Fechamento Janeiro 2017 U$ 370,210 (+8,8%)

Parece que em Janeiro de 2017 a bovespa deu uma boa respirada, uma boa subida e com ela meu patrimônio.
Faz algum tempo que fico só olhando minhas ações no Brasil pois já há algum tempo que não compro nenhuma mesmo. Meus últimos aportes foram em fundos imobiliários e também no exterior. Aproveitei o dólar ontem a 3,13 e comprei uns U$500 dólares pra alimentar minha conta no BB Américas.
Sem querer comprei HGLG11 de novo, eu confundi o código com outro fundo que queria comprar e agora ele tá com peso maior que os demais seis que já possuo. Essas coisas acontecem.
Errei minha senha na Interactive Brokers por três vezes, a conta foi bloqueada e tive que ligar lá (ligação internacional que custa 0,25 centavos pela TIM, durou quase 30 minutos). A mulher que atendeu fez todas as perguntas de segurança e é bom não errar por que se errar deve dar um rolo tremendo. Anotei todas as minhas senhas num papel e coloquei na minha carteira pra ficar olhando e decorar.
O patrimônio finalmente vem subindo como é merecido (ajuda aí bovespa!).
Vejam que com R$800.000 em ações no Brasil, num dia que a bolsa sobe 2% esse patrimônio aí sobe R$16 mil.
Resultado do quarto trimestre de CIELO saiu.
Aumento de 14% de lucro em 2016, redução da dívida, queda pequena nas margens.
Empresa segue redondinha, sigo sócio.
O pessoal histérico fica dizendo que CIELO vai falir por que só tem máquina de cartão de crédito e amanhã todo mundo vai pagar conta com a digital do dedo descontando da sua conta de bitcoin. Beleza. Só quero saber quem é que vai oferecer a maquininha que cadastra a digital. Muita gente tem que entender que a Cielo é uma empresa de MEIOS DE PAGAMENTO, o que quer dizer que ela não é “empresa de máquina de cartão de crédito”, são duas coisas diferentes. Também ela vai pagar uma merreca de R$0,16 centavos de dividendos por ação. Tudo bem Cielo, vou perdoar se aumentar os lucros em pelo menos 15% em 2017.
Os últimos aportes de dinheiro na minha conta da corretora Rico foram pra comprar um debênture da Cemig que vai vencer em 2025 pagando 9,5% ao ano + ipca e tem imposto de renda.
Fechei minha posição na mesma CEMIG, vendi tudo que tinha dela e apliquei o dinheiro em ENGIE (EGIE3). Se for pra ter elétrica pelo menos que seja uma privada e que tenha gestão boa, boas margens, crescimento, lucro e dívida controlada. Acho que a CEMIG trocou os pés pelas mãos e tá pagando muito juros de dívida e tá com dívida muito alta.
Outra coisa, CEMIG é de Minas, cujo governador atual é do PT né? Só aí já viu. O estado de Minas está quebrado e não tenho como saber como o governador vai sangrar a CEMIG pra cobrir essa dívida, seja aumentando os dividendos (sem poder) e/ou deixando de dar aumento na tarifa para fazer média com o povão.

Como vemos, o RS maravilha, assolado por Luciana Genro e Tarso Genro está devendo até os fundos das calças, MG também, e RJ do Eike Maravilha e do Porto Maravilha também.
Eu já estava bastante incomodado com minha posição em CEMIG e vendi, saí num lucro até bom  por que a cotação deu uma subida, mas isso é bobagem no longo prazo.
Dessa forma as duas únicas estatais que tenho ações são Banco do Brasil (BBAS3) e Banco do Brasil Seguridade (BBSE3).
Banco do Brasil já disse que vai reduzir dividendos e demitiu muita gente e vai fechar agências.
Pra variar o governo petista ferrou mais essa estatal que sangrou bastante, tomou calote da Venezuela (óbvio), da Sete Brasil (alugou sondas pra Petrobrás) e já faliu. Enfim, o banco do Brasil é utilizado em muita maracutaia do Governo Federal que espero que parem um pouco. Foi a primeira ação que comprei na vida, olhando coisas idiotas como PL, DY e payout, três dados horríveis pra se escolher empresa pra comprar. Apesar de tudo isso o ativo subiu 50% desde que eu o tenho e já me pagou bons dividendos. Vou acompanhando.
Pagaram dividendos apenas Itaú, Odontoprev e BM&F Bovespa em janeiro, juntamente com meus Fundos imobiliários recebi no total:
R$1140,84
Graças a sete fundos imobiliários que eu tenho.
Se fosse esperar pelas ações iria ganhar R$ 440,00.
Cada vez mais parece que a crise vem chegando nos dividendos da bovespa. Acho que chegamos na época de mesmo com uma boa carteira diversificada espere um yield de 2,5% ao ano, semelhante ao que ocorre lá fora, com o plus da alta volatidade das ações daqui. A bovespa não é pra qualquer um mesmo.
As empresas estão endividadas ou querendo reforçar caixa e não estão muito afim de pagar dividendos não.
Acho que posso colocar mais +R$1000,00 nessa conta pela valorização da minha LFT que devo ter R$101.000,00
O que dá uns R$ 2140,84.
Como vocês vêem, pra ver a cor do dinheiro só se for comprando fundo imobiliário mesmo.
De qualquer forma, R$2140 reais cobririam uns 25 % da minha despesa corrente atualmente. Não está ruim, mas também não está bom.
Estou aqui na luta lendo livros do Michael Lewis. Postagem sem muita coisa profunda pois é só pra falar do fechamento mesmo.
A carteira internacional vem toda no positivo mesmo, sem nenhuma surpresa desagradável.
Por que será?
Grande abraço,
Frugal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade