frente, imediatismo é um erro!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ae SM, empreendedor tem que ter esperança no futuro senão nem adianta.

      Abraçao e parabens pelas suas postagens.

      Excluir
  10. Herói guerreiro sem dúvidas...gerou emprego em plena crise...Deus o abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo, tambem tem isso.
      Todas as pessoas que contratei estavam desempregadas, por enquanto to com 6 funcionários fixos, fora o pessoal da obra/reforma que tá trabalhando faz dois meses já.

      Excluir
  11. FS, esse tema esta muito bom de acompanhar! A maior parte dos blogs acabaram se resumindo a postar o fechamento do mês e estão perdendo em qualidade. Portanto, fica aqui meus parabéns, tanto pelos posts quanto pela coragem de empreender. Iniciei uma empreitada empreendedora a alguns meses, com valores bem menores, mas já dá uma emoção e o mais interessante é que passamos a pensar no assunto com muito entusiasmo e o "trabalho" fica muito prazeroso. Em breve quero criar um blog (Criei esse, mas não coloquei nada ainda) e a ideia é falar de investimentos, mas também como você abrir um pouco os bastidores desse mundo do empreendedorismo, pois é um assunto muito nebuloso para a grande maioria e muitos não o percorrem por puro medo, mas não sabem que esse medo é muito motivador. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VB, crie o blog, ele lhe estimula a estudar e o pessoal colabora e ajuda com sugestões e perguntas. É de graça criar o blog e ele serve como diário/controle do que você tá fazendo, além de um registro histórico da sua evolução. Se não fosse o meu blog EU teria perdido muita coisa. Não tente rentabilizar o blog pra nao perder o foco em você mesmo e escrever qualquer coisa apenas pra atrair um p~ublico de má qualidade. Quanto melhor o seu texto melhor o seu público.
      abraço!

      Excluir
  12. É isso aí Frugal, não desanima não, pois o começo é assim mesmo. Já acompanhei amigos que também sofreram com esse tal de fluxo de caixa e alguma demora em atingir o break-even.

    E reforço o que o pessoal comentou: empreendedor no Brasil é herói, e espero que seu retorno venha exponencialmente maior do que seus investimentos! Sucesso!

    Ah, meu laptop é um Lenovo que comprei em 2013 em Hong Kong e ainda está funcionando perfeitamente. Bem longe ainda de trocar... Deixa de ser applemaníaco rsrs

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Adre, sempre uma alegria vê-lo por aqui.
      Já recomendei bastante o seu blog aos meus amigos.
      Qual o tempo médio do pessoal atingir o breakeven? Eu espero chegar lá em menos de 6 meses (eu desejo que isso aconteça né) se passar disso vou começar a ficar bem preocupado, mas vou complementar o investimento de uma forma que vou falar depois, até deixei escapar, mas to pensando em colocar também uma cafeteria ou lanchonete aqui num espaço que vai ficar vago. Abraço!

      Excluir
    2. Frugal, eu confesso que dos cinco, digamos, que empreenderam a abriram um negócio, ao menos 4 não seguirem em frente. Não estou desanimando não, mas é a realidade que vejo. Preferiram voltar para a indústria.

      Dos que mantiveram o negócio, confesso que estive bem por dentro de apenas dois. Os demais falávamos meio por cima e eles comentavam as dificuldades.

      Desses dois, um demorou cerca de um ano para ter alguma tranquilidade e outro um pouco mais. Não só com fluxo de caixa, mas digo, alguma segurança em continuar com o negócio e receber seu sustento por ele!

      Abraço!

      Excluir
  13. Boa Sorte, logo logo entra nos eixos e a correria diminui (eu acho rsrsr), mas de qualquer forma o início é punk !! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bota punk nisso amigo.
      franqueadora acabou de mandar um boleto de royalties que eu nem esperava. kkkkkk

      Excluir
  14. o melhor blog na minha opnião, vc não sabe o quanto min inspira.

    ResponderExcluir
  15. Frugal,

    Que bom que está avançando e que já está começando a cobrir custos. Isso é importantíssimo. Fluxo de caixa é o que quebra a maioria dos negócios.

    Sucesso!!!!!




    Dei um tapa nos meus RSSs da blogosfera de finanças. Coloquei os 10 últimos links na barra lateral e fiz uma página que lista todos os sites da finansfera que conheço e acompanho.

    Adicionei seu blog lá! Se puder me adicionar no seu também, ficarei muito agradecido!

    Dá uma olhadinha pra ver como ficou: http://enriquecendo.club/blogosfera-de-financas/

    Abraços
    Enriquecendo.club

    ResponderExcluir
  16. Olá Enriquecendo, blz?

    Add vc no meu blogroll.
    Tomara cobrir esses custos até Janeiro pelo menos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Frugal boa sorte aí!
    O brasil não é para amadores, rssr!!
    Fluxo de caixa realmente é complicado conquista-lo e depois mante-lo. De todas as experiencias que tive, mesmo apenas dando consultoria o o negócio que conseguiu " se pagar" mais rapido demorou 1 ano e 02 meses, era um petshop, já não existe mais.
    Muita sorte p vc!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Orlando! Obrigado pela opinião. Caramba entao foram 14 meses até zerar, foi um baita tempo. E eu querendo zerar isso em apenas 6 meses, talvez seja mais difícil do que eu penso. Abraço amigo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda