Usando o Google Finance para acompanhar os seus investimentos

O google finance é uma EXCELENTE ferramenta para acompanhar os seus investimentos.
Hoje vou introduzir uma coisa nova para meu acompanhamento - o acompanhamento e a cotização do meu patrimônio financeiro.

Navegando na net e cadastrando meus ativos no google finance eu vi que ele coloca o preço da compra da ação ou do fii e compara o preço com o rendimento do dia e do rendimento total, soma todos os valores e coloca a variação em percentil individual e da carteira como um todo, o que é muito legal.

Com a super alta recente da bovespa eu praticamente recuperei meu patrimônio investido no valor total (+ de 100 mil reais) e estou quase empatado com o que eu mesmo depositei incluindo o reinvestimento dos dividendos. Basicamente a carteira ficou assim:


Captura de Tela 2016-03-12 às 19.49.14
Captura de Tela 2016-03-12 às 19.49.28

Bem como podemos ver o que está pra trás na minha carteira é a Tarpon, Ser Educacional, Eternit e Grazziotin. Dessas só estou com coragem de continuar comprando Ser e Graziotin. Eternit está em quarentena e Tarpon vou esperar o anual 2015 e ou 2016.

Os valores da última linha são em dóllar e é assim que vou cotizar, lembrem que no futuro esta carteira vai ter ativos no exterior também. Eu não gosto, não quero e não sei mexer no Excel e odeio aquelas planilhas e não quero aprender, investir tem que ser simples. Esse google finance foi uma mão na roda que eu descobri, você pode cadastrar seus ativos ou montar uma carteira teórica nele pra ver como a coisa se comporta.

Você não precisa comprar o ativo pra cadastrar, veja que só coloquei as coisas que já comprei mas essa tabela é muito maior porque tem os Fiis cadastrados e também tem os ativos internacionais que comprei.

Então, graças a essa última subida da bovespa + a queda do dóllar a carteira deu um salto considerável de quase 30% apenas nos últimos 30 dias, a volatilidade é grande! Isso eu já falei no post anterior. Ser Buy and Hold no Brasil é uma verdadeira prova de nervos.

Nos EUA é mais simples porque você compra uns 5 ETFs diferentes ou apenas 3 ou 2 e está resolvido seu problema, estou lendo um livro muito bom sobre isso e montei minha carteira lá, só falta o dinheiro pra aportar e U$ 10,ooo pra abrir a conta na Interactive Brokers.

Mandei uma mensagem tentando abrir conta na Vanguard corretora MAS ELES NÃO ABREM CONTA pra brasileiros, achei uma pena, porque gostei mesmo da corretora da Vanguard.

Diminuí bastante o meu percentual em São Carlos porque ela está muito endividada e não gostei do resultado anual, aumentei CETIP, LEVE e GRENDENE que serão minhas próximas compras.

A partir do post que vem vou comentar os resultados anuais das empresas que existo e dizer qual a minha conduta em relação a eles. Quanto mais o tempo passa mais minha carteira me agrada e mais me sinto confortável, é muito bom isso.

E por falar nisso:
Captura de Tela 2016-03-12 às 20.01.15

A rentabilidade da minha carteira em dóllar desde 29 de fevereiro até 12 de março foi de +20,9% em relação ao SP500 que só aumentou +3,9%. Mas isso não serve pra nada, apenas pra justificar o aumento de valor da minha carteira e que temos no Brasil boas empresas e boas oportunidades na bovespa SIM.

Bem, aquela linha lá embaixo de "valor do portfólio" está em U$ 173,989 e partir desse valor hoje 12/03/2016 vou dividi-lo por 100.000 e vai me dar o valor da cota = U$ 1,73989.

Então esse é o meu referencial que vou utilizar a partir de hoje e vou atualizar todo mês. Lembrando que a variação será de novos aportes + mais variação da carteira + reinvestimento de todos os proventos.

Não vou calcular em reais porque dá trabalho e já tem o google finance calculando em dólar e é por ele que quero me balizar daqui pra frente.

O que for dito nesse blog são apenas comentários de um estudioso do mercado de ações, não faço indicações de compra e venda, nem presto nenhum tipo de serviço financeiro.


E amanhã é todo mundo na RUA pra TIRAR A QUADRILHA MALDITA DO PT DO PODER!
FORA DEMÔNIO DILMA, QUERO LULA NA CADEIA!!

Grande abraço,
Frugal.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade