Nosso sucesso na vida não é uma casualidade




Olá amigos,

Como alguns sabem estou tocando um novo projeto para mim que é abrir uma franquia na cidade onde moro.

A coisa está meio lenta pois estou procurando o imóvel para começar. Tarefa bem difícil e chata, muitos corretores, imóveis velhos e caros, maioria precisando de reforma, proprietários desleixados que não sabem conversar, fazer negócio e etc. Não é à toa que alguns imóveis estão entre 8-12 meses e ninguém compra ou aluga. É uma arte cuidar de imóvel e alugar e vender.

DICA: Se você quer vender ou alugar seu IMÓVEL, deixe ele limpo, com tudo funcionando, faça pequenas reformas de modo que fosse como se a outra pessoa fosse se mudar pra lá AMANHÃ. É muito trabalhoso fazer reforma, caro, e ainda mais se você for um inquilino que vai fazer reforma no imóvel alheio, tarefa bem difícil.

Ainda estou nesse ponto, entre duas alternativas, alugar ou comprar. Sendo que em ambas vou ter que reformar. Customizar o imóvel no padrão da franquia vai dar trabalho e gasto a mais. Estou avaliando se compro logo, economizaria no aluguel que estou achando caro e estaria comprando no metro quadrado barato devido à queda de mercado, atualmente o metro quadrado agora está mais barato do que em 2013 que deve ter sido o ano do ápice do mercado imobiliário, uma queda de quase 40% pelo que estou vendo.

Outra dúvida importante é que vou ter que vender parte de minha carteira de ações no Brasil, uma outra questão que tenho que resolver, ou vendo ou vou ter que pagar uns 5k mensais de juros mensais de financiamento bancário, esse vai ser o preço de manter a minha carteira, embora num cenário otimista o negócio vai dar lucro e vai pagar os juros do financiamento bancário. Logicamente se fosse pra comprar esse imóvel para MORAR não valeria a pena NUNCA pagar uns 5-8k de juros mensais para banco, não sei como alguém com cérebro faz isso.

Mas fiquei feliz porque no quadrilátero que quero existem alguns pontos e posso negociar melhor. É interessante o quanto você se sente vivo e produtivo fazendo isso, coisa de olhar 4 pontos no horário de almoço de um dia comercial que eu simplesmente não fazia nada, apenas enrolava no celular. Estou esperando duas respostas de ofertas que fiz de aluguel ou compra e quero ver o que os donos vão responder. Lembrando que aqui não quero brigar por preço e sim por valor. Foi bom estudar empresas para poder perceber isso, o valor nas coisas, inclusive num ponto comercial, visando a sobrevivência e a perenidade do negócio. Localização, para alguns tipos de comércio, é tudo.

Dá um pouquinho de medo, dá sim. Só quem vive essa fase pré-operacional de algum negócio é que sabe ou vai saber do que tou falando. Você até se pergunta se terá ALGUM cliente. Coisas totalmente sem noção vêm e vão na sua cabeça.

Vou falar sobre o título do post agora.

"Nosso sucesso na vida não é uma casualidade".

Significado de Casualidade

substantivo femininoAcaso; qualidade do que é casual ou acidental; qualidade daquilo que pode ou não acontecer: a casualidade do destino.Eventualidade; acontecimento inesperado ou incerto.Acidente; situação que ocorre por acaso.Etimologia (origem da palavra casualidade): casual + i + dade.
É isso mesmo. Não quero parecer piegas, nem clichê, nem auto-ajuda, mas certas coisas tem que ser ditas e repisadas, por mais que embusteiros ou charlatões repitam algumas verdades extensivamente para terem credibilidade no resto das coisas que irão falar. Mas é bem difícil ficar rico por acaso, você tem que saber os padrões comuns à todas as pessoas ricas e tentar se aproximar desses padrões aos poucos, certamente vai ter resultados melhores e um desses padrões é estudar Finanças.

Os padrões comuns à muitas pessoas de sucesso já foram extensivamente estudados, discutidos e publicados. Essas pessoas têm muita coisa em comum. Já li muita coisa sobre isso e tento replicar o comportamento e as atitudes dessas pessoas, aos poucos as coisas começam a fazer sentido. Interessante que quando eu tinha 20-25 anos lia sobre isso e achava muita baboseira, mas quando a idade vai passando você vai mudando muitos de seus conceitos.

Uma das piores coisas da juventude ali dos 20-30 anos é a arrogância. É achar que sabe. Mesmo sem experiência em nada o jovem se acha sabichão, inteligente e capaz. Contesta até autores poderosos, experts em suas áreas, que estudam uma única coisa por 20 anos pra publicar um livro de qualidade e vêm qualquer um sem base nenhuma e critica o autor. Nada como um pouco de experiência de vida, sentir na pele, pensar, passar e viver certas coisas para mudar a forma como você enxerga o mundo e processa o seu pensamento.

Você não vai ser rico ou bem sucedido por um mero acaso, foi o que eu quis dizer. Existem padrões a serem seguidos. Não tem muito como fugir disso e muita coisa já discuti aqui.

Quer ser rico mesmo? Ou quer brincar de querer ser rico? Ou você faz por onde ou nunca terá nada na vida, essa é que é a verdade.

Pessoas ricas trabalham MUITO. Esqueça 8h por dia, 44h por semana. Isso é coisa de empregado. Nada contra você ser um empregado e querer melhorar de vida, todos somos. Agora o que vai fazer você deixar de ser um simples empregado é o que você faz DEPOIS dessas 44h.

A semana tem 168h. Se você trabalha 44h ainda lhe sobram 124h, é mais do que o triplo. Dormir 8h para um adulto acho muito, você pode dizer que não aguenta dormir menos, besteira, seu corpo vai se acostumar perfeitamente em dormir 6-7h por dia. Eu durmo isso ou menos, e já me acostumei, é questão de hábito.

8x7 = 56h gastas dormindo em uma semana 8h por dia

7x6 = 42h  gastas dormindo em uma semana 6h por dia

Reduzindo duas horas de sono por noite você ganha 14h por semana para ler, estudar, trabalhar, fazer exercício, estudar inglês ou fazer cursos on-line. Você pode decidir entre dormir ou evoluir.

Vamos voltar pra sexta-feira noturno e final de semana.

Das 19h da sexta noite até as 7h da manhã o que o brasileiro médio faz ou quer fazer?

Descanso, lazer, festinha, bebida, lazer, entretenimento, gastar dinheiro na praça, etc etc etc...

São SESSENTA HORAS destinadas à pura e simples vagabundagem pra muita gente.

Depois reclamam que a vida é difícil e que as coisas são caras ou que não sobra dinheiro pra nada etc.

Pessoal, eu não conheço outra forma de ganhar dinheiro que não seja trabalhar.

Quer ganhar dinheiro TRABALHE.

Trabalhar não é apenas o seu trabalho convencional que você ganha a vida, mas pode ser fazer coisas que vão lhe agregar valor como as que eu já citei, ou então arrumar um OUTRO trabalho nas horas vagas e também no fim de semana ou fazer uma pós à noite, ou outro curso superior, ou culinária, sei lá, estou dando exemplos, é apenas não ficar parado. As pessoas que mais prosperam na vida são as mais ocupadas sabia disso?

Eu tinha uma amiga no segundo-grau que me assustava. Enquanto eu era um palerma que com muito sofrimento apenas estudava pra passar nas provas, ela já estava muito além, lendo muitos livros, escrevendo, se graduando no inglês, fazendo teatro, cantando em banda. Eu pensava "Como essa menina consegue se virar em 4 e fazer tanta coisa, e todas bem feitas?" Se tem uma coisa que ela me ensinou sem querer e sem saber foi pelo exemplo. Eu sabia que ela ia se dar bem na vida porque simplesmente ela era dedicada e gostava de tudo que fazia, além de fazer tudo alegremente e com vontade. Homem demora muito pra amadurecer mentalmente em relação à mulher. Tem marmanjo que hoje em dia chega aos 30 anos e ainda não sabe de nada da vida, é impressionante. E pior é quando age achando que sabe.

Essa minha amiga hoje já tem pós-doutorado, dá aula em Universidade, tem um blog bem famoso (não é de finanças), tem uma loja de roupas, dois filhos, é escritora, e parece saber conciliar tudo muito bem, tem um consultório bem movimentado (ela é psicóloga) e deve ganhar e viver bem.

Tenho outros dois casos de amigos que são nessa mesma linha. Ambos já não moram mais no Brasil nem na nossa pequena cidade do litoral nordestino. São pessoas que já passaram desse plano meio idiotizado por aqui para buscar estágios mais avançados na escala da humanidade.

Nenhuma dessas pessoas "trabalhava" ou estudava 44h por semana. Eles iam muito além, estavam sempre à frente, buscando mais e mais, e tudo com naturalidade, pessoal já tinha um objetivo muito bem estabelecido e buscavam por ele.

Pessoal me pergunta: "Caramba Frugal, mas você trabalha mais de 100h por semana, como vai abrir a franquia". Eu tenho certeza que essas horas irão aparecer. Dá pra fazer mais porque eu quero cumprir o meu objetivo que é ficar tranquilo na vida. Até ficar tranquilo não tem o que esperar, não tem o que perder, não tem horas perdidas pro vento, existe apenas FOCO no projeto, nos projetos, e na execução deles. E eu não estou querendo falar pra encher linguiça ou criar mais um post pro blog, isso aqui escrevo principalmente para mim mesmo, e depois para tentar ajudar os leitores.

Não se acomodem, não dediquem os fins de semana inteiros puramente ao lazer. Estudar não é ruim, é a profissão das profissões. Só através do trabalho e do estudo árduo é que vocês vão chegar longe. O resto é lorota. Não existe dinheiro fácil. Poucas pessoas ficam ricas por acaso. A maioria delas trabalha e rala muito, principalmente o pequeno empreendedor, empresário, comerciante que você vê aí na sua cidade, é muita luta e muita renúncia pra ficar bem na vida. Não pensem que é fácil, mas também não é impossível e é até prazeroso quando você vê as coisas dando resultado e acontecendo.

O que conquistei até hoje veio disso. Acordar cedo, estudar muito, trabalhar muito, dormir pouco, reclamar pouco, não ficar perdendo tempo com coisas inúteis, lazer bastante moderado e buscar sempre mais e mais. Claro que eu dei um pouco de sorte numa coisa ou outra, mas nada que tenha sido bastante importante, o principal foi o que falei aqui. Também tive e continuarei tendo perdas, mas serão superadas com mais foco e mais trabalho, disciplina, paciência, engolir MIL SAPOS x MIL e fazer com que as coisas dêem certo.

Nesse mês de Julho vou me ocupar bastante no negócio porque gostaria de inaugurar pelo menos até a segunda semana de Agosto no máximo, então vou postar um pouco menos.

Grande abraço e lutem pelos seus sonhos

Frugal.

Comentários

  1. Frugal,

    Concordo com o que você escreveu! Lembro que ao iniciar minha pós após 1 ano formado eu pensei "Nossa, sou tão jovem, o que que eu to fazendo aqui". Era o mais jovem da classe. Me dediquei, me formei e achei que não utilizaria o que aprendi a curto prazo. Resultado: Estou trabalhando no exterior e tenho certeza que também graças a pos graduação, pois incrementou meu currículo e me deu mais sabedoria.

    Abraços,
    http://brasileironaarabia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Frugal, espero que dê tudo certo com a franquia. De fato, o local do imóvel parece ser a parte mais importante, já que o modelo de negócio já vem pronto. A segunda mais importante certamente é a capacitação dos funcionários.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Aew Frugal,

    Cara, levando para um ponto de vista diferente, você já considerou que o que fala sobre trabalho nesse post é apenas uma forma de justificar o seu estilo de vida ?

    A matrix do workaholic.

    Já ouviu aquele ditado de que quem trabalha não tem tempo pra ficar rico ?
    Quem fica rico de verdade compra tempo, e isso significa pagar pra não ter que fazer as coisas.

    Existem muitos autores sobre o assunto mas a maioria concorda que ao invés de você limpar a sua casa, você pode pagar uma faxineira para fazer o trabalho e ter tempo pra fazer outras coisa. A mesma coisa se aplica quando ao invés de você TRABALHAR você pode PAGAR alguém para TRABALHAR para VOCÊ.

    Tendo patrimônio ou acesso à recursos financeiros, isso fica bastante evidente. A verdade é que você não precisa trabalhar. Pode pagar outras pessoas mais capacitadas e com experiência para gerenciar seus recursos e sua fortuna.

    Se você dedica a maior parte do seu tempo ao trabalho, onde fica o equilíbrio ? Onde ficam as horas que você deveria estudar, cuidar do corpo, da mente, namorar, transar ou até mesmo descansar ? Nosso corpo é uma máquina biológica imperfeita e se você não ter descanso e alimentação adequada ela não funcionará corretamente.

    O mesmo vale para a mente.

    As melhores decisões são aquelas que são tomadas quando sua cabeça está vazia, depois de um descanso. Conforme você vai enchendo sua cabeça durante o dia, a sua capacidade de tomar decisões assertivas são afetadas. Por isso muitas vezes estamos quebrando a cabeça pra tentar resolver um problema e basta uma bela noite de sono, para o cérebro refazer as sinapses e organizar os dados de forma estruturada que as soluções simplesmente brotam na manhã seguinte.

    Se você gostaria de livrar mais tempo de sono para fazer outras coisas, pode ler a respeito de sono fracionado, onde se é possível enganar o cérebro pra ir direto para o sono profundo e não perder tempo naquele estado REM que não descansa o corpo. Gente que vive velejando sozinho e precisa estar sempre alerta são usuários dessa técnica por exemplo.

    Eu, por outro lado, sou adepto ao equilíbrio, 50% aporte 50% gastos obrigatoriamente. O ideal seria reduzir a semana de trabalho justamente porque hoje já temos um desequilíbrio entre tempo para estudo, trabalho e lazer e não o contrário.

    Existe um livro de empreendedorismo interessante sobre o assunto: 4h work week, Tim Ferris.

    Porque nunca se sabe o dia de amanhã. Se você morrer em uma fatalidade acumulando fortuna sem ter tido tempo para aproveitar a vida, pode ter certeza que os outros gastam rapidinho o que demorou anos para juntar.

    Sucesso em suas empreitadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Thiago!

      Sou adepto ao equilíbrio e na minha vida isso é o segredo do sucesso. Como falei no post anterior do Frugal, estava de férias na praia na europa mas ao mesmo tempo estava com o iPad estudando um pouco. Não significa que eu não possa aproveitar as coisas que gosto juntamente com estudos e até mesmo trabalho.

      Vou publicar em breve um post em que falo muito sobre frugalidade VS equilíbrio. Viver frugalidade para manter um patrimônio guardado que você não precisa manter, acho um pouco de insanidade e fatalidades acontecem a todo momento então, melhor ter equilíbrio e aportar um pouco e viver um pouco, nada de extremos.

      Excluir
    2. Pagonha, o Tim Ferris é um cara muito bom, incluindo seus podcasts.
      Mas veja o conceito desse livro do 4h week. Ainda não o li mas está na minha lista.

      Nem o Tim Ferris trabalha 4h. Ele é cheio de compromissos, podcast, entrevista, divulgação, enfim, ele permanece ativo.

      O problema é o nosso "conceito" de trabalho. Principalmente quando vc é empregado o trabalho é uma coisa, quando você é empreendedor é outra coisa, é muito mais prazeroso. O trabalho criativo não tem nada a ver com o trabalho por salário. Foi isso que eu quis dizer.

      Quem é criativo sempre vai estar criando algo, mesmo que já tenha muito dinheiro. É muito dificil ficar parado quando a mente está o tempo todo tendo idéias. Uma hora isso se transforma em dinheiro, pq geralmente a criação é boa. Concordo com as coisas que vcs falaram, é pq qnd escrevo posso dar a sensação de ser workaholic mas não é bem assim, e nem acho legal isso. Um dia a gente entende que produzir é diferente de trabalhar. Abraço!

      Excluir
    3. Eu vi um video outro dia dele explicando o por que dele não trabalhar mais 4h na semana e ter reagrupado sua equipe que era home-office espalhado pelo mundo em um escritório em Vancouver...

      Simplesmente se sentia sozinho e queria amigos para conversar e compartilhar sua vida...rsrsrsrsrs

      Tem gente que realmente não consegue parar quieta não é mesmo, acho que é de perfil, mas no próprio livro ele explica como lidou com esse problema em um capítulo chamado "filling the void".

      Muito bom os seus posts e suas ideias Frugal, eu sempre tento trazer um ponto de vista diferente para as situações para conseguirmos ter uma reflexão mais profunda dos tópicos.

      Excluir
  4. Olá Frugal!

    Primeiramente, deixo aqui meus votos de sucesso a você com essa franquia! Vai dar tudo certo!

    A partir do momento que se adquire esse hábito de sempre buscar fazer mais coisas, tudo se torna muito natural.

    Há uns meses atrás minha rotina se resumia a trabalho, faculdade, banda, namorada e leituras. Olhando pra trás agora eu vejo quanta coisa eu fazia. Mas mesmo assim vivia ansioso achando que poderia fazer mais. Eu sempre fui perfeccionista demais.

    Agora decidi largar a banda, que era algo que me tomava muito tempo, pra me dedicar mais às leituras e a faculdade (preciso terminar logo). Mas assim que terminar a faculdade já planejo voltar a tocar e tenho alguns outros objetivos na fila.

    Não consigo entender as pessoas que vivem presas à rotina trabalho/casa. Eu tenho vontade de ver as coisas acontecendo, não consigo de maneira alguma passar um final de semana inteiro em casa sem inventar algo pra fazer.

    O colega Thiago do comentário acima também tem razão, mas esse comportamento é algo que não sei nem dizer quando foi que adquiri. Simplesmente veio e eu sou assim. Acho que seria muito mais sofrido lutar contra essa natureza do que assimilar... Do mesmo modo que quem é mais paradão, vai sofrer muito pra adquirir um comportamento mais "workaholic".

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Nem a pau que você inaugura isso na segunda semana de agosto, Frugal. No mais, para o alto e avante amigo!

    ResponderExcluir
  6. É Frugal, é a diferença entre receber ou pagar juros na vida (ou ser o beneficiário ou o agente que gera a terceiros, os lucros).

    Muito bom!

    Abraço e sucesso no empreendimento!

    ResponderExcluir
  7. Excelente Frugal!

    Realmente as pessoas desperdiçam muitas horas da vida com bobagens. Eu até tenho bobagens na minha vida mas até elas são cronometradas kkkkk.

    Engraçado é que eu tive a oportunidade de ir para o exterior a trabalho e alguns que não tiveram comentaram que eu tinha algum tipo de beneficio por ter sido escolhido mas ninguém diz que para ir preencher esta vaga precisava fazer uma prova de ingles com nota minima de 8. Ninguém diz que deveria ter algumas coisas no currículo que tomam muito tempo para adquirir. Ninguém diz que eu passei horas nos finais de semana estudando ou fora de casa em cursos para hoje poder ter tido esta oportunidade. Tenho certeza que todos ficaram sem fazer nada, desperdiçando o tempo de suas vidas e quando veem alguém com alguma oportunidade acham que é benefício. Eu digo que não é, é Trabalho e dedicação mesmo.

    Quanto à franquia, imagino o problema que você está enfrentando com o local. Eu ví na cidade onde minha mãe mora que é na praia, uma loja simples alugando por 9k. Cara, para alugar uma loja normal por 9k, quanto preciso de faturamento para cobrir todas as despesas e ainda ter lucro?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BPM, fiz mil contas já.

      Se você colocar um LL de 15 mil, vai ter que faturar 100 mil pra ganhar 15, ou seja R$3333,33 por dia.

      Desses 85 mil que foram os custos e tudo você coloca o aluguel dentro.
      Uma folha com 7 funcionários + encargos dá quase 12 mil.

      Aluguel + Folha = 21 mil
      Utilidades: Agua + luz + internet + telefone coloca ae 5-10 mil dependendo do negócio.

      Se for franquia tem royalties que são de 5-8% do Faturamento bruto na média.

      Tudo no máximo até agora deu 38 mil.
      O resto seria o custo dos produtos que seria a conta pra pagar pro fornecedor, 62 mil. Compraria tudo por 62 mil pra vender por 100 mil no fim das contas.

      Também tem muito imprevisto com manutenção.

      O valor do aluguel tem que se justificar pelo ponto, pelo volume de pessoas que passam no local, poder de compra delas, se vão mesmo entrar na loja, se tem como estacionar, fluidez do trânsito, é muita coisa.

      Mas pra ser prudente coloque uma margem de lucro líquido de 15-25%.

      Abraço!

      Excluir
    2. Papel aceita tudo né, as contas estão ótimas mas realmente imprevistos acontecem bastante até.

      Eu só aumentaria a folha de pagamento. Acho que 7 funcionários + encargos vai quase 20k. Não sei o piso salarial de onde você mora mas digamos que seja 1200, se cada funcionário receber o mínimo você já gasta 8400 só de salário mas tem que considerar férias e décimo terceiro já pra diluir mês a mês então já sobe para uns 9k por mês mais uns 20% de imposto mensal FGTS e blá blá blá. Sem contar que você deverá ter um gerente que ganhará mais.

      No mais, continuo torcendo por você e acompanhando a evolução. O que acho ótimo na Finansfera é isso, podermos debater os assuntos de finanças e cálculos trocando experiências.

      Abraço camarada!

      Excluir
  8. Frugal, uma pergunta... Se vc tivesse o conhecimento que tem hj e começasse a investir agora, vc ainda teria começado investindo no Brasil ou teria começado direto com uma carteira nos EUA? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neófito, o problema eh que vc aprende muita coisa na prática apenas depois que começa. Por mais conhecimento de livros, vídeos e sites, nada como sentir na pele o que aconteceu.

      Eu diria que já começaria bastante diversificado e com pelo menos 25% no exterior. E aqui 33/33/33 ações, fiis e RF. Isso tudo claro depois de ter comprado meu imóvel, que foi o que fiz. O que hj considero um erro foi ter começado 100% em ações e ter permanecido assim uns 2 anos, corri um risco desnecessário (mas nao perdi dinheiro).

      Perdi de fazer um preço médio em dolar muito barato, hoje eu estaria muito bem só com a valorização do dolar.

      Excluir
  9. Fala Frugal, concordo em quase tudo que você escreveu, muito bom. De fato, se você tem um objetivo e está disposto a alcança-lo deve empreender todos os esforços para atingi-lo. O problema é manter o ritmo quando quando você impõe uma meta para 10 a 20 anos. Mas para períodos curtos é possível. No mais, parabéns pela coragem de empreender em uma franquia. Não é qualquer um que tiraria a bunda da cadeira depois de já ter um certo patrimônio para arriscar novamente. Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Finansfera, me sinto plenamente feliz e encorajado a continuar, talvez daqui a uns 5 anos esse ponto tenha feito diferença para o resto da minha vida (pro lado bom é claro). Abraço!

      Excluir
  10. Curiosidade: a cidade que você mora é alguma capital? grande cidade? rsrs isso influencia na abertura de uma franquia né?

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo post. Só não concordo com as horas de sono limitadas. Cada um tem sua necessidade em horas de sono. O organismo não acostuma com quantidades a menos, ele se adapta, mas o prejuízo a longo prazo é certo.

    ResponderExcluir
  12. Concordei com tudo. Geralmente as pessoas que mais reclamam que a vida "não dá certo", são as que menos "vão à luta" para conquistar o que desejam. Eu sempre lutei mto e quando me falam "nossa, que sorte você deu", a vontade que eu tenho é voltar e falar: sorte? acha mesmo que isso é sorte?
    Sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade