Iniciando 2016!

Olá pessoal!

Ano NOVO sempre a gente começa animado, pra mim a melhor festa do ano, a melhor época do ano, todo mundo feliz, se reunindo, viajando, fazendo festa, cheios de planos e desejando um ano melhor.
Comigo foi um ano novo meio diferente, passei trabalhando na noite de reveillon, estava um pouco mal humorado pois minha semana havia sido pesada, o lado bom é que eu ia viajar pra praia e ver minha família a semana toda, eu já estava com muita saudade do pessoal, alugamos uma casa no litoral de Santa Catarina e pude viver uma semana de descanso no verão catarinense, com tudo lotado e cheio de argentino, mas tudo bem, o que importa é o coração feliz e objetivos na cabeça.

Já passei da metade do livro do Fisher e ele até melhorou mais, ou era meu inglês que estava enferrujado e melhorou com a leitura. Meus planos pra 2015 é estudar mais inglês, finanças, trabalhar, poupar e investir, não tem muita mudança, nem academia, nem concurso nem muita coisa à vista, vou continuar morando na mesma cidade e dar o meu máximo para aportar.

Bem, é preciso saber o que está fazendo para operar na bolsa de valores no Brasil, não é pra qualquer um, falo isso pois mesmo com muito conhecimento às vezes me pego pensando em rentabilidade, comparação com renda fixa e etc... coisas de quem está titubeando na sua estratégia, mas sigo firme e até mais tranquilo.

Hoje fiz duas compras:
São Carlos (SCAR3) e AmBev (ABEV3).

Comprar SCAR3 é meio chato pois a liquidez é baixa, baixei 10 centavos da cotação no homebroker e coloquei ordem até cancelar, quando tava acabando o pregão foi que executou, eu já tinha desencantado, eu já havia comprado essa ação uma vez por 35 reais, hoje foi por 21,70, bela baixa pra aproveitar um pouco (a queda no preço da cotação BENEFICIA o HOLDER) - podem chorar e dizer que não adianta, mas uns 300 reais economizados na diferença de cotação eu acho que faz diferença sim.

A São Carlos é uma imobiliária liderada nada mais nada menos que o maior TRIO de investidores e profissionais do mercado financeiro do Brasil: Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Herman Teles. Pra variar a cotação tá caindo devido à histeria na bovespa essa semana, eu ouvi o webcast (28 minutos) e li o release (peguei no RI do site da empresa que é muito bom por sinal pra mim tá tudo bem.

O NAV tá em quase 53 reais por ação e ela está sendo vendida por quase 22 reais, então acho bacana isso, estou comprando uma ação com um preço bem abaixo do valor do patrimônio. Conseguiram votar nela e agora ela entrou no ranking do Bastter. É uma empresa meio desconhecida no radar da bovespa mas acho que vocês ainda vão ouvir falar muito dela.

A AMBEV é uma controlada da belga AB inbev, cervejaria muito bem administrada no Brasil e cujo único problema é o que fazer com tanto dinheiro em caixa, dívida nula (basicamente) e fluxo de caixa cada vez maior, historicamente sempre foi vendida com PL próximo de 27 e agora está em 21, baixada na cotação pela histeria e oportunidade para o Holder comprar uma meia dúzia a mais (nada que vá fazer tannnnnta diferença assim no longo prazo) - é bom ficar ciente disso.
A bovespa no geral está apanhando feio desde 2015.

Minha rentabilidade em 2015 foi de incríveis -16%! (isso pra quem acha RENTABILIDADE uma coisa importante).

Em 2014 recebi de proventos JCP e dividendos R$ 8100,00.
Em 2015 recebi de proventos JCP e dividendos R$ 13100,00.

E por falar em ANO NOVO e metas eu vou contar a minha meta pra 2016:
Dobrar o meu patrimônio na BOVESPA.

Dobrar o valor recebido em proventos JCP e dividendos da bovespa, isso vai dar uns 26 mil reais no final de 2016.

Quer ver como se pára de histeria? Olha a foto que produzi no site enfoque:
ibov

Se tiver ficado ruim vai lá no site e faz pra você ver, é super simples. Na última linha tem os anos, acima os presidentes da República, onde tá vermelho foi "crise" e azul foi alta, depois de toda crise vem alta, não existe crise eterna. Uma começou em 71 e foi até 83, outra foi de 86 a 91, outra de 97 a 2003, outra de 2008 até agora. O gráfico é "dolarizado" ou seja, em dólar americano.

Basicamente estamos dentro de um retângulo vermelho e quem tiver paciência será recompensado lá na frente, o que é justo. Minha próxima compra é de Porto Seguro (PSSA3) e quando eu comprar falo um pouco o que eu acho dela.

Grande abraço!
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade