Translate

domingo, 2 de abril de 2017

Como comprar bitcoin de maneira rápida, fácil e segura



Olá amigos,

Navegando no site da Interactive Brokers me deparei com algo muito legal, a possibilidade de comprar bitcoin através de ETF de bitcoin.

Na interactive brokers você tem acesso a comprar muita coisa bruta, petróleo, ouro, prata e agora bitcoin.

Qual a vantagem disso?

Bem você vai poder seguir um índice que compra bitcoin e que vai variar junto com o preço do bitcoin, assim pode ir comprando aos poucos para manter na carteira e acompanhar o preço do bitcoin no longo prazo ou pode fazer trade mesmo. É um ETF sintético.

Outra vantagem é que você não vai precisar se cadastrar numa corretora de bitcoin, ter outro login e senha e fica mais difícil ser roubado, não precisa ter carteira virtual nem decorar e anotar chaves e códigos em papéis. O seu ativo vai ser a sua posição no ETF custodiado na Interactive Brokers como se fosse um ETF normal. Se roubarem os bitcoins deles, problema deles. Seu ativo vai estar na IB e não lá com eles, claro que como é um negócio muito lucrativo eles devem proteger bem.

Desvantagem?

Você não vai ter o bitcoin propriamente dito na sua mão para transferir ele pra alguém ou usar ele pra fazer pagamentos, então é um tipo de investimento indireto e também você não estará imune à ataques da quadrilha estatal, vulgo governo, contra algum tipo de bloqueio dos seus bens ou confisco pois este ETF mesmo estando numa corretora americana pode ser consfiscado de você caso você leve algum processo judicial (embora eu ache que nos EUA fica mais difícil).

Outra desvantagem, TAXA! Taxa de 2,5% ao ano! Considero uma taxa alta, mas dependendo do seu volume e da variação do bitcoin pode valer muito a pena, isso você vai ter que decidir, e também vai depender da posição do bitcoin no seu portfólio, por exemplo, se você pretende ter 5% do seu portfólio em Bitcoin essa taxa vai lhe gerar um custo pequeno, mas se você quer ter 20% do seu patrimônio em bitcoin aí o valor da taxa vai pesar muito. LEMBRANDO que você só vai pagar essa taxa pra ter o bitcoin, não vai pagar taxa de carregamento como em outras corretoras, nem spread, nem nada, essa é a única taxa que você paga.

Ou


Veja essa página:
https://www.interactivebrokers.com/en/index.php?f=2222&ns=T&exch=sfb&showcategories=

segura aí o código:

BITCOINXB - Esse é vendido em coroas suecas ou euro. Você pode trocar seus dólares por coroas suecas ou euro dentro da aba forex no homebroker da Interactive Brokers, é um processo simples.

código ISIN: 
SE0007126024

As informações sobre esse tipo de ativo
 você encontra aqui: http://xbtprovider.com/

Como essa XBT provider calcula esse preço do bitcoin?
(Na verdade o valor da cota do ETF lá corresponde a 5% de um bitcoin)



Esse valor final aqui de baixo muda toda hora, 24h por dia, 7 dias por semana.

Bem, pelo que li aqui essa XBT é uma empresa sueca, TENDE a ser menos corrupta e mais confiável do que uma brasileira. Veja que o produto é listado na bolsa sueca, que foi comprada e incorporada pela NASDAQ americana, então eles devem ter sido muito rigorosos, pelo menos eu consigo ver uma bolsa como uma instituição mais séria e confiável do que um banco e a Nasdaq está querendo crescer na Europa.

Outra opção é o fundo oferecido pela Grayscale no OTC Market sediado em NY.
O OTC market é uma bolsa nos EUA diferente da NYSE, é um mercado financeiro, que vende ativos financeiros de mais de 10 mil empresas.

Essa é uma opção para você que tem conta em uma corretora americana diferente da Interactive Brokers.

https://grayscale.co/ É o site onde você vai encontrar o fundo GBTC que você pode conferir aqui:

https://www.otcmarkets.com/stock/GBTC/quote o preço de um GBTC é equivalente a 10% do preço do bitcoin em dólar, e a taxa de administração dele é de 2% ao ano, mais barata portanto que a sueca.

O GBTC você encontra fácil e pode cadastrar no seu portfolio do Google Finance.
Veja se a sua corretora oferece acesso ao mercado da OTC, ainda não testei se a Interactive Brokers oferece mas desconfio que sim, essa taxa é 20% mais barata do que a taxa da empresa sueca, mas o ativo ficará sediado nos EUA e obedecendo leis dos EUA para os NRA como você que é brasileiro e quer investir lá, o que inclui os 40% de imposto de renda em caso de sua morte.

Vou procurar saber a taxa de imposto de renda em caso de morte de NRA com ativos na Suécia e depois falo aqui.

Essa mesma empresa tem outro Trust para Ethereum que basicamente é a mesma coisa do fundo de bitcoin, mudando apenas a moeda que estão comprando.

Eu nunca tinha entrado em Bitcoin, mas pensei muito e acho que vou entrar, aos poucos e com os pés no chão, acho um erro ficar de fora desse ativo.

Grande abraço a todos!
Frugal.

5 comentários:

  1. Muito bom o texto. Em breve vou diversificar minha carteira e BC é uma opção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mestre, acho que não custa nada 5% de bitcoin e 5% de ouro por exemplo. Achei essa uma boa solução sem passar pelo rolo todo. Na medida do tempo acho que irão surgir concorrentes e essa taxa pode baixar, mas achei muito atrativo mesmo.

      Excluir
  2. Olá FS,
    Excelente post.
    Isso é uma boa para diversificar um pouco a carteira.

    Como você falou. Tem que partipar da "festa". Vai que no futuro isso se torne um ativo muito lucrativo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá FS, legal esse método de investir em BC, porém o pessoal que gosta, prefere mesmo o anonimato !!

    ResponderExcluir