Empresas que invisto no Brasil: Alpargatas

Esse filme deve ser muito bom, The Huntsman. Não vejo a hora de ver mais um filme com ela.
Na minha vida pessoal, meu carro quebrou, me fudi, peguei muito táxi, gastei mil reais pra consertar o carro (pelo menos dessa vez não me fudi na mão da concessionária autorizada). De qualquer forma sai mais barato fo que comprar um novo. Ainda estou esperando o salário entrar pra ser feliz de novo, é muito foda trabalhar e não receber.
A crise que a demônio gerou quebrou os estados; os governadores se aproveitam disso pra não pagar seus fornecedores e prestadores de serviços (é aqui que eu entro) – os funças concursados do estado estão recebendo em dia – LINDO. O que me conforta é que 2016 vai ser um ano sensacional pra mim onde vou aportar muito, e 2017 também. Muito bom estar solteiro, sem filhos e sem dívidas grandes, a hora é essa meu amigo, ACABOU A BRINCADEIRA!
_________________________________________________________________
Alpargatas foi uma das primeiras ações que comprei lá pelos idos de 2013. Não considero ela muito boa, nem topo da pirâmide, naqueles tempos comprei ela mais para fim de diversificação mesmo, por pura ignorância, não foi uma escolha ruim, mas também não foi boa, não é uma ação que me agrada tanto passado todo esse tempo. A verdade é que faz 5 anos que o lucro diminui 3% todo ano, e isso é péssimo.
A verdade é que recentemente ela acabou de ser vendida pela Camargo Correa (por um acordo com o MP devido à operação lava-jato a Camargo Correa está vendendo muitos ativos) para a empresa do grupo Friboi que é uma empresa envolvida em muitos escândalos (ambas) e com isso o pessoal da blogosfera está muito desestimulado com ela, muita gente vendendo, ainda não tomei nenhuma decisão, talvez não aporte mais mas talvez não venda, minha posição nela é média, nem pequena nem grande.
Pra começar ela não é do Novo Mercado, tem um tag along 80% nas ON (nada bom pro sócio), 5856 investidores pessoa física, 776 investidores pessoa jurídica, 488 investidores institucionais. Pra uma empresa que tem quase 100 anos na bovespa esses números são fracos, ela já trocou de controle algumas vezes e isso pode ter atrapalhado, e agora vai trocar novamente.
Enfim não é uma empresa top, nem queridinha, nem está com bons dados e nem num bom momento atualmente, a troca de controle também não está ajudado, eu não entraria nela agora com o conhecimento que já tenho, mas também não vejo motivos pra se alarmar e sair.
Screenshot 2016-04-26 20.07.27
Pelo google finance o gráfico fica horrível, 0 gráfico acima retirei do site da bovespa. Esse é o quadro de como se comportou a cotaçao da ação nos últimos 10 anos aproximadamente, vemos uma valorização expressiva após a crise de 2008, quem sabe com essa troca de controle muita gente venda e a cotação caia mais, uma boa oportunidade para o sócio aumentar sua posição comprando barato.
Vemos também que a ação ON ALPA3 está muito mais valorizada do que a ALPA4 que é um lixo que você nunca deve comprar se for sócio, porque nesse momento quem tem ALPA4 sofre e recebe muito menos na troca acionária do majoritário.
Ainda espero um dia da bovespa tomar vergonha na cara e colocar um simulador pra gente colocar um monte de ativos lá reinvestindo os dividendos e ele calcular a rentabilidade total de cada ativo ou mesmo de uma carteira toda.
O site da alpargatas e o RI são muito bom e muito explicativos. A propósito essas são as marcas que a alpargata tem, a principal e mais lucrativa são as Havaianas que são exportadas para o mundo todo.
As marcas Topper e Rainha foram vendidas e já não são mais da Alpargatas. Com a desculpinha esfarrapada de despesas financeiras com a venda da empresa, o lucro no 4T15 desabou mais de 40% o que impactou muito mal no anual. Pra gente o que importa é lucro líquido. Também em pleno verão as vendas de havaianas caíram 10% em relação a 2014 (é a crise no Brasil).
Screenshot 2016-04-26 20.30.47
Vamos aos prints do release:
Screenshot 2016-04-26 20.35.41Screenshot 2016-04-26 20.36.05Screenshot 2016-04-26 20.37.44Screenshot 2016-04-26 20.38.47Screenshot 2016-04-26 20.39.54
Ou seja, aumentaram muito a receita, o lucro bruto e o ebtida. Na hora de aumentar o lucro líquido que é o resto que nos sobra depois dos controladores e do governo ladrão, aumentou só 0,7% no ano. Uma puta sacangenzinha que os quase 6 mil minoritários. Se continuar essa palhaçada vou colocar ordem pra vender as minhas ações a 40 reais, se não quiserem comprar beleza, podem fechar essa OPA e eu não vendo minhas ações, só de birra.
Pessoal, quando eu começo falando de análise de empresa aqui e falo de governança, Novo Mercado, tag along, e etc não é pra encher linguiça.
GOVERNANÇA É TUDO! Fica aí a lição!
Quem pagou essa troca de controle foram os trouxas dos minoritários, EU e mais uns 5855 trouxas.
Vamos ver agora que ano que vem não vai ter mais isso (espero) como vai ficar.
Abraços,
Frugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A taxa segura de retirada e a sua aposentadoria

Mais uma pequena grande vitória

R$6,5M no Imposto de Renda