Como fazer o seu controle de risco


ATENÇÃO: GOOGLE FINANCE VAI MUDAR!
BAIXEM SEUS PORTFOLIOS E SALVEM

Google Finance is under renovation. As a part of this process, the Portfolios feature won't be available after mid-November 2017. To keep a copy, download your portfolio. "


Olá pessoal,

Vamos passar por algumas atualizações e discorrer sobre o post:

Paguei 8,4k de IR mês passado pelas minhas ações vendidas.
Em Setembro tenho que pagar mais 4,4k de IR pelas vendas do mês passado.
Terminei de liquidar todos os meus Fiis.

Confesso que achei que esses impostos seriam bem maiores. Ainda bem que foi somente isso.

Coloquei mais de 92k de debentures da CEMIG pra vender há quase um mês, e sem comprador. A liquidez não existe nessa debênture, eu casei com ele. O papel está extremamente amassado e estressado, ainda mais depois que vi o Jornal Nacional hoje (isso é raro) e vi que a CEMIG perdeu quatro usinas geradoras, sem choro nem vela, o governo federal as tomou e vendeu, (e me parece que o dinheiro da venda vai pro caixa do governo federal mesmo e não da própria cemig) pois era só uma concessão. Me resta torcer para irem pagando os juros dessa debênture direitinho.

Outra coisa, tenho uns 200 mil ainda de ações alugadas, e tou precisando do dinheiro já e não tenho como vendê-las, é o último resquício do minha fase pure BH, devido a isso estou quase empatando meu fluxo de caixa. E aí que vem o tema do post: qualquer investimento ou movimento que forem fazer calculem bem a análise de risco. E como faz isso?

Imagine que simplesmente perdeu tudo, deu tudo errado, tudo foi a zero e/ou ficou sem liquidez, entendeu? Controle de risco é: Se der TUDO ERRADO o que vai acontecer com você? Como ficará a sua situação? Entendeu?

1 - Eu estava contando com liquidez baixa da CEMIG, mas não uma liquidez impossível.
2 - Eu estava contando que os papéis do imóvel estavam ok e que a caixa iria liberar rapidamente o financiamento.
3 - Eu estava contando que eu iria continuar recebendo em dia da minha atividade profissional atual.
4 - Eu achava que a obra iria andar mais rápido
5 - Eu achava que os fornecedores cumpririam os prazos (reforma, mobília, fachada, internet, vidros, etc etc etc)

Tudo isso que escrevi: atrasou, ou deu errado ou foi a zero.

MAS

Eu havia calculado tudo isso.

Vou conseguir sobreviver sem precisar vender as debêntures.
Os papéis demoraram muito mas já estão perto de sair. Nesse ínterim vou ter que depositar mais 100k da parcela da venda do imóvel (talvez eu pegue um empréstimo via PJ para pagar isso aí e pague no próximo mês em uma única parcela + os juros)
Estou levando diversos atrasos e calotes por todos os lados (público e privado)
A obra atrasou, a entrega do imóvel atrasou, mas ainda assim vou começar praticamente poucos dias antes do prazo oficial (uns 3-4 olha o aperto!)
Os fornecedores enrolam muito. Material humano é péssimo.

Mesmo com tudo isso confesso que mantenho a minha tranquilidade. Nada que umas 10 ligações por dia e alguns whatsapp não vão resolvendo. Eles me dão uma dor de cabeça e eu dou neles, saio compartilhando ela e apertando todo mundo também e assim a gente vai. Tem que ter um certo estômago, e eu acho que tenho. Agora se você for uma pessoa muito metódica e muito sensível vai sofrer se for empreender, porque isso não é ciência exata, são várias pessoas agindo por todos os lados o tempo todo. Ainda virá a batalha de conseguir aprovação no bombeiro, dvisa, anvisa, essas coisas, prefeitura, alvará e tudo isso é chato e demorado.

São vários emails por dia, várias ligações e vários whatsapp. É um mundo novo, mas tem como desenrolar. Não tem nenhum nó sem jeito, basta ter calma, focar em um problema de cada vez e ir fazendo os tasks, como por exemplo hoje (exemplo)!:

- Ligar na academia pra pedir pra panfletar lá.
- Solicitar orçamento de internet com duas empresas.
- Solicitar orçamento em três gráficas para fazer flyer.
-Solicitar orçamento em três lugares que confeccionem camisa Pólo com bordado e normal com bordado.
- Comprar uma impressora para a recepção.
- Comprar filtro de água, cafeteira elétrica e garrafa de café.
- Comprar papel higiênico, desinfetante, toalha de rosto, papel toalha e água mineral.
- Comprar folha de papel A4 pra impressora.
- Tirar cópias das chaves das portas A, B, C.
- Responder tais e tais emails.

Etc...

Esse foi praticamente o meu task de hoje, no qual eu resolvi 90% e ainda fiz umas dez ligações entre fornecedores e clientes.

Se roda muito de carro e fica muito tempo preso no trânsito também.

Interessante a força de se juntar ações, comprando aos poucos, o lucro foi muito bom, já vendi muitas e ainda tenho 445k pra vender, sendo que 120k estão no exterior e não quero vender por causa do enorme trabalho tributário e das taxas, elas serão as últimas a sucumbirem, mas acredito que o financiamento sai até o fim do mês que vem e isso não vai ser necessário. E também basta eu receber alguns meses atrasados que tenho pra receber que vai ficar tudo ok, mas confesso que no começo de tudo fiz essas contas tudo de cabeça, depois que fui colocar no papel e percebi que eu estava em cima da linha (mas mentalmente eu já sabia disso).

Agora a parte das notícias boas:

Saiu o meu CNPJ.
Abri a conta PJ no banco.
Estou no aguardo de duas maquininhas de cartão (acho que sai em uns 4 dias).
Só falta treinar uma recepcionista. Todos os outros funcionários já foram treinados e aprovados pela franqueadora, agora resta assinar a carteira deles.
Quando tiver tudo pronto eu que vou selecionar e treinar mais três e pronto. Estará finalizada e a operação estará pronta para decolar. De certa forma eu acho que na segunda quinzena de novembro as coisas melhorem bastante.
Já fiz algumas vendas antes mesmo de iniciar a operação e já gerei algum dinheiro pra começar, foi coisa pouca mas já foi interessante, pra aprender e ver que não é coisa do outro mundo.

É pessoal, semana que vem tem o fechamento mensal do post e o novo quadro do fluxo de caixa. Ando muito sem tempo até pra ler e comentar nos blogs dos amigos mas gosto de fazer isso sempre que dá.

Adendo: Teve muita gente mentindo de leve no currículo, caíram logo no treinamento da franqueadora, logo:



Grande abraço a todos.
Frugal.

Comentários

  1. Caramba Frugal, escorreu até uma lágrima aqui quando li sobre suas debêntures da CEMIG. Ô papelzinho miserável...

    Sucesso na sua nova fase, já acompanho seu blog há um tempinho mas essa é a primeira vez que comento.

    Té +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Aportador! Obrigado pela torcida. O trabalho é gigante mesmo!
      Um abraço!

      Excluir
  2. Juntar construção/reforma + montagem de um negócio é uma mistura explosiva hehe.

    São duas coisas que dão muito trabalho, mas o bom é que depois que essa fase inicial de maturação passar, as coisas tendem a ser menos trabalhosas pois você poderá focar mais na atividade principal da empresa!

    Quem sabe daqui há uns anos você consiga fazer o negócio funcionar em piloto "quase" automático.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade ministro! Não vejo a hora da obra ser entregue e começar de verdade. Depois que eu treinar todo mundo bem e treinar a equipe do comercial e ficar tudo no piloto automático aí vai ser show de bola, mas isso aí demora mais de ano eu acho.

      Abraço!!

      Excluir
  3. È Frugal, calcular o risco é imprescindível!

    Boa sorte ai! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu amigo, sem esse cálculo aí precisa pegar dinheiro caro emprestado. Mas as coisas estão voltando pro eixo. Espero resolver tudo no prazo.

      Abraço!!

      Excluir
  4. Legal vc compartilhar tudo isso. Pra gente que pretende empreender um dia, é bem útil.

    Posso te pedir para deixar as letras do post maiores. Eu particularmente tenho que ficar dando ZOOM para ler. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Que legal, Frugal! Negócio acontecendo!

    Parabéns pela iniciativa e paciência... Como comentei antes por aqui, empreender no Brasil requer muito da gente. Não tenho o mínimo interesse, mas admiro quem faz.

    Acho que vc acabou pegando o mercado acionário numa boa né? Fiquei pensando como seria calcular esse controle de risco se o mercado estivesse em baixa. Ia ser uma treta, hein? Se formos depender de timing, precisamos mesmo de um pouco de sorte na RV...

    Para esse controle, eu faço um fluxo de caixa anual, com todos meus investimentos em RF que vão vencer. Só isso já garante o meu dia a dia. A RV vou vendendo conforme acredito que chegou o momento de vendê-las, e se com isso aumenta o fluxo, possibilita jogar vencimentos de RF mais para a frente.

    Cuide dos custos. Não sei qual foi sua negociação bancária, mas o banco Inter disponibiliza uma conta muito legal para PJ. Muita coisa de graça.

    Enfim, boa sorte agora nos finalmente! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu amigo! Verdade que peguei uma bela subida da bolsa para sair, mas isso estava sendo pensado na época da negociação do imóvel. Quando eu vi o Inter tinha fechado a abertura de contas para PJ, não sei se retomaram, eu abri a conta PJ no sicoob que já é o meu banco da PF e que gosto muito principalmente do app. Daqui pra dezembro já sei que vou operar no vermelho só injetando dinheiro de fora, mas janeiro e fevereiro a maré muda pro azul.

      Abraço amigo!

      Excluir
  6. Empreendedor tem que ficar rico mesmo!
    É muito mais trabalhoso empreender do que investir.

    E ainda bem que você tinha uma reserva de contingência para lidar com tantos percalços. Bem planejado.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito mais trabalhoso e arriscado meu amigo, difícil mesmo, mas vamos lá trabalhar duro e fazer valer o investimento!
      Abraço!

      Excluir
  7. Fala Frugal,

    So de ler ja bate um cansaço: É muito esforço.

    Esper, ou melhor, tenho certeza que os frutos serao excelentes.

    Abraçao e seguiremos acompanhando sua historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu amigo, vamos ver em 2018 tudo já no azul. Tomara!!
      Abraço!

      Excluir
  8. Fala, Fugral!
    Excelente texto.
    Muito bom ter um exemplo pra gente que sonha em um dia começar!

    Com certeza os esforços serão recompensados.

    Uma dúvida: que debênture de CEMIG é essa? CMDT23?
    Tenho umas, e é bom já saber sobre a falta de liquidez.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda