Primeiro Fluxo de Caixa da Loja + Custos totais





Enquanto o Brasil patina, os EUA batem recordes na bolsa, na baixíssima taxa de desemprego e na geração de renda, além é claro de uns muitos trilhões na dívida ehehe

Arrependimento de não ter comprado bitcoin é enorme. Esperei esperei e esperei e o bonde passou.

Vamos lá:

Os custos para implantação da loja foram de 445k já com a obra.
Devo lhes lembrar que 271k desse valor veio do lucro das minhas vendas das ações.

Fluxo de Caixa:

Receita: R$4104,00
Imposto (simples): R$246
Lucro bruto: R$3858,00

Despesa: R$26.360,00
Folha: R$13.000,00
Aluguel: R$ 8000,00 (eu não pago mas vou contabilizar devido ao custo de oportunidade do imóvel)
O resto é energia, água, internet (fibra ótica), telefone fixo e celular, materiais de limpeza e escritório, marketing (facebook, instagram e Google adwords).

Total do primeiro mês: R$-22.502,00 isso era esperado para um mês pré-operacional.
Separei 150k para capital de giro nos primeiros 6 meses pois projetei mentalmente que o custo mensal ia ser de 25k.

É um número e tanto, bem impressionante. Algumas coisas eu apenas projetei como custo de água e luz pois ainda não recebi a conta oficial, assim como o valor da folha foi apenas um cálculo mental com algumas anotações, enfim mais ou menos a metade foi um valor de fato e a outra metade foi projetada, incluindo o aluguel que não pago mas tenho que contabilizar como se pagasse para estudar a viabilidade do negócio.

Se alguém quiser/puder me dar uma dica de como organizar melhor isso eu gostaria de saber.
Baixei uma planilha bem legal de fluxo de caixa para pequenas empresas e estou usando ela no Excel.
Diminuí 25 mil da minha dívida total e espero diminuir mais até o fechamento.

Segue o quadro:



Nessa semana vamos inaugurar oficialmente, abrir as portas, e dar mais força e foco no negócio.
Separei três dias da minha semana pra ficar lá o dia todo, tocando como deve ser feito. A obra e outras coisas me ocuparam demais e não me dediquei à minha parte no comercial, espero que agora que eu vou ficar mais no comercial a coisa ande mais.

A partir de Janeiro/2018 terei encerrado os pagamentos à franqueadora e das prestações da mobília e do estoque, essas 3 parcelas estão em quase 25k. Quando acabar elas três vou dar uma respirada e retomar o fôlego somando todos os aportes para aportar no abatimento do valor do imóvel, a idéia central é liquidar toda a dívida até o fim de 2018, então durante o ano que vem vou ter pouco a falar sobre o mercado financeiro mas muito a falar da loja e do primeiro ano de um negócio próprio.

Tenho muitos valores a receber faturados ainda em 2017 na minha profissão, porém muitos contratos não foram honrados, tenho R$268.000,00 a receber já faturados, na medida do possível serão utilizados para pagar o imóvel e a obra. Foi uma mudança e tanta, muita concentração e imobilização de muito dinheiro em 3 coisas: duas empresas e um imóvel. O custo de tudo isso? R$2 milhões. O que eu espero disso? Um lucro de R$20.000,00 líquido mensal a partir de Fevereiro de 2018, ou seja, 1%, sendo muito otimista.

Essa foi uma pequena atualização porque fiz o Fluxo de Caixa desse mês.

Estou lendo a autobiografia de Arnold Schwarzenegger, teve um momento que ele saiu de porta em porta em hollywood pedindo para fazer papéis como ator no cinema, olha o que os produtores e diretores diziam pra ele, lembrando que ele é austríaco, chegou pobre e sem falar inglês na Califórnia. Segue um print:



Está vendo o tipo de coisa que o cara ouvia? E mesmo assim ele venceu na vida.
O livro está pra baixar de graça o pdf no site lelivros, estou gostando muito, ainda estou na metade.




Grande abraço,
Frugal.

Comentários

  1. Olá Frugal!

    Acompanhando sua trajetória... Uma pergunta, contratou alguém usando a nova regra da clt?

    E valeu pela indicação do livro, vou ler!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda nao assinei todas as carteiras II, mas acho que pra mim não vai mudar mt coisa não. Vou até ver isso com o contador. Valeu por lembrar! Abraço!

      Excluir
  2. Fala Frugal!

    Estou muito satisfeito em ver o plano sair do papel e passar para a execução. Parabéns pela iniciativa, pois são poucos aqueles que tem coragem suficiente de empreender. E são menos numerosos ainda aqueles que abrem mão de um patrimônio na casa dos milhões para utilizá-lo como capital no próprio negócio. Estes merecem todo o respeito.

    Muito sucesso pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu TR! Chega uma hora que vc tem que tentar alguma coisa diferente na vida pra ver se descola de vez dessa atmosfera. Um abraço!

      Excluir
  3. Aqui tem coragem !!Boa trajetória meu amigo...

    ResponderExcluir
  4. Olá FS,

    Parabéns pela empresa. Desejo bons investimentos.

    Acabei de ler esse livro na semana passada. Muito bom, o Arnold é o cara.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Parabens Frugal!!!!! Sucesso sempre!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Frugal, sempre com pé no chão. Estou torcendo pelo seu sucesso!
    Valeu pela "indicação" de leitura. Recentemente li "Your Money or Your Life" que vi por aqui também.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu SF! Esse do Arnold vc tb vai gostar certeza!
      Abraço!

      Excluir
  7. Show hein Frugal.

    Fico feliz de ver as coisas indo bem, quando me sinto meio preocupado dos meus riscos eu lembro da sua historia.

    Te vejo daqui ha algum tempo como o Dividendos: Um cara que recebia um alro contra-cheque, arriscou empreendendo e trocando este alto salario e hoje ganha ainda mais com suas empresas.

    No inicio eu nao entendia muito bem a sua ideia, trocar aportes vultuosos e uma tranquilidade para empreender, mas agora entendo.

    O sucesso pode fazer parte da tranquilidade financeira, tem pessoas que aceitariam ter 5M aplicados e viver atoa, outras (onde incluo voce) nao conseguem.

    A tranquilidade financeira nao existe sem a felicidade, e vejo que voce esta buscando ser feliz tendo sucesso em sua empresa.

    Parabens ;)

    Abraçao e sucesso ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade amigo, vc acertou em cheio. Eu estava bem desconfortável com minha fonte única de renda no mundo real + atrasos + não reajustes + concorrência crescente + calotes e por aí vai.

      Qnd vc começa a empreender vc percebe que vai ser capaz de gerar seu dinheiro de acordo com seus resultados.

      Veja os exemplos do Rover do Freelifestyle, o Viver de Dividendos que hoje mora em Portugal, pessoal montou empresa e vendeu ou entao tá administrando a distancia. Tem outro colega nosso aqui também que estou esquecendo agora. Uma empresa bem administrada é uma máquina de fazer dinheiro pro dono, eu já percebi isso, teve um dia que ganhei 3 mil sem esforço quase algum. Um abraço!!

      Excluir
  8. Desejo muito sucesso para sua Loja

    Ótima postagem sobre fluxo de caixa

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Desjo muito sicesso pra voce, estou ancioso pra ver o desenrolar desse fluxo de caixa... Abraco.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é muito inspirador. Depois tente Me Inc do Gene Simmons.

    Empreendedores como você são os verdadeiros heróis da sociedade. Quem toma riscos, inova e cria valor.

    Também sou um empreeendedor, mas no momento estou indo devagar pois decidi fechar minha empresa e recuperar meu investimento. Meu próximo passo? Aguarde.

    Obrigado por compartilhar sua saga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu CF, vc vai longe tb! Obrigado pela torcida e esse livro aí já está na fila! Um abraço!

      Excluir
  11. Já disse e repito: tu é mais doido que 13 Batman, porém tem educação financeira e sabe fazer contas, logo o sucesso tá aí na porta (sim, pq grande parte dos empreendedores parece não saber matemática alguma).

    Sobre a planilha não vejo muito segredo, mantenha o mais simples possível, não se preocupe com informações que não são relevantes, controle o que entra e o que sai e pronto.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Corey, mt legal ver o que vc escreve pra mim pois vc já tem a experiência. Vou colocando aqui aos poucos, estou preparando um post agora mesmo.

      A planilha vou tentar organizar pelo menos diariamente.

      Abraço amigo!

      Excluir
  12. Opa Frugal, agora chegou a hora do vamovê!

    Torcendo pelo sucesso aqui! Quando puder, nos atualize como foi a primeira semana!

    Abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é amigo, acho que começaremos com tudo em Novembro. Ainda tiver que refazer um pouco da obra o que gerou mais uns 10 dias de atraso e um gasto extra, mas o pessoal fala que isso quase sempre acontece né? Quero ver como iremos ficar! Abraço!

      Excluir
  13. Frugal,

    Agradeço pela indicação do livro, parece muito bom, vou ler.

    Desejo-lhe muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana tudo bem?
      Tenho certeza que vc vai gostar. Leia mesmo!
      Um abraço!

      Excluir
  14. Parabéns.isso que é um exemplo a seguir, planejou, trabalhou e executou.
    Também me arrependo de não ter comprado o bitcoin, na época em que o VR comprou mas em fim, eu estudei muito e cheguei a outra cripto moeda bastante promissora e dessa vez não deixei a chance escapar, vamos ver daqui uns 5 anos o que acontecerá, tomara que ela valorize igual o bitcoin, você não pensa em arriscar em outra cripmoeda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Bruno, por enquanto nao, até pq nem conheço direito, talvez apenas o ethereum seja interessante, o resto não acho confiável.

      Excluir
    2. eu apostei em uma nova.. vamos ver daqui uns 5 anos o que acontece.. ela chama iota a proposta dela e bem interresante e as parcerias que ela fez sao de peso.. microsoft entre outras..

      Excluir
  15. Parabens frugal estamos todos acompanhando. Vc diz 2 empresas como assim? Acho q perdi algum capitulo. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa vagabundo, blz? Seria uma empresa de imóveis próprios para colocar as coisas no aluguel. Eu quero dar uma estudada para no futuro qnd abrir minha offshore comprar 99% dessas empresas e colocar no nome da offshore. É quase isso. Abraço!

      Excluir
  16. Bola pra frente, porque o gol favoravel fica a frente! Olha eu usei muito planilhas, eu trato minhas finanças e de minha namoesposa como se eu fossemos uma empresa, e por assim se dizer eu sugiro o app zeropaper da intuit, de todos os que testei é o mais simples, útil e pratico para pequenas empresas e ou finanças pessoais, permite fazer lançamentos para frente(provisões) informar a data de competencia item vital para uma boa analise do fluxo de caixa, cadastrar de forma simplificada ou até mesmo bem completa cadastros, gerar boletos, importar extratos. Vale a pena e o custo é acessível. Eu trabalho numa empresa que vende softwares de gestão e contabilidade, e olha o zeropaper é muito mais funcional para o dia a dia financeiro.

    ResponderExcluir
  17. Frugal,

    Muito legal seu blog, acompanho desde o início, muito bons seus textos, gosto da objetividade e clareza nos seus posts, você é uma inspiração com seus negócios e ousadia.
    Essa de abrir loja, contratar funcionário... coisa de louco, vc já está entre os vencedores do país, sem dúvida!

    Começei meu próprio blog de finanças e ele debate um ativo pouco explorado na finansfera.

    Já adiconei você no meu blogroll e ficarei contente se fizer o mesmo.

    um abraço.

    https://umativodiferente.blogspot.com.br/

    Um Ativo Diferente.

    ResponderExcluir
  18. Frugal, sou eu novamente, o autor do antigo blog, Um Ativo Diferente. Sou seu fã, teu blog me ensinou muito e também me inspirou.

    Agora mudei o meu blog para ficar mais fácil de visualizar.

    viverdealugueldetemporada.blogspot.com.br

    Estou adicionando você no Blogroll e por favor, adicione o meu!

    Viver de Aluguel de Temporada

    ResponderExcluir
  19. Frugal, considerando o aluguel e as circunstâncias, vc teve um ótimo primeiro mês, parabéns!

    Essa biografia do Arnold é sensacional. O cara é uma máquina de alcançar objetivos! Devorei em poucos dias, apesar da grossura do livro!


    https://frugalsimples.blogspot.com.br/2017/10/primeiro-fluxo-de-caixa-da-loja-custos.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda