Seu dinheiro ou Sua vida. O melhor livro que li em 2016


Seu dinheiro ou sua vida, o clássico dos clássicos, o livro-mãe, um dos 5 melhores livros que já li na vida.

Olá amigos,

Muito bom poder sentar aqui no feriado e poder indicar esse livro e comentar um pouco sobre ele.

Esse livro não sei se tem tradução para o português, eu o li em inglês (tá vendo por que você tem que aprender inglês? Muitas boas fontes de graça. Se não souber inglês vai ficar lendo Gustavo Cerbasi achando que vai aprender alguma coisa). Se você tem celular smartphone ou um PC em casa já tem tudo que precisa pra aprender inglês, só não aprende se não quiser. Diminua sem tempo em redes sociais e vá aprender inglês. Conselho de amigo.

Vicki Robin... Que autor é esse?

Primeiramente, Vicki Robin é uma mulher (eu achava que era um homem).

Vicki Robin foi a primeira pessoa que falou coisas importantes para mim mais nesse sentido, eu diria que ela me tirou da Caverna de Platão. Inclusive fiz um post sobre isso (um dos melhores posts desse blog e um dos mais acessados, para ver clique aqui: https://frugalsimples.blogspot.com.br/2017/03/voce-na-caverna-de-platao.html

Para os amigos blogueiros e entusiastas de Finanças e comportamento eu indico esse livro com 5 estrelas, é dever de qualquer educador financeiro ler esse livro. Se você é um poupador ou investidor, também tem que ler esse livro, para saber a ciência do que está fazendo, como e por quê. Não é um livro de análise de empresas, de bolsas de valores, renda fixa, fundos imobiliários, nada disso. Eu diria que esse é o tipo de livro que você tem que ler antes mesmo de começar a investir um mísero centavo, é um investimento que você faz na sua mentalidade, filosofia e espiritualidade.

Eu gostei tanto desse livro, que se você me perguntasse pra indicar APENAS um livro para uma pessoa ler, sobre finanças, eu diria apenas esse: Your Money or your Life.

Interessante, ano passado eu fiz um post sobre o melhor livro que li em 2015, que você pode ver clicando aqui: https://frugalsimples.blogspot.com.br/2017/03/o-melhor-livro-que-li-em-2015.html
não era um livro de Finanças, mas sim um romance, com muitas lições de vida, de moral, comportamento, sociedade e modo de pensar. A brilhante Ayn Rand, russa, falou como ninguém sobre a liberdade individual e sobre como temos que trilhar nosso próprio caminho.

Não queria resumir o livro Your Money or Your Life pra vocês, porque isso não é o meu objetivo aqui. O objetivo principal é chamar atenção para a leitura do livro (quem puder leia mesmo), o outro objetivo é falar sobre o que o livro fala: Independência Financeira. Sim ela mesma, sempre ela e de fato, o livro vai fazer você entender PROFUNDAMENTE o que é isso, o que seria isso, como seria isso, por que você deveria querer isso e como a sua vida iria se transformar APÓS isso. Era bem engraçado no blog do pobreta ele falando que na IF dele, ia ser Camaro, Panicats, Praias e etc... é uma perspectiva, mas a IF é muito mais além disso, conforme você vai ler no livro.

Falando rapidamente sobre o livro, Vicki nos traz importantes lições para viver a vida de uma forma plena e cheia de realizações, e muitas das coisas que ela falou eu até utilizei aqui para fazer um post inteiro, por exemplo, quando ela disse pra "Fazer as pazes com o seu passado". Utilizei essa simples frase pra fazer esse post: https://frugalsimples.blogspot.com.br/2017/03/nunca-foi-entre-voce-e-os-outros.html e que por sinal gostei muito.

Na vida útil de um blog reconheço que existem bons posts, posts ruins, posts muito básicos, posts pra falar do próprio blogueiro (esses são os que menos gosto), posts "pra dar aula", posts pra entreter, outros engraçados e por aí vai. A gente vai migrando de um para outro de acordo com os dias e o ânimo e disposição, lembrando que isso aqui é voluntário e não dá dinheiro algum, mas como escrevo por prazer e tenho a intenção de ajudar você leitor, para retribuir um pouco a ajuda que já recebi de dezenas de pessoas, é que indico esse livro.

Precisamos de mentores, precisamos de referências, de indicações, de sites, de livros, de aprender maneiras de viver, precisamos preencher lacunas que nossa família não nos ensinou, ou nossa escola, ou nossa faculdade e até mesmo coisas que somente a vida ensina. E dentro de todas essas lacunas achei esse livro que caiu como uma luva. Foi a primeira resposta que tive satisfatória à pergunta interna "Por quê você quer ser rico"? Eu não sabia responder de forma completa à essa pergunta antes de ler esse livro, só imaginava contas pagas, o dia livre e satisfação de não ter que encarar despertador todo dia e dar satisfações a ninguém. Ainda bem que a verdade maior é bem longe disso.

Como a gente mora no Brasil e aqui ser rico é crime e pecado, esse é um livro que vem bem a calhar. Você não precisa ter vergonha de dizer que quer ser rico, e mais do que nunca, depois de ler esse livro não vai ter mais vergonha mesmo! A pequenez alheia, a ignorância e a mediocridade que às vezes nos contaminam irá embora de vez depois que você ler esse livro.

O propósito principal desse livro é transformar a sua relação com o dinheiro. Não apenas essa coisa óbvia de ganhar, gastar, poupar, investir. O propósito disso tudo inclui o TEMPO que todas essas coisas sugam da sua vida e tenha em vista que a sua relação com o dinheiro, sua satisfação e alegria de viver, sua conexão com sua família, seu cônjugue, sua comunidade e com o mundo em si tem muito a ver com isso. Não adianta não fazer ligações entre todas essas coisas, o dinheiro e o tempo que você dispõ no planeta pra fazer as coisas que você gosta e sente prazer.

Claro que você não precisa ser rico pra ser feliz, nem precisa se aposentar cedo e passar a vida na praia sem fazer nada. O que você (e eu) e todos nós precisamos é ter uma boa relação com o dinheiro, com nosso tempo livre, com nosso trabalho, família, amigos e comunidade, assim se vive bem. O livro não é apenas sobre aposentadoria precoce, é sobre a conexão do que seria isso com o restante da sua vida.

Felizmente é um livro muito BÁSICO, que vai ajudar você a se organizar desde o começo, com informações importantes tais como o quanto você ganha por hora de trabalho, o quanto gasta por bem de consumo em núimero de horas de trabalho (duas coisas básicas que as pessoas não se dão conta), o quando qualquer compra pode lhe escravizar, o que é o consumo consciente, o que é ter a sua vida nas suas próprias mãos e por fim o livro lhe ajuda a traçar um caminho, uma rota, um pacote completo de pensamentos, sentimentos e atitudes para transformar a sua forma de pensar. NÃO É AUTO-AJUDA! Que isso fique bem claro!

 É um livro BÁSICO. Não é um livro chato, ou um livro técnico sobre finanças, é um livro leve e tranquilo de ler, com muitas lições valiosas. Eu diria que se você tivesse que ler um livro em 2017, leia esse. Tem pouquíssimas fórmulas, coisa básica de divisão e multiplicação que crianças de 12 anos conseguem fazer.

Esse livro tem mais de 25 anos de publicado já, é um livro de 1992. E é uma pena que não tenha tradução para o português (não tenho certeza), pois o brasileiro médio precisa MUITO ler esse livro.

Se você não sabe inglês, essa é uma ótima oportunidade pra aprender, compra o livro, pega o dicionário ou então o google tradutor e vai em frente (eu prefiro o dicionário de inglês-inglês mesmo, tem em papel pra comprar ou no PC mesmo). É bom aprender inglês lendo um bom texto e com interesse.

Legal pessoal. Não quero me estender muito. A dica está dada. Agora é com vocês.

Bom feriado a todos.

Frugal.

Comentários

  1. A versão brasileira é essa aqui:http://www.americanas.com.br/produto/7239163/livro-dinheiro-e-vida

    Ainda não li, mas com sua recomendação irei ler com certeza.

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Irmão, legal saber que tem em português também. Um livro desse naipe, tão bom e eu nunca tinha ouvido falar em português aqui. Seu comentário foi bom que aí o pessoal vai poder ler diretamente em português também se quiser, obrigado!

      Excluir
  2. Você me convenceu. Amanhã mesmo vou procurar este livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale mesmo muito a pena CF. Inclusive pra presentear parentes e amigos. Existem versões pdf em inglês pra baixar na internet tambem. Abraço!

      Excluir
  3. Boa indicação! Vou procurar para comprar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Vários preços aqui: http://www.buscape.com.br/dinheiro-e-vida-mude-a-sua-relacao-com-o-dinheiro-e-obtenha-a-independencia-financeira-joe-domingues-8531609852

    ResponderExcluir
  5. Vou procurar alguma versão para Kindle... pagar R$ 40 não rola não hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem vários pdfs em inglês pra baixar pelo google Seu Madruga!

      Excluir
  6. Boa indicação FS,
    Eu tenho esse livro. É muito bom. Simples de entender e agradável de ler. Aprendi muita coisa com ele.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é Cowboy, a boa notícia é que a Vicki disse que está preparando a continuação do livro e será lançado em breve. Não será uma nova edição e sim um livro totalmente novo. Vou ler com certeza. Depois de mais de 25 anos de experiências novas ela tem muito a falar. Abraço!

      Excluir
  7. Frugal preciso da sua renda passiva de Janeiro e fevereiro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Legal Frugal!
    Vou dar uma procurada na versão em Inglês!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade