10 coisas que tenho em comum com Luis Barsi

Olá amigos!

Vocês já leram as Cartas do Barsi no site da Suno Research?

Bem, que não leu aí vai o link: https://www.sunoresearch.com.br/cartas-luiz-barsi/

Acho que muitos aqui sabem muito bem quem é o Luis Barsi.

O Barsi é um dos maiores investidores pessoa física da bovespa, e é um dos mais famosos do Brasil juntamente com o Lírio Parisotto.

Uma das grandes diferenças deles dois é que o Lírio é dono de uma indústria, a VídeoLar, e eu acho que ele ficou rico através da Videolar e não apenas investindo no mercado financeiro. Lírio Parisotto é médico de formação e nasceu numa família numerosa e pobre lá no interior do Rio Grande do Sul e tem uma biografia incrível.

O Barsi acumulou fortuna investindo na bolsa mesmo (isso começando na década de 70 do século passado) então o cara tem seus méritos, investia na dureza ali no salão, no Gogó, ficava no aquário, "lia a fita", dava ordens ali no calor do saguão entupido de vendedores, compradores, corretores, ladrões, vigaristas e jornalistas.

Hoje em dia você investe sozinho em casa, no conforto do seu PC e da sua paz pra decidir o que vai comprar, é bastante diferente, você não escuta gritos e comentários e dicas quentes o tempo todo, não vê pessoas tristes, não vê pessoas quebradas chorando na calçada, não vê nego se arrebentando nas opções e perdendo tudo que tinha na vida bem na sua frente, esses eram os tempos antigos da bovespa, como diriam alguns "os tempos áureos" e a gente sabe que resistir ao impulso do momento no calor do contato físico é MUITO MAIS DIFÍCIL. Sim, a EUFORIA e a DEPRESSÃO são contagiosas, e o Barsi também atravessou tudo isso.

Mas o que eu, um pobre comum, quase trabalhador braçal, tenho em comum com o Barsi?
A fama? Os bilhões? Não. Talvez eu nunca chegue nem em um milésimo da fortuna dele. Mas tenho algumas coisas em comum que descobri lendo as tais cartas. Vamos lá?

1 . AÇÕES GARANTEM O FUTURO

Esse é o subtítulo das cartas. O Barsi acredita e VIVE isso, ele já VIVE no futuro dele, que ele criou, comprou, investiu e construiu. O Barsi não depende da porcaria do governo, nem do INSS, nem da ajuda da família pra se aposentar, ele tem muito dinheiro ainda pra viver mais uns 8 mil anos.

No ponto 1 tenho muita concordância com ele que AÇÕES GARANTEM O FUTURO.  E isso não é brincadeira, isso é muito sério.

2. ACREDITO QUE É POSSÍVEL FICAR RICO INVESTINDO EM AÇÕES

O Barsi acreditou, trabalhou duro e investiu décadas e décadas (lembre que ele não era rico), ele se formou em Economia (que nunca foi um curso tradicionalmente que deixaria os alunos ricos). Ele acreditou e comprou a briga, botou a cara a tapa e sobreviveu por mais de 3 décadas num mercado selvagem e no corpo a corpo.

3. DISCIPLINA

Eu bato nessa tecla aqui no blog desde sempre. SEM DISCIPLINA É MUITO DIFÍCIL conseguir algo duradoura. Finanças é treino, treino, treino, treino, treino... é um eterno treino. Se você deixa de ler livros, de estudar suas empresas, de fazer compras mensais, de estudar sua carteira (que na verdade é a sua aposentadoria sendo montada aos poucos), tudo pode desandar um pouco, até você criar coragem para consertar novamente. Não adianta querer ganhar dinheiro AMANHÃ.

O Mercado foi feito para tirar dinheiro dos apressados e repassar para os PACIENTES. Essa é uma frase de Buffet, que o Barsi vive muito bem. Se você é uma pessoa ansiosa, vá se tratar, vá fazer esportes, vá fazer terapia com psicólogo ou psiquiatra, faça algo pra se acalmar e melhor, só não entre na Bolsa, pois BOLSA NÃO É CASSINO.

4. PACIÊNCIA
Tem muito a ver com disciplina, com controle mental, com otimismo, com visão de futuro, com segurança no que tá fazendo, com confiança nas suas escolhas e pela espera da PASSAGEM DO TEMPO.

Ser impaciente na bolsa e/ou nos investimentos só vai lhe arrastar pra baixo, perder dinheiro, e dar passos maiores que a perna. Quem é impaciente vai querer dar GRANDES TACADAS. E acredite, bolsa não é poker, um All In pode colocar anos de seu trabalho no LIXO. BOLSA NÃO É LUGAR PRA GRANDES TACADAS, é devagar e sempre. Riqueza rápida é ilusão, mexer com derivativos pra ficar rico? Vai tomar FERRO GRANDE, mas GRANDE MESMO.


5. BUY AND HOLD


O Barsi é um cara Buy and Hold puro. Nada de palhaçada com dinheiro, derivativos, minicontratos, sei lá o quê. NADA. Ele compra empresas pra ser SÓCIO, coisa que o sábio BASTTER também fala. O Barsi entra pra ser PARCEIRO da empresa, pra viver junto com ela um projeto de perpetuidade, crescimento e remuneração. Buy and Hold compra empresa boa e permanece nela por décadas se ela continuar boa, dificilmente um verdadeiro Buy and Holder vende uma empresa, mesmo se ela tiver piorado um pouco ou esteja em uma situação difícil. O holder não é sardinha pra sair por aí vendendo empresa na primeira notícia ruim, isso é coisa de amador. E se você está vendendo suas empresas baseado em notícia, como os casos recentes de Petrobrás ou BR FOODS tenho péssimas notícias pra você.


6. MOTIVAÇÃO


O Barsi, assim como qualquer pessoa madura, sabe que a aposentadoria do governo, vulgo INSS é uma porcaria. A motivação é a seguinte: Como vou me aposentar na vida? Você já se fez essa pergunta? Eu já.


Quem tem direito à aposentadoria boa no Brasil? Juízes, auditores fiscais, políticos, desembargadores e militares do alto escalão. O resto que se ferre. Se você não está em nenhuma dessas profissões, o céu do seu futuro é negro e sombrio. Como escapar à essa triste constatação? Você vai ter que montar e executar o seu plano pra se aposentar. A motivação em não se ferrar na miséria da velhice já deveria valer a pena.

Mas não é apenas fugir de um futuro de fome, doença, abandono e desamparo. É também construir uma vida de paz, alegria, segurança financeira e realização pessoal. E isso você pode conquistar investindo bem o seu dinheiro.


7. CAPACIDADE DE POUPAR

Sem poupança você nunca chegará longe, e a poupança tem que ser mensal. Você tem que viver uma vida SIMPLES E FRUGAL para chegar no seu objetivo.

"Tudo que eu não usava nos meus gastos pessoais direcionava ao mercado de capitais. Sempre poupei com consistência, mas nunca me privei de nada." Luis Barsi

Você tem noção do poder dentro dessa frase?

Eu tenho MUITO EM COMUM com essa frase. Pago minhas contas, e o resto INVISTO TUDO e passo o resto do mês com 200 reais na conta corrente.

Uma vida simples é a chave para economizar dinheiro e APORTAR MAIS.

8. CONTROLE DO EGO

É através do controle do EGO que me permito não ter o carro do ano. Não tenho BMW, Land Rover, Audi ou qualquer outro carro prêmium. Tem que segurar o impulso consumista, isso pra tudo, roupas, relógios, jóias, presentes caros, viagens caras, ostentação. O que não é necessário não precisa ser comprado, e muito menos o de marcas caras pra impressionar ninguém.

Sua vida é sua e de ninguém mais. NINGUÉM vai lhe sustentar na VELHICE. Você está só, nasceu só e vai morrer só, o destino apenas lhe emprestou algumas pessoas tais quais pais, mães, irmãos, amigos e cônjugues, MAS QUALQUER UM DELES PODEM SER TIRADOS DE VOCÊ A QUALQUER MOMENTO. Nada mais. Então se você é responsável por sua velhice, trate-a bem e deixe dinheiro guardado para ela, afinal de contas você pode adoecer e não será mais capaz de trabalhar um dia por motivos lógicos.

9. NÃO SEJA UM PATROCINADOR
Se existem dois carros pra você comprar, que são basicamente a mesma coisa, com a diferença sendo apenas o status, um vale 50 mil e outro vale 80 mil, se você comprar o de 80 mil você está sendo patrocinador da empresa que o vende. Isso é muito fácil de enxergar.

Duas camisas quase iguais, uma de 50 e outra de 100, vai levar a de 100? Por quê?
Porque você quer patrocinar a fábrica daquela empresa.

Dois relógios bonitos e legais, um custa 400 e outro custa 2500. Vai levar o de 2500? Você é um patrocinador nato. O governo agradece os quase 1000 que vai ganhar só no impostinho desse relógio de grife. E por aí vai. Dei 3 exemplos, mas sabemos que existem MILHÕES de possibilidades, desde o seu creme dental até a sua casa (sim tem gente que gosta de patrocinar construtora de grife comprando apartamento caro quando tem outros a 1/3 do preço na mesma rua e no mesmo padrão).

Eu moro num conjunto de prédios residenciais onde a maioria do pessoal que mora é CLT bem baixo mesmo, muitos operários, funcionários públicos de baixos cargos, empregados do setor privado como vendedores, motoristas, taxistas, PMs... sim esses são meus vizinhos.

10. REINVESTIR OS GANHOS
Já são quase 4 anos na bovespa. REINVESTI TUDO QUE GANHEI. Claro, se gastar os dividendos vai se dar mal. Dividendos não são brindes, são a parte da sua carteira que eventualmente sai do bolo gigante pra pingar na sua conta, só pra dar o ar da graça, devem ser TOTALMENTE REINVESTIDOS, nem vejo, se cai na conta da corretora eu espero cair meu salário, faço uma TED, junto o salário com o resto dos dividendos que tem lá e compro mais coisa.

Pra você ter uma idéia, quase 46% do retorno do índice alemão dos últimos 25 anos foi devido ao reinvestimento dos dividendos. Ou seja, se você gastar os dividendos aqui no Brasil, talvez sua carteira perca até pra inflação e você vai perder dinheiro.

Esse mês de Março vou receber quase R$ 5 mil em dividendos, o que vou fazer com eles? Dar uma festa? Fazer um churrasco? Viajar por 8 dias? Comprar roupas de marca pra mostrar que estou rico lá no meu trabalho? NÃO!

Vou reinvestir, DOA A QUEM DOER. Sim eu seu que dói, a Matrix quer ver você gastando e sendo escravo. PRA CIMA DE MIM NÃO!

Dividendo não é brincadeira, sem ele reinvestido você não é nada.

Se você precisar de dinheiro mesmo, por alguma emergência, TIRE DO FUNDO DE EMERGENCIA, pode ser na poupança do seu banco ou num CDB com liquidez diária lá, sim eu sei que rende pouco, mas a função daquilo ali não é "render" é ser a sua RESERVA DE EMERGÊNCIA.

Pronto pessoal, resumi a fortuna do Barsi em 10 pequenos tópicos pra ficar bem didático pra vocês. Não tem segredo. O segredo é ser simples, econômico, disciplinado, estudar sua carteira e suas empresas, ser otimista e esperar o melhor.

Ninguém precisa inventar a roda pra ficar rico, é possível sim!

SANGUE NO OLHO PESSOAL! Ninguém precisa perder pra você ganhar!

Boa sorte a todos e bons investimentos,

Frugal.

Comentários

  1. Frugas, otimo post!

    No estilo que eu gosto!

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Excelente post Frugal,

    O item 8 (Controle do Ego) me lembro uma família que eu conheço:
    O chefe da família possui uma fábrica que oscila muito o faturamento e esta família possui um estilo de vida altíssimo ( carro importado, mansão em condomínio fechado, barco pra andar no fim de semana, fatura de cartão de crédito de até 90 mil reais). Vez ou outra essa pessoa perde a noite de sono de como vai pagar o salário dos funcionários. É impressionante a oportunidade que essa família possui, mas devido ao ego não é capaz de perceber que essa situação é insustentável.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, Frugal! Preciso trabalhar mais a capacidade de poupar, de resto sigo no curso certo.

    Abraços,

    IOTR

    ResponderExcluir
  4. Fruga!

    Esses 200 são pra lazer ou estão imbuídos os gastos com higiene, gasolina, etc?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda