Empresas que invisto no Brasil: EZTEC

Olá amigos, nesse post vou comentar um pouco sobre a Construtora paulista Eztec tocada por uma família árabe da qual sou sócio e também falar sobre meus dividendos do mês.
Final de mês vamos fazer um pequeno balanço:
Proventos líquidos recebidos (JCP + dividendos)
Março 2016 =   1737,93
Março 2015 = 2056,48
Março 2014 = 609,16
Bem, como todos sabem o PT fudeu o Brasil a a lucratividade de diversas empresas. Essa baixa total na macroeconomia acaba afetando um pouco a distribuição de dividendos pois as dívidas das empresas aumentaram, a provisão de lucros também e o receio de mais queda da atividade econômica em 2016.
Os dividendos recebidos esse mês foram um pouco mais baixo que no ano passado devido à eternit não ter pago nada, pois está altamente endividada, perdendo processos na justiça e sem vender muito. Mesmo assim considero esse um valor líquido muito bom, de fato  eu poderia pagar meu condominio (300 reais) + celular (100 reais) + eletricidade (300 reais – aumentou mais de 50%) + gasolina (600 reais) + internet (120 reais) e ainda sobraria alguma coisa, ou seja, parte de minhas contas já poderiam ser pagas com esses dividendos (felizmente ainda não é o caso mas um dia será).
Então assim os dividendos vão ajudando a viver quando chegar no momento certo. É um valor considerável quase igual ao valor de um apartamento de 400 mil reais de custo alugado, e sem aquela trabalheira de alugar e pagar corretor e achar um inquilino decente. Se mantivesse essa média daria 24 mil reais por ano quase, nada mal.
Pois bem adiante. Eu sou sócio também da EZtec como vocês podem ver no meu portfolio. É a melhor construtora pra se investir na bolsa e talvez a única que valha a pena. Vamos aos quadros que retirei do release:
Screen Shot 2016-03-31 at 10.05.47
Screen Shot 2016-03-30 at 16.18.56Screen Shot 2016-03-30 at 16.19.26Screen Shot 2016-03-30 at 16.19.38
Primeira LEI DO RELEASE: Começou falando em lucro = BOM!
Segunda LEI DO RELEASE: Começou falando em faturamento = AN?
Terceira LEI DO RELEASE: Começou falando em macroeconomia, desafios, governo, dólar, crise = FERRO!
Bem como sabemos o setor de construção civil é cíclico, e estamos numa época de baixa, poucas vendas de imóveis, juros altos de financiamentos e desemprego ou expectativa de desemprego, então as pessoas não querem se endividar num imóvel que é uma dívida imensa e pra quase uma vida toda ou meia vida. A eztec é bem conservadora e não lançou muitos imóveis novos, além de ter um estoque de imóveis prontos pra vender e que está meio encalhado, estoque tem custo financeiro e operacional e é bom vender logo.
Por fim o lucro líquido de 2015 foi menor que o de 2014 e o LPA (lucro por ação) também caiu, a meu ver nada pra se preocupar, lucros não crescem pra sempre, é renda variável, lucros também variam, o que você tem que entender é que muitas empresas estão sofrendo. A Eztec apesar disso mantém um ROE e uma margem muito altas e tranquilas e não tem dívidas preocupantes, então sigo sócio. O primeiro e o segundo quadro são bem explicativos. Nos gráficos podemos ver que as vendas despencaram, não por culpa da empresa e sim da conjuntura (aqui não tem como) – vender apartamento não é igual a vender banana. Lembre-se que quando você compra EZTC3 você está tomando sociedade numa construtora e tem que saber o que isso significa.
Se não sabe pergunte aos seus amigos engenheiros civis ou construtores como está o mercado na cidade deles, já tem até eng. civil desempregado e dirigindo Uber. Então você tem que aceitar o mercado cíclico de imóveis pra ser sócio de qualquer construtora ou então é melhor colocar seu dinheiro em outro lugar. A Eztec vai distribuir quase 105 milhões de reais em lucros (equivalente a 25%) conforme o estatuto social. Até hoje é uma das empresas que me sinto mais satisfeito em investir.
Por enquanto é isso.
Grande abraço,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade