O que fiz antes de investir na bolsa de valores?

Como eu fiz para começar a investir no mercado financeiro?


Tenho quase 31 anos e já moro no meu apartamento próprio e quitado. Isso não vem de graça, já andei muito a pé pra economizar no ônibus, já passei sede e fome na rua pra não gastar na praça, já jantei muito miojo pra não ir dormir com fome, já tomei muita água no café da manhã e depois tomava só café preto no trabalho com o pão francês que alguém levava.

Moro numa cidade que o aluguel é caro pra c$%@#$% e preferi comprar logo um ap. Foi meio sem pensar, tem dias que me arrependo disso, tem dias que fico aliviado, também na época que eu o comprei não tinha muito conhecimento de finanças e nem conhecia corretamente os produtos para investir.

Meu aluguel ia ser 2k pra mim pagar sozinho já que não moro com meus pais e nem sou casado. Como eu ia ficar uns 6 anos nessa cidade  que estou calculei 2k*12*6 = 144k. Porra, se eu vou morar aqui esse tempo todo vou jogar 144k no lixo e vou sair de mão abanando então vou logo comprar um ap pequeno e simples pra sair do aluguel (faziam 11 anos que eu morava de aluguel, desde o segundo grau, isso é foda), você pode ser financista, fazer cálculos e tabelas e o caramba, mas ninguém quer admitir que é foda morar de aluguel, todo mês ir dar dinheiro na mão do dono, reforçando a sua condição de sem-teto que não tem um lar.

Já passei perrengue pra pagar aluguel, e fui humilhado por um locatário quando morei um breve tempo no exterior, ele até ameaçou chamar a polícia pra me tirar do imóvel dele, isso com nem 15 dias de atraso, brasileiro e com cara de pobre se fode no Brasil imagine na gringa. Enchi o saco disso, fui lá e comprei, pronto! Agora me senti mais homem e mais gente na vida, só recebo boletos ordinários para pagar, luz, plano de saúde, e outras coisas, menos o do aluguel.

Depois que li o livro  - O HOMEM MAIS RICO DA BABILÔNIA - (que também recomendo que você também leia) foi que fiquei mais tranquilizado, ele fala pra você comprar sua casa antes de investir, que isso vai te deixar em paz, e talvez seja verdade mesmo, me sinto em paz. O ap que comprei é num tremendo favelão hi-tech, 60m quadrados, 8 aps por andar, um catatau de torres soldadas e uma galera muito bagunceira. Pelas minhas contas tem 540 moradias no meu condomínio então imagina aí o entra e sai de carros, entregadores, visitas, diaristas, amigos, familiares e muito mais.

Segundo o livro PAI RICO, PAI POBRE o autor fala muitas vezes "se sua casa for seu maior investimento, você estará perdido". Tomei como verdade, não vou e não quis comprar casa cara, grande, que dê trabalho, que precise de empregada e nem pra agradar esposa futura, isso se ela não ajudar né?

Meu ap custou 297k onde dei uma entrada grande e depois quitei o resto em uns 18 meses. Foi custoso pagar, boleto de valor alto assusta, e eu trabalhava em empresa privada na época, me danei pra pagar, mas paguei, ganhei uma garrafinha de champanhe escrota da construtora numa maletinha com o chaveiro, coloquei pra gelar, bebi e joguei quase tudo no lixo! Champanhezinha desgraçada feita com uma uva horrível! Depois que você dá 300k pro cara ele poderia nem lhe dar nada, mas se vai lhe dar um espumante que lhe dê um decente, será que os malditos dos diretores não experimentaram aquele lixo antes de dar pra alguém?

 Meu ap não considero investimento e nem ativo, já que moro nele considero passivo. De ativo mesmo só tenho ações por enquanto.

Comecei a trabalhar desde cedo, aos 11 anos já trabalhava, mas trabalhar pra valer e com curso superior, só em 2009, antes eu trabalhava sim, mas o dinheiro não sobrava e nem dava pro mínimo viver.
Para investir no mercado financeiro, trabalhe, pague suas dívidas, baixe seu custo de vida, estudo muito sobre como investir em ações, renda fixa e fundos imobilários. Lembre-se de melhorar sempre na sua profissão pois ela é que vai lhe sustentar e lhe dar dinheiro para colocar na bolsa. A bolsa ou qualquer outro investimento não foram feitos para lhe dar dinheiro mas sim para remunerar o dinheiro que você ganha com o seu trabalho normal. Encare a bolsa como uma maratona e se prepare para ela. Não adianta chegar sem preparo pra tentar correr, você vai se machucar se fizer isso.


Hoje tenho uma carteira de quase R$ 480.000,00 somando o valor atual, nem dá muitos dividendos mas isso está na minha estratégia, comprei muitas empresas de crescimento e até agora a cotação não andou quase nada, é foda a ação andando de lado enquanto a mundiça dos escrotos ficam ganhando 14% a.a no TD emprestando dinheiro pra ditadura comunista da Dilma.

Sim, odeio PT e os esquerdosos e os mamadores do estado ladrão brasileiro, e a maioria dos funça público que só querem ganhar mais e trabalhar menos e ferrar com o resto dos brasileiros. Claro que tem exceções, mas a minha raiva dos funças públicos existe, e tem até alguns na minha família. Por minha vendia todas as empresas públicas incluindo faculdades e ficava tudo privado.

Atualmente esses são os ativos que tenho ações na Bovespa:

Abev3
Bvmf3
Bbas3
Cmig3
Hgtx3
Ciel3
Eztc3
Cgra3
Mdia3
Odpv3
Pssa3
Ctip3
Itub3
Wege3
Eter3
Grnd3
Alpa3
Seer3
Krot3
Scar3
Leve3
Bbse3
Brfs3
Trpn3
Tots3
Qual3
Tble3

Comecei muito concentrado em Cielo, Bbas e Eztec, depois estou fazendo aportes nos restantes, tá tipo 3-5% do objetivo da carteira em casa empresa, já retirei Marcopolo, Santos Brasil, Kepler Weber, Sabesp, Lopes Brasil, vendi todas com pequenos prejuízos, mas nada que abalasse a carteira, esse foi o lado bom de diversificar e pulverizar no início, eu estava com medo de perder dinheiro por isso fiz isso.

Saí dessas empresas pois os fundamentos mudaram, o lucro caiu e a dívida aumentou, não gosto de ficar em empresa com dívida, gosto de seguradoras e bancos e empresas sem dívidas. Por enquanto são essas, não quero mais diversificar, quero comprar empresas boas mesmo com múltiplos altos, foi pensando na merda do PL que me fudi em algumas vendo cotação baixar, mas ligo muito pouco pra isso, sério mesmo.

Pra investir na bolsa é necessário certa frieza que eu tenho, além de um certo desapego ao dinheiro, nunca pensei em vender em pânico ou em baixas. Faz quase 36 meses que aporto com relevante constância, exceto um período de 6 meses que troquei de emprego e me fudi.

Sobre os dividendos tenho ganhado muito pouco, o que me está me deixando um pouquinho desconfortável, eu sei que pra fase que estou de acumular patrimônio os dividendos nem importam muito, mas já me fudi muito de trabalhar e juntei muito dinheiro na bovespa e ainda estou sem dividendos, quando penso que já poderia estar ganhando uns 4k mensal em FII de proventos limpinhos e suaves fico meio puto.

Todas as minhas contas de vida espartana de pobre querendo melhorar de vida dão uns 5k por mês no máximo, então eu já estaria quase empatando a minha vida no zero a zero se tivesse comprado FIIs, embora os preços das cotas tenham desabado desde que comecei a investir há 36 meses atrás, talvez ficasse uma coisa pela outra, vai saber. MAS o que importa é que os fundamentos e os lucros das empresas que tenho estão indo bem, apesar da crise causada pela anta presidente do Brasil.
Seguem meus dividendos recebidos:

Dividendos BOVESPA em REAIS.


2014
Jan 00
Fev 00
Março 00
Abril 171
Maio 455
Junho 1682
Julho 619
Agosto 665
Setembro 1492
Outubro 51
Novembro 1172
Dezembro 2147

2015
Jan 154
Fev 518
Março 1571
Abril 219
Maio 2118
Junho 1561
Julho 1595
Agosto 845
Setembro 1451
Outubro 82
Novembro 474
Dezembro 1005

Grande abraço,
Frugal.

Comentários

  1. Sei que é ridículo falar que "poderia ter feito diferente", mas na época não seria interessante ter comprado alguns FIIs também? Tento manter minha carteira com ambos.

    ResponderExcluir
  2. XD "mundiça dos escrotos"... quanta amargura...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade