Empresas que invisto: OdontoPrev

Odontoprev é uma operadora de planos de saúde odontológicos brasileira.
Em qualquer site você vai ouvir falar bem da Odontoprev, uma boa empresa que lhe vende a chance de ser sócio, e quer saber porque ela é bem querida e bem vista no mercado?
Screen Shot 2016-04-12 at 10.07.58
Pelo gráfico o IPO foi no fim de 2006, uma época pré crise do subprime que derrubou as bolsas do mundo todo, considerada a maior crise do século XXI. De lá pra cá a rentabilidade do ativo foi 27,68x maior que a do IBOVESPA. Então imagine você entrando de all in no ipo ou então apenas comprando essa empresa todo mês. É assim que se fica rico na bolsa, investindo em empresas boas.
Primeira coisa que gosto de avaliar é a governança:
Empresa do Novo Mercado, com tag along 100% ON, cujo sócio majoritário é o banco Bradesco, com 1652 pessoas físicas sócias (o que me inclui) e 49% de ações no Free Float – um bom dado, sinaliza boa governança e que vai ser difícil fechar o capital da empresa – [Aqui um parenteses – LIXOS como a OGX tiveram no seu auge 50.000 pessoas físicas sócias.]
O brasileiro não sabe o que é bolsa de valores, acha que é jogatina, cacetada e ficar rico rápido, e o pior é que a mídia propaga isso, vou lhes mostrar como essa empresa tem dados bons pra ser sócio e apesar disso POUCA GENTE COMPRA ODONTOPREV pra ser sócio (poucos brasileiros eu quis dizer). A empresa NUNCA TEVE RESULTADO RUIM, TRIMESTRAL OU ANUAL, SEMPRE CRESCEU desde o IPO. Veja:
Patrimônio líquido em 2004 = 21 milhões. Lucro líquido = 12 milhões. Caixa = 24 milhões.
Parimônio líquido em 2015 = 654 milhões. Lucro líquido = 221 milhões. Caixa = 334 milhões.
A empresa NÃO TEM DÍVIDAS! Pois trabalha como uma seguradora (na verdade mesmo ela é uma seguradora). Você acha que é legal ser sócio de uma empresa sem dívidas?
Com essas duas linhas eu poderia parar a análise aqui, mas vou além:
Um dos motivos que os brasileiros podem ter ficado fora dessa empresa é o seu ALTO PL.
Vamos ver o PL histórico:
Em 2007 = 22,9
Em 2008 = 10,45 (crise do subprime tudo caiu)
Em 2009 = 33
Em 2010 = 20
Em 2011 = 32
Em 2012 = 40
Em 2013 = 27
Em 2014 = 26
Em 2015 = 22
E agora está em 26.
O que os analistas simplistas escrevem por aí que a empresa está “cara”. É quase o mesmo caso de Ambev. Se você for esperar o PL cair pra entrar, vai ter que esperar outro cataclisma mundial como a crise do subprime americano, do contrário acho difícil isso aí cair, o Brasil em plena crise, a empresa não sentiu uma única gota da crise, passou incólume.
Pra entrar agora você vai pagar o mesmo preço entre 2009 e 2010 ou em 2014. Fora que ela distribui quase 100% dos lucros, sendo considerada então uma empresa de dividendos, o yield anual está em 3,48%.
Quer saber quem é sócio disso aí? Quer saber quem manda? Quem lucra e quem trabalha dia e noite pra fazer isso funcionar?
Vamos pro release anual 2015, a primeira página do Release é uma beleza, já poderia satisfazer o sócio minoritário e você parar sua análise por aí, pra quem quer saber mais é só descer o release e aprender mais, ficar mais por dentro do negócio, principalmente se você planeja entrar com mais dinheiro.
Screen Shot 2016-04-12 at 23.42.14Screen Shot 2016-04-12 at 23.42.29
Screen Shot 2016-04-12 at 23.19.49
Como você está vendo, a empresa é possuída quase em 1/3 pelos americanos, o resto está pulverizada em mais de 34 países, tendo Holanda, Brasil e Inglaterra nos primeiros lugares.
O grosso de venda dos planos de saúde odontoprev vem de funcionários de grandes empresas. O canal de vendas são agência do Bradesco que é o DONO (milhares de agências), do Banco do Brasil (também milhares de agências) que é parceiro, de corretores independentes, diretamente no site próprio pela internet e de funcionários próprios. Ainda tem muito espaço pra crescer nas médias e pequenas empresas e ainda no segmento de pessoas físicas, que tem muito pouca penetração. Já é uma marca lembrada como podemos ver abaixo(o que influencia no seu preço e no “goodwill”:
Screen Shot 2016-04-12 at 23.22.01
Agora quer dar uma pincelada no que aconteceu ultimamente no auge da nossa crise brasileira? Anota aí.
De 2013 pra cá a margem de lucro ficou em 17% (não caiu), o ROE saiu de 30% para 33%, e o caixa saiu de 257 para 334 milhões. ISSO NA CRISE. E claro, continuou SEM DÍVIDAS. Você tem idéia do quanto o varejo sofreu ultimamente? Quedas nas vendas de mais de 50%? Você tem idéia do quanto a INDÚSTRIA sofreu nos últimos 3 anos? Quantas demissões, fechamentos de fábricas, férias coletivas, quantos dias de trabalho a menos, etc etc etc… Espero que de vez em quando veja o noticiário pra saber que esse setores estavam desmoronando enquanto a odontoprev fez um passeio. Eu acho que esse mercado ainda tem muito a crescer no Brasil, seguros em geral, carro, casa, vida, dental, seguros de saúde, etc. basta a economia melhorar e o povo se empregar.
Sabe um dos dados QUE MAIS IMPORTA PRO SÓCIO MINORITÁRIO? LUCRO LÍQUIDO!
Abstraia de receita, faturamento, margem, ROE, PL, P/VPA, VPA e mais não sei quantas fórmulas de tais e tais economistas ou banco ou preço justo ou sei lá o que, se tudo isso não der lucro e se o lucro não vier pra você, NÃO ADIANTA NADA!
Então toda vez que for escolher uma empresa pra investir pesquise o seguinte:
LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO
Quando seu amigo for lhe chamar pra ser sócio dele na padaria da sua rua pergunte primeiro por uma coisa:
LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO
Pronto, espero que tenha aprendido a lição, agora veja:
Screen Shot 2016-04-12 at 23.34.28
Nos últimos quatro anos o crescimento do lucro líquido da empresa foi de 11% em média ao ano. O ROE cresceu de 18 para 34% (quase dobrou) e no ano auge da crise 2015, o lucro líquido subiu 38%.
Basicamente é isso, os dados falam por si.
Aqui não recomendo compra ou venda de nada, apenas analiso as empresas que sou sócio e publico minhas análises amadoras pra vocês, sempre com fontes oficiais como o site da BVM&F bovespa e o próprio release liberado no site das empresas.
Da Odontoprev eu sou sócio.
Abraços,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

Empresas que invisto no Brasil: Banco do Brasil Seguridade