Por que pode dar certo mesmo você sendo pobre

O artigo de hoje é mais sobre estilo de vida e conjecturas sociais e psicológicas. Esse artigo é dirigido a você que é pobre e sem perspectivas na sua mente.
Você sabia que 85% dos milionários americanos, CONSTRUÍRAM SUA FORTUNA DO ZERO?
Como eu poderia explicar que você pode ter uma vida plena, feliz, com independência financeira, uma boa qualidade de vida e uma boa aposentadoria?
Como falar para o pobre que passa horas dentro do trânsito preso num ônibus indo ganhar um salário mínimo após uma rotina estafante?
Como eu poderia falar para um adolescente de escola pública com pais pobres, desempregados, com família destruída e insegurança alimentar que ele pode dar certo, que pode viver seus sonhos e ter uma vida digna no futuro?
Programas sociais? Ajuda do governo? Cotas? Nada disso.
O primeiro passo para o pobre vencer na vida é:
1. PÁRE DE ACREDITAR NO GOVERNO! (Se você for pobre e estiver lendo isso reflita – o governo é apenas um grupo de pessoas que compra o poder para se locupletar com o dinheiro do pagador de impostos, e nada mais). O governo não ESTÁ NEM AÍ PRA SUA VIDA PESSOAL, SEUS ESTUDOS, SEU EMPREGO e SUA FAMÍLIA! No máximo vão querer tirar fotos com os pobres na época de eleição visitando bairros pobres, abraçando criancinhas e comprando votos no apagar das câmeras.
Se você for pobre e estiver numa pior faça uma coisa:
2. PÁRE DE CAVAR UM POÇO!
Ser pobre não é uma questão de escolha, é uma questão de DESTINO. Você nasce pobre muito provavelmente por que seus avós eram pobres, não deveriam ter tido tantos filhos e não cuidaram bem da educação deles, mandaram eles trabalharem cedo, não sabiam que os filhos poderiam prosperar. Você nasce pobre e cheio de irmãos desnecessários porque seus pais eram pobres e não tiveram cuidados em ter apenas um filho ou nenhum.
Não estou dizendo que pobre não pode ter filhos, estou dizendo que quanto menos melhor, se for nenhum melhor ainda. As pessoas tem que aprender a suportar uma vida sem filhos e parar de ferrar os próprios filhos os enchendo de irmãos (sim os irmãos competem pelos mesmos recursos – 2 contra cheques de salários baixos dos pais) – acabam indo pra escola pública, morando num bairro ruim, violento e tendo péssimas amizades, basicamente TAMBÉM por culpa dos pais. SIM!
Eu nasci pobre, meus pais também, meus avós também, meus primos também. Todo mundo. Meus avós tiveram 7-9 filhos (PRA QUÊ ISSO?), meus pais tios tiveram MAIS QUE TRÊS FILHOS cada, as vezes até MAIS TRÊS FILHOS do segundo casamento, DEPOIS MAIS ALGUNS BASTARDOS. Estou falando de uma família pobre e numerosa e que se multiplicou como vírus (a minha).
Meus primos pobres já tiveram MAIS FILHOS em plena adolescência. Você tá vendo alguém cavando poço aqui? Como você chega no fundo do poço? CAVANDO. ISSO MESMO. Também, sem recursos nem estudo nenhum, casaram-se cedo (meus pais, tios, avós, primos). Casaram-se com pessoas igualmente pobres. Isso não tem muita chance de dar certo não é?
Bem, se você for um leitor adolescente pobre faça o seguinte:
ESTUDE, NÃO USE DROGAS, NÃO VIRE ALCÓOLATRA, NÃO ENGRAVIDE NINGUÉM, NÃO CASE, PARE DE PERDER TEMPO COM NAMORICOS, APRENDA UM OFÍCIO, FAÇA UM CURSO TÉCNICO, SE PREPARE PARA O VESTIBULAR E PASSE NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA (não tente uniesquina). Se você for um aluno MUITO BOM na escola pública, ou for um ATLETA MEDIANO PARA BOM em algum esporte, faça o seguinte:
Prepare um pequeno currículo, leve suas notas do colégio, seus boletins, suas medalhas (Isso mesmo, mesmo você tendo 12 anos, 13 anos, 14 anos, 15 anos, 16 anos) etc etc etc
Anote uma lista de colégios particulares que você sonha em estudar, ou gostaria, ou que seja fácil de transporte para você, escreva uma carta à mão mesmo, conte um pouco de sua história e fale de você na carta, escreva essa carta umas 10x e leve para dez escolas particulares diferentes.
Segunda parte, num dia da semana acorde cedo, tome banho, faça a barba, corte as unhas, vista uma roupa decente e séria (não precisa ser chique, nem roupa de balada) basta uma camisa pólo ou básica, calça e jeans e tênis (ou uma roupa social se você tiver) e vá PESSOALMENTE aos colégios (nada de ligar ou mandar e-mail) e peça pra FALAR COM O DIRETOR, sim, isso mesmo, você vai chegar lá com um pire na mão pedindo uma vaga na escola, ou um desconto gigante tipo maior que 80%, escreva isso na carta e treine um pequeno discurso.
As pessoas tendem a ajudar outras pessoas quando elas tem humildade e se destacam da média e ainda têm uma atitude a mais. Eu tenho CERTEZA que você pode GANHAR UMA BOLSA num colégio decente apenas fazendo isso, se não ganhar é porque não visitou o número de colégios suficientes. Parece OUSADO pra você? O mundo não vai se jogar aos seus pés lhe oferecendo uma chance, lute pela sua vida.
Como eu sei que isso funciona?
O principal motivo que me faz acreditar que isso funciona é:
EU FIZ ISSO! Eu bati nas portas, contei minha história e fui acolhido. E não apenas numa escola, e não apenas uma vez. Se eu era extremamente bom em alguma coisa? Não, não naquela época. Em nada. Isso mesmo. Nada.
Ah mas foi o seu caso! Isso é difícil, o mundo é foda…
Sabe que isso TAMBÉM aconteceu com um colega de trabalho meu? Que hoje em dia está muito bem? Um dia conversando com ele, ele me contou. Sabe o que ele fazia?
LAVAVA CARRO EM POSTO DE GASOLINA quando era moleque. Foi lavar um carrão, o dono do carro foi puxar papo com ele, e ele disse que SÓ QUERIA ESTUDAR NUMA ESCOLA BOA. O dono do carro mexeu uns pauzinhos e arrumou a bolsa pro lavador de carros. Esses são os momentos mágicos da vida. Eu falei que a vida dele mudou ali naquele dia, e ele concordou.
“Ah mas eu sou pobre, não tenho como passar num vestibular ou num concurso pica. Não tenho como concorrer com filho de médico, com playboy que estuda na escola particular…”Eu não tenho base, não tenho lugar pra estudar, não como direito, não tenho livros.” DESCULPA! DESCULPA PRA TUDO! PORRA! DESCULPA NÃO AJUDA EM NADA!
Conheço dezenas de pessoas vencedoras. Páre de colocar tudo numa fôrma bonitinha para explicar seu mundo, se você está na merda é porque as suas idéias e a sua visão de mundo lhe deixaram na merda. Tem filho de médico problemático, doido, drogado, que engravida cedo, que não estuda, que não aproveita a escola particular, que não passa no vestibular, QUE NÃO DÁ CERTO NA VIDA! Mesmo sendo classe média alta, mesmo sendo rico.
Conheci uma MEGA PATRICINHA que tinha vida de sonho, foi fazer um intercâmbio na Inglaterra aos 16 anos e voltou DROGADA, VICIADA, PROSTITUÍDA e até LOUCA. Isso mesmo, a vida da menina acabou ali mesmo em Brigthon, mandaram um zumbi de volta, que depois tentou suicídio algumas vezes, e vivia se internando em clínicas de drogados.
Quer saber como eu estudei pra passar no vestibular?
Com livro velho, riscado, doado, comprado em sebo, comprado no centro, com livros que achava na casa de alguém e pedia, com apostila velha, com o KARALHO que tivesse tinta impressa e desse pra ler (meu custo de livros foi virtualmente ZERO). Eu aprendi inglês com a ajuda de um dicionário velho, amarelo, sem capa, desfiando e com folhas soltas e FEDORENTO. Sim, na minha época não tinha nem internet direito, nem youtube, nem aulas online, nem smartfone com app pra aprender, nem apostilas gratuitas na internet pra estudar, NADA, era só livro mesmo e FODA-SE!
Se lhe falta VONTADE DE ESTUDAR A CULPA É SUA, TODA SUA, IMENSAMENTE SUA!
Eu tenho um amigo que morava num interior pobre, numa vila de pescadores, só tinha um colégio ridículo de interiorzinho do interior com primeiro grau pra TODO MUNDO DE UMA VEZ, você tem noção do que é isso? Sabe como ele fez o segundo grau? O PREFEITO COMPROU O TELECURSO 2000 pra ele, e ele estudou e viu os vídeos em VHS (Sabe o que é isso) numa das poucas TVs que tinha na cidade, dentro da escola, sozinho, à tarde e à noite. Depois disso ele passou no vestibular da FEDERAL (sem cotas) num curso PICA, depois de três anos tentando, só estudando com livros velhos e doados por conhecidos e por quem conhecia a história dele.
Arrume um lugar pra estudar, arrume material e estude. Tente comer. Se não tiver comida arrume um trabalho só para pagar sua comida e seu transporte, E SÓ!
Depois que você passar numa faculdade e tiver mais espertinho dá pra se virar melhor, dividir aluguel, arrumar um emprego, estudar MUITO, arrumar estágios, bolsa de pesquisa. Todos os universitários pobres que conheci já sabiam se virar e já eram adultos. Depois que você se forma aí o bixo pega e sua vida vai se definir de novo.
Espero que você tenha estudado bastante, trabalho na sua área, arrumado contatos, não tenha engravidado ninguém, nem casado, nem com dívidas e consumismos idiotas (aqui é foda, eu vivia no cheque especial 15 dias por mês).
Prepare-se bem para passar num concurso de nível superior ou médio até o fim da sua faculdade, ou pelo menos sair empregado (por isso que falei pra passar numa pública, aluno de uniesquina é mau visto no mercado e ganha bem menos.
E AGORA O GRANDE TRUQUE!
Você estudou, se fudeu, trabalhou, se formou, não engravidou ninguém, não casou, já está perto dos 25 anos, arrumou um trabalho meia bomba/mediano/bom e agora finalmente vai poder “APROVEITAR A VIDA”, certo!? ERRADO! MUITO ERRADO! Nessa época você ainda é um lixinho, esqueça comprar populixo pra levar menina pro motel, esqueça baladinha de carpes, esqueça viagenzinhas idiotas de instagram.
Qual o segredo aqui? Viver MUITO ABAIXO DO SEU PADRÃO DE RENDA, de preferência nem se mudar, nem comprar roupas novas, nem ir pra festas, nem comprar carro, nem casa, nada, SUA VIDA NÃO DEVE MUDAR NADA, exceto sua conta bancária que vai ficar no azul. O que fazer com o dinheiro extra? Investir em você! Irmão, pára de colocar 200 reais por mês no tesouro direto ou ler livros de investimentos se você basicamente ainda não ganha porra nenhuma e nem sobra quase nada. Você aqui TEM QUE FAZER SOBRAR DINHEIRO. Como você vai investir em você?
Curso de inglês já tem? Já sabe mesmo? Sabe LER, ESCREVER, FALAR FLUENTE e ESCUTAR NORMAL UM FILME OU UMA MÚSICA? NÃO? Com mais de 20 anos em tempos de internet, youtube, apps pra celular, e o caralho a 4?
TOMA VERGONHA NA CARA! NÃO TEM CONDIÇÕES!
VOCÊ nunca vai ser gente se não dominar o inglês. Pode até achar que é, mas não é. Você é um lixo de quinto mundo que merece morar no chiqueiro pra sempre.
Pós graduação, MBA? Se for fazer faça um bom, ou nem faça.
Pensou em emigrar e fazer um curso no exterior, quem sabe ficar por lá? Tem que ter inglês, o resto é com você lá. Mas sem isso não dá.
Cursos online? Rápidos, eficientes, valorosos.
Future Learn, Edx, Coursera, TED talks, Udemy.
Pesquisa isso aí na internet e ache algumas coisas legais, já fiz vários.
O pobre NÃO pode virar CLASSE MÉDIA! Seja pobre e evolua pra ser RICO. Classe média é a classe mais FUDIDA QUE TEM. Vive de aparência, paga muito imposto, sustenta ricos e pobres, está sempre com a corda no pescoço, a cabeça nas nuvens e os pés na lama. Não se deixe seduzir pela vida de classe média, é uma merda, um consumismo inútil, vazio e barato, nunca tem paz, vivem fodidos e cheios de dívidas, divórcios, drogas, suicídios etc. E ainda mais no Brasil que não ajuda não é?
Quando você tiver ganhando bem você estuda investimentos, ações, renda fixa e fundo imobiliário. Não empreste dinheiro pra amigos e família, diga que tá fudido, seja discreto, pare de postar posses em redes sociais, invista em você, páre de investir em empresa dos outros, invista em você, faça sobrar dinheiro e reinvista em você.
“Ah mas não tem como competir com os filhos dos ricos”
Cara, sabe quantas vezes eu escutei isso dos meus amigos POBRES iguais a mim?
6123985678326587 vezes. Esse foi o número. Irmão, FODA-SE O FILHO DO EIKE BATISTA, DO ROBERTO MARINHO, DO NEYMAR, DO WILLIAM BONNER, DE QUEM FOR, DO PLAYBOY DO PRÉDIO GIGANTE AÍ NA SUA CIDADE! Todo mundo!
O que que você tem a ver com esses caras? Que ódio é esse?
E aquele seu primo que sempre teve tudo? F0da-se!
Pare de se comparar, pare de ter ódio de quem tem as coisas!
O cara também não tem culpa de ser filho do Bradd Pitt. Ele já venceu na data de nascimento! Você já pensou nisso!?
Para o filho da princesa Daiana ganhar você precisou perder? NÃO?
Pra o playboy da faculdade ter um puta carro e pegar as loiras mais gostosas do mundo você precisou perder? Não! (ela nunca ia lhe pegar mesmo).
Se concentra em você cara, o foco é você, superar a pobreza não é fácil, mas é possível. Só dei alguns conselhos, mas é basicamente isso, não tem muito segredo ou mistério, é só não usar drogas, não ser preso, não engravidar ninguém, estudar, arrumar um emprego, se especializar, ganhar mais, investir mais em você, e mais de novo, dominar o inglês, SER UM CARA LEGAL, que dá certo.
Sempre foi assim e sempre será. Não é só jogador de futebol e pagodeiro que sai da miséria, você também consegue. Isso tudo, superar a pobreza pode superar uns 20 anos, dos seus 15 anos aos seus 35 anos, acredite passa rápido, até os 15 anos você não tem como fazer muita coisa, mas a partir daí é com você (eu passei na escola técnica com 14 anos).
E no dia que você ficar com delírios de classe média leia esse livro:
Screen Shot 2016-04-14 at 01.40.22
Você vai aprender como os ricos pensam e agem. E pode imitar eles e se tornar rico também. Dá pra baixar o pdf facinho em portugues.
Se você acha que dos 15 aos 35 anos é muito tempo, ok, você pode desistir agora, torrar sua juventude na merda e viver mais 60 anos pobre até o dia da sua miserável morte na sarjeta.
Se você acha que pode começar a viver tranquilo após os 35 anos, e viver mais uns 50 anos dignamente, comendo bem, dormindo bem, cuidando de sua família e sem muita preocupação com pobreza e dinheiro na vida, trace um plano e execute.
Você leu a parte de não engravidar ninguém, ficar longe de problemas, não se meter em encrencas, não ser preso, não usar drogas, não virar um viciado, não casar, não ter filhos (cedo), não ter amigos marginais ou fracassados (ok essa última coloquei agora).
Espero ter sido útil.
Abraços
Frugal.

Comentários

  1. Esse post seu foi um tapa na cara...realmente este é o caminho. Você como ninguém pode dá verdadeiras lições disso tudo,é um VENCEDOR

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Mais uma coisa similar! consegui bolsas no ensino médio exatamente da mesma forma, indo de colégio em colégio. Passei uns 2 anos de delírio de classe média depois que passei em concurso pq todos, todos, todos (família e amigos diziam que eu tinha que descansar, que estava com a vida feita), mas eu sabia que algo estava errado. Vim de uma família totalmente desequilibrada e também pobre ( com o agravante de ter uma mãe que mais desestimulava do que estimulava) Fiz terapia e consegui resolver muitos desses dilemas. Entrei novamente na universidade ( mestrado) pra voltar a oxigenar a vida. Entretanto, esse post foi um sacode! Confesso que me canso... Esses dois últimos anos eu passei 8 horas no trabalho + 5 ou 6 na Universidade, mal dormi e confesso que cansa muitoooo. Obrigada pelo post. Eu preciso fazer mais, estudar mais, trabalhar mais, ganhar mais. Detesto essa coisa da classe média de se escravizar no trabalho pra ter uma viagem ou carro ostentação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade